O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo promover o engajamento com o seu público alvo. Oferecer conteúdo de qualidade e propiciar um ambiente de negócios saudável que ajude na conquista de novos clientes. Também é uma forma da empresa expressar o seu valor por meio de uma comunicação de qualidade. Com isso, ela oferece informações precisas e valiosas para seus leitores.

Se o seu site ainda não alcançou o resultado esperado, está na hora de pensar em fazer o Marketing de Conteúdo, não é verdade? Porque apenas com uma estratégia bem definida e elaborada por profissionais qualificados, você pode atingir os resultados esperados. Para isso, é necessário entender toda a dinâmica de indexação de conteúdos no Google.  E com isso, garantir um maior fluxo de pessoas no seu site e conquistar novos clientes.

Agora, o seu foco tem que ser a conquista de novos clientes por meio das mais modernas técnicas de Marketing de Conteúdo. Garantir o seu espaço nesse ambiente tão competitivo e cheio de oportunidades que é o mundo da internet. Com a busca incessante pelos primeiros lugares do Google e forte investimento na produção de conteúdo, você pode chegar lá!

Leia esse manual completo de Marketing de Conteúdo e veja como é possível alavancar os acessos e obter um excelente retorno com o seu site.

  • O que é Marketing de Conteúdo
  • Exemplos de Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Conteúdoe Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo e Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais
  • Criação de blogs
  • Mensuração de resultados ou KPI´s
  • Cursos de Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

Hoje em dia, o Marketing de Conteúdo é a principal estratégia que as empresas utilizam para aumentar a sua visibilidade na internet e, por consequência, as suas vendas. Isso acontece, porque os leitores estão buscando, cada vez mais, conteúdos de qualidade e que tragam respostas para suas dúvidas, que sejam informativos e contenham alguma inovação.

Pense que a internet está sendo tomada por páginas e textos de todas as formas e tipos. Mas nem todos são de qualidade ou são relevantes, um exemplo disso são as fake news que estão tomando conta da internet. Por isso, é importante criar conteúdos diferenciados, que agreguem valor ao seu público-alvo, com aprofundamento em questões importantes e que se diferencie das mídias tradicionais.

Além dos leitores, os algoritmos do Google também estão dando prevalência para os conteúdos de qualidade e acabam os classificando nas primeiras posições do seu sistema de busca. Isso se deve, a inúmeras questões complexas que analisam mais de 200 pontos das páginas do seu site para fazer essa classificação.

Principal objetivo

Mas o principal objetivo do Marketing de Conteúdo é trazer potenciais clientes para o seu site e assim transformá-los em leads. Dessa forma, os leads podem ser trabalhados por meio de diversas ferramentas de automação de marketing para se tornarem futuros clientes.

Essa é a principal fórmula de sucesso do Marketing de Conteúdo. Em primeiro lugar aumentar o fluxo de usuários, depois gerar leads em potencial e em uma última fase converter em clientes. Assim, gerar valor para a empresa.

Exemplos de Marketing de Conteúdo

Criação de um blog

O principal exemplo de Marketing de Conteúdo é a criação de um blog. Toda empresa que pretende aumentar a sua presença digital e fortalecer a sua marca com os internautas deve pensar em criar um blog dentro do seu site. O Blog é uma maneira de publicar conteúdos com uma boa periodicidade que vai nutrir o seu leitor e trazer relevância para o seu site tanto para leitores e também para o Google.

Criação de vídeos

Outra maneira de gerar valor para os visitantes de seu site é criar vídeos interessantes com conteúdo informativo. Com isso, ela vai agregar valor e educar esse visitante para que ele tenha mais familiaridade com a sua empresa e possa se tornar um cliente. Não é atoa que o Youtube se tornou uma das plataformas mais visitadas do mundo e tem muita gente ganhando dinheiro postando vídeos com qualidade lá. Se quiser fazer uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é importante pensar na produção de conteúdo audiovisual para o seu site.

Landing page

A landing page é uma página especial que é utilizada para oferecer algum tipo de material rico para o seu visitante. Para ter acesso a esse material é necessário preencher um formulário de contato com os seus dados. Esse material pode ser um e-book, manual de instruções, download de um arquivo e etc.

Ela é utilizada para captar os dados de contato de um visitante e convertê-lo em lead. E partir daí você iniciar um relacionamento mais próximo que pode fazer com que esse lead se torne um cliente.

Newsletter

Uma outra forma de enviar conteúdos de qualidade para os seus leads são as newsletter. A partir do momento que você consegue captar o endereço de e-mail do seu cliente, seja por meio de uma assinatura de newsletter ou outro tipo de formulário, está na hora de iniciar um relacionamento por meio de envios periódicos de seus melhores conteúdos.

Esse tipo de comunicação funciona bastante porque o visitante já assinou a newsletter com o objetivo de receber o seu conteúdo e por isso é necessário nutri-lo com bons  textos.

Redes sociais

Para a sua empresa conquistar seguidores e fãs é necessário marcar uma presença efetiva nas redes sociais. Para isso, é necessário nutrir as suas redes com chamadas relevantes, que convidem os seus fãs, para irem até o seu blog para ler os seus mais novos conteúdos. Essa é uma boa maneira de gerar tráfego para o seu blog. Já que praticamente todas as pessoas possuem alguma rede social.

Infográfico

Para muitas pessoas é mais fácil entender algum assunto quando ele pode ser representado de forma visual. Principalmente se o texto contiver números e dados estatísticos. Por isso, os infográficos são de suma importância na sua comunicação, porque elucidam informações no texto e deixam mais claras as informações para os leitores.

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Aqui vamos explicar melhor as diferenças e como se relacionam essas duas áreas do marketing. Como já explicamos o que é Marketing de Conteúdo anteriormente, vamos nos aprofundar sobre o que é o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing se difere do marketing tradicional quanto a sua forma de atrair clientes. Quanto o marketing tradicional busca oferecer diretamente os seus produtos e serviços para seus clientes, o Inbound Marketing procura atrair os seus potenciais clientes para o seu blog, suas redes sociais e por meio dos mecanismos de buscas. Por isso, também é conhecido por marketing de atração.

Os principais objetivos do Inbound Marketing são aumentar a visibilidade do seu negócio, diminuir o custo de aquisição de clientes, chamado de ROI(retorno sobre investimento). Também pretende gerar conteúdos que agreguem valor, dessa forma, otimizar o processo de vendas e, por consequência, conquistar mais clientes.

Ou seja, o Marketing de Conteúdo é uma forma de Inbound Marketing.  Porque ele é a base de toda uma estratégia de atração de clientes que estão buscando um conteúdo relevante a acabam encontrando os textos da sua empresa. No Inbound Marketing esses conteúdos serão propagados de diversas maneiras com o objetivo de convergir acessos e clientes potenciais para o seu site ou blog.

Marketing de Conteúdo e Marketing Digital

Atualmente o marketing evoluiu e cada vez mais é pensado para as plataformas digitais. Seja porque o público-alvo está presente nelas, mas também, porque é uma maneira de diminuir custos e maximizar resultados. Por isso, as agências de publicidade têm pensado todo o planejamento de Marketing Digital para seus clientes de uma forma que contemple o maior alcance da presença digital da empresa.

Dentro dessa estratégia macro, que chamamos de Marketing Digital, existe todo um trabalho específico e de fundamental importância que é o Marketing de Conteúdo. O conteúdo pode ser considerado o principal material produzido para ser propagado pelas diversas formas de se fazer o Marketing Digital. Tudo isso é pensado para obter um maior alcance  e atrair possíveis clientes nas mais variadas plataformas e formatos digitais disponíveis.

Estratégia nas Redes Sociais

A todo momento vemos passar na nossa timeline diversos textos, links, fotos, vídeos, memes e outras coisas que nos fazem rir ou servem para nos informar. E cabe a nós decidir o que mais nos chama atenção e no que vamos clicar. E é no seu comportamento e no seu histórico de cliques e visualizações que as Redes Sociais estão monitorando e as empresas também.

Por isso, toda estratégia de Marketing Digital, com o objetivo de atração do cliente (Inbound Marketing), utilizará as Redes Sociais. Porque uma boa parte do seu público-alvo está lá interessado em ler algo que seja valioso para ele.

Cada Rede Social possui a sua especificidade, por isso, é necessário pensar diversas formas de atrair o seu cliente em potencial em cada uma dessas redes. Dessa forma, o Marketing de Conteúdo vai ser utilizado de forma específica para o Facebook, de uma maneira mais visual para o Instagram, em 140 caracteres para o Twitter e no formato de vídeo para o Youtube.

Criação de blogs

A base de sucesso da maioria das estratégias de Marketing de Conteúdo se iniciam pela criação de um blog. Já que ele será o local em que a empresa publicará os seus conteúdos e a partir dele fará toda a divulgação dos blog posts nas redes sociais, por meio de e-mail marketing e etc.

Por isso, é importante fazer um blog com um visual atraente, que reflita realmente a identidade da empresa, que se pense a disposição dos menus, dos textos e do layout como um todo. Para que tudo isso se encaixe com o tipo de conteúdo que alí será publicado.

Também é importante escolher uma boa plataforma para criar o seu blog. As mais conhecidas são o WordPress(open source) e o Blogger(plataforma do Google), que possuem diferenças entre si, mas que devem ser consideradas na escolha da plataforma ideal. Já que toda  a parte administrativa que será utilizada será por meio dessas plataformas.

Mensuração de Resultados ou KPI´s

Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é a mensuração de resultados ou chamados KPI´s (Indicador Chave de Desempenho). Diferente do marketing tradicional, no âmbito digital, é possível mensurar praticamente todas as ações de seu público-alvo. Seja no seu próprio blog ou site e por meio do Google Analytics ou nas diversas redes sociais.

Existem aplicativos e sistemas especializados na mensuração de resultados, alguns pagos e outros gratuitos. É por meio da análise desses dados que pode se definir qual foi o retorno da empresa em face ao seu investimento, o chamado ROI. O que é consenso entre os profissionais do meio é de que o investimento em Marketing de Conteúdo traz muito mais retorno e é mais barato do que as formas de marketing tradicionais.

Cursos de Marketing de Conteúdo

Existem diversos cursos para os profissionais que pretendem trabalhar na área de Marketing de Conteúdo. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Um exemplo de curso gratuito é o oferecido pelo SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e é uma excelente opção para quem está começando no assunto.

Para quem pretende se aprofundar mais no assunto e pode investir em um curso pago, o SENAC (Serviço Nacional do Comércio). Ele oferece o curso de Estratégias de Marketing Digital, que pode ser cursado por pessoas a partir de 16 anos e possui aulas presenciais.

Uma outra ótima opção de curso de Marketing Digital é o oferecido pela Rock Content. Que por meio da Universidade Rock Content oferece o curso 100% online e gratuito. Quem concluir o curso e obter aproveitamento superior a 70%, ganhará um certificado.

Marketing de conteúdo: a estratégia que faz toda a diferença
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