
Automatização de Marketing para empresas
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo
Está precisando aumentar os acessos do seu site? saiba que o Marketing de Conteúdo é amaneira mais eficiente e econômica de melhorar os seus resultados. Entre em contato com o nosso analista de conteúdo e escolha o melhor plano para a sua empresa.O conceito de Marketing de Conteúdo

- atração: por meio do conteúdo oferecido;
- conversão: transformando visitantes do site em leads (clientes em potencial);
- venda: oferecendo os devidos meios para concluí-la;
- valorização da marca: por meio de uma boa experiência ao longo do processo.
Primeiro passo do marketing de conteúdo.
Em tempos de presença massiva das pessoas na internet e com o uso recorrente de ferramentas de busca, como o Google, a informação se tornou um bem ainda mais valioso para as empresas. Ofertar gratuitamente um conteúdo específico e direcionado, então, passou a ser uma prática que permite estabelecer uma relação menos invasiva com as pessoas. Uma empresa oferece, em um determinado formato, informações relevantes para seu público-alvo, gerando valor para ele. Esse receptor, por sua vez, abre espaço para o recebimento de outras mensagens dessa fonte que o beneficiou de alguma forma. Como isso é feito e quais os benefícios? É o que veremos nos próximos dois tópicos!Os objetivos do Marketing de Conteúdo
Principal objetivo

Os benefícios do Marketing de Conteúdo
Posicionamento nas pesquisas do Google
Quando pesquisamos uma informação no Google, geralmente, encontramos as respostas nos primeiros links mostrados. O marketing de conteúdo é, nesse sentido, sua melhor estratégia para ocupar aquela posição. Isso acontece porque ele é produzido levando em consideração as métricas do Google para ranqueamento de sites. A quantidade de acessos à sua página, por exemplo, é extremamente importante para que ela esteja bem posicionada. Com conteúdos de qualidade postados com frequência, essa taxa tende a subir rapidamente, melhorando a colocação da sua marca.Geração de brand awareness
O brand awareness — ou a percepção da sua marca — é diretamente beneficiado pelo marketing de conteúdo. Com o aumento da sua presença online, sua empresa ganha mais visibilidade entre o seu público-alvo. Consequentemente, ocorre também um efeito cascata, já que um bom conteúdo leva o leitor a repassar a mensagem para seus círculos mais próximos. Vale destacar que as pesquisas mostram que, de forma geral, as pessoas tendem a comprar das marcas que são familiares. Assim, você coloca a sua empresa na área de percepção de quem pode ter interesse nos seus produtos, tornando-se uma opção para um grupo mais amplo.Criação de um engajamento com a marca
A nova geração de consumidores vai além do simples consumo de produtos e serviços. Hoje, uma marca traz consigo uma mensagem, algo que faz parte da identidade das pessoas. Com o marketing de conteúdo, uma empresa passa a ser capaz de gerar engajamento nas suas próprias campanhas. Assim, a marca conta com os próprios consumidores para se manter presente no mundo digital. Além de compartilhar com os amigos que optou pelo seu produto, por exemplo, um cliente pode retransmitir uma mensagem que você criou, fortalecendo suas campanhas. Tudo isso depende diretamente da sua capacidade de criar um conteúdo relevante e levá-lo às pessoas certas, pelos canais certos.Educação do mercado e geração de vendas
Produzir conteúdo é a melhor forma de se posicionar como autoridade no assunto. Isso significa educar o mercado sobre como algo funciona, com informações que só quem é especialista pode oferecer. Assim, respondendo às dúvidas dos clientes, você permite que eles tomem a decisão de comprar por conta própria. Feito isso, o marketing de conteúdo permite direcionar os leads no caminho da venda. Em outras palavras, você dá as informações que o cliente busca e, com isso, prepara o ambiente para que ele decida pela compra. Não é à toa que gerar leads está entre os principais objetivos das equipes de marketing hoje em dia. Tendo isso em mente, é hora de detalharmos como o marketing de conteúdo pode ser colocado para trabalhar a favor da sua empresa. Então, vamos lá!A execução do Marketing de Conteúdo
Criação de um blog
O principal exemplo de Marketing de Conteúdo é a criação de um blog. Toda empresa que pretende aumentar a sua presença digital e fortalecer a sua marca com os internautas deve pensar em criar um blog dentro do seu site. O Blog é uma maneira de publicar conteúdos com uma boa periodicidade que vai nutrir o seu leitor e trazer relevância para o seu site tanto para leitores e também para o Google. Somente as redes sociais ficam à frente da criação de blog nas estratégias de marketing de conteúdo. Entretanto, a vantagem desse tipo de site é que ele não só oferece a mensagem criada, mas também centraliza todo o conteúdo produzido. Além disso, todo o tráfego que ele produz é seu — ao contrário das redes sociais, nas quais seu conteúdo não está impulsionando necessariamente sua própria empresa. Logo, ele impacta positivamente no ranqueamento do Google e coloca sua marca em destaque.Produção de vídeos
Outra maneira de gerar valor para os visitantes de seu site é criar vídeos interessantes com conteúdo informativo. Com isso, ela vai agregar valor e educar esse visitante para que ele tenha mais familiaridade com a sua empresa e possa se tornar um cliente. Não é atoa que o Youtube se tornou uma das plataformas mais visitadas do mundo e tem muita gente ganhando dinheiro postando vídeos com qualidade lá. Se quiser fazer uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é importante pensar na produção de conteúdo audiovisual para o seu site. A produção de vídeos na estratégia de marketing ajuda a aumentar sua autoridade sobre um assunto. O tráfego de vídeos é intenso na internet, o que demonstra o poder de alcance desse formato. Além disso, um dos grandes benefícios do vídeo é a facilidade de acesso e de consumo — no computador, no celular, no tablet etc.Criação de e-books
O chamado desenvolvimento de materiais ricos desempenha uma dupla função no marketing de conteúdo. Primeiro, ele oferece um aprofundamento que algumas pessoas procuram quando vão além do superficial no assunto. Você pode criar um blogpost com algumas dicas, por exemplo, e, ao final, indicar o download do arquivo com um conteúdo um pouco mais longo e rico em informações relevantes. A segunda função é, por meio desse download, captar dados do seu lead. Para ofertá-lo, você pode solicitar o e-mail do leitor — o que nos leva à próxima etapa.Landing page
A landing page é uma página especial que é utilizada para oferecer algum tipo de material rico para o seu visitante. Para ter acesso a esse material é necessário preencher um formulário de contato com os seus dados. Esse material pode ser um e-book, manual de instruções, download de um arquivo e etc. Ela é utilizada para captar os dados de contato de um visitante e convertê-lo em lead. E partir daí você iniciar um relacionamento mais próximo que pode fazer com que esse lead se torne um cliente.Newsletter
Uma outra forma de enviar conteúdos de qualidade para os seus leads são as newsletter. A partir do momento que você consegue captar o endereço de e-mail do seu cliente, seja por meio de uma assinatura de newsletter ou outro tipo de formulário, está na hora de iniciar um relacionamento por meio de envios periódicos de seus melhores conteúdos. Esse tipo de comunicação funciona bastante porque o visitante já assinou a newsletter com o objetivo de receber o seu conteúdo e por isso é necessário nutri-lo com bons textos.Envio de Email marketing
O usuário procura por uma informação na internet e você oferece gratuitamente em um post de blog. Lá, ele se interessa ainda mais pelo assunto e clica no link para baixar o e-book completo. Ao inserir o endereço do e-mail, ele recebe o material e, ao mesmo tempo, é iniciado um fluxo de e-mail marketing. A estratégia é composta de um número planejado de mensagens por meio das quais sua empresa fortalecerá sua marca frente àquele lead. Assim, você ofertará mais conteúdos e, em determinado ponto, fará uma proposta real de venda ou para entrar em contato e falar sobre seus produtos e serviços. Quanto mais humanizada for essa relação, melhor, pois a taxa de conversão tende a aumentar. Por isso, vale a pena investir no disparo de e-mail marketing e aproximar-se ainda mais dos clientes.Elaboração de infográficos
Os infográficos são conteúdos que tiram proveito de uma estética mais visual para promover o aprendizado de forma simples e didática. Em geral, ele envolve tópicos curtos, com foco em dados explícitos, números, indicadores, gráficos etc. Para muitas pessoas é mais fácil entender algum assunto quando ele pode ser representado de forma visual. Principalmente se o texto contiver números e dados estatísticos. Por isso, os infográficos são de suma importância na sua comunicação, porque elucidam informações no texto e deixam mais claras as informações para os leitores.Redes sociais
Para a sua empresa conquistar seguidores e fãs é necessário marcar uma presença efetiva nas redes sociais. Para isso, é necessário nutrir as suas redes com chamadas relevantes, que convidem os seus fãs, para irem até o seu blog para ler os seus mais novos conteúdos. Essa é uma boa maneira de gerar tráfego para o seu blog. Já que praticamente todas as pessoas possuem alguma rede social. Apesar da importância de atualizar ou criar um site, a presença no Facebook e nas demais redes sociais não pode ser deixada de lado. Seu principal benefício é colocar sua empresa já no ambiente de interação dos usuários. Ali, você pode promover os conteúdos criados em outros formatos e estabelecer uma troca de informações mais dinâmica e humanizada com seus clientes — além, é claro, de impulsionar publicações para alcançar mais pessoas.Os exemplos reais de Marketing de Conteúdo
Red Bull
Os energéticos da Red Bull são famosos em todo o mundo, o que fazia da empresa uma candidata improvável para referência em inovação no marketing. A realidade, no entanto, é outra. Com um conteúdo extremamente criativo e muita atenção ao seu público, a Red Bull vem fortalecendo ainda mais sua marca. Ao identificar que boa parte dos seus consumidores é praticante ou entusiasta de esportes radicais, a empresa criou um grande núcleo de informações sobre o assunto. O conteúdo é criado de forma divertida e instrutiva, com alta qualidade e diversificação de canais (fotos, vídeos, textos etc.). O valor gerado para as pessoas é diretamente revertido em valorização da marca.Groove
O Groove oferece um sistema digital de suporte para pequenas empresas, especialmente as que não se adaptaram às ferramentas mais complexas. Em um mercado tão concorrido, os desafios para se destacar eram grandes. E qual foi a estratégia inovadora adotada no marketing de conteúdo da empresa? Criar um blog. Mas não um blog qualquer. O blog do Groove conta a história da empresa na sua jornada, que vai de 0 a 100 mil dólares de faturamento mensal. Isso mesmo! O que muita gente achava loucura se tornou um grande sucesso. Mostrando dos erros aos acertos do dia a dia, a empresa logo amplificou a imagem da sua marca, batendo a meta rapidamente. O próximo passo? Aumentar a meta, é claro! Atualmente, o Groove conta sua jornada rumo à meta dos 500 mil dólares mensais! Para complementar, a empresa lançou um grande sistema de atendimento ao cliente e outro para tirar dúvidas sobre o produto em si.Coca-Cola
A Coca-Cola é referência no mundo da propaganda como um todo, não só na internet. A estratégia da empresa foi justamente tirar proveito do marketing de conteúdo para fortalecer sua imagem em diversos ambientes. Uma iniciativa recente, por meio de parcerias com influenciadores digitais, é um ótimo exemplo disso. Foram convidados 16 famosos youtubers da gastronomia para uma competição. O vencedor seria aquele que elaborasse a melhor receita de hambúrguer para acompanhar uma Coca-Cola. É fácil imaginar o impacto disso no público brasileiro, um grande consumidor de conteúdo voltado à gastronomia. Esses e outros exemplos mostram que o marketing de conteúdo não é uma estratégia quadrada e pronta. Existem mecanismos básicos que ajudam a torná-lo produtivo, como o blog e a presença nas redes sociais. Entretanto, o sucesso está ao alcance de quem for capaz de transformar uma ideia inovadora em realidade, cativando seu público-alvo de uma forma única!Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo e Marketing Digital
Estratégia nas Redes Sociais

Criação de blogs
A base de sucesso da maioria das estratégias de Marketing de Conteúdo se iniciam pela criação de um blog. Já que ele será o local em que a empresa publicará os seus conteúdos e a partir dele fará toda a divulgação dos blog posts nas redes sociais, por meio de e-mail marketing e etc. Por isso, é importante fazer um blog com um visual atraente, que reflita realmente a identidade da empresa, que se pense a disposição dos menus, dos textos e do layout como um todo. Para que tudo isso se encaixe com o tipo de conteúdo que alí será publicado. Também é importante escolher uma boa plataforma para criar o seu blog. As mais conhecidas são o WordPress(open source) e o Blogger(plataforma do Google), que possuem diferenças entre si, mas que devem ser consideradas na escolha da plataforma ideal. Já que toda a parte administrativa que será utilizada será por meio dessas plataformas.
Como faço para contratar o serviço de Marketing de Conteúdo?
Olá por favor entre em contato conosco, assim agendamos uma reunião para alinhar os objetivos.
Também gostaria de saber como faço para contratar o serviço?
Olá Lígia obrigada pelo interesse em nossa companhia, por favor entre em contato conosco pelo whatsApp, telefone ou atendimento online para a gente definir o objetivo do seu projeto.
Fiz um curso de marketing de afiliados e criar conteúdos é realmente essencial!