Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Entenda a importância da manutenção de site e como fazer

por | Atualizado em 18 de março de 2020 | Notícias

A manutenção de sites, blogs e plataformas digitais prevê ajustes e otimizações de conteúdo, layout, navegação, software e vários outros fatores relevantes. Entre suas diversas vantagens, esse trabalho garante a segurança, a continuidade e o crescimento da estratégia de conteúdo adotada pela empresa. São, portanto, tarefas essenciais nas agendas das organizações que atuam na Internet.

Esse tema, entretanto, ainda é muito pouco discutido entre os profissionais de Marketing e empreendedores. Há ainda quem pense que simplesmente criar uma página na web é o bastante, porém, resultados consistentes só são observados quando há um trabalho contínuo de melhoria sendo realizado.

É fundamental investir na manutenção de softwares, realizar atualizações periódicas, promover melhorias em SEO e, principalmente, tomar ações preventivas para não correr o risco de perder todo o tempo e dinheiro investido.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue conosco e aproveite a leitura!

Como funciona a manutenção de site?

Ter presença online é uma excelente alternativa para quem deseja crescer no mercado e ser percebido pelo consumidor moderno. Afinal, nesse cenário hiperconectado, criar um site é a melhor maneira de iniciar a trajetória digital da uma empresa.

No entanto, tal como as revisões periódicas são importantes para garantir o bom funcionamento de um veículo, é, também, fundamental que a manutenção do seu site esteja em dia. São vários fatores que precisam ser analisados e alguns deles requerem até profissionais especializados.

Confira a seguir os principais aspectos que não podem faltar no seu check-list!

Manutenção de plataformas, temas e plug-ins

É preciso investir na atualização das plataformas para mantê-las funcionando adequadamente e sem riscos de prejudicar a navegabilidade do usuário. O WordPress, por exemplo, disponibiliza atualizações constantes e é extremamente recomendável que ele esteja sempre operando em sua versão mais recente para assegurar a integridade de todos os seus sistemas.

Além disso, você pode atualizar o seu tema atual para uma interface mais moderna ou alguma que ofereça um número maior de funcionalidades. Muitos desenvolvedores atualmente optam pelo Divi, um tema que se destaca por funcionar como um editor de sites. Com ele, você contará com ferramentas variadas para tornar o seu trabalho muito mais ágil.

Os plugins também precisam estar com as atualizações em dia. Basta que um deles funcione mal para que seu site fique fora do ar ou fique preso em páginas de erro persistentes. Sendo assim, fique atento às notificação dos plugins e os atualize prontamente sempre que uma novidade surgir.

Manutenção blog do site

O blog deve estar sempre atualizado para manter um bom posicionamento no Google. Isso significa que, além de estar sempre aprimorando seu visual e sua navegação, é , também, necessário ter uma periodicidade de publicações para manter o seu tráfego ativo e seu público engajado.

É preciso fazer com que seus visitantes retornem e se interessem cada vez mais pelo conteúdo do seu site. Por isso, invista no marketing de conteúdo e crie materiais interessantes para atrair, converter e fidelizar a sua audiência.

Se você já tem uma estratégia em andamento, uma sugestão é analisar o desempenho das suas páginas em termos de visitas, tempo de permanência e conversão (cliques, cadastro e vendas). Estude aquelas que apresentam mais resultados e crie novos conteúdos tomando como referência os elementos e assuntos que mais fazem sucesso entre seu público.

Otimização de links

Nessa etapa, nos aprofundamos um pouco mais no SEO, as melhorias realizadas para melhorar o desempenho dos sites nos motores de busca. Um trabalho de ponta-a-ponta envolve melhorias de conteúdo, configuração de páginas e até alterações no código HTML do site, mas nesse tópico nos focaremos na otimização dos links, um fator que afeta diretamente a navegação dos usuários.

Podemos entender um site como uma grande rede de páginas relacionadas por links, e é interessante enxergarmos dessa forma, pois é exatamente assim que os buscadores, tais como o Google, veem os endereços na Internet.

Ao longo da vida de um site ou blog, páginas podem se tornar obsoletas, links se tornarem inativos e o acesso a determinadas áreas comprometido. A questão é que quando um visitante se depara com essas “falhas”, a confiabilidade do site pode ser comprometida.

Tendo isso em mente, é fundamental checkar os links das suas páginas e evitar apagá-las, a menos que seja imprescindível, para que seus usuários não se deparem com destinos “mortos”. O ideal é reciclar esses links postando outros materiais e atualizar o conteúdo de páginas frias (com poucas visitas), mantendo os endereços inalterados.

Atualize o layout

Que tal alterar o layout do seu site para algo mais novo e moderno? Como já foi dito, uma excelente ferramenta para ser utilizada no seu site é o Divi. Com ele, você vai esquecer os temas antigos que te deixavam engessados em um layout pré-definido e com poucas possibilidades de mudanças.

O Divi permite que você crie um site totalmente do zero ou com base nas centenas de layouts disponíveis. É como se em um só tema você tivesse disponível centenas de templates.

Mas o melhor de tudo é fazer tudo isso com uma interface visual intuitiva que dispensa conhecimentos técnicos em programação. Isso é possível porque todas as manutenções e atualizações de layout podem ser feitas direto na página. Além disso, você também pode utilizar o recurso global e modificar todas as páginas de uma só vez.

Apenas tome cuidado ao providenciar mudanças visuais muito bruscas. Lembre-se que um dos principais focos da manutenção de sites é melhorar a experiência do usuário. Tome como prioridade, portanto, a qualidade da navegação e a satisfação dos seus visitantes.

Backup e recuperação

O backup é um procedimento muito sério que não pode jamais ser negligenciado. Já imaginou perder todo o seu trabalho (e dinheiro) investido na hora de criar um site profissional?

É recomendável que se faça, pelo menos, um backup mensal do seu site, um procedimento que pode ser feito automaticamente com a ajuda de plugins ou providenciado no Cpanel da sua hospedagem

Segurança e manutenção técnica

A manutenção de um site pode exigir ajustes mais refinados em sua plataforma e na sua estratégia de conteúdo. Reparos manuais nos códigos CSS e HTML, por exemplo, podem ser necessários para aumentar a velocidade das páginas e prevenir erros, bem como testes e pesquisas de marketing podem ser providenciadas para melhorar o conteúdo postado em seu blog.

Esses procedimentos, porém, requerem a atuação de profissionais ou empresas especializadas. A vantagem é que tais serviços já podem ser desenvolvidos remotamente, sem a necessidade de solicitar visitas técnicas ou contratar novos colaboradores.

Manutenção de site

Você precisa manter seu site atualizado? Gostaria de gerar novos conteúdos para o seu site? Remoção de virus? Conheça nosso serviço de manutenção de site.

Qual é a importância da manutenção e da atualização do site?

É preciso considerar que manter um site atualizado é essencial para todas as empresas que têm uma página na web. Porque além dos visitantes, o Google também visita o seu site periodicamente em busca de atualizações, links, imagens, textos e etc.

São mais de 200 critérios de avaliação levados em consideração pelo Google no seu ranking de pesquisas e a manutenção do site é de extrema importância para o sucesso do seu negócio nessa corrida pelas melhores posições nas buscas.

Nesse cenário, os ajustes técnicos devem estar sempre em consonância com a produção de conteúdo, afinal, não basta apenas ranquear o site no Google, você também quer que suas páginas sejam atrativas e gerem valor para os clientes, não é mesmo?

Além disso, ao compartilhar seus materiais nas redes sociais, você atrai e converte leads em clientes com muito mais facilidade, e consegue analisar o desempenho de todas suas ações acompanhando as estatísticas disponibilizadas por ferramentas de monitoramento como o Google Analytics.

Como contratar uma manutenção do site?

Agora que você percebeu a importância da manutenção de site, deve estar se questionando: “como fazer isso?”. A resposta é bem simples: invista em uma empresa especializada.

Normalmente, as empresas oferecem contratos mensais e que envolvem tanto o suporte técnico quanto algumas ações estratégicas de marketing — depende do plano que você contratar.

O mais importante de contar com uma ajuda profissional é que eles analisam os dados e relatórios diários do seu site e podem promover melhorias significativas sob a ótica de profissionais qualificados e com experiência nesse mercado.

Entender a importância da manutenção de sites é imprescindível para firmar a sua presença digital e continuar atraindo e convertendo clientes de maneira consistente. Todos esses ajustes e melhorias periódicas são tarefas que, definitivamente, não podem faltar na rotina da sua estratégia de conteúdo.

Gostou do nosso artigo? Então não perca mais nenhuma novidade! Assine nossa newsletter e receba novos posts e novidades em primeira mão na sua caixa de entrada!

A gestão de Redes Sociais de forma profissional é de vital importância para o sucesso do seu negócio virtual. Dessa forma, aumente a sua visibilidade e conquiste cada vez mais o seu público com criatividade e informação de qualidade.Gostou desse serviço? Então não perca tempo, contrate esse serviço da Link Nacional e ganhe uma consultoria de marketing de conteúdo totalmente grátis.

Comentários

avatar

Últimas postagens

Como mostrar a data de atualização do post no WordPress?

Como mostrar a data de atualização do post no WordPress?

Muitos textos, artigos e posts para sites e blogs criados com WordPress são atualizados porém a data de exibição padrão no post é a data de criação dele e não a data de atualização do post. Redatores ou WebWriters tem o costume de manter o material atualizado, porém o...

ler mais
Você está preparado para o home office?

Você está preparado para o home office?

Trabalhar em casa parece um sonho, entretanto, muitas vezes a teoria é bem diferente da realidade. Como tudo na vida trabalhar em casa não seria diferente, tem suas vantagens e desvantagens. Muitas coisas irão surgim, na qual você nem tinha previsto, como por exemplo:...

ler mais
WhatsApp chat