Criar um site ou uma página no Facebook: qual é a melhor solução?

Nos últimos anos, o número de opções para as empresas se comunicarem com seus clientes tem aumentado cada vez mais. Um exemplo são as redes sociais, que são ótimas plataformas para atrair e nutrir leads e movimentam milhões de acessos diariamente. Mas em meio a todas essas inovações, alguns negócios acabam abrindo mão de criar um site. Mas qual é, de fato, a melhor ideia?

É verdade que, com suas funcionalidades, redes sociais, como o Facebook, atendem algumas das mesmas funções que um site, entretanto, ambos ainda têm propósitos diferentes. Dependendo do contexto, um costuma ser mais importante que o outro ou você pode precisar dos dois.

Para esclarecer melhor essa questão, falaremos um pouco mais sobre os prós e contras de cada um dos estilos para que você possa tomar a melhor decisão. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens do Facebook

Como você já deve saber, o Facebook é a maior rede social disponível atualmente. Sua grande qualidade é justamente seu alcance, possibilitando a qualquer negócio atingir um bom número de leads em um período de tempo relativamente curto. Além disso, graças à quantidade de dados que a plataforma coleta, é possível direcionar seus conteúdos e campanhas com maior facilidade.

Outra característica muito útil é a relação custo-benefício. Por meio do Facebook, você consegue gerar um grande número de vendas com um investimento relativamente pequeno. Desde que saiba como utilizá-lo corretamente a seu favor.

Por outro lado, a rede social também tem suas desvantagens. Uma delas é que, para um bom posicionamento, você precisa realizar postagens muito frequentes. O que é um pouco trabalhoso, dependendo do tamanho do seu negócio.

Para tanto, é necessário estudar como a rede social funciona e quais são os procedimentos certos para maximizar sua taxa de conversão. Além de seguir um plano estratégico bem elaborado. O retorno é alto, mas o investimento de tempo e energia também.

Vantagens e desvantagens de criar um site

Criar um site próprio, seja para promover sua marca ou para servir como loja virtual, é praticamente obrigatório hoje em dia. Mesmo que você possa atuar de forma similar no Facebook, há poucas razões para ter um e não manter o outro ao mesmo tempo.

Ter um site é uma ótima forma de acompanhar os clientes mais engajados com sua marca. Em geral, os leads de maior potencial continuam acompanhando seus canais de contato além das redes sociais. O que também ajuda a coletar mais dados sobre seu público-alvo.

Entretanto, há outras questões a serem consideradas na hora de elaborar um site. Primeiramente, exige mais polimento e cuidado do que uma página no Facebook. Não é obrigatório contratar um web designer. Mas é importante verificar a interface, escolher imagens de maior qualidade e, acima de tudo, ter cuidado com a segurança dos dados do seu público.

Com essas informações, você já consegue decidir se é melhor criar um site, uma página no Facebook ou os dois. Sendo assim, considere suas necessidades e o que será mais importante para aumentar sua rentabilidade.

Posts relacionados

Como melhorar a velocidade do site WordPress

Como melhorar a velocidade do site WordPress

Você gostaria de melhorar a velocidade do site em Wordpress? Carregamento rápido de páginas melhora a experiência do usuário, aumenta os pageviews e ainda ajuda com o SEO do seu WordPress. Nesse artigo, iremos demontrar as principais otimizações e dicas para melhorar...

ler mais
O que é SEO? O guia completo para você

O que é SEO? O guia completo para você

Todos os dias milhões de pessoas criam conteúdo para sites na Internet. Mesmo assim, nem todos conseguem atingir uma quantidade satisfatória de pessoas, enquanto outros transbordam de acessos. Um dos motivos que evidencia essa diferença é o modo como o conteúdo é...

ler mais
WhatsApp chat