Descubra o que é CMS e o que é um site administrável

Criar um site profissional ou para sua empresa é fundamental em qualquer área de atuação. Porém, quem trabalha como autônomo ou comanda uma micro ou pequena empresa pode achar difícil dar o primeiro passo. Porém, ao entender o que é CMS, isso se torna bem mais simples.

É provável que você não conheça o termo pelo nome, mas já tenha se familiarizado com o conceito de alguma forma. Afinal, ele é muito mais presente no mundo digital hoje em dia do que você imagina.

Acompanhe para entender o que é CMS e como isso vai ajudá-lo a criar um site próprio.

O que é CMS e como funciona?

Primeiramente, CMS é uma abreviação de “Content Management System”. Como o nome já dá a entender,é um sistema usado para administrar o conteúdo de um site online, incluindo postagens, dados de loja, entre outras coisas. Tudo isso de forma simplificada para o usuário.

Bons exemplos de CMS hoje em dia são o WordPress, Joomla e o Drupal. Essas plataformas servem como porta de entrada para a criação de seus conteúdos.

A ideia é garantir maior autonomia para quem precisa criar uma página, mas sem necessariamente ter que investir tanto. Muitas delas permitem que você comece com um plano gratuito, adquirindo mais funcionalidades à medida que elas se tornam mais relevantes.

Como instalar o WordPress?

O WordPress é o CMS gratuito mais utilizado no mundo. Ele utiliza tecnologia open source (código aberto) e pode ser instalado em menos de 5 minutos.

Quer saber mais? 

Quais as vantagens de utilizar CMS?

Agora que você entende o que é CMS, como saber se vale a pena usar um? Veja aqui algumas das vantagens que essa ferramenta proporciona para sua página, independentemente do tipo de site que você pretende criar.

Não requer conhecimento de código

Aprender uma linguagem de programação para desenvolver seu site consome muito tempo e energia, elementos que você pode não ter disponíveis.

Com uma plataforma CMS, isso não é um problema. Organizar e criar conteúdo de sites fica bem mais simples, o que permite criar mais páginas dentro do seu site sem ter que gastar muito tempo. Ótimo para pequenos empreendedores.

Facilita o acompanhamento de dados

Uma das melhores funcionalidades de um CMS é a possibilidade de acompanhar a movimentação da sua página mais de perto.

Com os plugins certos, você vai integrar seu site com redes sociais e outras fontes de informação sobre seu público. Isso permite avaliar melhor seu comportamento e comparar o desempenho de cada conteúdo.

Possibilita indexação avançada de conteúdos

O processo de indexação é o que permite que qualquer página seja encontrada nos motores de busca.

Com a ajuda do CMS, você pode criar termos e tags melhores para indexar sua página, o que aumenta as chances de alguém encontrar seu site ou algum conteúdo específico dentro dela, seja ele uma postagem, um arquivo ou uma imagem.

Qual o melhor CMS?

Com certeza, o CMS mais utilizado mundialmente é o WordPress, ele se tornou o queridinho dos blogueiros e de desenvolvedores. Esse sucesso se dá pela grande facilidade de instalação e utilização. Além de possuir milhares de temas e plugins que podem turbinar as suas funcionalidades.

Outro grande diferencial é a facilidade de indexação, já que possui plugins específicos para melhorar o ranqueamento dos seus posts. Um deles é o Yoast que permite customizar a forma como o post é visto tanto no Google como nas redes sociais.

Existem outros CMS bom no mercado?

Sim, claro que existem concorrentes para o WordPress e que também possuem inúmeras vantagens. Um exemplo é o Joomla, que é o segundo CMS mais utilizado do mundo, é querido por muitos desenvolvedores e possui inúmeros adeptos por aí. Sua grande vantagem é a plataforma de e-commerce chamada de VirtueMart. Essa é uma robusta ferramenta para quem pretende vender os seus produtos na internet.

Outro concorrente é o Drupal que é famoso por sua confiabilidade, já que possui um dos melhores sitemas de segurança. Mas, por outro lado, não é um sistema fácil de ser operacionalizado, para isso, é necessário mais experiência e conhecimento. 

Ficou interessado em fazer um site? Veja como.

Agora que você entende melhor o que é CMS e quais suas vantagens, é hora de começar a usar esse recurso para criar seu site profissional ou para sua empresa. Com os recursos certos, o site será ótimo para destacar seu trabalho.

Existem diversas maneiras de começar a fazer o seu site. Como vimos nesse post, é importante escolher o bem o CMS que vai ser utilizado. A dica é utilizar o WordPress pela sua facilidade de instalação.

Também é importante escolher um bom provedor de hospedagem, a Link Nacional possui planos à partir de R$5,05 por mês. Nele é possível instalar o WordPress com poucos cliques pelo Cpanel, que é o painel de controle da hospedagem.

Pronto, agora é só começar a colocar o seu conteúdo e divulgar o seu site.

Conheça o Plano Site Pronto

  • Hospedagem grátis
  • Registro de domínio grátis
  • Conteúdo Profisisonal
  • Contas de e-mail profisisonal
  • Certificado SSL
  • Editor de site DIVI
WhatsApp chat