FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

Aprenda como criar um site de vendas com WordPress e WooCommerce

por | 30/12/22 12:53 | Criar site, Notícias, WordPress

É difícil imaginar um empreendedor que, diante das mudanças observadas no mercado nos últimos anos, não tenha pensado em como criar um site de vendas na internet. A boa notícia é que as plataformas robustas, como o WordPress, equipadas com ferramentas completas, como o WooCommerce, estão ajudando empresas a colocarem esse projeto em prática.

Apenas em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 75,1 bilhões, um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior. Seja com a venda de produtos, seja com o comércio de serviços e de recursos digitais, o comércio eletrônico consolidou-se na experiência de descoberta e compra do consumidor e sua popularidade e confiança não param de crescer.

Se você deseja aproveitar essa oportunidade para trazer a sua empresa para a internet ou já conta com uma loja virtual, mas deseja migrá-la para uma plataforma melhor, este artigo é para você. Aproveite a leitura!

O que é melhor para as empresas: marketplace ou e-commerce?

Com o sucesso dos grandes marketplaces nacionais e internacionais, como Mercado Livre, Netshoes, Amazon e Lojas Americanas, muitos comerciantes são atraídos pelas vantagens que esses grandes “shoppings virtuais” oferecem.

Continue lendo

De fato, muitas preocupações inevitáveis na criação e na manutenção de um e-commerce são dispensadas com essa opção, como hospedagem, desenvolvimento e SEO (as otimizações para os motores de busca). Além disso, essas plataformas já contam com um público consolidado e são equipadas com ferramentas de pagamento e de publicidade robustas.

Sendo assim, por que não utilizar os marketplaces? Vejamos alguns pontos negativos:

  • forte dependência: sua loja estará inteiramente limitada às funcionalidades disponibilizadas pela plataforma e também estará sujeita às regras impostas por sua administração;
  • pouca personalidade: é muito difícil crescer e se destacar nos marketplaces, uma vez que sua marca estará sempre em segundo plano;
  • muitas limitações: os recursos disponibilizados pelas grandes plataformas são interessantes, mas deixam muito a desejar em relação às ferramentas de e-commerce.
Dito isso, percebemos que os marketplaces são ambientes vantajosos para realizar testes de viabilidade e até para conduzir pequenas lojas. Entretanto, o e-commerce é definitivamente uma solução mais madura para o comerciante virtual.

Além de disponibilizarem um vasto leque de possibilidades de construção, comercialização e divulgação, os plugins e gerenciadores de conteúdo para lojas virtuais permitem criar um site de vendas só seu, ou seja, um ambiente virtual no qual a sua marca é a estrela e a sua empresa dita as regras.

Por que criar um site de vendas no WordPress?

Profundamente apreciado pelos desenvolvedores de blogs, o WordPress é, sem dúvidas, o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais famoso do mundo. Sua importância para a internet nos dias de hoje é equiparável a dos grandes buscadores, como o Google, e não é à toa que ele está por trás da maioria dos sites da atualidade.

As vantagens do WordPress são inúmeras, começando pelo profissionalismo que agrega às páginas na internet e pela sua facilidade de uso — que pode exigir um pequeno tempo de adaptação inicialmente, mas nada que demande conhecimentos avançados.

Uma vez dentro do CMS, descobrimos que ele é uma janela para um verdadeiro universo de possibilidades na internet. Sua variedade de temas, plugins, complementos e serviços nos permite criar as mais diversas plataformas para a web, inclusive e-commerces.

Com a ajuda do seu poderoso plugin WooCommerce, o WordPress tem plena capacidade de atender a comerciantes online de todos os portes, de microempresas com pequenos estoques a grandes varejistas. Tudo isso com os benefícios técnicos que a plataforma já oferece, como a criação de sites responsivos, pré-configurações para motores de busca e rápido carregamento de páginas.

WordPress e WooCommerce quais as semelhanças?

Tal como o WordPress, o WooCommerce surgiu a partir de uma iniciativa opensource — software de código aberto —, e seu projeto inicial, inclusive, foi liderado por três colaboradores do CMS.

O serviço foi lançado oficialmente em 2011, embora já fosse utilizado em versões de teste desde 2008. A riqueza de funcionalidades somada à simplicidade de utilização rapidamente tornaram o plugin popular, além de haver o fato de ele ter sido incorporado ao gerenciador de conteúdo mais querido do mercado.

Logo à primeira vista, nos surpreendemos não apenas com as diversas opções que o plugin oferece, mas também com a variedade de complementos disponíveis que aumentam ainda mais as suas possibilidades. Sob a perspectiva do usuário, gerenciar o WooCommerce é como ter um segundo WordPress dentro do WordPress.

Como o WooCommerce funciona?

Atualmente, o WooCommerce atende a 26% das plataformas e-commerce da internet — quase um milhão de lojas virtuais ativas —, segundo o Buildwith Trends, superando concorrentes fortes, como Shopify (21%), Magento (8%) e OpenCart (4%).

Com tamanho sucesso, a equipe por trás do projeto precisou crescer. Hoje, existe um time enorme de desenvolvedores, designers e profissionais de Marketing Digital empenhado em atender às demandas dos usuários e em inserir melhorias no plugin.

Embora ainda seja uma plataforma opensource, o WooCommerce é auditado pela empresa de segurança digital Sucuri, uma parceria que também contribui para a credibilidade do serviço.

Quais as vantagens de optar pelo WordPress e pelo WooCommerce?

Após ler os tópicos anteriores, você já deve ter percebido vários dos benefícios de utilizar o WooCommerce para criar seu site de vendas. No entanto, alguns pontos importantes sobre o plugin merecem ser destacados. Confira!

Você tem total controle sobre a sua loja virtual

Não interessa o tipo de empreendimento que você deseja criar e promover na internet. Com o WordPress, você tem controle total sobre ele. Embora isso assuste alguns leigos a princípio, logo percebemos que isso é muito mais vantajoso do que “alugar” um espaço em plataformas de terceiros.

Absolutamente tudo, da aparência e navegação dos usuários à configurações de gestão e segurança, é escolhido por você. Essa flexibilidade confere enorme poder às empresas, principalmente por permitir que elas explorem ao máximo a personalidade de suas marcas nos layouts das páginas e nos conteúdos publicados.

No WordPress, você pode providenciar ajustes e melhorias rapidamente

Ainda dentro dos plugins e extensões, não podemos deixar de falar da facilidade de implementar melhorias na sua loja de vendas. A instalação de temas, por exemplo, pode ser realizada em poucos cliques, bem como as configurações e os ajustes de aparência.

Com a ajuda de criadores de site grátis, como o Divi, o processo de criação de páginas torna-se uma experiência extremamente intuitiva e seus módulos e recursos exclusivos agregam ainda mais possibilidades à sua loja.

Existem centenas de plugins e extensões disponíveis para equipar a sua loja

Uma das principais diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com, as duas versões da marca, é a oferta de plugins e extensões. O número de recursos e a variedade de soluções disponibilizadas para o CMS são muito maiores e, entre elas, está o WooCommerce.

Entretanto, vários outros plugins serão necessários para garantir a boa aparência e o bom funcionamento do site, o que jamais será um problema ao escolher o WordPress. Existem plugins de segurança, plugins para aumentar a velocidade do site, plugins para melhorar a navegação, aprimorar a aparência, exibir anúncios e ofertas dinâmicas, monitorar conversões e muito mais.

É possível incluir blogs, landing pages e outros recursos de Marketing Digital

Página corporativa, blog ou loja virtual o que um site deve ter? Por que não escolher tudo isso?

Com o WordPress, você pode criar uma plataforma com todas essas funções e o melhor: tudo gerenciável de um só lugar. Não se esqueça de que, ao planejar um site eficiente, não podemos deixar de lado a divulgação.

Existem ferramentas para facilitar a redação de textos otimizados, plugins para a criação de landing pages, formulários para a captação de leads, pixels de rastreamento para monitorar o comportamento dos visitantes, painéis de gerenciamento de dados, integrações com redes sociais, enfim, tudo de que você precisa para caprichar na sua estratégia de conteúdo.

Quais resultados o WooCommerce entrega? Veja 3 lojas virtuais de sucesso criadas com o plugin!

Nada como conferir de perto o resultado final que o WordPress e o WooCommerce são capazes de entregar, certo? Confira, a seguir, alguns sites de venda de sucesso criados com eles!

Taylor Swift

Sem dúvidas, uma das lojas WooCommerces mais famosas do mundo é da cantora pop americana Taylor Swift. Com um visual limpo e produtos em destaque, a equipe da cantora disponibiliza uma série de itens com sua marca para venda mundial.

Moka Clube

O Moka Clube é um e-commerce inteiramente voltado para amantes de cafés. Sua loja virtual oferece todos os tipos de produtos, físicos (como cafés, canecas e kits baristas) e digitais (cursos online relacionados), além do seu clube de assinatura que fornece a entrega de um café especial mensalmente.

Revista Bicho S/A

A revista de entretenimento Bicho S/A é outra empresa que também apresenta uma plataforma completa para seu público: assinaturas, blog, canais de atendimento e venda de serviços. O diferencial é que não há produtos físicos para entrega, deixando claro que o WooCommerce atende a todos os tipos de negócio e não apenas a varejistas.

Como criar um site de vendas com a dupla perfeita? Confira 5 passos simples para você montar o seu!

Uma vez dentro do WordPress, o processo básico de criação de um e-commerce é muito simples. Veja!

1. Instale o plugin WooCommerce no seu WordPress

Acesse o seu painel WordPress (geralmente está localizado em “seudominio/wp-admin”), repouse o mouse sobre a opção “Plugins” no menu lateral e clique em “Adicionar Novo”.

Na barra de busca, faça uma pesquisa por “WooCommerce” (sem aspas), clique em “Instalar plugin” e, em seguida, em “Ativar o plugin”.

2. Conclua as configurações básicas do plugin

Após concluir a instalação, se nenhuma mensagem for exibida com um link para as configurações, atualize seu painel (basta clicar em F5) e clique na opção “WooCommerce” que deve ter surgido no menu lateral.

É importante que você acesse todas as abas de configuração, mas a principal delas é a primeira: “Configurações Gerais”. É nessa área que informamos todos os dados do negócio, como localização da loja e do estoque, cálculos de frete, moeda utilizada, tipos de tributação, controle de inventário, cupons de desconto e várias outras opções.

3. Cadastre seus produtos

Ao explorar as outras abas do plugin, você verá que a segunda já nos permite adicionar produtos, incluindo descrição, imagem e até estrutura da URL (a forma padrão dos endereços www da sua loja).

Para concluir essa etapa, é importante que o conteúdo das ofertas já esteja finalizado. Isso inclui fotos ou ilustrações em tamanhos adequados, texto com descrição e dados sobre os produtos e, naturalmente, os preços.

4. Defina as formas de pagamento e entrega

Por fim, você só precisará definir as opções de pagamento e entrega, o que geralmente envolve a ativação de outros plugins ou extensões, como gerenciadores ou gateways de pagamento.

Nessa configuração, é importante solicitar a ajuda técnica para evitar qualquer problema em termos de funcionamento e segurança.

5. Otimize a sua loja virtual

É claro que outros ajustes serão necessários para criar um site de vendas de sucesso, afinal, é também fundamental que a sua loja seja bonita, encontrável e fácil de navegar.

Além de configurar o seu WordPress adequadamente de acordo com as melhores práticas de SEO, você pode configurar a aparência da sua loja WooCommerce usando o Divi. Seu editor visual de páginas traz uma série de funcionalidades exclusivas para lojas virtuais com a facilidade de uso característica da ferramenta.

Criar loja virtual

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
3 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...