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Guia completo com 28 tipos de sites que você deve conhecer

por | Atualizado em 9 de março de 2021 | Notícias

Ter uma página online para seu negócio ou como portfólio de carreira é fundamental, especialmente se você é um profissional liberal. Porém, se você já tentou fazer isso, sabe muito bem como pode ser difícil criar um site de boa qualidade. Um dos motivos para isso é que existem vários tipos de sites com características diferentes.

Entender essas diferenças é um bom começo para quem deseja melhorar sua presença online. Dependendo do seu caso, pode ser que você precise de mais de um site à sua disposição.

Para ajudar você com isso, vamos falar um pouco sobre os diferentes sites que você pode criar e como você pode escolher os tipos certos. Acompanhe!

Por que criar um site?

Apesar da grande importância do mundo digital hoje em dia, muitos profissionais ainda resistem à ideia de criar um site. Alguns pensam que é desnecessário, que não se encaixa na sua área de atuação ou que os resultados não justificam o investimento. Essas linhas de pensamento, claramente, são um grande erro.

Ter um site é fundamental para todo e qualquer negócio. Por meio dele, você pode fornecer informações importantes sobre seu serviço, centralizar os contatos que recebe de seus clientes e até criar uma loja para facilitar a venda de seus produtos.

Alguns tipos podem ainda ser usados como cartão de visita para potenciais clientes, enquanto outros ajudam a manter o engajamento com seu público. Em outras palavras, você pode criar sites com as características que você precisa para melhorar o desempenho do seu negócio.

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Usuário de um site

Como escolher o tipo certo de site?

Escolher entre os diversos tipos de sites disponíveis para seu negócio pode ser uma tarefa bem difícil, especialmente se você ainda não entende muito bem o propósito de cada um deles. Vamos explicar esses tipos daqui abaixo, mas é bom entender o que levar em consideração durante essa escolha. Melhor do que ter uma página sem ter resultados.

Primeiro, tenha em mente o que você quer alcançar com seu site. Ele será uma referência sobre seu trabalho? Um ponto de vendas para o seu produto? Um canal para manter seu público informado? Dependendo da sua resposta, você vai precisar criar um site diferente, ou mesmo mais de um.

Essa escolha também influencia a forma como você vai construir a página. Elementos como o layout do site, por exemplo, são amplamente adaptados de acordo com o tipo de site a ser criado. Não apenas por uma questão de praticidade, mas também para se adequar às expectativas do público.

Quais os tipos de sites?

Como mencionamos, há muitas opções de site à sua disposição. Entender as particularidades de cada uma delas será fundamental para fazer a melhor escolha.

Para ajudar, separamos aqui os 12 tipos de sites que você precisa conhecer. Confira.

1. Site Institucional

O site institucional é um dos que você mais vê na Internet. Trata-se de um site que reúne diversas páginas com dados sobre um determinado negócio, como nome da empresa, o tipo de produto, preços, endereço, histórico, entre outras coisas que alguns clientes precisam saber antes de contratar um serviço.

O objetivo deste site, naturalmente, é centralizar os dados do seu negócio para o público. A partir dele, você pode chamar a atenção de seus leads para os demais conteúdos veiculados por sua marca ou, até, direcionar para um contato.

Em geral, empresas com um site institucional são muito bem-vistas pelo público, pois isso é algo esperado em qualquer atividade profissional. E se você atualizar o site com frequência, seu público sempre estará bem informado sobre ofertas, novos serviços e atualizações na sua carreira.

2. E-commerce

Outra figura bem conhecida no mundo online é o comércio virtual, mais conhecido entre as empresas como “e-commerce”. Esse é um tipo de site um pouco mais específico, então você não necessariamente precisa dele no seu repertório. Mas não custa nada entender como ele funciona.

Como o nome já diz, esse é um site para vender seu produto. Quem usa esse tipo de página geralmente são empresas de comércio ou desenvolvedores de produtos, sejam eles físicos ou digitais. Por meio da página, o cliente pode ver todas as informações que precisa sobre a mercadoria, fazer o pedido, efetuar o pagamento e receber o produto.

Para colocar esse site para funcionar, você vai precisar de um pouco mais de ajuda. Além de pensar na formatação, você também precisa de um método de pagamento acessível e integrado com o site, sistemas de segurança digitais, otimização da página, entre outras coisas.

Usuário de um site

3. Blog

Mais uma figura bem comum e que tem ganhado força nos últimos anos, principalmente graças ao marketing de conteúdo. O blog é, basicamente, um site em que você posta novas informações para o seu público com alguma regularidade. Podem ser suas opiniões, alguma notícia relevante para quem busca seus serviços ou novidades sobre sua própria empresa.

O grande objetivo desse tipo de site é manter o engajamento do público ao longo do tempo, fazendo com que eles lembrem que você existe e continuem a acompanhar sua jornada. Um público cativo é bem mais fácil de converter do que pessoas ainda desconhecidas.

O segredo é manter a regularidade e sempre ter assuntos relevantes para seu público. Com isso, sua audiência vai retornar toda semana, como os leitores de uma revista.

4. Site one page

Na maioria dos sites que já citamos, as informações específicas, como postagens de blog e contatos da empresa, estão separados em diferentes páginas. O principal motivo para isso é manter tudo organizado para quem está visitando, mas não é a única forma de se comunicar com eficiência. É aí que entram os sites One Page.

Pelo nome, você já deve imaginar do que se trata. É um site em que todo o conteúdo está localizado em uma única página, sem necessidade de clicar em outros links para acessar nada.

Isso oferece duas vantagens principais. Primeiro, só é necessário carregar uma única página, o que aumenta a velocidade do site, deixando a navegação mais leve e rápida. Segundo, ter toda a informação de forma clara em um único espaço facilita bastante a leitura em celulares e tablets, que são a principal forma de acesso à Internet hoje em dia.

5. Portal

Depois de um tempo estudando os tipos de sites, criando algumas páginas e reunindo informações, pode ser interessante centralizar a atenção do público em um único espaço. Para isso serve o portal.

Você provavelmente já viu várias dessas páginas por aí, especialmente em sites de notícias e revistas. A ideia do portal é reunir as principais informações sobre um determinado tema ou aquelas que sejam relevantes para o público, criando um agregado com vários conteúdos mais bem direcionados. E caso um leitor queira se aprofundar em um dos temas, ele pode seguir um link para a fonte da informação, que pode ser outro site ou uma página criada por você.

Esse site é muito útil se o seu produto é informação, como é o caso de um produtor ou divulgador de conteúdo.

6. Portfólio

Antes de contratar um profissional liberal, especialmente um designer, você precisa saber como é o trabalho dele. Da mesma forma, para conseguir captar clientes, o próprio designer precisa de alguns exemplos de suas obras expostas em algum lugar. A melhor forma de fazer isso é criando um site de Portfólio.

Mais uma vez, o significado é bem óbvio. Trata-se de um site em que o profissional criativo expõe um ou mais exemplos de seu trabalho, o que ajuda potenciais clientes na sua avaliação como profissional. Ter um portfólio é obrigatório para ser reconhecido em qualquer área criativa, especialmente nas áreas de escrita e artes.

O mais importante nesses sites é ter um design funcional, organizado, limpo e profissional. Suas obras podem até ser menos ortodoxas, mas o site ainda precisa ser legível. A menos, é claro, que você consiga quebrar todos os moldes e ainda oferecer uma boa experiência de navegação.

7. Hotsite

Em algumas situações, como na organização de um grande evento ou promoção, pode ser que o tempo de vida de uma página seja bem curto. Depois de determinada data, manter o domínio aberto seria apenas uma fonte de custo desnecessária para você. Nesses casos, você quer utilizar um Hotsite em vez de uma página convencional.

A explicação simples é que um hotsite, ou “site quente”, é aquele que tem muita relevância agora, mas que vai “esfriar” rápido. Sendo assim, você cria a página já com a intenção de deletá-la depois de um determinado prazo. Pode parecer pouco intuitivo, mas essa tática é muito útil para cortar despesas, além de evitar que um site antigo espalhe informações erradas sobre seu trabalho.

8. Landing Page

Esse é um termo guarda-chuva para muitas coisas que você vê na Internet. Mas, de forma simples, uma landing page é qualquer página de entrada para o cliente chegar ao seu site. Se todas estiverem indexadas aos motores de busca, todas têm potencial para serem uma landing page.

Mas não é bem assim que você deve pensar nelas. Geralmente, os negócios criam uma página com o propósito expresso de ser sua principal landing page. Dessa forma, toda a sua divulgação online pode ser voltada para um único site, já otimizado para captar e redirecionar seus leads.

Usuário de um site

9. Site para doações (ONG’s e igrejas)

Se você trabalha junto a uma Organização Não Governamental, grupo de caridade ou organização sem fins lucrativos, ainda é importante ter um site para informar pessoas sobre sua causa e permitir que todos contribuam de alguma forma. Para isso servem os sites de doações.

A premissa aqui é bem simples: você cria uma página que contém informações da sua organização, qual é seu objetivo e adiciona uma forma de pagamento. Por meio desse site, você pode receber doações e também informar seu público sobre suas atividades.

10. Site de sistema

Agora já estamos entrando em categorias um pouco mais abrangentes, mas que ainda são relevantes para sua escolha.

Um site de sistema, como o nome deixa a entender, é aquele que tem toda uma estrutura para executar uma função. Esse é o caso dos sites de marketplace, e-commerce, cursos a distância, entre outros. Ao desenvolver cada página, você geralmente já conta com uma estrutura pronta, dependendo da plataforma que está utilizando.

Estes sites são especialmente bons para empreendedores e profissionais liberais que não têm muito domínio da construção de sites, mas precisam de uma estrutura bem-acabada. A maior parte do trabalho já vem feito, faltando apenas a personalização.

11. Site grátis

O nome é bem autoexplicativo aqui. É um site que você pode criar sem nenhum custo, algo bem mais comum do que muitos imaginam.

Várias plataformas de desenvolvimento de sites permitem que os usuários criem um site gratuitamente, mesmo que apenas com uma parte das funcionalidades disponíveis. Outros oferecem um período de teste antes da cobrança.

Em todo caso, não é recomendado usar apenas estes sites para atividades profissionais, a menos que você esteja apenas começando. Eles não proporcionam um domínio e há muitas funcionalidades que você vai precisar se quiser passar uma boa imagem.

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12. Site de notícias

Por fim, temos os sites de notícias, que você já deve conhecer bem. Em geral, eles também podem ser portais ou mesmo blogs, dependendo do tipo de notícia que a página costuma cobrir. O único requisito é que esse site contenha informações recentes e novidades sobre alguma área.

Se você trabalha com jornalismo ou quer aprender mais sobre a área, vale a pena criar uma rotina e montar seu próprio site de notícias. Além de ser uma boa prática, também é uma maneira de chamar a atenção de empresas e construir uma reputação como redator.

Agora que você entende melhor quais são os principais tipos de sites disponíveis e quais são suas principais características, é hora de escolher aqueles que mais vão ajudar você promover sua carreira. Você pode começar com um formato básico e expandir à medida que ganhar mais conhecimento, ou buscar ajuda especializada.

Falando nisso, entre em contato com a companhia Link Nacional e veja como podemos ajudar você na sua criação de sites!

13. Marketplace

Quando falamos em marketplace, a primeira coisa que vem à mente são os grandes conglomerados, tais como a Amazon, o Mercado Livre ou as Lojas Americanas. Por outro lado, o marketplace não é sinônimo de amplitude de negócio, sendo possível criar uma plataforma menor com funcionalidades muito parecidas às dos grandes grupos. Assim, não se deixe levar pelas aparências, pois vale a pena investir na sua marca, estabelecendo parcerias com empresas e vendedores para a obtenção de lucros significativos.

14. Dropshipping

O site dropshipping tem conquistado a adesão de inúmeros empreendedores ao redor do mundo, devido não somente à redução de custos com estocagem, como também à eliminação de preocupações com a entrega, que fica a cargo da empresa parceira. Tudo o que você precisa é divulgar e vender, pois até mesmo a plataforma da sua loja virtual é disponibilizada sem custos!

Marketplace

15. Site EAD

O Ensino a Distância vem se consolidando nos últimos dez anos e hoje, após a pandemia do novo coronavírus, sua taxa de crescimento ultrapassou a faixa de 200%. Não resta dúvida de que é um mercado com possibilidades atraentes de ganhos, e investir em uma plataforma de site EAD pode ser uma excelente opção para o seu empreendimento.

16. Site para advogado

Com a valorização da presença das marcas no universo digital, vários nichos passaram a adotar esta estratégia de ação. Com a área jurídica não poderia ser diferente. Apesar disso, é necessário respeitar as determinações da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que proíbe a venda de produtos ou serviços jurídicos em site para advogado. O desrespeito à regra pode acarretar danos, como multas.

17. Site de classificados

Os classificados podem ser considerados os primórdios da divulgação em rede, mesmo antes do surgimento da internet. Com a criação da rede mundial de computadores, seu poder de alcance e de resultados se ampliou exponencialmente, e hoje desenvolver um site de classificados online se tornou um negócio promissor.

18. Site para restaurante

Com o surgimento da crise pós-Covid-19, muitas empresas passaram a oferecer seus produtos e serviços na internet, como forma de atender a demanda de clientes em isolamento social. Neste sentido, um dos setores que mais se destacaram é o de culinária e alimentação, que diversificaram a maneira de se relacionar com seus clientes. Atualmente, investir em um site para restaurante é altamente recomendado, já que muitos empreendedores do setor vêm descobrindo o poder de alcance da internet para seus negócios.

Desenvolvimento de site

19. Site governamental

Nem mesmo o governo ficou de fora do alcance da internet. Hoje muitos cidadãos recorrem aos sites institucionais de órgãos governamentais para solucionar problemas, quitar dívidas ou buscar informações. O volume de dados é imenso, a ponto de o Departamento de Governo Eletrônico – DGE elaborar um padrão a ser utilizado especificamente pelas entidades da Administração Pública, denominado Padrões Brasil e-GOV. Com a escalada de aumento da demanda, a ideia do governo é uniformizar a aparência e a tecnologia do site governamental, reduzindo custos e ampliando o acesso para os cidadãos.

20. Site para políticos

Assim como para o governo o desenvolvimento de sites é importante, para os agentes políticos não seria diferente. As campanhas eleitorais ganharam espaço nas mídias digitais, da mesma forma que muitos candidatos eleitos utilizam o site para políticos como vitrine para a divulgação de conquistas alcançadas durante o mandato. Assim como os advogados, os agentes políticos estão sujeitos aos ditames do § 1º do Artigo 37 da Constituição Federal de 1988, que veta a divulgação de atos do governo com finalidades de promoção pessoal.

21. Site de jogos

O setor de jogos sempre teve espaço garantido entre o público jovem. Nos últimos anos, mais adeptos engrossaram esta fatia do mercado, com o aumento no quantitativo de mulheres adultas entre os 66% dos brasileiros que jogam, segundo dados de 2019 da Pesquisa Game Brasil. Hoje é possível acessar games pelo smartphone, tablet ou computador, o que colaborou para o crescimento do potencial de expansão deste segmento. Estudo da PWC indica que, até 2022, o mercado de games no Brasil deve aumentar em 5,3%. Sem dúvida, o site de jogos é uma grande fonte de lucros.

22. Site para imobiliárias

O segmento imobiliário vem se aquecendo com a ampliação dos programas de governo para o incentivo à aquisição da casa própria, muitos brasileiros ainda esperam a realização deste sonho, e a oferta de serviços imobiliários só tem a ganhar. É possível criar site para imobiliária com design moderno e sistema online, além do suporte de especialistas em tecnologia web.

Usuário de um site

23. Site infantil

De enxoval a cosméticos, de brinquedos a escolas, o mercado infantil movimenta uma quantia considerável todos os anos. O setor de lazer aparece em destaque: a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ, registrou faturamento de R$ 6,3 bilhões em 2017, em um mercado em franca expansão. Se você gosta da área e pretende começar a empreender, é uma excelente opção de investimento com ganhos realmente rentáveis.

24. Site mobile friendly

Como o próprio nome nos mostra, o site mobile friendly se refere a plataformas web que funcionam amigavelmente em aparelhos de celular. Graças à alavancagem no uso de dispositivos móveis pelos brasileiros, muitos empreendedores vêm investindo pesado em tecnologia adaptada para estes aparelhos. Para quem busca lugar no mercado de tecnologia, com versatilidade e sem abrir mão da experiência do usuário, investir em site mobile friendly pode ser a opção ideal para turbinar os negócios!

25. Site mobile first

A rápida expansão no uso de aparelhos celulares acabou gerando efeitos surpreendentes no mundo digital. Um deles é o conceito de site mobile first, que prioriza o desenvolvimento dos sites veiculados na web para aplicação em plataformas de dispositivos móveis, antes de se pensar em suportes maiores, como as telas dos computadores. Isso demanda toda uma cadeia de profissionais voltada para tecnologia móvel, gerando retornos atrativos para quem busca empreender neste ramo.

26. Site de moda

O mercado da moda nunca sai de cena, e muito antes de a internet surgir, já movimentava cifras astronômicas em todo o mundo. A tecnologia digital só veio para consolidar ainda mais este mercado. O E-bit divulgou estudo, no qual afirma que a fatia de R$ 6,77 bilhões de faturamento do e-commerce, no ano de 2017, ficou nas mãos do segmento moda e acessórios. Investir em site de moda pode ser uma alternativa viável para aqueles que buscam criatividade, inovação e bom gosto em uma mesma receita.

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27. Site de influencer

A web abriu espaço para muita gente sair da multidão e se destacar. Hoje vemos inúmeros adeptos do site pessoal para atrair audiência, por um lado, e lucrar com patrocínio, por outro. O site de influencer ganhou contornos mais profissionais, sendo possível encontrar no mercado uma infinidade de influenciadores digitais, do ramo de educação financeira a cosméticos e cuidados pet. A revista Forbes publicou artigo que aposta pesado nas estimativas de lucros: de US$ 15 a US$ 25 bilhões em 2020.

28. Site de investimento financeiro

Com a significativa redução da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, muitos poupadores que investiam somente em poupança passaram a buscar alternativas para a queda drástica dos rendimentos do setor em 2020. O mercado de investimento financeiro já vinha apresentando alta, quando as corretoras de valores invadiram o mercado com ofertas atraentes para o consumidor comum. A tendência é que sites de investimento financeiro alcancem altos lucros ao longo do tempo, pois muitas corretoras começaram a oferecer melhores condições de retorno sem taxas de corretagem.

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