O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo promover o engajamento com o seu público alvo. Oferecer conteúdo de qualidade e propiciar um ambiente de negócios saudável que ajude na conquista de novos clientes. Também é uma forma da empresa expressar o seu valor por meio de uma comunicação de qualidade. Com isso, ela oferece informações precisas e valiosas para seus leitores.
A transformação digital vem modificando profundamente toda a sociedade, e os impactos no mundo corporativo são grandes. Hoje, uma organização sem presença online pode passar despercebida para seu principal público-alvo, mesmo que ele esteja geograficamente bem próximo. Com isso, as empresas passaram a adotar estratégias para fortalecer sua marca na web — e o marketing de conteúdo é uma delas.
Seu potencial para impulsionar a presença online é tão significativo que a maioria das grandes organizações já trabalha com o conceito de alguma forma. Entretanto, é natural que algumas dúvidas surjam junto ao assunto. Afinal, o que é exatamente o marketing de conteúdo? Quais seus benefícios? Como posso implementá-lo na minha empresa?
Leia esse manual completo de Marketing de Conteúdo e veja como é possível alavancar os acessos e obter um excelente retorno com o seu site.
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
Se o seu site ainda não alcançou o resultado esperado, está na hora de pensar em fazer o Marketing de Conteúdo, não é verdade? Porque apenas com uma estratégia bem definida e elaborada por profissionais qualificados, você pode atingir os resultados esperados. Para isso, é necessário entender toda a dinâmica de indexação de conteúdos no Google. E com isso, garantir um maior fluxo de pessoas no seu site e conquistar novos clientes.
Agora, o seu foco tem que ser a conquista de novos clientes por meio das mais modernas técnicas de Marketing de Conteúdo. Garantir o seu espaço nesse ambiente tão competitivo e cheio de oportunidades que é o mundo da internet. Com a busca incessante pelos primeiros lugares do Google e forte investimento na produção de conteúdo, você pode chegar lá!
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O que você vai ler
- Por que investir em Marketing de Conteúdo?
- O que é Marketing de Conteúdo?
- O conceito de Marketing de Conteúdo
- Os objetivos do Marketing de Conteúdo
- Os benefícios do Marketing de Conteúdo
- Posicionamento nas pesquisas do Google
- Geração de brand awareness
- Criação de um engajamento com a marca
- Educação do mercado e geração de vendas
- A execução do Marketing de Conteúdo
- Criação de um blog
- Produção de vídeos
- Criação de e-books
- Landing page
- Newsletter
- Envio de Email marketing
- Elaboração de infográficos
- Redes sociais
- Os exemplos reais de Marketing de Conteúdo
- Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo e Marketing Digital
- Estratégia nas Redes Sociais
- Criação de blogs
- Mensuração de Resultados ou KPI´s
- Cursos de Marketing de Conteúdo
- Agora vamos colocar o Marketing de Conteúdo em prática
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O que é Marketing de Conteúdo?
Pense que a internet está sendo tomada por páginas e textos de todas as formas e tipos. Mas nem todos são de qualidade ou são relevantes, um exemplo disso são as fake news que estão tomando conta da internet. Por isso, é importante criar conteúdos diferenciados, que agreguem valor ao seu público-alvo, com aprofundamento em questões importantes e que se diferencie das mídias tradicionais.
Além dos leitores, os algoritmos do Google também estão dando prevalência para os conteúdos de qualidade e acabam os classificando nas primeiras posições do seu sistema de busca. Isso se deve, a inúmeras questões complexas que analisam mais de 200 pontos das páginas do seu site para fazer essa classificação.
O conceito de Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de expansão da rede de clientes (reais e potenciais) de uma empresa por meio do oferecimento de um conteúdo considerado relevante e valioso. Na prática, ele é parte de uma metodologia mais ampla, o Inbound Marketing, cujo objetivo é capturar o interesse ou a atenção das pessoas de forma não invasiva.
As propagandas em geral, como os comerciais de televisão, geralmente, têm uma abordagem diferente frente ao seu público-alvo. O momento de oferta de um produto ou serviço, por exemplo, não é criado necessariamente com uma iniciativa de ambas as partes (quem vende e quem compra). Ou seja, o consumidor recebe sem solicitar uma propaganda de algo que pode ou não interessá-lo.
No Inbound Marketing, a proposta é oferecer algo valioso para gerar interesse no público-alvo, atraindo-o para um outro contexto no qual, futuramente, será ofertado um produto ou serviço. De forma mais ampla, seus pilares são:
- atração: por meio do conteúdo oferecido;
- conversão: transformando visitantes do site em leads (clientes em potencial);
- venda: oferecendo os devidos meios para concluí-la;
- valorização da marca: por meio de uma boa experiência ao longo do processo.
Primeiro passo do marketing de conteúdo
Em tempos de presença massiva das pessoas na internet e com o uso recorrente de ferramentas de busca, como o Google, a informação se tornou um bem ainda mais valioso para as empresas. Ofertar gratuitamente um conteúdo específico e direcionado, então, passou a ser uma prática que permite estabelecer uma relação menos invasiva com as pessoas.
Uma empresa oferece, em um determinado formato, informações relevantes para seu público-alvo, gerando valor para ele. Esse receptor, por sua vez, abre espaço para o recebimento de outras mensagens dessa fonte que o beneficiou de alguma forma.
Como isso é feito e quais os benefícios? É o que veremos nos próximos dois tópicos!
Os objetivos do Marketing de Conteúdo
O primeiro grande objetivo do marketing de conteúdo é fortalecer a presença online da empresa. Isso significa atuar diretamente em duas outras metas, a começar pela criação de tráfego no site. Seja pelo conhecimento direto da marca, seja pela maior presença nos sites de busca, conquistar mais visitas na sua própria página reposiciona sua empresa no ambiente digital.
Isso significa que ela estará em posição de destaque, como uma referência naquilo que faz. Nesse sentido, a segunda meta é justamente aumentar a notoriedade da sua marca. Afinal, em um momento no qual cada vez mais pessoas compram e relacionam-se pela internet, é nesse ambiente que sua empresa deve marcar presença — de forma positiva, é claro!
O marketing de conteúdo assume como objetivo fortalecer essa imagem, promovendo, por meio da entrega de informações relevantes, uma imagem de autoridade no assunto. Se alguém quer saber algo sobre um determinado assunto relacionado à sua empresa, é no seu canal virtual que encontrará a resposta.
A confiança que isso gera, como mostraremos a seguir, traz resultados valiosos.
Principal objetivo
Mas o principal objetivo do Marketing de Conteúdo é trazer potenciais clientes para o seu site e assim transformá-los em leads. Dessa forma, os leads podem ser trabalhados por meio de diversas ferramentas de automação de marketing para se tornarem futuros clientes.
Essa é a principal fórmula de sucesso do Marketing de Conteúdo. Em primeiro lugar aumentar o fluxo de usuários, depois gerar leads em potencial e em uma última fase converter em clientes. Assim, gerar valor para a empresa.
Os benefícios do Marketing de Conteúdo
Essa nova estratégia de marketing digital fortalece a presença online das organizações, principalmente no contexto das relações que elas estabelecem com as pessoas. Muito além dos seus clientes já fidelizados, a prática ajuda a delinear uma imagem respeitável da empresa, mostrando que ela entende do assunto que envolve seus produtos e serviços.
O aumento do volume de acessos ao site, por exemplo, gera resultados expressivos.
Posicionamento nas pesquisas do Google
Quando pesquisamos uma informação no Google, geralmente, encontramos as respostas nos primeiros links mostrados. O marketing de conteúdo é, nesse sentido, sua melhor estratégia para ocupar aquela posição. Isso acontece porque ele é produzido levando em consideração as métricas do Google para ranqueamento de sites.
A quantidade de acessos à sua página, por exemplo, é extremamente importante para que ela esteja bem posicionada. Com conteúdos de qualidade postados com frequência, essa taxa tende a subir rapidamente, melhorando a colocação da sua marca.
Geração de brand awareness
O brand awareness — ou a percepção da sua marca — é diretamente beneficiado pelo marketing de conteúdo. Com o aumento da sua presença online, sua empresa ganha mais visibilidade entre o seu público-alvo. Consequentemente, ocorre também um efeito cascata, já que um bom conteúdo leva o leitor a repassar a mensagem para seus círculos mais próximos.
Vale destacar que as pesquisas mostram que, de forma geral, as pessoas tendem a comprar das marcas que são familiares. Assim, você coloca a sua empresa na área de percepção de quem pode ter interesse nos seus produtos, tornando-se uma opção para um grupo mais amplo.
Criação de um engajamento com a marca
A nova geração de consumidores vai além do simples consumo de produtos e serviços. Hoje, uma marca traz consigo uma mensagem, algo que faz parte da identidade das pessoas. Com o marketing de conteúdo, uma empresa passa a ser capaz de gerar engajamento nas suas próprias campanhas.
Assim, a marca conta com os próprios consumidores para se manter presente no mundo digital. Além de compartilhar com os amigos que optou pelo seu produto, por exemplo, um cliente pode retransmitir uma mensagem que você criou, fortalecendo suas campanhas.
Tudo isso depende diretamente da sua capacidade de criar um conteúdo relevante e levá-lo às pessoas certas, pelos canais certos.
Educação do mercado e geração de vendas
Produzir conteúdo é a melhor forma de se posicionar como autoridade no assunto. Isso significa educar o mercado sobre como algo funciona, com informações que só quem é especialista pode oferecer. Assim, respondendo às dúvidas dos clientes, você permite que eles tomem a decisão de comprar por conta própria.
Feito isso, o marketing de conteúdo permite direcionar os leads no caminho da venda. Em outras palavras, você dá as informações que o cliente busca e, com isso, prepara o ambiente para que ele decida pela compra. Não é à toa que gerar leads está entre os principais objetivos das equipes de marketing hoje em dia.
Tendo isso em mente, é hora de detalharmos como o marketing de conteúdo pode ser colocado para trabalhar a favor da sua empresa. Então, vamos lá!
Essa nova estratégia de marketing digital fortalece a presença online das organizações, principalmente no contexto das relações que elas estabelecem com as pessoas. Muito além dos seus clientes já fidelizados, a prática ajuda a delinear uma imagem respeitável da empresa, mostrando que ela entende do assunto que envolve seus produtos e serviços.
O aumento do volume de acessos ao site, por exemplo, gera resultados expressivos.
A execução do Marketing de Conteúdo
A produção de conteúdo, em si, pode ser feita de diferentes formas. Em geral, um bom planejamento inicial envolve identificar os canais mais acessados pelo seu público-alvo e inserir-se neles. Contudo, há um mecanismo pelo qual praticamente todos os usuários da internet acabam passando para ir a outros tipos de site: a pesquisa do Google. Por isso, os passos seguintes são dispostos abaixo.
Criação de um blog
O principal exemplo de Marketing de Conteúdo é a criação de um blog. Toda empresa que pretende aumentar a sua presença digital e fortalecer a sua marca com os internautas deve pensar em criar um blog dentro do seu site.
O Blog é uma maneira de publicar conteúdos com uma boa periodicidade que vai nutrir o seu leitor e trazer relevância para o seu site tanto para leitores e também para o Google.
Somente as redes sociais ficam à frente da criação de blog nas estratégias de marketing de conteúdo. Entretanto, a vantagem desse tipo de site é que ele não só oferece a mensagem criada, mas também centraliza todo o conteúdo produzido.
Além disso, todo o tráfego que ele produz é seu — ao contrário das redes sociais, nas quais seu conteúdo não está impulsionando necessariamente sua própria empresa. Logo, ele impacta positivamente no ranqueamento do Google e coloca sua marca em destaque.
Produção de vídeos
Outra maneira de gerar valor para os visitantes de seu site é criar vídeos interessantes com conteúdo informativo. Com isso, ela vai agregar valor e educar esse visitante para que ele tenha mais familiaridade com a sua empresa e possa se tornar um cliente.
Não é atoa que o Youtube se tornou uma das plataformas mais visitadas do mundo e tem muita gente ganhando dinheiro postando vídeos com qualidade lá. Se quiser fazer uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é importante pensar na produção de conteúdo audiovisual para o seu site.
A produção de vídeos na estratégia de marketing ajuda a aumentar sua autoridade sobre um assunto. O tráfego de vídeos é intenso na internet, o que demonstra o poder de alcance desse formato. Além disso, um dos grandes benefícios do vídeo é a facilidade de acesso e de consumo — no computador, no celular, no tablet etc.
Criação de e-books
O chamado desenvolvimento de materiais ricos desempenha uma dupla função no marketing de conteúdo. Primeiro, ele oferece um aprofundamento que algumas pessoas procuram quando vão além do superficial no assunto. Você pode criar um blogpost com algumas dicas, por exemplo, e, ao final, indicar o download do arquivo com um conteúdo um pouco mais longo e rico em informações relevantes.
A segunda função é, por meio desse download, captar dados do seu lead. Para ofertá-lo, você pode solicitar o e-mail do leitor — o que nos leva à próxima etapa.
Landing page
A landing page é uma página especial que é utilizada para oferecer algum tipo de material rico para o seu visitante. Para ter acesso a esse material é necessário preencher um formulário de contato com os seus dados. Esse material pode ser um e-book, manual de instruções, download de um arquivo e etc.
Ela é utilizada para captar os dados de contato de um visitante e convertê-lo em lead. E partir daí você iniciar um relacionamento mais próximo que pode fazer com que esse lead se torne um cliente.
Envio de Email marketing
O usuário procura por uma informação na internet e você oferece gratuitamente em um post de blog. Lá, ele se interessa ainda mais pelo assunto e clica no link para baixar o e-book completo. Ao inserir o endereço do e-mail, ele recebe o material e, ao mesmo tempo, é iniciado um fluxo de e-mail marketing.
A estratégia é composta de um número planejado de mensagens por meio das quais sua empresa fortalecerá sua marca frente àquele lead. Assim, você ofertará mais conteúdos e, em determinado ponto, fará uma proposta real de venda ou para entrar em contato e falar sobre seus produtos e serviços.
Quanto mais humanizada for essa relação, melhor, pois a taxa de conversão tende a aumentar. Por isso, vale a pena investir no disparo de e-mail marketing e aproximar-se ainda mais dos clientes.
Elaboração de infográficos
Os infográficos são conteúdos que tiram proveito de uma estética mais visual para promover o aprendizado de forma simples e didática. Em geral, ele envolve tópicos curtos, com foco em dados explícitos, números, indicadores, gráficos etc.
Para muitas pessoas é mais fácil entender algum assunto quando ele pode ser representado de forma visual. Principalmente se o texto contiver números e dados estatísticos. Por isso, os infográficos são de suma importância na sua comunicação, porque elucidam informações no texto e deixam mais claras as informações para os leitores.
Redes sociais
Para a sua empresa conquistar seguidores e fãs é necessário marcar uma presença efetiva nas redes sociais. Para isso, é necessário nutrir as suas redes com chamadas relevantes, que convidem os seus fãs, para irem até o seu blog para ler os seus mais novos conteúdos. Essa é uma boa maneira de gerar tráfego para o seu blog. Já que praticamente todas as pessoas possuem alguma rede social.
Apesar da importância de atualizar ou criar um site, a presença no Facebook e nas demais redes sociais não pode ser deixada de lado. Seu principal benefício é colocar sua empresa já no ambiente de interação dos usuários. Ali, você pode promover os conteúdos criados em outros formatos e estabelecer uma troca de informações mais dinâmica e humanizada com seus clientes — além, é claro, de impulsionar publicações para alcançar mais pessoas.
Os exemplos reais de Marketing de Conteúdo
Algumas empresas alcançaram um status de grande referência nos mercados em que atuam graças à qualidade do marketing de conteúdo que produziram. Outras fortaleceram um domínio já consolidado por meio de ideias criativas e inovadoras. Veja, a seguir, alguns cases que valem a pena ser estudados.
Red Bull
Os energéticos da Red Bull são famosos em todo o mundo, o que fazia da empresa uma candidata improvável para referência em inovação no marketing. A realidade, no entanto, é outra. Com um conteúdo extremamente criativo e muita atenção ao seu público, a Red Bull vem fortalecendo ainda mais sua marca.
Ao identificar que boa parte dos seus consumidores é praticante ou entusiasta de esportes radicais, a empresa criou um grande núcleo de informações sobre o assunto. O conteúdo é criado de forma divertida e instrutiva, com alta qualidade e diversificação de canais (fotos, vídeos, textos etc.).
O valor gerado para as pessoas é diretamente revertido em valorização da marca.
Groove
O Groove oferece um sistema digital de suporte para pequenas empresas, especialmente as que não se adaptaram às ferramentas mais complexas. Em um mercado tão concorrido, os desafios para se destacar eram grandes. E qual foi a estratégia inovadora adotada no marketing de conteúdo da empresa? Criar um blog.
Mas não um blog qualquer. O blog do Groove conta a história da empresa na sua jornada, que vai de 0 a 100 mil dólares de faturamento mensal. Isso mesmo! O que muita gente achava loucura se tornou um grande sucesso. Mostrando dos erros aos acertos do dia a dia, a empresa logo amplificou a imagem da sua marca, batendo a meta rapidamente.
O próximo passo? Aumentar a meta, é claro! Atualmente, o Groove conta sua jornada rumo à meta dos 500 mil dólares mensais! Para complementar, a empresa lançou um grande sistema de atendimento ao cliente e outro para tirar dúvidas sobre o produto em si.
Coca-Cola
A Coca-Cola é referência no mundo da propaganda como um todo, não só na internet. A estratégia da empresa foi justamente tirar proveito do marketing de conteúdo para fortalecer sua imagem em diversos ambientes. Uma iniciativa recente, por meio de parcerias com influenciadores digitais, é um ótimo exemplo disso.
Foram convidados 16 famosos youtubers da gastronomia para uma competição. O vencedor seria aquele que elaborasse a melhor receita de hambúrguer para acompanhar uma Coca-Cola. É fácil imaginar o impacto disso no público brasileiro, um grande consumidor de conteúdo voltado à gastronomia.
Esses e outros exemplos mostram que o marketing de conteúdo não é uma estratégia quadrada e pronta. Existem mecanismos básicos que ajudam a torná-lo produtivo, como o blog e a presença nas redes sociais. Entretanto, o sucesso está ao alcance de quem for capaz de transformar uma ideia inovadora em realidade, cativando seu público-alvo de uma forma única!
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
Aqui vamos explicar melhor as diferenças e como se relacionam essas duas áreas do marketing. Como já explicamos o que é Marketing de Conteúdo anteriormente, vamos nos aprofundar sobre o que é o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing se difere do marketing tradicional quanto a sua forma de atrair clientes. Quanto o marketing tradicional busca oferecer diretamente os seus produtos e serviços para seus clientes, o Inbound Marketing procura atrair os seus potenciais clientes para o seu blog, suas redes sociais e por meio dos mecanismos de buscas. Por isso, também é conhecido por marketing de atração.
Ou seja, o Marketing de Conteúdo é uma forma de Inbound Marketing. Porque ele é a base de toda uma estratégia de atração de clientes que estão buscando um conteúdo relevante a acabam encontrando os textos da sua empresa. No Inbound Marketing esses conteúdos serão propagados de diversas maneiras com o objetivo de convergir acessos e clientes potenciais para o seu site ou blog.
Marketing de Conteúdo e Marketing Digital
Atualmente o marketing evoluiu e cada vez mais é pensado para as plataformas digitais. Seja porque o público-alvo está presente nelas, mas também, porque é uma maneira de diminuir custos e maximizar resultados. Por isso, as agências de publicidade têm pensado todo o planejamento de Marketing Digital para seus clientes de uma forma que contemple o maior alcance da presença digital da empresa.
Dentro dessa estratégia macro, que chamamos de Marketing Digital, existe todo um trabalho específico e de fundamental importância que é o Marketing de Conteúdo. O conteúdo pode ser considerado o principal material produzido para ser propagado pelas diversas formas de se fazer o Marketing Digital. Tudo isso é pensado para obter um maior alcance e atrair possíveis clientes nas mais variadas plataformas e formatos digitais disponíveis.
Estratégia nas Redes Sociais
A todo momento vemos passar na nossa timeline diversos textos, links, fotos, vídeos, memes e outras coisas que nos fazem rir ou servem para nos informar. E cabe a nós decidir o que mais nos chama atenção e no que vamos clicar. E é no seu comportamento e no seu histórico de cliques e visualizações que as Redes Sociais estão monitorando e as empresas também.
Por isso, toda estratégia de Marketing Digital, com o objetivo de atração do cliente (Inbound Marketing), utilizará as Redes Sociais. Porque uma boa parte do seu público-alvo está lá interessado em ler algo que seja valioso para ele.
Criação de blogs
A base de sucesso da maioria das estratégias de Marketing de Conteúdo se iniciam pela criação de um blog. Já que ele será o local em que a empresa publicará os seus conteúdos e a partir dele fará toda a divulgação dos blog posts nas redes sociais, por meio de e-mail marketing e etc.
Por isso, é importante fazer um blog com um visual atraente, que reflita realmente a identidade da empresa, que se pense a disposição dos menus, dos textos e do layout como um todo. Para que tudo isso se encaixe com o tipo de conteúdo que alí será publicado.
Também é importante escolher uma boa plataforma para criar o seu blog. As mais conhecidas são o WordPress(open source) e o Blogger(plataforma do Google), que possuem diferenças entre si, mas que devem ser consideradas na escolha da plataforma ideal. Já que toda a parte administrativa que será utilizada será por meio dessas plataformas.
Mensuração de Resultados ou KPI´s
Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é a mensuração de resultados ou chamados KPI´s (Indicador Chave de Desempenho). Diferente do marketing tradicional, no âmbito digital, é possível mensurar praticamente todas as ações de seu público-alvo. Seja no seu próprio blog ou site e por meio do Google Analytics ou nas diversas redes sociais.
Existem aplicativos e sistemas especializados na mensuração de resultados, alguns pagos e outros gratuitos. É por meio da análise desses dados que pode se definir qual foi o retorno da empresa em face ao seu investimento, o chamado ROI. O que é consenso entre os profissionais do meio é de que o investimento em Marketing de Conteúdo traz muito mais retorno e é mais barato do que as formas de marketing tradicionais.
Cursos de Marketing de Conteúdo
Existem diversos cursos para os profissionais que pretendem trabalhar na área de Marketing de Conteúdo. Alguns são gratuitos e outros são pagos. Um exemplo de curso gratuito é o oferecido pelo SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e é uma excelente opção para quem está começando no assunto.
Para quem pretende se aprofundar mais no assunto e pode investir em um curso pago, o SENAC (Serviço Nacional do Comércio). Ele oferece o curso de Estratégias de Marketing Digital, que pode ser cursado por pessoas a partir de 16 anos e possui aulas presenciais.
Uma outra ótima opção de curso de Marketing Digital é o oferecido pela Rock Content. Que por meio da Universidade Rock Content oferece o curso 100% online e gratuito. Quem concluir o curso e obter aproveitamento superior a 70%, ganhará um certificado.
Agora vamos colocar o Marketing de Conteúdo em prática
Agora que você já entende como funciona o marketing de conteúdo e por que ele fortalece sua presença online, coloque-o em prática na sua empresa. Os resultados, como mostramos aqui no post, são extremamente positivos!
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