A história do e-mail, apesar de ser recente, já passou por diversas evoluções desde a sua criação. E, ao longo do tempo, acompanhou a evolução tecnológica e a evolução da internet como todo. Com isso, desde a sua criação até hoje, ganhou mais espaço e outras funcionalidades. Sendo assim, deixou de ser restrito para se tornar universal.
O e-mail ou correio eletrônico foi, e ainda é, um dos meios de comunicação mais utilizados na internet. Criado na década de 70, ele se popularizou, junto com a internet, a partir dos anos 90. E, ainda hoje, é uma das ferramentas mais utilizadas na comunicação entre empresas ou pessoas.
Ao longo do tempo, diversos provedores de serviço de e-mail foram sendo criados, e as empresas travaram uma verdadeira batalha, seja para oferecer mais espaço ou novos recursos. Assim surgiram o Hotmail, Gmail, Yahoo e outros.
Ficou interessado? Então leia no nosso post como o e-mail começou e a sua trajetória ao longo da história.
História do E-mail
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O que você vai ler
- História do e-mail
- Quando foi criado o e-mail
- Qual a origem do e-mail?
- Quem criou o e-mail e quando?
- História do e-mail marketing
- Popularização do e-mail
- Primeiro serviço de e-mail gratuito
- Como surgiu o Gmail?
- Primeiro serviço de e-mail no Brasil
- Como é o e-mail nos dias atuais?
- Qual o futuro do e-mail?
- E-mail vs. comunicador instantâneo: vantagens e desvantagens
- Soluções para conta de e-mail profissional
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História do e-mail
O correio eletrônico é considerado o serviço online mais antigo do mundo, se tornando uma ferramenta crucial de inovação tecnológica para a difusão da internet.
Contudo, na história moderna, os programas de comunicações globais se deram a partir da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), que nada mais é que a primeira rede a implementar os protocolos TCP/IP.
Quando foi criado o e-mail
O e-mail, como conhecemos hoje, foi inventado por Ray Tomlinson no ano de 1971, que por meio do aplicativo SNDMSG conseguiu enviar e receber mensagens entre pessoas conectadas no mesmo computador.
A partir daí o caractere @(arroba) foi difundido e popularizado como característica dos endereços de e-mail. Ele serve para expressar um endereço único composto, normalmente, por um nome de usuário, seguido do nome do domínio.
Em 1973 (RFC 561) os padrões de codificações para envio e recebimento de mensagens eletrônicas foram propostos, convertendo a ARPANET à Internet na década de 80. Com isso, foi possível criar o núcleo dos serviços que conhecemos atualmente.
Qual a origem do e-mail?
Você já parou para pensar na origem do e-mail? Pois é, estamos tão habituados a usar esta ferramenta todos os dias que às vezes nem percebemos como poderia ter surgido. A história do e-mail anda junto com a criação da Arpanet, a famosa rede de computadores americana. Inicialmente desenvolvido para permitir a troca de mensagens de texto entre os desenvolvedores do projeto Arpanet, o e-mail acabou se tornando febre entre usuários comuns, anos após o surgimento da rede mundial de computadores, a internet.
Em 1971, o programador americano Ray Tomlinson criou o aplicativo que deu vida ao e-mail como conhecemos atualmente. Já em 1978 ocorreu o primeiro envio de mensagens eletrônicas em massa, dando início ao fatídico Spam. Quase duas décadas depois, em 1996, o Hotmail revolucionou o mercado de tecnologia, ao liberar o cadastro de usuários comuns gratuitamente para acesso ao seu sistema de mensagens eletrônicas.
Quando e onde surgiu o primeiro e-mail?
A história do e-mail se mistura à do engenheiro Ray Tomlinson, que se formou no Massachusetts Institute of Technology – MIT. Após anos de pesquisas, os colaboradores da BBN, empresa de Boston na qual Tomlinson trabalhava, desenvolveram a Arpanet. Finalmente, em 1971, Ray conseguiu enviar o que ficou sendo o primeiro e-mail da história. Como já havia a tecnologia do correio eletrônico desde os anos 60, Tomlinson usou este recurso para transmitir a primeira mensagem entre computadores interligados em rede.
Qual foi o primeiro e-mail do mundo?
Mas não pense que o envio do primeiro e-mail do mundo foi atribuído somente a Ray Tomlinson. A história do e-mail tem duas versões para o mesmo evento, isso mesmo! Em 1969, o professor Leonard Kleinrock e o seu aluno Charley Kline também realizaram a façanha de troca de mensagens entre computadores, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Uma mensagem de texto com a palavra “Login” teria sido encaminhada a Douglas Engelbart, do Stanford Research Institute. Os dois estudiosos estavam a mais de 500 km distantes um do outro. Porém uma falha do sistema durante o envio acabou concluindo apenas parte do texto, a sílaba “Lo”. Mesmo assim, o feito marcou a história do e-mail, pois foi a primeira troca de mensagens entre computadores em rede, diferente das trocas entre terminais de uma mesma máquina ocorridas até então.
De uma coisa podemos ter certeza: o envio do primeiro e-mail da história só foi possível graças ao trabalho de pesquisadores ao longo dos anos, e não a um acontecimento isolado, como povoa o nosso imaginário.
Quem criou o e-mail e quando?
Mesmo com versões diferentes, a criação do e-mail é atribuída ao programador americano Ray Tomlinson, que no ano de 1971 mudou para sempre a história do e-mail. Em Cambridge, na Inglaterra, dois computadores PDP-10, pertencentes à Bolt Beranek and Newman – BBN e conectados por meio da Arpanet, trocaram o que seria o primeiro e-mail da história.
Outra inovação de Tomlinson foi o uso do símbolo “@” para separar o nome do destinatário do servidor de e-mail. Mas por que ele escolheu esta tecla? Segundo Ray, era a única opção no teclado do computador, já que seu significado em inglês é a preposição “at”. Dessa maneira, o primeiro endereço de e-mail da história foi <tomlinson@bbn-tenexa>, usado pelo próprio Tomlinson na ocasião.
História do e-mail marketing
Não tem como falar da história do e-mail sem falar do e-mail marketing, uma das estratégias publicitárias exploradas por empresas e profissionais liberais ao redor do mundo. Com a escalada meteórica do e-mail, a possibilidade de falar com os consumidores por meio das mensagens eletrônicas foi apenas uma questão de tempo.
No ano de 1978, Gary Thuerk, um colaborador do setor de marketing da empresa Digital Equipment Corporation – DEC, encaminhou uma promoção de computadores para 393 contatos da Arpanet. Surgia, então, o e-mail marketing. Seu uso deu tanto resultado que atualmente as empresas têm desenvolvido ações de e-mail marketing com foco em atração e fidelização de clientes. Além disso, vem desenvolvendo o lado criativo e inovador para chamar a atenção e não cair na pasta de mensagens descartadas dos usuários.
Popularização do e-mail
Nos anos 70, os e-mails enviados podem ser assemelhados às mensagens de texto dos dias de hoje. Apesar de ter sido usado como trocador de mensagem simples pelos usuários da ARPANET e sido vinculado à área comercial de algumas companhias da época, foi apenas em meados de 1990 que os primeiros serviços de hospedagem de e-mail surgiram. Na realidade, quem assinava com algum provedor de conta virtual já recebia a sua conta de e-mail.
Primeiro serviço de e-mail gratuito
Foi com o avanço que surgiu o primeiro e-mail gratuito, conhecido como Hotmail. O provedor foi criado pelo indiano Sabeer Bhatia e o objetivo era proporcionar aos usuários uma conta eletrônica baseada na Web. Assim, seria fácil acessar a sua conta de qualquer computador, sendo necessário apenas uma conexão com a internet. Atualmente, a Hotmail faz parte da Microsoft e conta com diversos serviços que facilitam a vida dos internautas.
Como surgiu o Gmail
O Gmail foi criado por Paul Buchheit, desenvolvedor do Google. No primeiro momento, era um serviço voltado apenas para funcionários da empresa. Mas só alguns anos depois, a plataforma foi exposta para cerca de mil pessoa cuja presença no mundo tecnológico era importante.
Lentamente o Google começou a expandir o serviço, atraindo mais usuários. Isso gerou interesse mundial, especialmente porque no começo era necessário receber um convite para utilizar 1 GB de espaço oferecido.
O Gmail cresceu tanto que passou a oferecer outros serviços online, e, hoje, é um dos provedores mais utilizados.
Primeiro serviço de e-mail no Brasil
O primeiro provedor de e-mail do Brasil foi o Bol, em 1996 e se popularizou por ser um serviço gratuito e foi bastante difundido por ações de marketing nas mídias tradicionais.
Em setembro de 1996, o Uol incorporou o Bol, que até então pertencia ao Grupo Abril. Atualmente, o UOL se consolidou como o maior portal de notícias da internet brasileira e possui diversos outros serviços, como fotos, vídeos, bate-papos, classificados, lojas virtuais e criador de sites.
Outra aquisição que a Uol fez foi comprar a Zipmail, servidor criado por Marcos de Moraes, em 1998. Em apenas 8 meses já contava com 1 milhão de usuários. Foi apenas em 2001 que a Uol comprou a Zip (plataforma criadora do Zipmail).
Esse foi o estopim para que outras empresas criassem servidores de e-mail, como é o caso do IG mail, fundada em 2004, pela Brasil Telecom.
Como é o e-mail nos dias atuais?
Nos dias atuais, o e-mail conquistou novas funcionalidades, que atendem às mais diversas necessidades. A simples tarefa de estabelecer comunicação entre computadores, que gerou a criação do e-mail, já ficou para trás. Tanto as empresas, dos mais variados setores, como usuários em todo o mundo já utilizam o e-mail para algo além de enviar e receber mensagens eletrônicas. Com o passar dos anos, a história do e-mail acabou mostrando que é possível usar o e-mail como um arquivo de dados, ou ainda para ter sempre à mão os compromissos da agenda da semana.
Como o e-mail ainda se mantém vivo?
Durante a história do e-mail, observamos uma evolução em seu uso no nosso dia a dia, mas será que o bom e velho e-mail vai sobreviver por muitos anos? Pela forma como a história do e-mail vem sendo escrita, podemos esperar mudanças, mas o mito de que o e-mail vai acabar não deve se tornar realidade tão cedo. Há alguns anos, com o surgimento das redes sociais, o e-mail deixou de ser apenas um dispositivo para troca de mensagens, passando a fazer parte da rotina das pessoas.
Qual o futuro do e-mail?
Como toda boa história, o e-mail tem à sua frente um desafio: qual vai ser, afinal, o seu futuro? No que depender da criatividade humana, parece que seu fôlego ainda não acabou! Mesmo com tanta inovação, como os serviços de mensagens instantâneas, o e-mail ainda tem cadeira cativa na vida dos usuários. Já existe até um site que permite escrever um e-mail para si mesmo, com um detalhe no mínimo curioso. Apesar de escrever a mensagem no tempo presente, sua finalidade é ser lida no futuro. Isso mesmo!
O FutureMe é um serviço grátis de envio de e-mail que encaminha a mensagem na data que você escolher. Pode ser daqui a um, dois, três, cinco, até 50 anos. A lógica do serviço é ser uma referência em memórias arquivadas eletronicamente. A versátil ideia está disponível para qualquer provedor de e-mail, entre eles o Gmail e o Yahoo. Se você quiser testar, é só acessar o site www.futureme.org/ e colocar a mão na massa! O que você vai ler daqui a 20 anos?
Com o surgimento de novas tecnologias, o e-mail vai acabar?
Nem mesmo o surgimento de novas tecnologias, com sua impressionante capacidade de adesão pelos usuários, parece ter sido capaz de abalar a permanência do e-mail entre nós. Se antes era preciso controlar a quantidade de mensagens armazenadas, isso deixou de ser um problema. Os provedores aumentaram a capacidade de armazenamento, e o avanço da tecnologia de conexão à Internet cuidou da lentidão no tráfego de dados.
Hoje temos à disposição não só os serviços em nuvem, com altíssima capacidade de arquivamento, como também as salas para conferências online, além dos aplicativos, para arquivar fotos e vídeos e das redes sociais para comunicação. Mas, para usufruir de tudo isso, é necessário ter uma conta de e-mail. De qualquer forma, quanto mais avança a tecnologia, mais o e-mail se consolida. Assim é a história do e-mail!
E-mail vs. comunicador instantâneo: vantagens e desvantagens
Está lançado o desafio! Quem se sai melhor nesta? De um lado, temos o e-mail, com anos de história; do outro, o comunicador instantâneo, com sua praticidade para troca de mensagens eletrônicas, como o WhatsApp e o Telegram. E agora, qual é mais vantajoso?
A resposta é: depende da sua finalidade. Para as empresas, o e-mail confere maior segurança e garante a confiança de parceiros e clientes no negócio. Para as pessoas, é um meio de se manter a organização das tarefas diárias e de ter acesso a outros serviços em nuvem. Os mensageiros instantâneos, por sua vez, são mais ágeis para quem precisa trocar informações em tempo real. Para a relação empresa e cliente, faz toda a diferença. Mesmo para os usuários comuns, que podem fazer uma consulta ao médico via mensagens instantâneas. Mas nem tudo são flores.
O e-mail está sujeito a falhas, como o encaminhamento de uma mensagem importante para a caixa de Spam. Mais ainda, pode ser uma ferramenta de disseminação de vírus, comprometendo a segurança dos dados dos usuários. Já as mensagens instantâneas, muitas vezes, são vistas como meios de comunicação síncrona, quando nem sempre é possível responder na mesma hora. Além disso, têm sido usadas para a aplicação de golpes, gerando a sensação de insegurança.
Soluções para conta de e-mail profissional
Para se comunicar de forma eficiente e com profissionalismo, nada melhor do que contar com uma conta de e-mail profissional. Com ela é possível utilizar o seu domínio próprio acompanhado do nome de sua escolha. A outra vantagem é contar com os recursos dos melhores leitores de e-mails disponíveis no mercado como o RoundCube, Afterlogic e Horde.
Conheça os planos disponíveis pela Link Nacional e comece já a utilizar a sua conta de e-mail profissional. Se preferir, entre em contato com os nossos especialistas para tirar dúvidas ou fazer algum esclarecimento.
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