Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Criar Site
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Hospedagem de site grátis

Clique aqui e garanta a sua

Aprenda como criar um site de vendas com WordPress e WooCommerce

por | Atualizado em 23 de junho de 2020 | Criar site, Notícias

É difícil imaginar um empreendedor que, diante das mudanças observadas no mercado nos últimos anos, não tenha pensado em como criar um site de vendas na internet. A boa notícia é que as plataformas robustas, como o WordPress, equipadas com ferramentas completas, como o WooCommerce, estão ajudando empresas a colocarem esse projeto em prática.

Apenas em 2019, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 75,1 bilhões, um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior. Seja com a venda de produtos, seja com o comércio de serviços e de recursos digitais, o comércio eletrônico consolidou-se na experiência de descoberta e compra do consumidor e sua popularidade e confiança não param de crescer.

Se você deseja aproveitar essa oportunidade para trazer a sua empresa para a internet ou já conta com uma loja virtual, mas deseja migrá-la para uma plataforma melhor, este artigo é para você. Aproveite a leitura!

Editor visual de página WooCommerce com Divi

A Elegant Themes acaba de lançar novas funcionalidades para editar o Woocommerce pelo Divi Builder. São 16 novos módulos que prometem turbinar e aumentar as… Saiba Mais

Como instalar o Woocommerce

O Woocommerce é um dos plugins mais utilizados para criação de uma loja virtual. Desenvolvido para sites WordPress, a ferramenta conta com diversas extensões que facilita o… Saiba Mais

Como adicionar os métodos de envio dos Correios no Woocommerce

Ao optar pelo Woocommerce para desenvolver uma loja virtual, muitos perguntam como adicionar e configurar os métodos de envios dos Correios. … Saiba Mais

Está precisando vender os seus produtos pela internet?

Crie uma loja virtual agora!

O que é melhor para as empresas: marketplace ou e-commerce?

Com o sucesso dos grandes marketplaces nacionais e internacionais, como Mercado Livre, Netshoes, Amazon e Lojas Americanas, muitos comerciantes são atraídos pelas vantagens que esses grandes “shoppings virtuais” oferecem.

De fato, muitas preocupações inevitáveis na criação e na manutenção de um e-commerce são dispensadas com essa opção, como hospedagem, desenvolvimento e SEO (as otimizações para os motores de busca). Além disso, essas plataformas já contam com um público consolidado e são equipadas com ferramentas de pagamento e de publicidade robustas.

Sendo assim, por que não utilizar os marketplaces? Vejamos alguns pontos negativos:

  • forte dependência: sua loja estará inteiramente limitada às funcionalidades disponibilizadas pela plataforma e também estará sujeita às regras impostas por sua administração;
  • pouca personalidade: é muito difícil crescer e se destacar nos marketplaces, uma vez que sua marca estará sempre em segundo plano;
  • muitas limitações: os recursos disponibilizados pelas grandes plataformas são interessantes, mas deixam muito a desejar em relação às ferramentas de e-commerce.

Dito isso, percebemos que os marketplaces são ambientes vantajosos para realizar testes de viabilidade e até para conduzir pequenas lojas. Entretanto, o e-commerce é definitivamente uma solução mais madura para o comerciante virtual.

Além de disponibilizarem um vasto leque de possibilidades de construção, comercialização e divulgação, os plugins e gerenciadores de conteúdo para lojas virtuais permitem criar um site de vendas só seu, ou seja, um ambiente virtual no qual a sua marca é a estrela e a sua empresa dita as regras.

Por que criar um site de vendas no WordPress?

Profundamente apreciado pelos desenvolvedores de blogs, o WordPress é, sem dúvidas, o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais famoso do mundo. Sua importância para a internet nos dias de hoje é equiparável a dos grandes buscadores, como o Google, e não é à toa que ele está por trás da maioria dos sites da atualidade.

As vantagens do WordPress são inúmeras, começando pelo profissionalismo que agrega às páginas na internet e pela sua facilidade de uso — que pode exigir um pequeno tempo de adaptação inicialmente, mas nada que demande conhecimentos avançados.

Uma vez dentro do CMS, descobrimos que ele é uma janela para um verdadeiro universo de possibilidades na internet. Sua variedade de temas, plugins, complementos e serviços nos permite criar as mais diversas plataformas para a web, inclusive e-commerces.

Com a ajuda do seu poderoso plugin WooCommerce, o WordPress tem plena capacidade de atender a comerciantes online de todos os portes, de microempresas com pequenos estoques a grandes varejistas. Tudo isso com os benefícios técnicos que a plataforma já oferece, como a criação de sites responsivos, pré-configurações para motores de busca e rápido carregamento de páginas.

WordPress e WooCommerce quais as semelhanças?

Tal como o WordPress, o WooCommerce surgiu a partir de uma iniciativa opensource — software de código aberto —, e seu projeto inicial, inclusive, foi liderado por três colaboradores do CMS.

O serviço foi lançado oficialmente em 2011, embora já fosse utilizado em versões de teste desde 2008. A riqueza de funcionalidades somada à simplicidade de utilização rapidamente tornaram o plugin popular, além de haver o fato de ele ter sido incorporado ao gerenciador de conteúdo mais querido do mercado.

Logo à primeira vista, nos surpreendemos não apenas com as diversas opções que o plugin oferece, mas também com a variedade de complementos disponíveis que aumentam ainda mais as suas possibilidades. Sob a perspectiva do usuário, gerenciar o WooCommerce é como ter um segundo WordPress dentro do WordPress.

Como o WooCommerce funciona?

Atualmente, o WooCommerce atende a 26% das plataformas e-commerce da internet — quase um milhão de lojas virtuais ativas —, segundo o Buildwith Trends, superando concorrentes fortes, como Shopify (21%), Magento (8%) e OpenCart (4%).

Com tamanho sucesso, a equipe por trás do projeto precisou crescer. Hoje, existe um time enorme de desenvolvedores, designers e profissionais de Marketing Digital empenhado em atender às demandas dos usuários e em inserir melhorias no plugin.

Embora ainda seja uma plataforma opensource, o WooCommerce é auditado pela empresa de segurança digital Sucuri, uma parceria que também contribui para a credibilidade do serviço.

Quais as vantagens de optar pelo WordPress e pelo WooCommerce?

Após ler os tópicos anteriores, você já deve ter percebido vários dos benefícios de utilizar o WooCommerce para criar seu site de vendas. No entanto, alguns pontos importantes sobre o plugin merecem ser destacados. Confira!

Você tem total controle sobre a sua loja virtual

Não interessa o tipo de empreendimento que você deseja criar e promover na internet. Com o WordPress, você tem controle total sobre ele. Embora isso assuste alguns leigos a princípio, logo percebemos que isso é muito mais vantajoso do que “alugar” um espaço em plataformas de terceiros.

Absolutamente tudo, da aparência e navegação dos usuários à configurações de gestão e segurança, é escolhido por você. Essa flexibilidade confere enorme poder às empresas, principalmente por permitir que elas explorem ao máximo a personalidade de suas marcas nos layouts das páginas e nos conteúdos publicados.

No WordPress, você pode providenciar ajustes e melhorias rapidamente

Ainda dentro dos plugins e extensões, não podemos deixar de falar da facilidade de implementar melhorias na sua loja de vendas. A instalação de temas, por exemplo, pode ser realizada em poucos cliques, bem como as configurações e os ajustes de aparência.

Com a ajuda de criadores de site grátis, como o Divi, o processo de criação de páginas torna-se uma experiência extremamente intuitiva e seus módulos e recursos exclusivos agregam ainda mais possibilidades à sua loja.

Existem centenas de plugins e extensões disponíveis para equipar a sua loja

Uma das principais diferenças entre o WordPress.org e o WordPress.com, as duas versões da marca, é a oferta de plugins e extensões. O número de recursos e a variedade de soluções disponibilizadas para o CMS são muito maiores e, entre elas, está o WooCommerce.

Entretanto, vários outros plugins serão necessários para garantir a boa aparência e o bom funcionamento do site, o que jamais será um problema ao escolher o WordPress. Existem plugins de segurança, plugins para aumentar a velocidade do site, plugins para melhorar a navegação, aprimorar a aparência, exibir anúncios e ofertas dinâmicas, monitorar conversões e muito mais.

É possível incluir blogs, landing pages e outros recursos de Marketing Digital

Página corporativa, blog ou loja virtual o que um site deve ter? Por que não escolher tudo isso?

Com o WordPress, você pode criar uma plataforma com todas essas funções e o melhor: tudo gerenciável de um só lugar. Não se esqueça de que, ao planejar um site eficiente, não podemos deixar de lado a divulgação.

Existem ferramentas para facilitar a redação de textos otimizados, plugins para a criação de landing pages, formulários para a captação de leads, pixels de rastreamento para monitorar o comportamento dos visitantes, painéis de gerenciamento de dados, integrações com redes sociais, enfim, tudo de que você precisa para caprichar na sua estratégia de conteúdo.

Quais resultados o WooCommerce entrega? Veja 3 lojas virtuais de sucesso criadas com o plugin!

Nada como conferir de perto o resultado final que o WordPress e o WooCommerce são capazes de entregar, certo? Confira, a seguir, alguns sites de venda de sucesso criados com eles!

Taylor Swift

Sem dúvidas, uma das lojas WooCommerces mais famosas do mundo é da cantora pop americana Taylor Swift. Com um visual limpo e produtos em destaque, a equipe da cantora disponibiliza uma série de itens com sua marca para venda mundial.

Moka Clube

O Moka Clube é um e-commerce inteiramente voltado para amantes de cafés. Sua loja virtual oferece todos os tipos de produtos, físicos (como cafés, canecas e kits baristas) e digitais (cursos online relacionados), além do seu clube de assinatura que fornece a entrega de um café especial mensalmente.

Revista Bicho S/A

A revista de entretenimento Bicho S/A é outra empresa que também apresenta uma plataforma completa para seu público: assinaturas, blog, canais de atendimento e venda de serviços. O diferencial é que não há produtos físicos para entrega, deixando claro que o WooCommerce atende a todos os tipos de negócio e não apenas a varejistas.

Como criar um site de vendas com a dupla perfeita? Confira 5 passos simples para você montar o seu!

Uma vez dentro do WordPress, o processo básico de criação de um e-commerce é muito simples. Veja!

1. Instale o plugin WooCommerce no seu WordPress

Acesse o seu painel WordPress (geralmente está localizado em “seudominio/wp-admin”), repouse o mouse sobre a opção “Plugins” no menu lateral e clique em “Adicionar Novo”.

Na barra de busca, faça uma pesquisa por “WooCommerce” (sem aspas), clique em “Instalar plugin” e, em seguida, em “Ativar o plugin”.

2. Conclua as configurações básicas do plugin

Após concluir a instalação, se nenhuma mensagem for exibida com um link para as configurações, atualize seu painel (basta clicar em F5) e clique na opção “WooCommerce” que deve ter surgido no menu lateral.

É importante que você acesse todas as abas de configuração, mas a principal delas é a primeira: “Configurações Gerais”. É nessa área que informamos todos os dados do negócio, como localização da loja e do estoque, cálculos de frete, moeda utilizada, tipos de tributação, controle de inventário, cupons de desconto e várias outras opções.

3. Cadastre seus produtos

Ao explorar as outras abas do plugin, você verá que a segunda já nos permite adicionar produtos, incluindo descrição, imagem e até estrutura da URL (a forma padrão dos endereços www da sua loja).

Para concluir essa etapa, é importante que o conteúdo das ofertas já esteja finalizado. Isso inclui fotos ou ilustrações em tamanhos adequados, texto com descrição e dados sobre os produtos e, naturalmente, os preços.

4. Defina as formas de pagamento e entrega

Por fim, você só precisará definir as opções de pagamento e entrega, o que geralmente envolve a ativação de outros plugins ou extensões, como gerenciadores ou gateways de pagamento.

Nessa configuração, é importante solicitar a ajuda técnica para evitar qualquer problema em termos de funcionamento e segurança.

5. Otimize a sua loja virtual

É claro que outros ajustes serão necessários para criar um site de vendas de sucesso, afinal, é também fundamental que a sua loja seja bonita, encontrável e fácil de navegar.

Além de configurar o seu WordPress adequadamente de acordo com as melhores práticas de SEO, você pode configurar a aparência da sua loja WooCommerce usando o Divi. Seu editor visual de páginas traz uma série de funcionalidades exclusivas para lojas virtuais com a facilidade de uso característica da ferramenta.

WordPress e WooCommerce na Link Nacional — por que contratar?

Se você está começando agora, primeiramente, precisará contratar um plano de hospedagem e registrar um domínio para instalar o WordPress e começar a criar seu site de vendas. Entretanto, se já tem uma loja em outra plataforma e deseja mudar ou prefere contar com um serviço especializado para criar seu e-commerce com segurança, contrate uma empresa de confiança.

A Link Nacional atua desde 2004 e é uma das mais importantes provedoras de registro de domínio, hospedagem, desenvolvimento e manutenção de sites do mercado. Sua equipe especialista em WordPress pode ajudá-lo a migrar o seu site com segurança ou dar vida ao seu projeto na internet com todo o profissionalismo de que a sua empresa precisa.

Agora, você sabe como criar um site de vendas com uma das melhores ferramentas do mundo. Entretanto, ainda que a estrutura técnica do seu site seja impecável, é essencial investir em uma estratégia de comunicação e relacionamento de qualidade para atrair as pessoas certas para a sua loja e fechar vendas.

Continue aprendendo conosco e confira agora o nosso material sobre Marketing de Conteúdo, a estratégia que faz toda a diferença!

0 0 vote
Vote no Artigo

Comentários

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Criar um site para restaurante: confira algumas dicas!

Criar um site para restaurante: confira algumas dicas!

As medidas de isolamento social desencadeadas pela pandemia do novo Coronavírus destacaram a importância de ter um endereço na web, principalmente nos setores de culinária e alimentação. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que não há como criar um site para...

ler mais
Como criar um botão de doação do PagSeguro

Como criar um botão de doação do PagSeguro

Atualmente, muitas entidades assistenciais e do terceiro setor estão em busca de soluções de pagamento para receber doações, seja para integrar no seu site ou para enviar links de pagamento para seus doadores. Uma solução rápida e de fácil implementação é o botão de...

ler mais
Saiba como aumentar o tráfego orgânico do seu site

Saiba como aumentar o tráfego orgânico do seu site

Qual é o segredo dos sites, blogs e lojas virtuais mais famosas da internet? É que eles sabem — e muito bem — como aumentar o tráfego orgânico do seu site! Embora os anúncios patrocinados sejam muito eficientes, os acessos orgânicos, aqueles que chegam espontaneamente...

ler mais
Afinal, o que é preciso para criar um site?

Afinal, o que é preciso para criar um site?

Já foi o tempo em que o desenvolvimento de páginas na web exigia que profissionais experientes se debruçassem sobre códigos por horas a fio. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet tem tudo o que é preciso para criar um site, mesmo que não conte com nenhum...

ler mais
Link de pagamento: venda online pelas redes sociais e WhatsApp

Link de pagamento: venda online pelas redes sociais e WhatsApp

Saiba como o link de pagamento pode ser uma importante ferramenta para alavancar as suas vendas pela internet. Sem a necessidade de loja virtual ou maquininha de cartão. O comércio eletrônico a cada dia aumenta a sua abrangência na sociedade, não só como uma forma de...

ler mais
0
Escrever um comentário ou uma dúvida.x
()
x

Compartilhar

Compartilhe com sua rede.

WhatsApp chat