Black Friday na Link Nacional - Hospedagem Grátis
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Como emitir nota fiscal no WHMCS?

por | Atualizado em 11 de novembro de 2020 | Notícias

Está procurando uma solução para emissão de nota fiscal eletrônica? Está com dificuldades na emissão de notas pelo sistema da prefeitura de sua cidade? Então, hoje, vamos apresentar uma solução para esses e outros problemas por meio de um módulo de emissão de nota fiscal no WHMCS.

O módulo foi desenvolvido pela empresa NFE.io, que é responsável por toda a automatização da emissão de notas fiscais eletrônicas. Ela também oferece soluções para problemas nos sistemas das Prefeituras, cálculo de imposto automático e outros recursos que veremos mais abaixo.

A Link Nacional é a empresa responsável em dar manutenção e fazer atualizações no módulo de emissão de nota fiscal no WHMCS, desenvolvido pela NFE.io. A expertise no desenvolvimento de API’s do WHMCS habilitou a Link Nacional a fazer a manutenção do código do módulo de nota fiscal com agilidade e eficiência.

Contratar serviço de WHMCS

Contratar serviço de WHMCS

Esse módulo foi desenvolvido para ser integrado ao WHMCS e vai automatizar todo o processo de emissão de notas fiscais junto às prefeituras. Com isso, as empresas poderão reduzir o seu tempo de emissão, diminuir a burocracia e aumentar a eficiência na emissão das notas fiscais.

Gostou da novidade e quer essa solução para a sua empresa? Então continue a leitura para ver como implementar a emissão de nota fiscal no WHMCS.

O que você vai ler

Homem emitindo nota fiscal com WHMCS

O que é WHMCS

WHMCS é a abreviatura para WebHost Manager Complete Solution que significa Solução Completa para Gestão de Hospedagem na Web. Mas, por sua complexidade e evolução no tempo, acabou se tornando um importante sistema de gestão de clientes, serviços, tickets de suporte, pagamentos, notas fiscais e outras soluções que podem ser adicionadas e gerenciadas pelo dashboard do WHMCS.

Essa importante ferramenta de gestão de clientes é a preferida entre as empresas de hospedagem de sites, como a Link Nacional, que procuram uma solução completa e econômica, já que a sua licença tem um preço acessível perto de outras opções no mercado.

O WHMCS é responsável por toda a automatização dos processos de gestão de clientes e serviços, ele pode ser integrado ao cPanel (painel de controle das hospedagens Web) e ao WHM (Web Hosting Manager) que nada mais é do que um gestor de hospedagens na Web.

Com essas duas ferramentas integradas ao WHMCS, a gestão de toda a infraestrutura de uma empresa de hospedagem de sites ficará automatizada, gerando economia de tempo e maior eficiência. Clientes poderão adquirir planos e serviços e gerenciar a sua hospedagem individualmente, tudo isso por meio de um painel de controle intuitivo e com diversos recursos.

O que é o módulo de emissão de nota fiscal no WHMCS?

Criado para automatizar a emissão de nota fiscal eletrônica, o módulo de emissão de nota fiscal, criado pela NFE.io, conta com diversas possibilidades de integração, seja por meio de plataformas como o Vindi, PagSeguro, Paypal e também por meio de plugins como o WHMCS e Woocommerce. Mas, nesse post, vamos falar especificamente da integração no WHMCS e todas as suas funcionalidades nessa modalidade.

O módulo de nota fiscal no WHMCS é uma API (Application Programming Interface), o que significa interface de programação de aplicativos, que foi desenvolvido por uma equipe de desenvolvedores em colaboração com a NFE.io. A aplicação foi desenvolvida com o conceito de software livre, com o código aberto (open source), recebe colaboração de diversos desenvolvedores e programadores que podem contribuir para a evolução e implementação de recursos no módulo.

Dentro dessa engenharia de programadores e aplicações para a emissão de nota fiscal eletrônica, a Link Nacional, em parceira com a NFE.io, é responsável, especificamente, pela manutenção e atualização do módulo de emissão de nota fiscal no WHMCS. Ou seja, a companhia fará as implementações necessárias para manter o funcionamento do módulo, fará correções por demanda e mantê-lo sempre atualizado e com bom funcionamento. Para personalizações ou ajustes, basta abrir uma “issue” no GitHub, que a equipe de desenvolvedores estará a postos para resolver.

WHMCS

Importância da emissão da nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica, mais conhecida como NF-e, foi criada pela Emenda Constitucional nº 42, inciso XXII, artigo 37, do ano de 2003 e que trata da criação e regulamentação da nota fiscal eletrônica em todo o Brasil e dá outras providências.

Com o objetivo de promover uma integração administrativa entre as 3 esferas de Governo (Federal, Estadual e Municipal) e os seus respectivos fiscos, gerando assim, uma padronização, eficiência na fiscalização, cruzamento de dados e maior transparência, foi instituída a nota fiscal eletrônica.

Ela funciona com a emissão de um arquivo eletrônico que será disponibilizado de forma digital com a descrição dos serviços ou produtos comercializados. Nela estarão descritos os valores de compra, os tributos incididos, a numeração da nota, o órgão emissor e outras informações de acordo com regulamentação específica de cada ente público.

A emissão da nota fiscal eletrônica se faz necessária para dar lisura ao processo de compra e venda de bens e serviços, para a cobrança de tributos e para dar garantias ao comprador. Esse processo é importantíssimo para garantir os direitos e deveres das empresas e dos consumidores, pois a emissão da nota fiscal eletrônica é o comprovante de ações comerciais e industriais do país.

Como instalar o módulo de nota fiscal no WHMCS

Para dar início à instalação é necessário acessar o site do GitHub e buscar pelo Módulo Nota Fiscal para WHMCS via NFE.io e baixar o arquivo disponível para download. Você pode fazer isso clicando no link acima e no caso de dúvidas ler as instruções de instalação.

Antes de dar início na instalação é necessário verificar os requisitos mínimos do sistema que vamos listar abaixo:

  • WHMCS na versão 7.2.1 ou superior;
  • Versão do PHP 5.6 ou superior;
  • Tarefas cron do WHMCS devem estar funcionando a cada 5 minutos, conforme descrito na documentação oficial (https://docs.whmcs.com/Crons);
  • É necessário um portal de pagamento ativado e que a criação de faturas do WHMCS esteja funcional, sendo que as notas fiscais são emitidas no momento da criação ou após o pagamento das faturas geradas manual ou automaticamente pelo WHMCS.

Agora que você já fez o download do arquivo do módulo de nota fiscal do WHMCS e checou os pré-requisitos do sistema, está na hora de proceder com a instalação. Basta descompactar os arquivos na pasta indicada pelo manual de instalação e proceder com as orientações deste link.

Configurações WHMCS

Funcionalidades do módulo nota fiscal no WHMCS

Agora vamos conhecer um pouco das funcionalidades do módulo nota fiscal do WHMCS, que entre outras funções, vai fazer a emissão de notas de forma automatizada assim que o pagamento for efetuado. Mas não é só isso, o módulo também permite o agendamento de emissão de nota, o cancelamento automático, emite notas de forma sequencial e outras funcionalidades conforme a imagem abaixo:

Principais funcionalidades

  • ✓ Emite notas fiscais automaticamente, quando a fatura é publicada, ou quando a fatura é paga.
  • ✓ Permite agendar a emissão de notas fiscais para um determinado número de dias após a confirmação dos pagamentos.
  • ✓ Emite notas fiscais de forma sequencial, evitando sobrecargas nos sites das prefeituras.
  • ✓ Exibe o status da NFE e adiciona botões de ações relacionadas às notas na página de edição das faturas.
  • ✓ Cancela a nota fiscal quando a fatura é cancelada (opcional).
  • ✓ Exibe nas configurações do módulo quando há uma versão mais recente disponível para download.
  • ✓ De forma opcional, salva o debug das chamadas à API NFE.io no log de Módulo do WHMCS para diagnóstico e aprendizado.
  • ✓ Opcionalmente, seleciona nas configurações do módulo a opção de enviar o número inscrição municipal para a nota fiscal.
  • ✓ Como opcional, seleciona nas configurações do módulo a opção de enviar a nota fiscal por e-mail automaticamente.

Funcionalidades adicionais

Algumas funcionalidades são opcionais e podem ser utilizadas de acordo com a necessidade de cada projeto, para testes ou como forma de aprendizado. Veja abaixo duas delas:

  1. Salvar o debug das chamadas na aplicação do NFE.io e armazenar no log do módulo no WHMCS como forma de diagnóstico de problemas e também aprendizado.
  2. Selecionar a opção enviar o número da Inscrição Municipal para a nota fiscal eletrônica diretamente nas configurações do módulo.

Desenvolvimento de módulos para o WHMCS

A Link Nacional é uma empresa especialista em WordPress e que está ampliando a sua área de atuação, seja na área de programação como nas áreas de marketing digital, social media e outras frentes de desenvolvimento. Um dos destaques dessa ampliação é o desenvolvimento de módulos, plugins e aplicações para o WHMCS.

Com forte investimento na área de programação, a companhia buscou excelentes profissionais no mercado para desenvolver soluções eficientes para o WHMCS, como módulos de pagamentos, de emissão de nota fiscal, formulários de pedidos e outras aplicações que podem ser desenvolvidas sob demanda.

Produtos desenvolvidos para o WHMCS

Módulos de pagamentos: A Link Nacional desenvolveu módulos de pagamentos que podem ser integrados ao WHMCS e oferecer soluções como cartão de crédito, cartão de débito, boleto Wirecard, Wirecard e Qr Code.

Formulários de pedidos: Para quem precisa de formulários de pedidos personalizados ou com funções específicas, a Link Nacional desenvolveu módulos do WHMCS que fazem pedidos grátis, pedido com pesquisa de domínio, pedidos avulsos e novos cadastros.

Outros produtos: O desenvolvimento de plugins, notificações via Whatspp e o checkout transparente são feitos sob demanda e personalizáveis para cada projeto.

Para saber mais sobre os módulos do WHMCS e contratar o serviço basta entrar em contato com a equipe de atendimento, que estará pronta para esclarecer qualquer dúvidas e oferecer uma consultoria especializada para desenvolver a solução certa para o seu negócio.

Contratar serviço de WHMCS

Contratar serviço de WHMCS

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat