Hoje em dia, ter um portfólio online pode ser muito útil para divulgar o seu trabalho e conseguir novos serviços. Por isso, muitos profissionais autônomos, especialmente os que trabalham com designer gráfico, arquitetura, fotografia, texto e outros precisam dar uma amostra de seus trabalhos para captar clientes. Porém, carregar uma pasta não é a forma mais prática de divulgar seu nome nem de chamar atenção e esse papel migrou para a internet.

Felizmente, há diversas maneiras para fazer um portfólio online. Você pode optar por fazer um site próprio para divulgar o seu portfólio e para isso há diversas opções como o Worpress e o WIX. Também é possível criar o portfólio por meio de plataformas especializadas que são disponibilizadas na internet, como o Behance, Carbonmade e oAdobe Portfólio.

Nesse caso, o conjunto de exemplos do seu trabalho ficará disponível na rede, acessível para o seu público-alvo de forma profissional. Até alguns anos atrás, esse processo poderia ser caro, mas hoje já é bem diferente, e existem várias opções disponíveis que são inteiramente grátis.

Se você quiser aprender como fazer um portfólio online, leia o nosso guia.

O que é um portfólio online

O portfólio é um conjunto de trabalhos realizados por um determinado profissional durante a sua carreira. Ele é utilizado para apresentar para seus futuros clientes um pouco do seu trabalho e demonstrar suas habilidades e experiências profissionais. 

Quando o portfólio é feito ou divulgado na internet chamamos de portfólio online. Dessa forma ele ficará disponível para toda a comunidade web com diversos recursos visuais e conteúdos interativos.

Como montar um portfólio online 

Há outras plataformas para divulgar seu trabalho, mas ter um site próprio é uma boa opção para quem deseja colocar o seu portfólio na internet. Além de ser uma ótima estratégia, também pode atuar como seu cartão de visita e fonte de contatos. Há muitas formas de criar sites de portfólio atualmente. Veja aqui as duas principais:

Como fazer um portfólio em WordPress

A plataforma de criação de sites mais comum é o WordPress. Ele é um CMS(Content Management System) gratuito e é um dos mais completos do mercado tanto para a criação de blogs, para sites e também portfólios online.

A sua grande vantagem é gama de plug-ins e templates específicos para você criar o seu portfólio. Com isso, você pode personalizar de acordo com a sua área de atuação e apresentar um trabalho profissional que seja facilmente encontrado no Google

Plugins

Os plug-ins são utilizados para “turbinar” o seu site em WordPress. Ou seja, ele faz com que seja possível integrar ou incluir novas funções para o seu site. No caso, vamos falar de um plug-in que é específico para quem pretende fazer um portfólio online no WordPress.

Advance Portfolio Grid: Esse poderoso plugin possui diversos recursos altamente personalizáveis. Com ele, você pode configurar o tamanho das miniaturas de imagem e definir o número de trabalhos na página principal. Ele é responsivo e se adapta a qualquer tipo de dispositivo. Mas, a sua desvantagem é o fato de ainda não ter uma tradução em português disponível.

Templates

O WordPress possui templates específicos para quem quer fazer um portfólio online. Isso facilita muito o seu trabalho e faz com que o visual fique mais atraente e profissional.

O Ronneby e o Kalium são dois exemplos de templates profissionais que podem agregar valor aos seus trabalhos. Vale a pena escolher com cuidado o melhor template para o seu projeto.

Como fazer um portfólio com o WIX

O WIX é uma dos construtores de sites mais famosos da internet. Com ele é possível criar um portfólio online sem ter muito conhecimento de programação ou de código HTML. Exatamente porque ele é intuitivo e foi pensado para quem quer iniciar um projeto na internet.

Uma grande vantagem do WIX são os seus templates que podem ser escolhidos de acordo com a sua área de atuação. Por isso, existem templates específicos para designers, para arquitetos ou até artistas.

Plataformas especializadas para fazer um portfólio

Behance

Esta é uma das plataformas usadas por profissionais criativos hoje em dia. No Behance, é possível criar e organizar uma galeria com todos os seus trabalhos sem dificuldade. Ele funciona como uma rede social de portfólios. Onde é possível compartilhar e divulgar os seus trabalhos com uma grande rede de profissionais. Isso ajuda muito na hora de conseguir novos clientes.

Carbonmade

Se o seu portfólio online usa apenas imagens estáticas, então o Carbonmade é uma das melhores opções. Ele apresenta uma interface prática, utilizando templates prontos para seu site. Incluir vídeos e outras mídias exige um plano premium, mas é possível criar um portfólio apenas com imagens usando a versão gratuita. Ele é ideal para fotógrafos e designers.

Como fazer um portfólio online no DIVI e WordPress

O DIVI é o melhor construtor de sites que existe atualmente no WordPress. Ele possui diversos recursos que possibilitam que você edite todo o site pelo design e sem muito conhecimento em programação.

Então para fazer um portfólio online não é diferente, basta escolher um template adequado e começar a colocar os seus trabalhos. São diversas opções que com certeza vão se adequar ao seu projeto.

Caso tenha a necessidade de uma personalização maior, o DIVI é 100% editável e possui diversas ferramentas e módulos que podem ser agregados ao seu portfólio.

Dicas para fazer um portfólio online

Invista em plugins

Os plugins, caso você não conheça o termo, são códigos adicionais que você coloca em seu site para acrescentar novas funcionalidades, por exemplo, um rastreamento de visitas ou múltiplas traduções da página.

Dependendo do tipo de trabalho que você realiza, alguns desses recursos podem ser muito úteis para proporcionar a melhor experiência aos seus potenciais clientes.

Organize seu conteúdo

Depois de escolher plugins, o próximo passo é criar um layout organizado e fácil de navegar. Será mais fácil para seus clientes encontrar seu trabalho e explorar seu site se você fizer um bom trabalho colocando todos eles em ordem.

A forma mais prática de fazer isso é dividir o site em seções, criando áreas específicas para diferentes conteúdos. Textos, artes, credenciais: tudo deve ser fácil de achar a partir da sua página principal.

Inclua contatos

Se você souber como fazer um portfólio online, é bem provável que chame a atenção de alguns clientes interessados em contratar seus serviços. Sendo assim, eles precisam de alguma forma para entrar em contato e discutir o pedido, como um telefone ou e-mail.

Entre todos os conteúdos que um site deve ter, os contatos certamente são indispensáveis. Sempre tenha uma página dedicada a essas informações e faça com que ela seja acessível de qualquer outra parte do site.

Atualize com frequência

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de manter seu portfólio sempre muito bem atualizado para seu público.

Se você fez um novo trabalho e acha que ele adiciona algo positivo à sua imagem, inclua-o em seu portfólio. Se participou de um projeto que não teve os resultados esperados, escreva a respeito e fale sobre o que poderia ser feito para corrigir a situação. 

Agora você já sabe como fazer um portfólio online para atrair mais clientes. Continue aprimorando sua página e logo você terá uma excelente reputação em sua área de atuação.

E, se quiser mais algumas dicas, veja aqui alguns dos melhores temas gratuitos para seu site e descubra qual é o melhor para você.

Posts relacionados

Descubra o que é CMS e o que é um site administrável

Descubra o que é CMS e o que é um site administrável

Criar um site profissional ou para sua empresa é fundamental em qualquer área de atuação. Porém, quem trabalha como autônomo ou comanda uma micro ou pequena empresa pode achar difícil dar o primeiro passo. Porém, ao entender o que é CMS, isso se torna bem mais...

ler mais

Como acessar minha conta na CIELO pela primeira vez

Após abrir uma conta na CIELO para a API 3.0 é necessário fazer uma conta para acessar o painel deles. Nesse tutorial iremos mostrar como fazer isso pela primeira vez.Criando a conta de acesso na CIELODentro do painel da CIELO é possível acompanhar as transações...

ler mais
WhatsApp chat