Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Aprenda como criar um site de vendas com WordPress e WooCommerce

por | 02/04/25 08:30 | Notícias, Criar site, WordPress

É difícil imaginar um empreendedor que, diante das mudanças observadas no mercado nos últimos anos, não tenha pensado em como criar um site de vendas na internet. A boa notícia é que as plataformas robustas, como o WordPress, equipadas com ferramentas completas, como o WooCommerce, estão ajudando empresas a colocarem esse projeto em prática.

Apenas em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 75,1 bilhões, um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior. Seja com a venda de produtos, seja com o comércio de serviços e de recursos digitais, o comércio eletrônico consolidou-se na experiência de descoberta e compra do consumidor e sua popularidade e confiança não param de crescer.

Se você deseja aproveitar essa oportunidade para trazer a sua empresa para a internet ou já conta com uma loja virtual, mas deseja migrá-la para uma plataforma melhor, este artigo é para você. Aproveite a leitura!

O que é melhor para as empresas: marketplace ou e-commerce?

Com o sucesso dos grandes marketplaces nacionais e internacionais, como Mercado Livre, Netshoes, Amazon e Lojas Americanas, muitos comerciantes são atraídos pelas vantagens que esses grandes “shoppings virtuais” oferecem.

Continue lendo

Sua loja na internet

Aumente suas vendas com a MELHOR PLATAFORMA DE E-COMMERCE

De fato, muitas preocupações inevitáveis na criação e na manutenção de um e-commerce são dispensadas com essa opção, como hospedagem, desenvolvimento e SEO (as otimizações para os motores de busca). Além disso, essas plataformas já contam com um público consolidado e são equipadas com ferramentas de pagamento e de publicidade robustas.

Sendo assim, por que não utilizar os marketplaces? Vejamos alguns pontos negativos:

  • forte dependência: sua loja estará inteiramente limitada às funcionalidades disponibilizadas pela plataforma e também estará sujeita às regras impostas por sua administração;
  • pouca personalidade: é muito difícil crescer e se destacar nos marketplaces, uma vez que sua marca estará sempre em segundo plano;
  • muitas limitações: os recursos disponibilizados pelas grandes plataformas são interessantes, mas deixam muito a desejar em relação às ferramentas de e-commerce.
Dito isso, percebemos que os marketplaces são ambientes vantajosos para realizar testes de viabilidade e até para conduzir pequenas lojas. Entretanto, o e-commerce é definitivamente uma solução mais madura para o comerciante virtual.

Além de disponibilizarem um vasto leque de possibilidades de construção, comercialização e divulgação, os plugins e gerenciadores de conteúdo para lojas virtuais permitem criar um site de vendas só seu, ou seja, um ambiente virtual no qual a sua marca é a estrela e a sua empresa dita as regras.

Por que criar um site de vendas no WordPress?

Profundamente apreciado pelos desenvolvedores de blogs, o WordPress é, sem dúvidas, o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais famoso do mundo. Sua importância para a internet nos dias de hoje é equiparável a dos grandes buscadores, como o Google, e não é à toa que ele está por trás da maioria dos sites da atualidade.

As vantagens do WordPress são inúmeras, começando pelo profissionalismo que agrega às páginas na internet e pela sua facilidade de uso — que pode exigir um pequeno tempo de adaptação inicialmente, mas nada que demande conhecimentos avançados.

Uma vez dentro do CMS, descobrimos que ele é uma janela para um verdadeiro universo de possibilidades na internet. Sua variedade de temas, plugins, complementos e serviços nos permite criar as mais diversas plataformas para a web, inclusive e-commerces.

Com a ajuda do seu poderoso plugin WooCommerce, o WordPress tem plena capacidade de atender a comerciantes online de todos os portes, de microempresas com pequenos estoques a grandes varejistas. Tudo isso com os benefícios técnicos que a plataforma já oferece, como a criação de sites responsivos, pré-configurações para motores de busca e rápido carregamento de páginas.

WordPress e WooCommerce quais as semelhanças?

Tal como o WordPress, o WooCommerce surgiu a partir de uma iniciativa opensource — software de código aberto —, e seu projeto inicial, inclusive, foi liderado por três colaboradores do CMS.

O serviço foi lançado oficialmente em 2011, embora já fosse utilizado em versões de teste desde 2008. A riqueza de funcionalidades somada à simplicidade de utilização rapidamente tornaram o plugin popular, além de haver o fato de ele ter sido incorporado ao gerenciador de conteúdo mais querido do mercado.

Logo à primeira vista, nos surpreendemos não apenas com as diversas opções que o plugin oferece, mas também com a variedade de complementos disponíveis que aumentam ainda mais as suas possibilidades. Sob a perspectiva do usuário, gerenciar o WooCommerce é como ter um segundo WordPress dentro do WordPress.

Como o WooCommerce funciona?

Atualmente, o WooCommerce atende a 26% das plataformas e-commerce da internet — quase um milhão de lojas virtuais ativas —, segundo o Buildwith Trends, superando concorrentes fortes, como Shopify (21%), Magento (8%) e OpenCart (4%).

Com tamanho sucesso, a equipe por trás do projeto precisou crescer. Hoje, existe um time enorme de desenvolvedores, designers e profissionais de Marketing Digital empenhado em atender às demandas dos usuários e em inserir melhorias no plugin.

Embora ainda seja uma plataforma opensource, o WooCommerce é auditado pela empresa de segurança digital Sucuri, uma parceria que também contribui para a credibilidade do serviço.

Quais as vantagens de optar pelo WordPress e pelo WooCommerce?

Após ler os tópicos anteriores, você já deve ter percebido vários dos benefícios de utilizar o WooCommerce para criar seu site de vendas. No entanto, alguns pontos importantes sobre o plugin merecem ser destacados. Confira!

Você tem total controle sobre a sua loja virtual

Não interessa o tipo de empreendimento que você deseja criar e promover na internet. Com o WordPress, você tem controle total sobre ele. Embora isso assuste alguns leigos a princípio, logo percebemos que isso é muito mais vantajoso do que “alugar” um espaço em plataformas de terceiros.

Absolutamente tudo, da aparência e navegação dos usuários à configurações de gestão e segurança, é escolhido por você. Essa flexibilidade confere enorme poder às empresas, principalmente por permitir que elas explorem ao máximo a personalidade de suas marcas nos layouts das páginas e nos conteúdos publicados.

No WordPress, você pode providenciar ajustes e melhorias rapidamente

Ainda dentro dos plugins e extensões, não podemos deixar de falar da facilidade de implementar melhorias na sua loja de vendas. A instalação de temas, por exemplo, pode ser realizada em poucos cliques, bem como as configurações e os ajustes de aparência.

Com a ajuda de criadores de site grátis, como o Divi, o processo de criação de páginas torna-se uma experiência extremamente intuitiva e seus módulos e recursos exclusivos agregam ainda mais possibilidades à sua loja.

Existem centenas de plugins e extensões disponíveis para equipar a sua loja

Uma das principais diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com, as duas versões da marca, é a oferta de plugins e extensões. O número de recursos e a variedade de soluções disponibilizadas para o CMS são muito maiores e, entre elas, está o WooCommerce.

Entretanto, vários outros plugins serão necessários para garantir a boa aparência e o bom funcionamento do site, o que jamais será um problema ao escolher o WordPress. Existem plugins de segurança, plugins para aumentar a velocidade do site, plugins para melhorar a navegação, aprimorar a aparência, exibir anúncios e ofertas dinâmicas, monitorar conversões e muito mais.

É possível incluir blogs, landing pages e outros recursos de Marketing Digital

Página corporativa, blog ou loja virtual o que um site deve ter? Por que não escolher tudo isso?

Com o WordPress, você pode criar uma plataforma com todas essas funções e o melhor: tudo gerenciável de um só lugar. Não se esqueça de que, ao planejar um site eficiente, não podemos deixar de lado a divulgação.

Existem ferramentas para facilitar a redação de textos otimizados, plugins para a criação de landing pages, formulários para a captação de leads, pixels de rastreamento para monitorar o comportamento dos visitantes, painéis de gerenciamento de dados, integrações com redes sociais, enfim, tudo de que você precisa para caprichar na sua estratégia de conteúdo.

Quais resultados o WooCommerce entrega? Veja 3 lojas virtuais de sucesso criadas com o plugin!

Nada como conferir de perto o resultado final que o WordPress e o WooCommerce são capazes de entregar, certo? Confira, a seguir, alguns sites de venda de sucesso criados com eles!

Taylor Swift

Sem dúvidas, uma das lojas WooCommerces mais famosas do mundo é da cantora pop americana Taylor Swift. Com um visual limpo e produtos em destaque, a equipe da cantora disponibiliza uma série de itens com sua marca para venda mundial.

Moka Clube

O Moka Clube é um e-commerce inteiramente voltado para amantes de cafés. Sua loja virtual oferece todos os tipos de produtos, físicos (como cafés, canecas e kits baristas) e digitais (cursos online relacionados), além do seu clube de assinatura que fornece a entrega de um café especial mensalmente.

Revista Bicho S/A

A revista de entretenimento Bicho S/A é outra empresa que também apresenta uma plataforma completa para seu público: assinaturas, blog, canais de atendimento e venda de serviços. O diferencial é que não há produtos físicos para entrega, deixando claro que o WooCommerce atende a todos os tipos de negócio e não apenas a varejistas.

Como criar um site de vendas com a dupla perfeita? Confira 5 passos simples para você montar o seu!

Uma vez dentro do WordPress, o processo básico de criação de um e-commerce é muito simples. Veja!

1. Instale o plugin WooCommerce no seu WordPress

Acesse o seu painel WordPress (geralmente está localizado em “seudominio/wp-admin”), repouse o mouse sobre a opção “Plugins” no menu lateral e clique em “Adicionar Novo”.

Na barra de busca, faça uma pesquisa por “WooCommerce” (sem aspas), clique em “Instalar plugin” e, em seguida, em “Ativar o plugin”.

2. Conclua as configurações básicas do plugin

Após concluir a instalação, se nenhuma mensagem for exibida com um link para as configurações, atualize seu painel (basta clicar em F5) e clique na opção “WooCommerce” que deve ter surgido no menu lateral.

É importante que você acesse todas as abas de configuração, mas a principal delas é a primeira: “Configurações Gerais”. É nessa área que informamos todos os dados do negócio, como localização da loja e do estoque, cálculos de frete, moeda utilizada, tipos de tributação, controle de inventário, cupons de desconto e várias outras opções.

3. Cadastre seus produtos

Ao explorar as outras abas do plugin, você verá que a segunda já nos permite adicionar produtos, incluindo descrição, imagem e até estrutura da URL (a forma padrão dos endereços www da sua loja).

Para concluir essa etapa, é importante que o conteúdo das ofertas já esteja finalizado. Isso inclui fotos ou ilustrações em tamanhos adequados, texto com descrição e dados sobre os produtos e, naturalmente, os preços.

4. Defina as formas de pagamento e entrega

Por fim, você só precisará definir as opções de pagamento e entrega, o que geralmente envolve a ativação de outros plugins ou extensões, como gerenciadores ou gateways de pagamento.

Nessa configuração, é importante solicitar a ajuda técnica para evitar qualquer problema em termos de funcionamento e segurança.

5. Otimize a sua loja virtual

É claro que outros ajustes serão necessários para criar um site de vendas de sucesso, afinal, é também fundamental que a sua loja seja bonita, encontrável e fácil de navegar.

Além de configurar o seu WordPress adequadamente de acordo com as melhores práticas de SEO, você pode configurar a aparência da sua loja WooCommerce usando o Divi. Seu editor visual de páginas traz uma série de funcionalidades exclusivas para lojas virtuais com a facilidade de uso característica da ferramenta.

Alcance Novos Clientes com uma Loja Online

Aproveite uma solução de e-commerce com layout exclusivo e relatórios detalhados

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
3 2 votos
Vote no Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas postagens

Como instalar o Divi no WordPress ?

Como instalar o Divi no WordPress ?

Se você é um empreendedor, que busca soluções tecnológicas inovadoras e dicas de otimização de sites, então você provavelmente já ouviu falar do Divi, um dos...