Se você não é um expert no mundo das criptomoedas ou um especialista em pagamentos digitais deve estar se perguntando o que significa essa tal de wallet? Mas, fique tranquilo, neste post vamos explicar didaticamente o que significa wallet e como cadastrar wallets para receber doações em criptomoedas.
Wallet ou carteira, traduzindo para o português, pode ter várias aplicações e usos, seja na forma de carteiras digitais, carteiras de criptomoedas, carteiras físicas e outros tipos que vamos explicar mais adiante.
O que é uma wallet?
Wallet nada mais é do que a tradução de carteira do inglês e que na era dos pagamentos digitais se popularizou com a sua vasta aplicação tanto para expandir os meios de pagamentos como também para guardar criptomoedas. Também chamada de e-wallet ou carteiras digitais são utilizadas para efetuar pagamentos online em lojas virtuais, aplicativos e transações em criptomoedas.
As carteiras digitais mais conhecidas são o Google Pay, PayPal, Visa Checkout, PagSeguro, PicPay e o Apple Pay. Nelas é possível adicionar meios de pagamentos como cartões de débito e de crédito e realizar pagamentos utilizando o seu celular. A vantagem desse tipo de carteira digital é a facilidade, praticidade e segurança, já que é possível realizar pagamentos sem ter que digitar todos os dados do seu cartão, já que essas informações estão gravadas na carteira digital.
Mas foi no mundo das criptomoedas que o termo wallet se popularizou. Wallet se tornou sinônimo de carteiras de criptomoedas e a sua função é armazenar os criptoativos dos investidores e para acessar é necessário uma chave privada que garante a segurança da wallet.
Continue lendo
O que você vai ler
- O que é uma wallet?
- Tipos de wallets
- Como escolher a melhor wallet de acordo com suas necessidades?
- Como abrir uma wallet na Exodus?
- Instalar o Exodus?
- Obter a credencial da wallet do Exodus
- Como fazer backup ou restaurar a wallet da Exodus
- Como cadastrar uma wallet no Brave?
- Como obter o endereço da carteira da Binance?
- Inserir a sua credencial ou token no GiveWP
- Soluções para doações por criptomoedas
Receba Doações do Mundo Todo com Facilidade
Um site é uma ótima ferramenta para receber doações financeiras nacionais e internacionais
Leitura complementar
As carteiras não são carteiras
Fonte: A Internet do dinheiro
Em se tratando de bitcoin, todos os termos metafóricos são errados e falhos. Vamos repassar a lista. Você provavelmente esbarrou neles ao se envolver com a tecnologia de Bitcoin e descobrir toda uma terminologia. Primeiro de tudo, uma “carteira”. O que é uma carteira? Uma carteira é algo que armazena dinheiro. Não em Bitcoin. O dinheiro não está na carteira; o dinheiro está na rede. A carteira contém chaves. Então, não é uma carteira; é um chaveiro.
Como você pode dizer que não é uma carteira? Você pode copiar uma carteira? Não. Mas você pode copiar uma chave. Um chaveiro é uma metáfora muito melhor. Se eu tenho um chaveiro — imaginar um grande anel de chaves como um faxineiro ou um depositário —, eu tenho um monte de chaves e posso entrar em uma loja, posso ter todas essas chaves duplicadas e posso criar um segundo chaveiro. Ambos os chaveiros funcionarão indistintamente em todas as fechaduras que o chaveiro original funcionou.
Como funciona um chaveiro? Se você entende o que faz um chaveiro, então você vai entender como funciona uma carteira Bitcoin. Você pode copiá-la, você pode fazer cópias das chaves. Se você dá a alguém uma cópia da chave, essa pessoa pode também abrir a porta. Sem precisar de outra permissão sua para fazer isso.
Então, uma carteira não é uma carteira; é um chaveiro. Essa é uma metáfora terrível. Você tem expectativas de que vai fazer uma carteira. Ela irá guardar coisas. E que o conteúdo ficará escondido e numerado. Nada disso existe no Bitcoin.
Tipos de wallets
As wallets ou carteiras podem se subdividir em tipos diferentes de acordo com a sua natureza ou aplicação. As carteiras digitais são chamadas de e-wallet e já são amplamente utilizadas como meios de pagamentos em aplicativos e lojas virtuais. Já as wallets de criptomoedas são subdivididas em hot wallets e cold wallets, veja as diferenças abaixo:
E-wallet
O e-wallet ou carteira digital é um serviço para realizar pagamentos digitais que armazena os dados do seu cartão de crédito ou de débito para serem utilizados de forma virtual, ou seja, sem a necessidade de sua presença física. Muito útil para realizar pagamentos em e-commerces e aplicativos como o Ifood, por exemplo, essa modalidade de pagamento é cada vez mais utilizada. Segundo o Serasa cerca de 60% das classes A, B e C já utilizam algum tipo de carteira digital ou
e-wallet.
Hot wallet
Ao contrário da cold wallet, os hot wallets ou “carteiras quentes” são carteiras digitais que sempre estão conectadas à Internet e ao blockchain. São utilizadas para armazenar as chaves privadas de criptomoedas e são salvas por meio de palavras-chave que precisam ser guardadas com segurança pelos usuários.
Esse é o tipo de wallet mais utilizado atualmente por quem faz transações por criptomoedas e é considerado muito seguro desde que se tome as devidas precauções no armazenamento de suas palavras-chave e no backup de suas informações.
Cold wallet
Cold wallet ou “carteira fria” consiste nas carteiras digitais que não são conectadas na internet e, por isso, proporcionam mais segurança contra ataques e invasões hackers. Atualmente existem dois tipos de cold wallet: a hard wallet e a paper wallet.
Hard wallet
Essa modalidade de wallet, ainda pouco conhecida do público em geral, consiste no armazenamento de chaves privadas de criptomoedas como o Bitcoin, por exemplo, em um dispositivo sem conexão com a Internet. O seu objetivo é aumentar a segurança de quem faz transações por criptomoedas e não quer que suas chaves sejam roubadas por hackers.
As hard wallets são consideradas seguras pois para executar qualquer transação é necessário apertar um botão físico de um hardware para que a transação seja realizada. Os Holders de criptos adotam esta forma para armazenar com segurança um ou vários cripto ativos. Fáceis de transportar e de esconder grandes valores até mesmo fora de um cofre. Além disso, possui um recurso de recuperação da carteira no caso de roubo ou perda da hard wallet.
O ponto negativo desse tipo de wallet é o custo, já que um dispositivo deste pode custar entre R$300 e R$1.000 reais, dependendo da marca e modelo. Os mais conhecidos são o Ledger Nano S, KeepKey e Trezor.
Paper wallet
A paper wallet ou “carteira de papel” é um tipo de carteira que não é conectada na internet e também é chamada de cold wallet. Ela é utilizada por quem precisa guardar uma grande quantidade de dinheiro em criptomoedas. Pelo fato de não estar conectada à internet, ela se torna uma opção para quem pretende deixar o seu ativo longe dos hackers. Mas também contém riscos como a perda e o roubo. Por isso, recomenda-se o seu armazenamento em cofres ou locais controlados.
O seu funcionamento pode ser aplicado para qualquer criptomoeda que utilize uma blockchain. A partir de um software off line, é possível gerar um seed (endereço privado), que armazenará os dados da paper wallet de forma criptografada. Dessa forma, a sua paper wallet é criada sem nenhum contato com a Internet.
Como escolher a melhor wallet de acordo com suas necessidades?
Para quem está iniciando no mundo das criptomoedas é normal surgir algumas dúvidas na hora de escolher a wallet ideal para você armazenar as chaves das suas criptomoedas. Para ajudar nesta escolha, o pessoal da Bitcoin.org criou um sistema que auxilia na escolha da melhor wallet de acordo com o seu dispositivo, sistema operacional, nível de conhecimento e outras variáveis.
É muito simples utilizar o sistema, basta escolher uma das opções apresentadas e seguir para o passo seguinte. Após 4 passos o sistema irá lhe apresentar qual a melhor wallet de acordo com o seu perfil e escolhas feitas pelo próprio sistema.
Como abrir uma wallet na Exodus?
Uma das wallets mais populares entre os investidores em criptomoedas é a Exodus. A sua facilidade de uso, inovações e segurança fizeram com que ela se tornasse uma das hot wallets mais famosas do mercado. Para utilizá-la é necessário fazer o download do aplicativo no caso de desktops ou fazer a instalação por meio da Play Store ou da Apple Store no caso de dispositivos mobile.
Um dos motivos de sua popularização é o fato de ser uma wallet gratuita e também por suportar transações em mais de 100 criptomoedas diferentes. Na questão técnica, o seu diferencial é a possibilidade de trocas integradas de criptomoedas, sincronização entre desktop e mobile e segurança de hardware.
Como instalar o Exodus?
Ao acessar o site da Exodus você verá um botão de download no topo direito da página. Para instalar o aplicativo da Exodus basta clicar no botão “download” e seguir os passos indicados. Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o site: https://www.exodus.com/;
- Clicar em “Download”;
- Faça o download do aplicativo de acordo com o seu dispositivo (Desktop ou Mobile);
- Escolha a versão desejada;
- Clique em Salvar arquivo.
Como obter a credencial da wallet do Exodus
A credencial nada mais é do que uma chave que vai permitir que você faça a transferência de criptomoedas para a sua wallet, seja a partir de uma exchange ou do sistema de doação como vamos explicar mais abaixo. Veja os passos abaixo para obter a sua credencial ou token pela Exodus.
- Entre no aplicativo instalado;
- Clique no ícone de carteira (wallet);
- Escolha a criptomoeda desejada;
- Clique em receive(receber);
- Copie a credencial ou token fornecido pela Exodus.
Como fazer backup ou restaurar a wallet da Exodus
Após a criação da sua wallet e inserção de qualquer ativo nela é importante fazer o seu backup. Para isso siga os passos abaixo:
- Clique no ícone de configurações;
- Selecione a opção backup no menu;
- Digite uma senha;
- Confirme a sua senha;
- Aparecerá uma sequência de 12 palavras;
- Imprima ou salve em um lugar seguro no seu computador;
- Cheque as suas palavras e clique em finalizar.
Como cadastrar uma wallet no Brave?
O Brave Wallet também é uma hot wallet que funciona de forma nativa diretamente no seu navegador, diferentemente de outras wallets que necessitam da instalação de uma extensão para o navegador. Por isso, ela exige menos a utilização da CPU e um menor risco de invasões, phishing e outros golpes. Por outro lado, só é possível utilizar a Wallet Brave em dispositivos mobile, ao contrário da Exodus.
Para começar basta instalar o navegador Brave no seu celular por meio da Play Store ou Apple Store. Depois siga os passos abaixo:
- Clique no menu e vá até até a opção “carteira”;
- Escolha primeiros passos se for o primeiro acesso;
- Coloque uma senha e repita no campo abaixo;
- Clique em continuar;
- Faça o backup de sua carteira por meio das 12 palavras;
- Anote ou copie em um lugar seguro;
- Verifique a frase de recuperação;
- Clique em confirmar.
Como obter o endereço da carteira da Binance?
A Binance Wallet é outra hot wallet que permite armazenar, receber e enviar criptomoedas de forma segura. Nela, os usuários podem armazenar uma variedade de criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum, Binance Coin e muitas outras altcoins.
Para ter uma carteira na Binance, primeiro é preciso ter uma conta na exchange. Para isso, acesse o site: binance.com.br; clique em Cadastra-se com E-mail ou Celular e preencha o formulário de registro com suas informações pessoais.
Após o login, vá para a seção Carteira no menu da sua conta. Lá, você encontrará a sua carteira online integrada à plataforma de negociação da Binance. Nela, você poderá depositar, retirar e negociar diversas criptomoedas.
Para obter o endereço de cada carteira utilizando um desktop, siga estes passos:
- Clique em Carteira no canto superior direito da tela;
- Em seguida, selecione a opção Fiat e Spot;
- Na caixa de Saldos de Criptomoedas, selecione qual criptomoeda você deseja obter o endereço da carteira;
- Na tela seguinte, selecione com qual rede pela qual a transferência será realizada;
- Por fim, no item 3 clique em obter endereço.
- Acesse o aplicativo da Binance e faça login;
- No menu principal, clique em Carteira;
- Selecione a criptomoeda específica para a qual você deseja obter o endereço. Por exemplo, se você quiser obter o endereço da carteira Bitcoin (BTC), clique em “BTC” na lista de criptomoedas;
- Clique na opção Depositar;
- A Binance irá gerar um endereço de depósito único para essa criptomoeda.
Como inserir a sua credencial ou token no GiveWP
Para quem possui sistema de doação online no site pelo GiveWP e vai receber doações em criptomoedas, fique atento a esse tópico para inserir as credenciais ou token.
O primeiro passo é instalar o plugin de integração de criptomoeda no GiveWP para que a opção de doação por criptomoeda fique habilitada dentro do GiveWP. Após a instalação do plugin é necessário configurar e inserir a credencial conforme o passo a passo abaixo:
- Acesse o painel administrativo do seu WordPress;
- Clique em “Doações”;
- Clique em “Configurações”;
- No alto da tela clique em “Gateways de pagamento”;
- Procure e clique por “Criptomoedas”;
- Insira a credencial ou token obtida no seu wallet preferido.
Soluções para doações por criptomoedas
A Link Nacional é uma Companhia especialista em sistemas de doação online e inovou no mercado ao oferecer o plugin de integração do Give Cryptocurrency Bitcoin para recebimento de doações em criptomoedas. Então se a sua Instituição quer entrar na vanguarda das criptomoedas venha conhecer as soluções para pagamentos e doações online da Link Nacional, entre em contato.
Impacte o Mundo com seu Site de Doações
Potencialize suas arrecadações com a plataforma preferida do terceiro setor