Como criar site?

Nessa página, vamos explicar o passo a passo para criar um site completo para você ou a sua empresa. O nosso guia vai trazer todas as dicas desde o registro de domínio até a publicação do site pronto na internet.

Como criar site

Introdução

Quando tudo começou

Sempre tive uma curiosidade enorme sobre a internet, desde a sua chegada ao Brasil, no final da década de 80 e início da década de 90. Inspirado no meu pai, um grande programador Assembler, que criava programas e processos por meio de cartões picados. Hoje ele me conta sobre a dificuldade daquele tempo em obter informações, dessa forma, imagino o que ele seria capaz de realizar com a quantidade de informação que a internet oferece hoje em dia. Ele foi um dos pioneiros na cidade de Ribeirão Preto/SP a informatizar processos de pequenas, médias e grandes empresas da região metropolitana de Ribeirão.

Desde criança tive contato com computadores, tenho fragmentos na memória dentro da sala de processamento de dados da empresa do meu Pai. Já essa época, eu era fascinado com a capacidade de um computador imprimir textos e automatizar processos que antes eram impossíveis de se imaginar com uma máquina de escrever.

Meu primeiro site

Deixando a nostalgia de lado e voltando ao tema principal desse post, o desenvolvimento de site sempre foi uma paixão. Meu primeiro site criei quando tinha apenas 15 anos, por volta de 1996. Tudo era muito complexo naquela época, havia pouquíssimas informações em português disponível na internet, tudo estava em inglês e era muito mais complexo do que hoje.

Minha primeira publicação foi dentro da plataforma Geocities, na qual oferecia a hospedagem de site, um subdomínio baseada em nome de cidade e o serviço de FTP. Quando descobri isso foi um sonho, porque até então, publicar um site na internet, era extremamente caro no Brasil. Já o serviço da Geocities foi uma surpresa, porque era gratuito.

O site era pessoal com fotos de adolescentes curtindo a vida. Também tinha um mural de recados para os usuários deixarem um comentário sobre o site, na época o Laerte Coutinho fez um comentário no meu mural, dizendo que o design do site era péssimo!

Outro projeto interessante foi na escola que estudava, na feira de ciências tive a oportunidade de desenvolver uma ferramenta para os alunos visualizarem o boletim online. A ferramenta era bem simples, funcionava da seguinte maneira: o programa de gerenciamento dos alunos exportava um arquivo em texto (.txt) com as notas do aluno e o sistema web importava esses dados para um gerenciador de dados chamado Microsoft Access e com páginas dinâmicas em ASP com essa tecnologia simples era possível fazer a mágica.  Para o usuário acessar as informações era necessário entrar no site da escola informar o código do aluno e o CPF, nesse ambiente era possível visualizar o boletim com notas e faltas.

Desde então, meu grande sonho foi criar sites para a maior quantidade de pessoas que eu conseguisse. Atualmente, não sei mais dizer quantos sites criei ou participei da criação.

Por conta disso, nesses últimos anos, percebi que passo muito tempo ajudando quem precisa criar um site, ou mesmo fazendo manutenções ou atualizações de site. A ideia dessa página é concentrar toda a minha experiência e know how em criação de sites, para auxiliar outras pessoas que estão interessadas em criar o seu próprio site.

Atenção

Recomendamos a leitura de todos os tópicos e links, provavelmente será necessário algumas horas para diluir todas as informações redigidas nesse guia de criação de site. Boa sorte e divirta-se, criar site é bem bacana!

Requisitos para criar site

A criação de um site envolve diversos aspectos técnicos e complicados no início. Por isso, muitas vezes escolhemos soluções mais simples e prontas como por exemplo: Wix, Yola, BlogSpot, WebNode WordPress.Org etc. Embora essas plataformas de criação de site sejam boas para pessoas iniciantes, podem apresentar obstáculos ou muitas ferramentas pagas. Isso muitas vezes pode ser um tiro no pé, porque são serviços limitados e você sempre ficará dependente deles.

Escrevemos um artigo bem interessante em nosso blog comparando WIX e WordPress: Wix e WordPress: quais diferenças entre os serviços? Qual a melhor escolha?

Vale lembrar que esse é um ponto de vista particular, não analisei métricas ou informações que comprove que o método de criação de site que vou guia-lo é o ideal ou o mais apropriado para a criação de site. Estou escrevendo esse guia para auxiliar uma pessoa com conhecimento mediano de informática a criar um site.

Requisitos necessário para criar site:

  • Um domínio ou subdomínio válido;
  • Hospedagem de site com PHP e MySQL.

O que devo saber ou não para criar um site profissional:

  • Conhecimento básico de informática;
  • Conhecer formatos de imagens como .jpg, .png, .gif, .webp;
  • Não há necessidade de conhecimento de HTML ou CSS;
  • Não precisa saber programar em PHP, Java Script ou qualquer outra linguagem para web;
  • Muito tempo, paciência e força de vontade.

Informações sobre domínio

O que é um domínio?

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números, chamada de IP. Saiba mais.

O que é um subdomínio?

O subdomínio é um recurso muito utilizado para direcionar o usuário para locais diferentes. Por exemplo: o famoso WWW é um subdomínio. Por exemplo: quando você acessa um site www.meuprimeirosite.com.br o WWW é o subdomínio e o meuprimeirosite.com.br é o domínio. O subdomínio WWW foi criado porque é uma abreviação de World Wide Web (rede mundial de computadores). O WWW é utilizado para identificar aonde está hospedado o site, entretanto, não é obrigatório ter um subdomínio WWW.

Os subdomínios também são utilizados para separar e definir seções de um site. Por exemplo, alguns sites criam o subdomínio blog.meuprimeirosite.com.br para diferenciar o endereço do site para o blog. Saiba mais.

Muitas vezes se utiliza um subdomínio para criar uma nova versão de site, testar novas configurações de servidores etc. O subdomínio é um recurso muito utilizado. A configuração dele é bem simples porém envolve conhecimento técnico de DNS. Veja como editar zonas de DNS no painel de controle cPanel da Link Nacional

Como registrar um domínio gratuito?

Muitas provedores de hospedagem de site oferecem o registro de domínio .com.br ou .com gratuitamente na contratação de um serviço, como por exemplo o serviço de hospedagem de site. Porém, o serviço do domínio precisa ser renovado anualmente. E na grande maioria das vezes, a renovação é por conta do cliente. Fique atento aos custos de renovação de domínio. Saiba mais sobre registro de domínios .com ou .com.br grátis.

Informações sobre hospedagem de site

O que é hospedagem de site?

A hospedagem é a estrutura de armazenamento necessária para que o conteúdo de uma página web fique disponível aos internautas. Considere que um site é um conjunto de arquivos multimídia: imagens, textos, vídeos, animações, entre outros arquivos. Saiba mais.

É o serviço de hospedagem de site que irá fornecer os recursos necessários para que o domínio funcione corretamente. Após o registro do domínio é necessário informar um servidor de DNS. Esse servidor de DNS muitas vezes é ofertado por um plano de hospedagem de site.

A hospedagem de site é o serviço responsável por manter o site online. Existem vários tipos de planos e serviços, quanto maior for a audiência do site, maior será o custo para manter o site online. Toda vez que um usuário acessar o site, esse acesso irá consumir tráfego, memória, processamento e espaço de um computador (servidor web). Sendo assim, quanto mais acesso o site tiver, mais potente precisa ser a máquina que o hospeda.

Hospedagem de site grátis

Companhias como a Link Nacional, WIX, WordPress.Org e Blogspot oferecem esses serviços gratuitamente. Entretanto, são serviços iniciais, quando o seu site crescer todas essas empresas possuem planos para melhorar esses serviços. Solicitar hospedagem grátis.

Procure sempre utilizar um serviço de hospedagem de site que possui um bom painel de controle, como cPanel ou similares.

O que é o cPanel?

O cPanel é um dos painéis de controle mais utilizado para manutenção de infraestrutura de site na internet. O painel de controle é utilizado para gerenciar todos os recursos referente a estrutura da hospedagem de site. Como banco de dados, contas de e-mails, uso de disco, processamento, backups, versão de PHP, gerenciador de arquivos, estatísticas de acesso no site, conta de ftps, entradas de DNS e dezenas de outras ferramentas que irão facilitar o gerenciamento da infra estrutura do site, Conheça todos os recursos do painel de controle cPanel.

O que é o WordPress?

O WordPress é um projeto de código aberto que pode ser utilizado para criar sites, blogs ou aplicativos. O WordPress é um CMS (Content Management System), ou seja, você terá à disposição um sistema de gerenciamento de conteúdo, cujas funcionalidades e modo de utilização facilitam a vida de qualquer pessoa que faça desenvolvimento web. É um serviço utilizado para administrar desde um simples blog até um grande portal. Possui recurso para e-commerce, portais de notícias, portfólios online etc. Saiba mais.

Atualmente de cada 10 sites publicados na internet, 7 são feitos em WordPress. Certamente nesse tutorial irei descrever como criar um site com WordPress configurado em um servidor web grátis. Descubra quais são as principais vantagens do WordPress.

Como escolher um tema para o site?

Um dos principais pontos na criação do site é como vai ficar a cara do site, denominado como tema, template ou layout. Na internet existem diversos templates prontos para utilizar na criação do site, e com o WordPress não é diferente. Na hora da instalação do sistema é possível visualizar milhares de templates para utilizar dentro do site. Existem templates pagos e outros gratuitos.

Entretanto existem temas para WordPress que vão um pouco além do padrão. Os temas para WordPress não se preocupam apenas em criar um site bonito e atraente. Mas também com a sua funcionalidade, como será a manutenção dessas páginas, a criação e edição de páginas, tudo de forma visual a arraste e solte.

O melhor tema para WordPress, DIVI

O Divi é o principal tema ou editor de site para WordPress, sua interface de criação de site é incrível. Com milhares de recursos para editar o site visualmente, sem a necessidade de digitar comandos CSS ou marcações HTML. O tema Divi possui centenas de temas para iniciar a criação do site. Saiba mais sobre o DIVI.

Último guia completo de como criar um site profissional completo

Construa um site profissional com esse guia gratuito de criação de site

Abaixo segue um tutorial mão na massa para a construção de um site profissional completo.

1. Como solicitar a criação de site?

Depois de uma longa introdução vamos colocar a mão na massa. O primeiro passo é fazer um pedido, caso já tenha um plano com a Link Nacional por favor siga para o item 2. Lembrando que se o interesse é contratar uma equipe para criar o site profissional para você por favor Veja nossos planos de desenvolvimento de site por uma equipe profissional.

Mas se gosta do desafio e tem interesse em criar um site por conta própria, siga esse tutorial para iniciar a criação do site. O tempo aproximado para conclusão de todo o tutorial são de cerca de 4 horas ou mais, tudo depende da quantidade de informações que irá inserir dentro do site.

1.1- Registrar um domínio

A Link Nacional disponibiliza um serviço bem completo para a criação do site. O plano de hospedagem de site gratuito oferece 3 possibilidades referente a domínio:

  • Registrar um novo domínio .com.br ou .com dentre outros;
  • Utilizar um subdomínio gratuito oferecido pela criarsite.online, o domínio ficaria por exemplo: meuprimeirsite.criarsite.online;
  • Ou um domínio na qual já tenha registrado.

1.2- Escolher a hospedagem do site

O plano sugerido nesse guia de hospedagem de site é gratuito por 12 meses, após esse período é possível fazer um upgrade de plano a partir de R$3,00 por mês*. A ideia desse guia é oferecer um primeiro contato com a criação de site. E depois com mais conhecimento ficará mais fácil decidir sobre o que é melhor para o seu projeto.

1.3- Solicitar os serviços de criação de site

Portanto para criar o site é necessário 2 serviços ativos, são eles: hospedagem do site e o domínio. No ato da solicitação do serviço o plano de hospedagem de site é gratuito e o domínio terá 3 opções disponíveis conforme explicado no item 1. Portanto basta preencher o formulário para obter todos os serviços necessários para a criação do site. No formulário será necessário preencher com alguns dados como:

  • Endereço de e-mail;
  • Criar uma senha de acesso ao serviço;
  • Um número de telefone válido;
  • Nome completo;
  • CPF ou CNPJ;
  • Selecionar ou registrar o domínio;
  • Endereço completo.

Esses dados são solicitados para manter a segurança de todos os usuários da Link Nacional, caso tenha dúvidas sobre nossa política de privacidade e termos de uso acesse o link no rodapé deste site. Após a solicitação do serviço gratuito o mesmo ficará como pendente. Para liberar é necessário entrar em contato via WhatsApp. Após o pedido receberá uma mensagem no endereço de e-mail cadastrado no início do formulário.

2- Como ativar o plano?

Após solicitar o plano gratuito para criar o site existe um procedimento bem simples, mas muito importante para a segurança dos usuários do serviço. Após o preenchimento do formulário de cadastro e conclusão do pedido, o mesmo ficará pendente. Para ativar o serviço basta seguir as informações enviada para o e-mail do cadastro. Caso o seu pedido já encontra-se ativo, por favor pule para o item 3.

2.1 – Por que o pedido esta como pendente?

Todos os pedidos de serviço na Link Nacional são verificados manualmente, porque isso evita fraude. Pedidos 100% gratuitos, ou seja aonde não teve um pagamento existe a necessidade de envio via WhatsApp de uma cópia de um documento de identidade como por exemplo: carteira de motorista (CNH), registro (RG) ou passaporte.

Após o envio da foto deste documento via WhatsApp, finalmente o pedido será verificado e validado em até 24 horas úteis. Enquanto isso recomendamos a leitura desse guia.

3- Como criar site?

Consequentemente com o plano ativado via WhatsApp seguimos em diante. O procedimento inicialmente parece ser difícil, mas por outro lado a flexibilidade da ferramenta irá te surpreender. O primeiro passo após a ativação do plano é acessar a área do cliente. Provavelmente essa não será a sua primeira vez acessando a área do cliente. Caso seja, o procedimento é bem simples:

No topo dessa página no menu amarelo existe um link: Área do Cliente. Informe o endereço de e-mail e senha o ato do cadastro do pedido do plano. Caso tenha perdido, na tela de login da área do cliente tem uma opção “Esqueceu a senha”, clique no link. Dentro da página de recuperação de senha, informe o endereço de e-mail para receber um link de alteração da senha da área do cliente.

3.1- Dentro da área do cliente para acessar o painel de controle

Posteriormente, dentro da área do cliente, é possível verificar todos os aspectos das sua conta com a Link Nacional. Esse ambiente gerencia todas as informações sobre os serviços, inclusive para acessar o painel de controle da hospedagem de site, o cPanel. A instalação do site é realizada dentro do cPanel. Conseqüentemente o o próximo passo é acessar o painel.

3.2- Como acessar o painel de controle cPanel?

O acesso ao cPanel é através da área do cliente. Dentro da área do cliente, clique na opção de Serviços. Dentro desta página de serviços irá visualizar uma listagem de planos contratados. Clique no botão Ativo para acessar os recursos do plano. Nos recursos do plano no menu do lado esquerdo terá uma opção: Login no Painel de controle cPanel. Veja o tutorial completo de como acessar o painel de controle cPanel.

3.3- Como subir um site em HTML para internet?

Criar site através de marcações HTML é uma prática primitiva, porém muito eficiente. Alguns desenvolvedores iniciantes tendem a criar site através de IDEs ou aplicativos que facilitam a montagem desse site no próprio computador. Com a experiência que nos temos essa é uma prática válida porém muito limitada e logo a manutenção desse emaranhado de marcações HTML e CSS ficará difícil de gerenciar.

Para subir os arquivos do site criado no seu computador, recomendamos utilizar o gerenciador de arquivos dentro do painel de controle cPanel. Saiba mais sobre esse recurso.

3.4- Como instalar o site dentro do painel de controle do plano

Nesse guia iremos orientar como criar um site através da plataforma WordPress, porque acreditamos que é o CMS mais adequado para se criar um site profissional. Se você é do tipo de pessoa que pula os tópicos, lembre-se que é necessário uma conta dentro da Link Nacional caso ainda não tenha por favor leia o tópico 1.

Com uma conta na Link Nacional ativada (saiba como ativar no tópico 2), tudo fica mais simples para iniciar a construção do site, existe 2 caminhos para obter a instalação do site.

  1. Seguir o tutorial em vídeo de 5 minutos para instalar o site | Ir para o vídeo
  2. Solicitar a instalação por Ticket de Suporte ou WhatsApp | Ir para suporte

Parabéns, você tem um site na internet! Opa, mas esse é apenas o início de uma longa jornada sem fim. Parece brincadeira mas não é, quando se tem um site na internet acredite, é praticamente um ser vivo, apesar de abstrato o site é algo que precisa de muita dedicação e cuidado. Seja com manutenções ou inserindo novas informações.

4- Suporte e treinamento Link Nacional

Primeiramente antes de iniciar os próximos passos de configurações do site, gostaria de citar as opções de suporte e treinamento no qual a Link Nacional oferece. Temos uma equipe própria para atender diversas situações. Como por exemplo: suporte para as primeiras configurações ou até mesmo treinamento de como usar o site

O treinamento é realizado através de conferência online direto com um desenvolvedor. Os treinamentos podem ser individuais ou em grupos. O treinamento é tipo mão na massa, iremos lhe atender diretamente na sua necessidade e o serviço é contratado por hora.

O suporte esta disponível por WhatsApp ou Ticket de Suporte, temos uma página dedicada com todas informações de como entrar em contato com a gente. Acessar o suporte

4.1 – Solicitação de instalação de site modelo

Todos nossos planos incluem instalação do site. A instalação do site oferece um WordPress com os principais recursos habilitados e pronto para iniciar o desenvolvimento do site. Após a ativação do plano basta solicitar a instalação do site para a gente por Ticket ou WhatsApp.

login wordpress

5- Como acessar o administrativo do site?

Após a instalação do site, o primeiro passo é acessar o o administrativo do site. Por padrão a área administrativa fica dentro de um diretório chamado /wp-admin. Por exemplo: se o domínio solicitado é meuprimeirosite.com.br o endereço do administrativo do site será: https://www.meuprimeirosite.com.br/wp-admin Veja mais informações de como acessar o admin do site.

 

5.1- Não consegue acessar

Se tiver dificuldades em fazer login é possível clicar no link: “Perdeu a senha?”, você será redirecionado para uma nova página. Informe o usuário ou e-mail de cadastro e confirme. Irá receber uma mensagem no endereço de e-mail cadastrado. Dentro do seu e-mail verifique na caixa de entrada e caso não tenha nenhum e-mail procure nas caixas de spam ou lixo eletrônico. Algumas vezes esse e-mail pode demorar até 10 minutos para chegar.

tela wp admin wordpress

6- Acessando o administrativo dosite pela primeira vez

Assim que fizer o login navegue por todas as opções do menu administrativo do site que fica do lado esquerdo, assim irá conhecer os recursos disponíveis.

6.1- Configurando o WP e inserindo a logo

Após navegar entre as opções, vamos fazer os primeiros ajustes dentro do painel administrativo do WordPress. Entre no menu Configurações >> Geral e ajuste as principais configurações do WP. No vídeo abaixo mostramos como fazer alguns ajustes e alterar e inserir o logo no site.

6.2- Criando o menu principal do site

Para inserir o menu principal do site, que fica no topo acesse a opção Aparência >> Menus. Assista o vídeo para explicação completa sobre os assuntos.

divi layout

7- Como escolher otema para o site?

A escolha do tema é um dos itens mais importante para a criação do site, pois ele é a “cara” do site. Por padrão o tema DIVI que é o tema que disponibilizamos junto com a instalação do site, possui uma biblioteca com centenas de layouts pré definidos para criar sua página na internet. Entretanto antes de chegar nessa etapa é necessário fazer login na área administrativa do site.

Supondo que já esta logado na área administrativa do site, acesse o tutorial com explicações sobre como importar o template para o site.

7.1- Como criar a página inicial do site?

A criação da página inicial é essencial para atração do usuário, na página inicial é importante destacar os principais itens e objetivos do seu negócio. No item 7 falamos de como usar um tema da biblioteca de templates do Divi.

Você utilizar a mesma técnica para criar a página inicial e utilizar o modelo do tema. Entretanto nesse vídeo tutorial irei lhe apresentar como criar uma página inicial, conhecida como home, do zero.

Assista o vídeo abaixo para entender o procedimento.

7.2- Como editar uma página do site com editor de site online

Nesse tópico vamos apresentar como editar uma página dentro do WordPress, utilizando o editor de site. O vídeo pode ser utilizado para qualquer página ou post dentro do WordPress com Divi.

7.3- Como criar uma página de contato para o site?

Uma das páginas mais importantes de um site é a de contato. Ela deve conter o endereço, telefone, WhatsApp e um formulário de contato. Além de trazer credibilidade para o site faz que o usuário interessado possa tirar dúvidas extras ou solicitar um orçamento. Assista o vídeo e veja como é simples criar uma página de contato.

EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO

Esse tutorial é atualizado frequentemente para deixar o guia sempre completo.