FB
Domínio Grátis

O que é portfólio, quais os tipos e como criar um site de portfólio?

por | 18/07/22 11:23 | Criar site

Você sabe o que é portfólio e como criar um na internet? Se ainda não, hoje você vai descobrir tudo sobre como fazer para construir o seu e se destacar no mercado de trabalho. O portfólio é uma prática que se originou nas artes plásticas, quando um artista começou a colecionar alguns trabalhos realizados com o intuito de apresentar aos clientes. Assim ele conseguia passar uma noção da sua qualidade técnica para quem desejasse contratar seus serviços.

Hoje, o portfólio expandiu seus horizontes e podemos encontrar diferentes tipos, do acadêmico e empresarial ao profissional. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, o portfólio digital se tornou muito popular, com empresas e profissionais de diferentes nichos expondo as suas realizações na web. Existem plataformas voltadas para a divulgação de trabalhos online, que oferecem um espaço gratuito para você criar o seu. Então se você ainda não tem um, chegou a hora de arregaçar as mangas e fazer o seu talento ir mais longe!

Com a Link Nacional, você fica por dentro dos melhores conteúdos em tecnologia e marketing digital. Contamos com especialistas de alta performance, que não medem esforços para trazer até você as informações mais quentes do universo digital. Para marcar sua presença na internet, não deixe de criar o seu portfólio, confira tudo sobre o que é com a Link Nacional!

Continue lendo

Nós criamos

seu site

O que é portfólio, quais os tipos e como criar um site de portfólio?

O que é um portfólio?

Você já deve ter se perguntado o que é portfólio pelo menos uma vez na vida. Ele pode ser entendido como os trabalhos que uma empresa ou um profissional já concretizaram. Eles servem como meio de atrair mais clientes, pois dão uma mostra da capacidade técnica e da qualidade destes trabalhos. Existe uma gama de tipos de portfólios, cada um relacionado a um objetivo específico, como é o caso do acadêmico, publicitário ou do profissional.

Para que serve?

Ao saber o que é portfólio, você começa a perceber que se trata de uma importante ferramenta de divulgação, por isso não deve ser ignorada. A posse de um bom portfólio pode gerar excelentes resultados em termos profissionais, já que se trata de uma lista com os melhores trabalhos, tanto profissionais quanto empresariais. Sua função é justamente apresentar os produtos ou serviços resultantes das experiências de trabalho, com foco em divulgação e atração de clientes.

O que significa portfólio?

Segundo o dicionário, a resposta à pergunta “O que é portfólio?” é “um dossiê ou documento com o registro individual de habilitações ou de experiências”. Assim, de modo resumido, ele é um documento que comprova as experiências profissionais de uma pessoa, ou ainda as suas habilitações acadêmicas. Logo ter um pode ser visto como diferencial competitivo, seja no meio empresarial ou escolar.

Qual a origem da palavra portfólio?

O termo portfólio tem origem no italiano “portafoglio”, cujo significado é “recipiente onde se guardam folhas soltas”. Seu uso tem relação com as artes plásticas, quando o artista selecionava seus melhores trabalhos para apresentar a sua produção. Com o passar do tempo, o termo teve seu uso ampliado e hoje encontramos sua aplicação em vários setores, do petrolífero ao de investimentos.

Qual a grafia correta: portfólio, portfolio, portifólio ou porta-fólio?

Em português, a palavra portfólio assume diferentes formas de grafia, sendo corretas “portfolio”, “portefólio” e “porta-fólio”. Em geral, a grafia mais comum é “portfólio”, sem a letra “i” e com acento. Mas não quer dizer que outras possibilidades de grafia estejam incorretas, são apenas menos utilizadas.

Quais os tipos de portfólio?

Depois de entendermos o que é portfólio, fica a dúvida sobre os tipos que podem ser encontrados e a sua finalidade. Vamos resolver isso agora mesmo, confira a seguir os principais tipos que você pode desenvolver, dependendo do seu objetivo:

Acadêmico

A partir da definição do que é portfólio, podemos pensar no tipo acadêmico como sendo o registro da trajetória acadêmica dos indivíduos. Ele pode conter desde as aulas e atividades desenvolvidas até os títulos educacionais. Sua estrutura é semelhante à de um trabalho acadêmico, com a capa, folha de rosto e sumário. Inclua também as considerações iniciais, o desenvolvimento em ordem cronológica, as considerações finais e os anexos. Além de ser um registro para recordar, pode ser útil como forma de concorrer a bolsas de estudos e intercâmbios.

Profissional

No campo profissional, saber o que é portfólio e criar um, conta pontos importantes na disputa por uma oportunidade de trabalho, ou mesmo para divulgar seu talento no mercado, atraindo novos potenciais clientes. A diferença essencial entre o portfólio e o currículo é o fato de que, no primeiro, você consegue demonstrar os resultados das experiências que foram elencadas no currículo. Enquanto o currículo serve como resumo de experiências, o outro agrega valor a elas, por meio da demonstração das suas habilidades colocadas em prática.

Produtos

Para entender o que é, devemos pensar nas linhas de produto com que a empresa atua, de modo a atrair a atenção dos clientes para a sua aquisição. Algumas empresas chamam este tipo de catálogo, porque ali estão os principais produtos vendidos. Para que o portfólio de produtos seja realmente atrativo, é imprescindível manter a qualidade das fotos, já que é por meio delas que os clientes vão optar ou não pela sua marca. Outra dica é caprichar na apresentação de cada produto, que junto às fotos vão deixar o visual ainda mais interessante.

Projetos

O que é portfólio de projetos? É aquele que apresenta as realizações de uma empresa com o desenvolvimento de projetos, que variam de acordo com o setor em que ela atua. Por exemplo, uma empresa da área de telecomunicações pode ter em seu portfólio um projeto de instalação de redes de internet para um grupo empresarial. Nele podem ser mostradas as diferentes etapas, desde o planejamento inicial até a fase de instalação e uso da rede pelos colaboradores.

Fotografia

O que é portfólio de fotografia? Um tipo ideal para os profissionais da área, que precisam mostrar toda a sua habilidade com as câmeras fotográficas. Por ser um setor bastante amplo, é importante que o fotógrafo profissional especifique o seu nicho de atuação, de forma a atrair os clientes certos para a sua página na internet. Também é interessante adequar a linguagem usada no portfólio ao meio em que o profissional se insere. Por exemplo, um fotógrafo de moda vai se apresentar de maneira mais informal, diferente de um fotógrafo de eventos institucionais, que deve manter uma certa formalidade.

Design

O que é portfólio de design? É aquele que conta muitos pontos para os profissionais da área. O ambiente virtual é o espaço mais adequado para a divulgação de quem atua como designer, pois esses profissionais já usam as ferramentas digitais para desenvolver suas criações, como logotipos e peças publicitárias. O portfólio de design é tão relevante que existem sites para atender somente a divulgação de designers, com maiores chances de atrair o cliente certo para as suas páginas.

Culinária

Outro setor que vem se ampliando nos últimos anos é o da gastronomia. Ainda durante a faculdade, os alunos já são incentivados a entender que é portfólio de culinária, apresentando as fotos dos pratos elaborados por eles. Mas não são só os estudantes que podem se beneficiar. Muitos profissionais estão investindo em portfólios digitais, para apresentação das suas criações mais saborosas. Assim, a divulgação do trabalho de um chef ou de um especialista em cozinha tailandesa, por exemplo, pode ultrapassar fronteiras e ganhar o mundo.

O que é um portfólio digital?

Pode ser respondido a partir das plataformas online, que são meios de divulgação para portfólios em formato digital. Além de serem intuitivas, as plataformas oferecem recursos que vão tornar a tarefa de construir seu portfólio online mais funcional. O portfólio digital tem um amplo leque para divulgação, pois muitas empresas e clientes estão na web em busca de profissionais gabaritados. Assim, seu portfólio se torna uma vitrine da sua capacidade profissional, além de ser seu diferencial competitivo frente aos concorrentes. Profissionais de marketing e de design usam as mídias online para a exibição dos seus trabalhos, prática que vem se tornando cada vez mais necessária.

Como criar um portfólio digital?

Para criar seu portfólio digital, o primeiro ponto a ser observado é a plataforma na qual você vai construir o seu material para divulgação. A seguir, você deve fazer uma seleção criteriosa dos trabalhos que já executou, considerando a relevância e os resultados produzidos. Também é importante se atentar para a extensão da sua coleção, variando os trabalhos para não ficar dentro de uma só experiência. Por fim, selecione um domínio curto para a sua página, que seja facilmente memorizado.

Plataformas para criar portfólio

Depois de conhecer o que é portfólio e os seus diferentes tipos, é hora de saber quais plataformas oferecem essa possibilidade de forma fácil e e profissional. Existem várias opções, por isso avalie qual delas atende ao seu objetivo. Por exemplo, sua página deve ser leve para não pesar o carregamento. Assim você evita que o cliente desista de conhecer seu trabalho. Confira as principais plataformas a seguir:

Behance

O Behance é uma plataforma reconhecida no mercado, com foco em portfólios de design e ilustração. Isso não quer dizer que não atenda outros nichos, por isso não se intimide em criar o seu com o Behance, caso a sua área seja diferente. Além de se apresentar, você ainda pode participar de uma rede social de criativos, o que amplia as chances de contatar clientes. Para acessar o Behance, você precisa ter uma conta no Adobe.

Coroflot

O Coroflot é uma plataforma para criação de portfólios específica para designers. Permite uploads ilimitados e acesso a contatos por meio da sua rede social. Seu diferencial está na divulgação de oportunidades de trabalho, com ofertas de jobs pagos. Por outro lado, as postagens no Coroflot são pagas. Grandes empresas, entre elas a Apple e o Facebook, usam o Coroflot para seleção de profissionais.

Cargo Collective

Cargo Collective é a plataforma que preza pela liberdade para criar seu portfólio digital. Você pode criar sua página com visual e estilo próprio, sem ter que seguir um dos 30 templates disponíveis. É a plataforma ideal para a inclusão de imagens, que podem ser montadas em slideshow, em que as fotos adquirem a sensação de movimento. Oferece uma versão gratuita com limitações de uso. Já o plano pago oferece amplo acesso aos serviços da plataforma.

Carbonmade

O Carbonmade foi uma das primeiras plataformas de criação de portfólios online. Suas páginas possuem boa velocidade de carregamento, o que agiliza a edição e a visualização. Disponível em versão grátis, com limitações para uploads e acesso a templates. Ao acessar o site, você já insere a sua especialidade e seleciona o layout que melhor atende a sua proposta.

Criar site de portfólio

Existem plataformas que oferecem a criação de site de portfólio, com páginas para você se apresentar, inserir seus trabalhos e interagir com o público. Este modelo é mais completo em relação ao portfólio digital feito em uma plataforma de terceiros, pois permite se comunicar com os clientes de forma mais direta, contando um pouco da sua trajetória profissional. Veja algumas opções para criar o seu site:

Wix

O Wix é a plataforma que oferece uma versão gratuita para você criar seu site de portfólio. Conta com recursos que vão agilizar a criação do seu site, além do suporte para a execução do passo a passo. Também conta com vários templates para você selecionar e personalizar a sua página como preferir. É possível ainda adquirir um plano pago, para quem deseja criar um site em estilo profissional.

WordPress

WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais populares do mundo, e não é por acaso, já que muitos profissionais de diferentes nichos vêm alcançando excelentes resultados com seus sites de portfólio. A versão no formato worpress.com é paga, mas existe a versão gratuita no formato wordpress.org que disponibiliza centenas de temas para sites de portfólio. Outra vantagem do WordPress é que, por meio das técnicas de SEO, é possível ranquear sua página nos sites de busca, colocando seu site em boas posições nos resultados. A plataforma funciona em código aberto, com uma ampla gama de serviços, com temas e plugins que podem turbinar o seu site de portfólio.

Soluções para criar um site de portfólio

Curtiu saber mais sobre o que é portfólio? Agora que tal conhecer as melhores soluções para você criar o seu site de portfólio? Com o suporte dos especialistas de primeira linha da Link Nacional, você vai construir o seu site de maneira rápida e muito eficaz.

Nossa equipe está antenada com os principais avanços da tecnologia, trazendo até você as principais novidades em criação e personalização de portfólios digitais, em sintonia com a sua identidade. Não perca tempo, fale com um dos nossos consultores e descubra porque a Link Nacional é número 1 em soluções para a web!

Nós criamos

seu site

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
4.4 5 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Formulários GiveWP: aprenda como personalizá-los

Sistema de doação: entenda como receber doação online

Doação online: como aumentar as receitas da sua instituição?

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Últimas postagens