Nos deparamos diariamente com sites de encher os olhos, com belos designs e diversas funcionalidades organizadas em suas páginas. Isso ocorre devido ao fato de os desenvolvedores conhecerem o objetivo daquela página online, sendo capazes de escolher de maneira estratégica as características fundamentais que a compõem.

Muitos desenvolvedores utilizam outras plataformas para criar seus sites, tanto pela praticidade quanto pelas opções oferecidas. Essas plataformas são conhecidas como CMS — sigla para Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português.

O CMS mais popular atualmente é o WordPress, que oferece temas gratuitos que podem ser customizados e editados de acordo com a identidade visual da empresa — uma boa solução para quem busca reduzir custos relacionados à produção do seu primeiro website.

Mas como escolher o tema para a sua página da Internet? Neste artigo, mostraremos algumas opções e como você poderá escolher em meio aos vários temas gratuitos para WordPress. Continue a leitura!

Quais temas estão disponíveis gratuitamente?

Conforme falado antes, na plataforma WordPress existem temas que não são pagos. A seguir, apresentamos algumas opções interessantes que ajudarão em sua escolha.

Shopera

Esse tema é uma ótima escolha para quem quer criar um site para divulgar e vender produtos. Ele possui diversas funcionalidades para o comércio eletrônico, além de ser responsivo, ou seja, se adapta às dimensões da tela de diferentes dispositivos.

Virtue

No tema Virtue, é possível incorporar funcionalidades para comércios eletrônicos, blogs e sites. Sendo assim, torna-se uma possibilidade mais versátil para companhias que possuem objetivos variados ou presença virtual de diversas formas. Seu visual é minimalista, tornando-o atrativo tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Customizr

É um tema com grande foco na personalização e versatilidade. Além de se adaptar para plataformas mobile, ele possui os recursos premium, que possibilitam a integração de botões para redes sociais, por exemplo. Na Internet, é possível encontrar vários tutoriais de como configurar seus atributos de forma a deixá-lo o mais personalizado possível.

Optimizer

O Optimizer é simples e funcional até mesmo para quem não sabe muito de desenvolvimento web e está dando os primeiros passos nessa área. Por isso, é útil para qualquer objetivo que a empresa precise: de blog a loja virtual. Também é responsivo e construído a partir de HTML5 e CSS3, linguagens fundamentais para o desenvolvimento web. É um tema interessante para empresas de diversos setores e tamanhos e, até mesmo para os empreendedores individuais.

Dazzling

Considerado um dos melhores temas responsivos, o Dazzlingpossui funcionalidades para sites corporativos ou de portfólios. Suas cores são fortes, abrindo possibilidade para usar a fundo a psicologia das cores. É um tema que pode melhorar a reputação da companhia na Internet por meio de um design minimalista e deslumbrante.

Vantage

O Vantage é um tema extremamente versátil, justamente por sua simplicidade. Possui um layout limpo, capaz de transmitir bastante profissionalismo. Além disso, fornece a possibilidade de integração com comércio eletrônico e um filtro de grade para exibir fotografias, publicações, entre outros conteúdos que produza. Assim como o Dazzling, é um tema ideal para empresas e portfólios.

Como escolher o melhor?

Devido à grande variedade de temas gratuitos para WordPress, é importante estar atento às características do negócio que vai ser representado na Internet. Se for um blog, em que há postagem regular de artigos, é necessário que o tema ofereça possibilidade para exibir o conteúdo objetivamente. Caso o site tenha objetivo de vender produtos, é importante que os itens que são vendidos sejam exibidos primeiro e de forma estratégica.

Nesse sentido, de acordo com o propósito do site, é necessário observar a disposição dos elementos que o compõem. Assim, a página que está sendo criada será funcional para veicular as informações necessárias e de modo organizado, preocupando também com a experiência do usuário.

Viu como é simples escolher um tema para seu site? É importante saber que, após a criação, é necessário mantê-lo funcionando, alimentando-o constantemente com informações fresquinhas para os visitantes do seu website.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como escolher temas gratuitos para WordPress!

Posts relacionados

Entenda a diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Entenda a diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Atualmente, quando falamos em criar um site, é difícil não fazermos a referência imediata com o WordPress. Afinal, mais de 30% dos sites são criados na plataforma. Porém, você sabe qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com? Conhecer as principais...

ler mais
Diferença entre logotipo e logomarca

Diferença entre logotipo e logomarca

Nos bancos acadêmicos dos cursos de comunicação, mais especificamente do curso de publicidade e propaganda, muito se discute sobre as diferenças e semelhanças entre logotipo e logomarca. Existem algumas discordâncias entre os profissionais da área, principalmente...

ler mais
Como gerar tráfego para o site? 4 dicas para aplicar

Como gerar tráfego para o site? 4 dicas para aplicar

Se a sua empresa quer se destacar da concorrência, transformar leads em clientes, gerar autoridade de marca e ainda garantir a lucratividade dos negócios, precisa saber como gerar tráfego para site ou blog. Gerar tráfego é essencial para destacar a sua empresa no...

ler mais
WhatsApp chat