Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Como receber doações internacionais?

por | Atualizado em 15 de setembro de 2021 | Destaque, Notícias

O Brasil é um dos principais destinos do capital internacional quando falamos em doações para o terceiro setor, seja pela enorme desigualdade que temos no país ou pelo engajamento dos projetos sociais junto às comunidades carentes. Temas como meio ambiente, fome, trabalho escravo, pobreza, saneamento básico, povos indígenas e outros são vistos, pelo exterior, como prioritários nas causas humanitárias defendidas pelos grandes doadores internacionais. Mas, como receber doações internacionais pelas organizações brasileiras? Essa e outras perguntas vamos responder nesse texto, além de mostrar diversas maneiras e formas de receber recursos advindos de outros países, acompanhe!

As organizações não governamentais (ONGs) são as principais beneficiárias de recursos advindos dos países desenvolvidos e que servem para financiar milhares de projetos espalhados por todo o país. Essas organizações recebem outras denominações de acordo com a certificação e qualificação que possuem junto aos Governos Federal, Estaduais e Municipais. É o caso das OSs(Organizações Sociais), que são organizações não governamentais que possuem uma qualificação do poder executivo que a permitem celebrar contratos ou participar de concorrências que são denominados “contratos de gestão”.

Criar Site de Doação Internacional

Se você precisa de suporte especializado, pode contar com o sistema de doação internacional da Link Nacional!

Outras denominações também são comuns no terceiro setor como: OSC (Organização da Sociedade Civil) e OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Todas elas são organizações não governamentais sem fins lucrativos e popularmente acabam sendo chamadas de ONGs. Mas é importante ressaltar a importância do trabalho dessas organizações, já que elas atuam, normalmente, onde o Estado não chega, onde as pessoas mais precisam e normalmente se encontram nas periferias, nas favelas ou nos confins do Brasil.

Para todo esse trabalho funcionar é necessário a obtenção de recursos, por isso, algumas organizações recorrem ao poder público, outras para colaboradores individuais ou de empresas e outras para doadores internacionais. Nesse post, vamos falar especificamente dessa terceira forma de financiamento das organizações, vamos explicar como funciona a doação internacional, quais os meios para receber essas doações e mostrar quais as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Continue lendo

Como receber doação internacional

Como funciona a captação de recursos por meio da doação internacional?

A captação de recursos por meio de doação internacional pode ser feita de diversas maneiras e normalmente precisam de um site, sistema online ou um aplicativo para fazer a gestão e a intermediação dessas doações internacionais. Cada uma dessas opções possuem as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens e vamos explicar cada uma delas mais abaixo.

doação virtual

A cada dia os meios de pagamentos aceitos estão sendo ampliados e, com isso, esse processo de captação de recursos se torna mais fácil e rápido. Já foi o tempo em que só era possível receber doações internacionais por meio de um cartão de crédito internacional ou depósito bancário, hoje é possível receber por outros meios como carteiras digitais como o Pay Pal, Google Pay e Apple Pay e, mais recentemente, é possível receber por meio de transferências de criptomoedas como o Bitcoin, por exemplo.

Então, o processo de doação internacional depende de um sistema de doação, que pode ser um plugin do WordPress, por exemplo, e meios de pagamentos como explicamos acima. Para você fazer a melhor escolha vamos explicar como funciona cada meio de pagamento e também quais os sistemas de doação online que estão disponíveis no mercado e como eles funcionam.

Quem pode captar recursos no exterior?

Em regra geral, qualquer organização não governamental sem fins lucrativos e que esteja regularmente registrada nos órgãos governamentais podem pleitear ou se candidatar a receber recursos do exterior. Mas existem fatores que podem auxiliar ou não nessa captação, como a área de atuação dessa organização, a transparência da sua prestação de contas, a sua relação com seus principais patrocinadores e a sua visibilidade perante a comunidade e a sociedade.

Existem diversas formas de receber doações internacionais, seja na forma de uma parceria, na participação de editais e de concorrências, inscrição em projetos, filiação a grandes organizações internacionais, contato com fundações e disponibilização de um site ou sistema de doação online.

Para a ONG começar a receber doações internacionais é necessário construir um plano de ação. Nele é necessário constar qual a ferramenta que vai ser utilizada para a doação, quais os meios de pagamentos aceitos e quais entidades ou patrocinadores internacionais serão contactados.

Como receber doações internacionais por cartão de crédito e de débito?

Como receber doação internacional com cartão

O cartão de crédito internacional é a principal forma e talvez a mais utilizada para se fazer doações internacionais. Seja pela sua praticidade e também por ser aceito pelos principais intermediadores de pagamentos tanto nacionais quanto internacionais. Bandeiras como Visa, Mastercard e American Express possuem uma rede mundial de pagamentos integrada aos principais sistemas de doação online.

E o cartão de débito, pode ser utilizado para doações internacionais? Sim, mas é necessário que a entidade tenha uma conta bancária no país de origem da doação. Ou seja, se o doador for oriundo da Inglaterra, é necessário possuir uma conta ativa nesse país para receber esse recurso.

Mas nem tudo está perdido para quem quer receber doações de cartões de débito do exterior. A tecnologia 3DS 2.0 é um novo protocolo de autenticação para lojas virtuais e e-commerce e promete aumentar a participação do cartão de débito nos pagamentos online. O 3DS permite a verificação da identidade do doador de forma mais segura e reduz drasticamente as possibilidades de fraude. No futuro essa tecnologia vai permitir o recebimento de recursos internacionais assim como acontece com os cartões de crédito, já que a validação irá ocorrer diretamente junto ao banco emissor.

Como receber doações internacionais pelo plugin do WordPress GiveWP

Não sei se a sua organização já conhece a plataforma de doação da Link Nacional, mas ela é, sem dúvidas, uma das melhores soluções disponíveis no mercado para doações internacionais. A Link Nacional desenvolveu uma solução de doações online que integra o WordPress e o plugin GiveWP que se tornou a solução para doações internacionais mais procurada do mercado.

O GiveWP permite doações multimoedas, conversão automática do câmbio, criação de formulários personalizados, painel administrativo, diversas formas de pagamento, histórico de doações e pagamentos recorrentes. Todos esses recursos são fundamentais para você fazer a gestão das doações da sua ONG, aumentar  a transparência para a prestação de contas e tornar o processo de captação de recursos mais rápido e fácil.

A equipe de especialistas da Link Nacional já está em fase de desenvolvimento de novos recursos como o sistema antifraude ClearSale e a implantação de novas formas de pagamento como o Pix, via PagHiper, criptomoedas como Bitcoin e Ethereum e doações recorrentes automáticas via cartão de crédito.

Banner GiveWP

Como receber doações internacionais por carteiras digitais?

As carteiras digitais se tornaram o grande fenômeno quando o assunto é pagamento online, seja pela sua tecnologia ou pela facilidade de utilização. Nas doações online não é diferente, em pouco tempo as carteiras digitais se tornaram uma boa opção e estão cada vez mais sendo utilizadas. Existem diversas carteiras digitais disponíveis no mercado, cada uma com sua proposta e o seu diferencial, vamos conhecer mais sobre algumas delas abaixo:

Google Pay

Google Pay

Google Pay é a carteira digital da gigante Google e permite que você cadastre os seus cartões de crédito ou de débito para fazer compras ou doações online pelo celular. Para utilizar basta ter instalado no seu aparelho o aplicativo do Google Pay e cadastrar alguma forma de pagamento de sua preferência. Com os dados do seu cartão salvos você não precisa ficar digitando os seus dados a cada compra, basta selecionar a opção do Google Pay que os seus dados bancários serão preenchidos automaticamente.

Mas o Google Pay é seguro? A empresa promete que os dados reais do seu cartão não são compartilhados com as lojas online e sim um número criptografado específico e em caso de perda do dispositivo móvel, o Google disponibiliza o serviço do “Encontre meu Dispositivo” e basta encontrar, bloquear e apagar os seus dados.

google pay

Apple Pay

Para quem utiliza os dispositivos desenvolvidos pelo Steve Jobs ficou ainda mais fácil e seguro realizar as suas compras reais e virtuais. O Apple Pay permite que você utilize o seu iPhone ou Apple Watch para fazer as compras. Basta utilizar as tecnologias do Touch ID ou do Face ID.

As doações online realizadas pelo Apple Pay podem ser feitas por meio do Safari do iPhone, iPad ou Mac sem criar contas ou preencher formulários. Já no MacBook é possível utilizar a tecnologia Touch ID. Tanto nas doações como nos pagamentos normais, a transação é feita por um código de transação único, na qual os seus dados são armazenados apenas na Apple e não são compartilhados com lojas virtuais ou sistemas de doação. Os cartões de crédito e de débito ficam armazenados no Wallet e você pode inserir e retirar os meios de pagamento quando achar necessário.

Logo PagSeguro

PagSeguro

PagSeguro foi um dos pioneiros quando o assunto é pagamento online e carteira digital, criado pelo grupo UOL, hoje ele oferece diversas soluções de pagamentos e também de doação online por meio do botão de doação. Ele também disponibiliza outras soluções como link de pagamento e carteira digital PagBank.

Mas eu posso fazer doações internacionais pelo PagSeguro? O PagSeguro permite a utilização de cartões internacionais tanto para compras como para doações, mas a transação precisa ser em moeda corrente do Brasil (Real – R$) e apenas em cartões de crédito.

Mercado pago

Mercado Pago

Mercado Pago é um dos grandes e não está para brincadeira quando o assunto é doação. Tanto é que o seu sistema de doação por meio do Checkout Pro foi utilizado em uma campanha para o Criança Esperança. Esse sistema permite pagamentos pela sua própria conta do Mercado Pago, cartões de crédito nacionais e internacionais, boleto bancário, pagamento na lotérica, cartão de débito virtual Caixa e PayPal.

Como receber doações internacionais pelo Pay Pal

O Pay Pal se tornou o serviço de pagamentos online mais conhecido e difundido no mundo em pouco mais de 20 anos de existência. A empresa criada por Peter Tiel, Max Levchin, Luke Nosek e Ken Howrey e que já teve como presidente o bilionário Elon Musk, após a fusão da sua empresa “X.com”, ocorrida no ano de 2000.

As suas soluções de pagamentos estão integradas nos maiores sites de vendas, marketplaces e lojas virtuais do mundo. O Pay Pal funciona como uma carteira digital que possibilita o cadastro de cartões de débito e de crédito de diversas bandeiras disponíveis no mercado.

Mas o Pay Pal também possibilita doações internacionais? Sim, ele disponibiliza diversas soluções para quem precisa integrar um sistema de doação com o seu site, seja por meio de um botão de doação do Pay Pal ou por meio de uma página personalizada feita pelo Pay Pal com recursos como o checkout transparente, Pay Pal checkout e assinaturas para doações recorrentes.

Grandes instituições utilizam o sistema de doação internacional como a Unesco, o Instituto Ayrton Senna, o GRAACC e outras instituições. Além do seu próprio site, é possível doar para essas instituições no próprio site do Pay Pal que divulga diversas causas para receberem doações do mundo inteiro.

Como receber doações internacionais com o Stripe

O Stripe é uma gigante especializada em infraestrutura de pagamentos para a internet e oferece soluções para pequenas e grandes empresas. Sediada nas cidades de São Francisco (EUA e Dublin (IRL), o Stripe promete diminuir a complexidade financeira já que ele fica responsável por conectar instituições financeiras, reguladores, redes de pagamentos, bancos e carteiras digitais de consumidores.

Dentre essas e outras soluções, vamos destacar a possibilidade de utilizar o Stripe para receber doações do exterior, seja por meio de integração via APIs ou por plugins. O Stripe já oferece soluções de pagamentos para sistemas como o Booking, GitHub e SalesForce e também para e-commerces feitos com a plataforma Shopify ou o plugin Woocommerce.

Como receber doações internacionais com Stripe

Para receber doações do exterior você pode utilizar o Stripe por meio do plugin do WordPress GiveWP, que permite integrar essa e outras soluções de pagamento ao seu site. A equipe de desenvolvedores da Link Nacional recomenda utilizar o Stripe como uma solução de pagamento já que ele aceita 135 moedas diferentes e permite as seguintes formas de pagamento abaixo:

Como receber doações internacionais com QR Code

A doação por QR Code é uma forma segura e moderna para receber doações internacionais de forma descomplicada. O QR Code nada mais é que um código bidimensional que pode ser gerado para uma determinada finalidade como a doação, por exemplo. Ele pode ser gerado por um sistema ou aplicativo que confere a ele algumas informações importantes como: nome do emissor, CNPJ da instituição, valor da doação, dados bancários e outras informações relevantes para o processo de doação.

Para utilizar o QR Code é necessário integrar algum sistema gerador de QR Code no seu site, dessa forma, o doador pode escolher o valor a ser doado e gerar o código para pagamento. O QR Code também pode ser utilizado em campanhas de marketing, onde ele pode ser enviado por e-mail marketing ou pelo WhattsApp para o seu público alvo.

A grande vantagem do QR Code é a diminuição do chargeback, ou seja, o número de cancelamentos da operação pela instituição financeira é bem menor.

  • Cartões de crédito e de débito
  • Alipay
  • Débito automático Bacs
  • FPX
  • Débito automático SEPA
  • ACH
  • Apple Pay
  • Oxxo
  • WeChat Pay
  • Outros
Receber doações internacionais com Código QR

Doações internacionais pelo Pix?

O Pix foi a grande novidade do ano de 2020 e vem revolucionando o mercado de pagamentos e de transferências no Brasil, seja por sua facilidade ou pela rapidez, já que os pagamentos ou transferências são feitos de forma instantânea e gratuita. Mas nem tudo no mundo do Pix são flores, como se trata de um sistema de transações financeiras brasileiro ele ainda não permite transações internacionais ou com contas de estrangeiros. Por isso, as doações internacionais pelo Pix ainda não são possíveis. Caso tenha alguma atualização nesse sentido, vamos trazer em primeira mão para vocês no blog da Link Nacional.

O Visa Checkout foi descontinuado, e agora?

O Visa Checkout é um método de pagamento desenvolvido pela Visa para facilitar o pagamento online, já que ele permite a finalização da compra de forma mais simples, dessa forma diminui o chargeback e aumenta as finalizações de compra no site. Até aí tudo bem – mas a Visa anunciou, em 2020, a descontinuação do Visa Checkout e junto com outras bandeiras como o Mastercard, Discover e American Express vão passar a utilizar o Click to Pay para suas transações em e-commerce.

O problema é que o Click to Pay ainda não chegou ao Brasil, está em operação apenas nos EUA e em fase de desenvolvimento e de testes. Mas as ONGs que utilizam o Visa Checkout em seu site podem ficar tranquilas, pois apesar da descontinuação, o sistema ainda vai funcionar até que o Click to Pay entre em operação ou a Visa tenha alguma outra solução para o mercado brasileiro.

Click to Pay

O Click to Pay é uma novidade que ainda não chegou ao mercado brasileiro mas promete integrar os serviços do Visa Checkout, Masterpass, Discover e American Express em um único serviço de pagamentos online. A promessa é tornar ainda mais ágil o processo de pagamento nas lojas virtuais, sem aquela burocracia de informar todos os seus dados a cada compra. O problema é que essa solução ainda não chegou ao Brasil e está em fase de desenvolvimento nos EUA, mas é uma grande aposta das grandes bandeiras de cartões no futuro dos pagamentos online.

VisaNet

A Visanet é uma das melhores soluções de pagamento quando o assunto é doação online, além de ser uma rede de pagamentos mundial, ela oferece serviços e integrações para sites, lojas virtuais e sistemas de doação.

Como fazer doação internacional com criptomoedas

Quando o assunto é criptomoeda existe muita desconfiança e desinformação a respeito da sua confiabilidade e de que forma ela pode ser utilizada no nosso mundo real. Para esclarecer essas e outras questões, é preciso conhecer como funciona a criptomoeda. E saber que por trás dela existe um sistema de blocos que garante a segurança e o registro de todas as transações, que se chama blockchain. Foi por meio dessa tecnologia e da confiança que ela proporciona, que todo o mercado de criptomoedas se desenvolveu, inclusive quando se trata de doações internacionais.

Atualmente as criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple são comercializadas em grandes corretoras e já correspondem a um mercado trilionário. Diante desses números, é claro que a sua instituição não poderia deixar de fora a possibilidade de receber doações internacionais por meio de criptomoedas. Com alta liquidez, as criptomoedas se tornaram um importante ativo no mercado financeiro e que pode ter como destino instituições do terceiro setor.

Mas, como receber doação internacional por criptomoedas? Basta você ter um sistema ou aplicação que permite a doação por meio de criptomoedas, que pode ficar armazenada em uma exchange ou ser convertida e sacada em moeda corrente de acordo com a cotação do ativo no dia.

A Link Nacional desenvolveu uma tecnologia para plugins do WordPress que permite tanto inserir um botão para doação de bitcoins ou implantar um sistema de doação de criptomoedas por meio do GiveWP. Nas duas opções é possível receber criptomoedas tanto de doadores nacionais como internacionais. Mais uma vez a Link Nacional saiu na frente quando o assunto é formas de doação online e disponibiliza esse recurso que permite transações em criptomoedas.

Criptomoedas

Soluções para doação internacional

Você viu no nosso post como existem diversas maneiras de receber doação internacional, seja por meio de um botão de doação, de um sistema de doação, aplicativo ou site de terceiros. Também existem diversas possibilidades de pagamentos, seja por cartão de crédito e débito, QR Code, carteira digital, criptomoedas e outros.

Mas dentro desse universo de possibilidades qual é a melhor opção para a minha ONG? A melhor solução é o sistema de doação integrado ao seu site desenvolvido pela Link Nacional, nele é possível receber doações por diversos meios de pagamento em uma interface amigável e fácil de ser administrada. Mas o grande diferencial, é que o sistema de doação online está em constante aperfeiçoamento, em busca de novos meios de pagamentos, implantação de novas tecnologias e atualização constante.

Quer contratar um sistema de doação internacional? Então entre em contato e solicite um orçamento para o seu projeto.

Tenho dúvidas sobre doação online

Faça a sua pergunta sobre o sistema de doação online nacional/internacional que a equipe de especialistas da Link Nacional vai encontrar uma solução para você.

Caso tenha alguma dúvida, escreve a sua pergunta objetivamente para obter ajuda dos consultores da Link Nacional.
Doação

Criar Site de Doação Internacional

Jornalista formado pela Unesp, com pós-graduação pela UFSC e passagens por agências de publicidade de Ribeirão Preto. Editor de conteúdo web e mestre SEO da Link Nacional.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Valteir Cabral
Valteir Cabral
22 de abril de 2021 12:51

Temos uma página de doação da Link Nacional iteec.org , temos um projeto de plantio de árvores que recebe doações… recebemos algumas doações via página, só que não temos contato com os doadores…. fizeram alguns depósitos de cartão de credito e depois cotestados, foram nos pedido documentação do doador, só que não temos acesso, pois as doações foram feitas direto no site… em resumo: fomos bloqueados na Cielo e nosso projeto prejudicado…

Link Nacional
Admin
Link Nacional
26 de abril de 2021 20:09
Reply to  Valteir Cabral

Olá Valteir boa noite, para evitar esse tipo de problema nos temos um recurso opcional de antifraude integrado com a Clear Sale. Alem da CIELO a nossa plataforma ainda possibilita a opção de Pagseguro, PayPal, Stripe e outras formas de doação. Entre em contato conosco para ativar outras formas de doação no seu site.

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.