Conheça o Divi: o criador de sites grátis do WordPress
Divi
Criador de sites grátis
O Divi é um poderoso criador de sites grátis para o WordPress com diversos recursos de edição e personalização de layout. Ele funciona, ao mesmo tempo, como um tema(theme) e também como um plugin, já que agrega diversas funcionalidades ao WordPress.
Diferencial
O seu grande diferencial é propiciar uma edição rápida e eficaz que pode ser realizada pelo visual do site. Dessa forma, não é necessário entrar no administrativo do WordPress toda vez que precisar alterar algo no conteúdo ou no layout. Por isso o Divi é o melhor criador de sites grátis do WordPress.
Vantagens
Outra grande vantagem é a gama de recursos que o Divi traz para o WordPress. Ele possui diversas opções de layout, e em cada layout, opções diferentes para a home, página de contato, landing page, loja virtual e outros. Milhares de temas prontos para serem utilizados.
Divi: 9 textos sobre o criador de sites grátis
- Os 20 melhores temas gratuitos para o Divi
- Como inserir um vídeo do youtube no site com DIVI
- Como inserir um mapa Google Maps com DIVI
- Recursos do formulário de contato DIVI
- Como adicionar ícones extras de redes sociais no topo e rodapé com Divi
- Como instalar um tema filho para o DIVI
- Configurar módulo de Loja do Divi
- Como criar um logotipo animado com SVG, CSS e DIVI
- Como alterar uma página com o Divi
O que é o Divi?
O melhor criador de sites do WordPress
O desenvolvedor do Divi foi a empresa Elegant Themes, famosa por construir um dos templates mais bonitos e funcionais do WordPress. Justamente foi o seu know how com o desenvolvimento de temas, que a levou a desenvolver esse sensacional construtor de sites.
Para muitos o Divi veio para revolucionar a forma como as pessoas enxergam e usam o WordPress. Isso se deve porque ele facilita a vida de todo desenvolvedor ou pessoa que pretende fazer o seu site e deixá-lo mais bonito. Por isso, grande parte das pessoas que conhecem o Divi não utilizam outra ferramenta para editar o seu site no WordPress.
A forma de edição e distribuição dos elementos de layout do Divi lembra muito a forma que se edita o site no Wix. Mas com uma grande vantagem, o Divi não possui limitações editoriais ou recursos que precisam ser pagos, como acontece no Wix.
Como criar um site visualmente
Para inserir textos também funciona da mesma maneira, basta adicionar um módulo e pronto, o seu novo texto já está na sua página. Mas, se você quiser alterar o texto, é só selecionar o trecho e fazer a substituição com o famoso ctr+v.
Essas facilidades também são observadas na hora de mover os módulos, que podem ser arrastados e organizados de acordo com a vontade do editor. mais adiante vamos explicar melhor como funciona toda essa organização dos módulos e também falaremos das linhas e seções.
Tema Divi: o template mais popular do WordPress
O seu grande segredo é ser ao mesmo tempo simples e de fácil utilização e por outro lado é completo com diversos recursos que atendem às necessidades dos desenvolvedores mais experientes. Foi exatamente essa fórmula que tornou o Divi o criador de sites grátis de mais sucesso no WordPress.
Divi: Teste o criador de sites grátis
Isso mesmo, é possível testar o Divi e todas as suas funcionalidades no site CriarSite.online. Dessa forma você vai se familiarizar com essa incrível ferramenta antes de utilizá-la na criação do seu site.
Veja, in loco, todos os recursos funcionando, com isso você poderá perceber como é fácil atualizar o seu site apenas usando ferramentas visuais. Então não perca tempo e comece a testar o Divi gratuitamente.
Divi Builder: como funciona
O plugin do melhor criador de sites do WordPress
Para fazer as modificações de configuração, é necessário ir até a aba Divi onde é possível clicar no item opções do tema. Ali são editáveis todas as possibilidades administrativas do Divi, desde a inserção da sua chave de licença até os links para as redes sociais. Mas toda essa interface é amigável, autoexplicativa e muito fácil de ser editada.
A função central do Divi é ser um facilitador na hora de criar sites. Logo, para isso, ele traz algumas funcionalidades extras consigo. Vejamos agora algumas das principais para entendermos melhor como o construtor de site funciona.
Sobreposição à interface do WordPress
Com essas mudanças, é mais fácil encontrar certas opções, fazer alterações na página ou qualquer outra função. Dessa forma, fica bem mais fácil criar um blog, um e-commerce ou qualquer outro tipo de site.
Iniciando com o Divi
Seleção de temas
E você não precisa se preocupar com falta de variedade. O Divi oferece centenas de layouts prontos para o usuário, cada um voltado para um contexto, seja um site institucional, um portfólio online ou uma loja virtual. Alguns são mais profissionais e sóbrios, enquanto outros são mais alegres e coloridos. Tudo depende da imagem que deseja construir.
Também é possível escolher temas específicos para lojas virtuais, segmentos de mercado como loja de veículos, produtos alimentícios, clínicas de saúde e estética entre outros.
Edição de página com interface visual
A forma mais simples de explicar é dizer que o editor se trata de uma “colagem”. Normalmente, quando você cria um site, é necessário aplicar as mudanças no código da página e depois ver como elas ficaram. Isso deixa tudo mais lento e difícil de manejar, especialmente se você não entende o que o código significa.
Habilitando o Visual Builder
Se você tiver logado no WordPress, verá na barra superior um link “Habilitar Visual Builder”, basta clicar e começar a editar a sua página.
Como se trata de um criador de sites grátis 100% visual é importante se atentar às cores dos elementos e como funciona cada um, mas isso vamos explicar mais adiante.
Editar utilizando o Visual Builder
Para isso, ele oferece uma série de elementos, que fazem parte da organização do layout. Onde esses elementos chamadas de seções, linhas, e módulos cada um com uma hierarquia entre si e uma forma de construção própria. Por isso, é de vital importância entender bem como funciona cada elemento e suas funcionalidades.
Veja como funciona as seções:
As seções são representadas no Divi pela cor azul e são o principal elemento organizacional do Visual Builder. Elas são responsáveis por aglutinar linhas e módulos dentro dela, sendo considerada um elemento mãe. Na seção é possível definir a largura total dos elementos que nela serão inseridos, assim como as informações visuais como cor de fundo ou imagem de fundo.
A seção pode ser de três tipos: na forma regular que assume o seu papel padrão; na forma de especialidade, na qual assume um papel de layout específico de acordo com a necessidade de distribuição de elementos; e por último na forma de largura completa, ou como chamamos full width.
Como funciona as linhas:
As linhas são representadas pela cor verde e a sua principal função é definir o número de colunas e a largura de cada uma na composição do layout. Todas as configurações de colunas serão feitas nos elementos de linha.
É possível inserir quantas linhas achar necessário dentro da seção. Dessa forma, cada linha pode ter um número diferente de colunas, já que uma é independente da outra.
As linhas podem ser configuradas para ter até 6 colunas e o tamanho das colunas pode ser ajustado de acordo com a necessidade do layout. Para mudar o número de colunas é necessário criar outra linha, já que cada linha possui um número específico de colunas.
As diversas opções de módulos:
Os módulos são os responsáveis por dar forma ao conteúdo que vai ser inserido. Por isso, há módulos das mais diversas modalidades, que vão desde um simples texto até um banner em slide. Isso permite que os conteúdos inseridos sejam arrastados e colocados nos lugares desejados. facilitando assim a organização e a edição do site.
É importante saber a função de cada módulo na hora de montar o seu site, já que são muitas opções e cada um determina uma função específica ou um formato de conteúdo. Por exemplo, o módulo de vídeo é destinado a inserção de vídeos seja por upload ou pela url. Já o módulo divisor cria uma linha para separar dois módulos diferentes e também é um elemento de layout.
Editor de papéis
Esse recurso permite definir papéis específicos na edição de conteúdo. Dessa forma, ele separa os papéis de administrador dos papéis de author, editor e outros. Isso permite que você tenha redatores freelancers produzindo conteúdo, mas que não tenham outras permissões administrativas do site.
Os papéis listados pela plataforma são:
- administrador;
- autor;
- editor;
- contribuinte;
- assinante/seguidor.
Divi layouts : quais as opções de temas?
A melhor parte disso é que existem temas gratuitos para o Divi, não sendo necessária pagar por um template. Mas se quiser algo bem específico, pode buscar outros temas pagos ou mesmo contratar um web designer profissional para criar um site único.
Divi vs outras ferramentas: quais as vantagens?
Manipulação do visual sem código
Trata-se do foco central desse recurso. Com ele, você pode fazer mudanças de qualidade profissional em uma página sem ter que recorrer ao código para cada um delas. Ótimo para profissionais liberais que não entendem de web design e para veteranos da área que desejam acelerar o próprio trabalho.
Edição em tempo real
Quando você edita algo no WordPress tradicional, precisa abrir uma página de teste para confirmar o formato. Porém, cada vez que faz isso, são mais 10 a 20 segundos de espera, os quais podem se acumular bem rápido. Sem falar que, caso haja falha, você não tem como ter certeza de qual parte do código está errada.
Com a manipulação intuitiva e em tempo real, você sabe imediatamente como cada elemento da página respondeu às suas alterações. Ainda, já sabe o que um site deve ter, isso poupará tempo e dor de cabeça.
Pense também na maior facilidade que você tem para confirmar quando uma determinada característica do seu site está ou não ao seu gosto. Mudou um ícone de lugar? Você confere o enquadramento na hora. Quer ver outro esquema de cor? O resultado sai em um segundo. Isso te permite comparar pequenas diferenças e ver aquela que te dá o melhor design para seu site.
Manipulação de elementos globais
Você certamente já viveu essa história: criou 5 páginas para seu site, mas resolveu mudar um elemento de design e teve que alterar tudo manualmente. Imagine ter que fazer isso quando tiver dúzias de postagens!
Felizmente, o Divi também permite que você marque elementos globais que serão repetidos em todas as páginas. Dessa forma, quando fizer uma alteração, seja de cor ou tamanho, ela será automaticamente replicada em todo o seu site.
Com o Divi, isso não é um problema, uma vez que tem suporte para mudanças no código fonte, assim como o WordPress, incluindo CSS, Java Script e HTML. Não há limitações sobre como essa ferramenta pode ser usada.
Suporte para CSS, HTML e Java Script
Algo que mencionamos, mas não explicamos bem, ainda, é a possibilidade de manipular o código fonte, que é um diferencial do Divi em relação a algumas alternativas.
Outras plataformas de criação de sites também oferecem opções que removem a necessidade do código na edição da página, mas isso, geralmente, retira um pouco de sua flexibilidade. Sem programar, alguns recursos mais complexos se perdem.
Com o Divi, isso não é um problema, uma vez que tem suporte para mudanças no código fonte, assim como o WordPress, incluindo CSS, Java Script e HTML. Não há limitações sobre como essa ferramenta pode ser usada.
Criação de páginas responsivas
Ter sites responsivos é a norma hoje em dia, pois os clientes acessam seus conteúdos usando diferentes aparelhos, principalmente celulares e tablets. Uma página responsiva pode se adaptar melhor a esses formatos, proporcionando a melhor experiência de navegação possível.
E se você quiser ter certeza que o seu layout funciona perfeitamente em todas as plataformas ou fazer alguns ajustes mais específicos, é possível testar o seu design em todos os formatos. Você começa editando no formato de desktop, depois pode ver como ele ficaria em um tablet ou celular. Tudo isso enquanto edita o conteúdo.
Funcionalidades extras: como utilizar?
Reduzir e renomear sessões do texto
Manipulação do visual sem código
Trata-se do foco central desse recurso. Com ele, você pode fazer mudanças de qualidade profissional em uma página sem ter que recorrer ao código para cada um delas. Ótimo para profissionais liberais que não entendem de web design e para veteranos da área que desejam acelerar o próprio trabalho.
Ocultar elementos na versão mobile
Ainda, oferece opções complementares de responsividade, caso algo ainda não se encaixe bem em outras versões do site. Um exemplo disso é a possibilidade de ocultar determinados elementos, como a logo, quando ele é visualizado em celulares. Isso economiza espaço na tela e a deixa mais leve.
Animação suspensa
Já notou como alguns menus e imagens em sites têm uma pequena animação quando você passa por eles, como uma barra que é preenchida ou uma dissolução? Tudo isso pode ser programado dentro da interface do Divi.
Primeiro, você escolhe qual objeto deseja manipular, por exemplo, o menu principal do site. Em seguida, determina o tipo de animação e um gatilho para realizá-la. Nesse caso, queremos que o menu do cabeçalho apareça gradualmente quando ele é carregado, então, selecionamos a opção “expand” na sessão “drop down menu animation”.
Depois disso, basta testar a página e ver como a animação funciona. Se ficar ao seu gosto, basta salvar as alterações.
Ancoragem alternativa
Um dos melhores recursos que você pode usar em um conteúdo longo é a ancoragem. Basicamente, funciona como capítulos em um livro digital, marcando diferentes pontos da página, os quais podem ser acessados rapidamente.
Normalmente, eles são feitos com um código vinculado ao texto, mas isso gera alguns problemas. O maior deles é que, ao clicar no índice, o título de destino quase sempre fica fora da tela.
A função de ancoragem alternativa ajuda a contornar um pouco isso, manipulando a posição da âncora visualmente. Dessa forma, você garante que o enquadramento fique certinho depois de clicar no atalho.
Tipos de licença: quais são as disponíveis no Divi?
Licença anual
Licença vitalícia
Licença do Divi gratuita
Você deve estar se perguntando, será que é possível obter uma licença gratuita do Divi? Sim, é possível. A Link Nacional oferece gratuitamente a licença do Divi para todos os clientes que possuírem algum plano de hospedagem.
Agora que você já conhece o melhor criador de site grátis, que tal adquirir um plano de hospedagem para já poder começar a utilizar?
Basta clicar no botão abaixo e escolher o plano de hospedagem que mais atende às necessidades do seu negócio.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre o Divi, que tal começar a fazer um site? Entre em contato com os consultores da Link Nacional e comece agora a colocar o seu negócio na internet.
E se quiser continuar se informando, inscreva-se no canal da Link Nacional no YouTube e confira nossos vídeos com dicas e tutoriais para tirar suas dúvidas.
Você pode testar os recursos do Divi no https://divi.criarsite.online
Melhor construir um site no WordPress com este plugin. Elementor Pro para pequenas e médias empresas ou maiores. Faça lindos sites no WordPress.
Olá Pascoal, o Elementor é um excelente plugin para edição de sites WordPress. Entretanto nos amamos o DIVI. E se vc testar o editor de site para WordPress DIVI acredito que também irá gostar. Vc pode testar o DIVI rapidamente pelo link https://demo.criarsite.online/ Boa sorte!
Para mim o DIVI é o melhor eu uso todos os dias no trabalho e sempre atende a necessidade.
Eu acho tão bom que até gravei alguns vídeos mostrando como usar o DIVI.
https://www.youtube.com/channel/UCB79Blzrs9n4MhfLZ8W3RCQ