Conheça a história do e-mail e como evoluiu até hoje

A história do e-mail, apesar de ser recente, já passou por diversas evoluções desde a sua criação. E, ao longo do tempo, acompanhou a evolução tecnológica e a evolução da internet como todo. Com isso, desde a sua criação até hoje, ganhou mais espaço e outras funcionalidades. sendo assim,  deixou de ser restrito para se tornar universal.

O e-mail ou correio eletrônico foi, e ainda é, um dos meios de comunicação mais utilizados na internet. Criado na década de 70, ele se popularizou, junto com a internet, a partir dos anos 90. E,ainda hoje, é uma das ferramentas mais utilizadas na comunicação entre empresas ou pessoas.

Ao longo do tempo, diversos provedores de serviço de e-mail foram sendo criados, e as empresas travaram uma verdadeira batalha, seja para oferecer mais espaço ou novos recursos. Assim surgiram o Hotmail, Gmail, Yahoo e outros.

Ficou interessado? Então leia no nosso post como o e-mail começou e a sua trajetória ao longo da história.

História do E-mail

O correio eletrônico é considerado o serviço online mais antigo do mundo, se tornando uma ferramenta crucial de inovação tecnológica para a difusão da internet. 

Contudo, na história moderna, os programas de comunicações globais se deram a partir da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), que nada mais é que a primeira rede a implementar os protocolos TCP/IP.

Conta de e-mail profissional

Está precisando criar uma conta de e-mail profissional? Então veja como você pode ter uma conta de e-mail com domínio grátis.

Quando o email foi criado

O email, como conhecemos hoje,foi inventado por Ray Tomlinson no ano de 1971, que por meio do aplicativo SNDMSG conseguiu enviar e receber mensagens entre pessoas conectadas no mesmo computador.

A partir daí o caractere @(arroba) foi difundido e popularizado como característica dos endereços de email. Ele serve para expressar um endereço único composto, normalmente, por um nome de usuário, seguido do nome do domínio.

Em 1973 (RFC 561) os padrões de codificações para envio e recebimento de mensagens eletrônicas foram propostos, convertendo a ARPANET à Internet na década de 80. Com isso, foi possível criar o núcleo dos serviços que conhecemos atualmente.

Popularização do e-mail

Nos anos 70, os e-mails enviados podem ser assemelhados às mensagens de texto dos dias de hoje.

Apesar de ter sido usado como trocador de mensagem simples pelos usuários da ARPANET e sido vinculado à área comercial de algumas companhias da época, foi apenas em meados de 1990 que os primeiros serviços de hospedagem surgiram.

Na realidade, quem assinava com algum provedor de conta virtual já recebia a sua conta de e-mail.

Primeiro serviço de e-mail gratuito

Foi com o avanço que surgiu o primeiro e-mail gratuito, conhecido como Hotmail. O provedor foi criado pelo indiano Sabeer Bhatia e o objetivo era proporcionar aos usuários um conta eletrônica baseada na Web.

Assim, seria fácil acessar a sua conta de qualquer computador, sem necessário apenas uma conexão com a internet.

Atualmente, a Hotmail faz parte da Microsoft e conta com diversos serviços que facilitam a vida dos internautas.

Qual foi a sua primeira conta de e-mail?

A primeira conta de e-mail foi muito marcante para muitas pessoas. Talvez por ter sido a primeira forma de comunicação online. Por trazer lembranças desse tempo, ainda gera muita nostalgia nas pessoas.

Como surgiu o Gmail

O Gmail foi criado pelo desenvolvedor do Google, Paul Buchheit. No primeiro momento, era um serviço voltado apenas para funcionários da empresa. Mas só alguns anos depois, a plataforma foi exposta para cerca de mil pessoa cuja presença no mundo tecnológico era importante.

Lentamente o Google começou a expandir o serviço, atraindo mais usuários. Isso gerou interesse mundial, especialmente porque no começo era necessário receber um convite para utilizar 1 GB de espaço oferecido.

O Gmail cresceu tanto que passou a oferecer outros serviços online, e, hoje, é um dos provedores mais utilizados.

Primeiro serviço de e-mail no Brasil

O primeiro provedor de e-mail do Brasil foi a Bol, em 1996 e depois incorporado pelo Uol. Atualmente, o existem diversos usuários e a empresa passou a ofertar outros serviços, como notícias, fotos, vídeos e bate-papos.

Outra aquisição que a Uol fez foi comprar a Zipmail, servidor criado por Marcos de Moraes, em 1998. Em apenas 8 meses já contava com 1 milhão de usuários. Foi apenas em 2001 que a Uol comprou a Zip (plataforma criadora do Zipmail).

Esse foi o estopim para que outras empresas criassem servidores de e-mail, como é o caso do IG mail, fundada em 2004, pela Brasil Telecom.

WhatsApp chat