Descubra o que é WordPress e quais seus benefícios!

O WordPress é um projeto de código aberto que você pode usar para criar sites, blogs ou aplicativos.

Se alguém perguntasse agora o que é o WordPress, será que você teria condições de apresentar toda a riqueza de detalhes dessa plataforma da maneira que deveria?Sendo uma variação melhorada do extinto projeto B2 Cafelog, de autoria dos desenvolvedores Matt Mullenweg e Mike Little, o WordPress despertou para o mundo em 2003 e, desde então, adquire novos usuários todos os dias.Para que entenda melhor a respeito do conceito, das funcionalidades e dos benefícios, preparamos este artigo com o que há de melhor sobre o assunto. Confira!

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System), ou seja, você terá à disposição um sistema de gerenciamento de conteúdo, cujas funcionalidades e modo de utilização facilitam a vida de qualquer pessoa em desenvolvimento web. É um serviço utilizado para administrar não apenas sites básicos, mas blogs, plataformas de e-commerce, portais de notícias, portfólios online etc.

Com essa ferramenta à disposição, pode-se criar, publicar e controlar os conteúdos disponibilizados, de modo que seja necessário apenas colocar a imaginação para funcionar e aproveitar os milhares de designs disponíveis. O editor de texto é algo muito simples para otimizar o tempo, tendo uma interface objetiva e recursos para visualizar como ficariam as publicações na página oficial do site.

Como o WordPress funciona?

Antes de mais nada, você deve compreender que essa ferramenta de customização de sites tem duas versões disponíveis para os consumidores: o WordPress.com e o WordPress.org. Basicamente, a primeira opção seria como morar com a avó, em que todas as suas vontades são feitas e o esforço é mínimo, porém, na segunda opção, é como se você morasse só e precisasse se virar para dar conta das tarefas diárias.

Em termos técnicos, o endereço “.com” oferece a hospedagem do servidor do WordPress, tendo ferramentas para deixar o site seguro, backups automáticos, centenas de temas, entre outras vantagens ao criar uma conta. Já a outra opção necessita de uma hospedagem à parte, a manutenção é por conta própria e é possível modificar temas, desde que faça o download do arquivo compartilhado.

Comece a usar o WordPress

Mais de 60 milhões de pessoas escolheram o WordPress para construir seus sites e blogs. Junte-se à família.

Ótimos designs, recursos poderosos e a liberdade para construir o que você quiser. WordPress é livre e inestimável ao mesmo tempo.

Quais são as principais funcionalidades do WordPress?

A primeira vez que você utilizar o WordPress, pode até ser que fique sem saber qual é o melhor caminho a seguir, afinal, são inúmeras possibilidades para criar um site de primeira linha. Por isso, separamos abaixo apenas algumas das principais funcionalidades que fazem a diferença no dia a dia das empresas que utilizam essa plataforma.

Gerenciamento de usuários

Para que as demandas de conteúdos sejam cumpridas nos prazos certos e você não fique com sobrepeso de trabalho, o WordPress disponibiliza funções para todos os tipos de membros da equipe, do administrador até os autores. Isso ajuda a ter uma vastidão de contribuições no site, permite que a página esteja sempre atualizada e deixa as informações coerentes de acordo com o seu planejamento estratégico.

Gerenciador de mídia

Um texto não pode ficar cansativo para leitura e, por isso, usam-se recursos visuais para dar vida ao conteúdo e propiciar uma compreensão melhor do que foi publicado, não é verdade? Tendo isso em vista, você terá um conjunto de funcionalidades ligadas às imagens, de modo que seja possível realizar o upload, posicionar no texto, inserir legendas, colocar descrições, definir como destaque e assim por diante.

Utilização de plugins

Com o propósito de deixar a página web cada vez mais customizada e ampliar a experiência de visita com uma identidade visual invejável e que esteja de acordo com os interesses do público-alvo, o WordPress fornece uma galeria repleta de plugins. Veja abaixo alguns dos mais utilizados pelos usuários da plataforma:

Yoast SEO — plugin essencial para quem adota o marketing de conteúdo como atração de clientes, pois oferece uma solução completa para otimizar os conteúdos nos motores de busca;
Rock Convert — impulsiona as conversões de visitantes em leads qualificados no site ou no blog ao disponibilizar banners, CTAs e integrações com ferramentas de automação;
WooCommerce — é fundamental para quem trabalha com e-commerce, porque tem todos os recursos para compra, venda e gestão de produtos.
  • WP Responsive Menu — ajuda a customizar o layout do menu do site nas versões mobile;
  • W3 Total Cache — serve para compactar arquivos pesados e diminuir o acesso ao banco de dados fim de melhorar a velocidade de carregamento das páginas;
  • Table Press — ideal para formular planilhas e desenvolver tabelas que não exigem muitos recursos;
  • SuperTestimonial — constrói um espaço para colocar os depoimentos dos clientes e, com isso, ativar o gatilho mental da prova social;
  • Disqus — faz do campo dos comentários um verdadeiro feedback de qualidade, dando a oportunidade das pessoas logarem via redes sociais;
  • MailChimp — para quem deseja estruturar uma boa newsletter, a fim de enviar e-mails automatizados e coerentes com a base de contatos;
  • Chaty — permite que os usuários interajam com a empresa por meio de chats para aplicativos de mensagens;

Sistema de temas

Embora o WordPress ofereça dois temas padronizados, nem sempre esses modelos servirão para atrair o público e, devido a isso, existe uma infinidade de temas, inclusive gratuitos, que auxiliam você a deixar o site com a cara da empresa.

Com o tema e editor de site Divi, por exemplo, fica fácil desenvolver milhares de páginas web a partir da estrutura primária, sendo que o único trabalho é o de escolher as cores e o posicionamento dos elementos.

 

Outras funções

Claro que existem inúmeras outras funções no WordPress que são de deixar qualquer empreendedor de queixo caído, principalmente pelos recursos disponíveis para criar vários tipos de site.

É possível incluir botões, ícones, moderar os comentários, categorizar as postagens, gerenciar os níveis de permissão e ainda contar com mais de 70 idiomas disponíveis para facilitar a comunicação com os visitantes.

Confiado pelos melhores

32% da internet usa o WordPress, de blogs amadores até os maiores sites de notícias.

Como utilizar o WordPress?

Partindo do princípio de que os seus objetivos estejam claros, fica fácil escolher qual a versão de WordPress que tem mais a ver com a proposta da empresa e os seus conhecimentos. Seja qual for a decisão que tome, alguns fatores precisam ser levados em consideração:

Preço dos planos de hospedagem

Suporte técnico

Proteção das páginas

Monetização do site

Estratégias de marketing

Para iniciar com o WordPress.org você deve instalar via servidor de forma manual ou automática, sendo que na primeira alternativa é necessário ficar de olho nas configurações do computador e demais detalhes para que o programa funcione. Já a segunda opção é bem mais simples, pois basta preencher os dados solicitados pelo serviço de hospedagem.

Quando se trata do processo de ativação do WordPress.com, aí a situação fica ainda mais tranquila, porque consiste em seguir um breve passo a passo até chegar ao painel de acesso às ferramentas de edição. As informações aparecerão em sequência e você pode escolher um layout inicial, dar um nome ao site, escolher o plano e acrescentar seus dados pessoais para finalizar o cadastro.

Recursos poderosos

Infinitas possibilidades. O que você vai criar?
g

Designs personalizáveis

b

Pronto para SEO

Sites responsivos

!

Alto desempenho

Gerencie de qualquer lugar

Alta segurança

n

Gerenciamento de mídias

Fácil e acessível

Código Aberto

O primeiro grande benefício de utilizar o WordPress deixaria o personagem Julius de “Todo Mundo Odeia o Chris” muito orgulhoso, afinal, a plataforma em si é 100% gratuita. Os usuários podem aproveitar suas funcionalidades e modelar o melhor tipo de site que desejam sem se preocuparem com boletos aparecendo via e-mail — o que facilita na hora de realizar o fluxo de caixa e otimizar o verba para o marketing.

Vale considerar que o WordPress é uma plataforma de código aberto, ou seja, desde que você tenha o conhecimento necessário para mexer nesse espaço, torna-se possível editar os códigos originais dos templates prontos, aprimorar funções e personalizar áreas do site. Com isso, vários insights são publicados diariamente e podem ajudar qualquer criador de site iniciante a realizar um bom trabalho.

Versatilidade

Para criar um bom site é preciso ter a criatividade em abundância como matéria-prima, pois a sua página web deve não só atrair novos olhares, mas encantar possíveis clientes que ainda não fazem ideia do que você vende. Tendo isso em mente, o WordPress se apresenta como uma ferramenta legal por dar asas à imaginação de qualquer pessoa e permitir um universo de possibilidades de customização.

É possível ver de tudo com a batuta do WordPress, desde sites para arrecadar doações até páginas de instituições poderosas, tal como da Casa Branca — que fornece informações sobre o governo norte-americano. A versatilidade é o ponto central dessa plataforma, tendo em vista os inúmeros plugins e temas disponíveis para os usuários, deixando a performance cada vez mais interativa e gerando uma experiência incrível.

Uso intuitivo

Independentemente se você descobriu o que é o WordPress só agora ou se já tem uma vasta experiência no assunto, o painel de funções é extremamente fácil e deixa os usuários bem livres para realizar as mudanças que precisarem. O menu que fica do lado direito da tela tem vários tópicos e seus respectivos ícones que facilitam o entendimento dos usuários, permitindo uma navegação ágil e sem complicações.

Você pode colocar e retirar elementos do site de maneira simples como se fosse um grande quebra-cabeça online, ao qual você encaixa as peças e vê um lindo desenho se formar ao decorrer do tempo. Além disso, existe a possibilidade de gerenciar várias contas e as permissões dos tipos de usuários, deixando o processo de construção e publicação de conteúdos mais organizado.

Fácil instalação

Em matéria de instalação, você pode se despreocupar a respeito de configurações complexas, pois terá tudo o que precisa em sua frente em apenas poucos cliques — seja para download do CMS ou por meio do painel da hospedagem que contratou. Com um layout amigável, a instalação leva em torno de cinco a dez minutos, porém, dependendo da velocidade da internet, esse prazo pode ser até menor.

O preenchimento das informações indispensáveis é tranquilo e rápido, de maneira que consiga realizar o cadastro e colocar o site no ar no mesmo dia. A plataforma preza pela praticidade em seus comandos, oferecendo as devidas condições dos usuários terem o arsenal de utilidades do WordPress em pouquíssimo tempo de uso.

Utilização em dispositivos móveis

À medida que a tecnologia foi avançando e a consciência de que a presença online é essencial para qualquer segmento, percebeu-se que muitos consumidores não acessam apenas de computadores, mas de seus dispositivos móveis. A utilização maciça de celulares, tablets e demais aparelhos faz com que seja urgente a adaptação dos conteúdos para que todos possam visualizar as informações do site em qualquer lugar.

Essa praticidade é palavra-chave para o WordPress, de forma que é possível estruturar todos os elementos da página e ter o sossego de saber que as informações estão de acordo com os princípios responsivos, ou seja, adaptam-se às telas menores. Inclusive, vale ressaltar que você pode também gerenciar o que é postado por meio de um aplicativo, tanto para sistema Android quanto iOS.

Outros Benefícios

Existem vários benefícios que fazem a alegria dos usuários, porque isso torna a plataforma ainda melhor e proporciona uma infinidade de possibilidades para incrementar os conteúdos. Por lá é possível suportar arquivos de mídia como gif, jpg, png, pdf, doc, mp3, mp4 e muitos outros por meio do upload do software.

As atualizações são pontuais para deixar o site seguro e robusto, levando em consideração os requisitos necessários que reforçam uma experiência de consumo inigualável. Caso tenha qualquer tipo de dúvida a respeito de códigos, plugins, temas e demais elementos, o WordPress conta com uma comunidade online engajada e que publica insights de todos os tipos que facilitam, e muito, o trabalho de qualquer pessoa.

Melhore o WordPress com mais de 45.000 plugins para que seu site atenda suas necessidades. Adicione uma loja on-line, galerias, listas de e-mail, fóruns, analytics e muito mais.

Comunidade

Centenas de milhares de desenvolvedores, criadores de conteúdo e donos de sites se encontram mensalmente em meetups em 436 cidades pelo mundo.

Planos para WordPress

Planos a partir de R$5 mensais para sites em WordPress

Planos Criar Site

Temos planos com instalação e treinamento de WordPress

 

Conclusão

Bom, se alguém perguntar para você o que é o WordPress daqui em diante, é bem provável que você tenha a resposta na ponta da língua e mostre tudo o que essa plataforma de código aberto é capaz de proporcionar. De resto, não se esqueça de pensar em um domínio impactante e contratar um bom plano de hospedagem, pois assim, seu negócio terá grandes chances de alcançar o sucesso.

Se você está à procura de uma empresa que fornece serviços de desenvolvimento de sites, criação de conteúdo relevante, experiência em Google Ads e sistemas em nuvem, então entre em contato com a gente. Teremos o prazer de ajudar você!

Dúvidas e comentários por favor utilize o formulário abaixo:

WhatsApp chat