Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Como instalar plugins no WordPress

por | Atualizado em 9 de outubro de 2020 | Notícias

Nesse post vamos falar de um dos recursos mais importantes do WordPress, os plugins. Vamos ensinar como instalar plugins do WordPress corretamente, fazer as atualizações sem surpresas, verificar a compatibilidade de versões e falar de alguns plugins importantes para quem vai criar um site.

Como já falamos em posts anteriores, o WordPress é um dos CMS(Content Management System) ou um sistema de gerenciamento de conteúdo dos mais eficientes disponíveis na internet. Além de gerenciar conteúdos, ele possibilita a criação de sites, blogs, lojas virtuais, sistemas para imobiliárias, sistemas para restaurantes, marketplace e mais uma infinidade de possibilidades.

Toda essa flexibilidade e essa gama de possibilidades não seria possível se não existissem os plugins. Pois são exatamente os plugins que adicionam ou incrementam diversos recursos específicos para o painel administrativo do WordPress. Por exemplo, se você precisar instalar uma loja virtual no seu WordPress, basta ir na opção adicionar plugins e procurar algum plugin que possibilite a instalação de uma loja virtual no seu site.

Suporte para
WordPress

Como instalar plugins no WordPress

O que é um plugin?

O plugin nada mais é do que um complemento ou módulo de extensão que agrega uma função específica a um sistema ou software de computador. Normalmente os aplicativos, softwares ou sistemas são instalados na sua versão default ou no seu modo padrão. Dessa forma, eles realizam as tarefas padrões para que eles se destinam. No caso do WordPress, a sua versão padrão que instalamos possui apenas os plugins padrões instalados, como o tema padrão twentysixteen.

Alguns softwares que conhecemos também possuem plugins, que podem ser chamados de complementos ou extensão, mas basicamente, realizam a mesma função de um plugin. Um exemplo de software que utiliza plugins ou complementos é o PhotoShop. Mas também encontramos extensões para programas como o Word, complementos para browsers como o Google Chrome e outra infinidade de aplicativos.

Para fecharmos o conceito do que é plugin podemos dizer que ele é uma extensão de um aplicativo ou software padrão que agrega uma funcionalidade específica aos recursos pré-existentes. No caso do WordPress, os plugins o tornam ainda mais poderoso, pois agregam funcionalidades não existentes na sua forma padrão.

Agora que você já sabe para que serve os plugins, vamos explicar abaixo como instalar plugins no WordPress e os cuidados que devemos ter ao fazer essa operação.

Banner para Ver os Plugins do Instagram

3 passos de como instalar plugins no WordPress

1º passo: No painel de controle do WordPress ou dashboard procure a opção plugins no menu e clique na opção “adicionar novo”. Dessa forma você irá abrir uma tela com diversas opções de plugins.

Como instalar plugin no WordPress
Ícone com Ilustração de Site
2º passo: O passo seguinte é selecionar o plugin que deseja instalar dentre os milhares de plugins disponíveis. Lembre-se que existem plugins pagos, plugins gratuitos e plugins gratuitos com funcionalidades pagas. Outra dica é sempre procurar instalar plugins confiáveis, com boas avaliações e com o maior número de usuários possível.
Como escolher plugins para instalar no WordPress
3º passo: Ao localizar o plugin desejado basta clicar no botão instalar e aguardar a sua instalação. Feito isso, é necessário ativar o plugin no botão “ativar”. A maioria dos plugins demandam uma configuração específica, que pode ser feita utilizando a lista de plugins instalados, basta clicar em configurações ou settings.
Clicar no botão instalar plugin no WordPress

Como atualizar plugins no WordPress

É muito comum você receber avisos no painel de controle do seu WordPress para atualizar os plugins. Isso significa que existe uma versão mais nova do plugin instalado no seu site.
Para atualizar um plugin no WordPress é muito simples, basta clicar no aviso de atualização, localizado na barra de administração do WordPress, no topo do dashboard e verificar quais os plugins que precisam ser atualizados.
Mas, antes de fazer qualquer atualização, é necessário tomar alguns cuidados:

Fazer um Backup

É importante fazer um backup do seu site antes de fazer a atualização, já que não é incomum haver problemas depois de uma atualização mal sucedida. Isso acontece devido a incompatibilidades de versões entre os plugins que você utiliza no WordPress.

Verificar se a versão do plugin é compatível

Antes da atualização do plugin é necessário verificar se a versão nova é compatível com o tema ou mesmo com a versão do WordPress que você está utilizando. Normalmente o próprio WordPress avisa se aquela versão de plugin foi testada com a versão atual.

Ilustração de Pessoas Falando em Diferente Idiomas

Como escolher os melhores plugins para o seu WordPress

Até agora você deve ter achado muito simples instalar um plugin, não é? Mas, o mais importante, é entender a sua funcionalidade e principalmente escolher os melhores plugins para o seu projeto.

Na hora de escolher o plugin, existem alguns filtros que podem auxiliar na sua escolha. Dessa forma, você pode optar por filtrar por destaques, populares, recomendados e favoritos. Esses filtros ajudam na hora de encontrar plugins que sejam mais confiáveis e com ampla testagem pelos usuários do WordPress.

Nesse universo de mais de 50 mil plugins existem algumas “categorias” que se destacam e que aparecem em quase todos os projetos. Uma delas é a de editores de site, que são plugins que acrescentam funcionalidades para facilitar a edição do site via layout – um dos mais conhecidos é o plugin Divi.
Outras categorias também são muito importantes como os plugins de segurança, otimização de site, controle de cache, formulários, edição de imagens, sistemas de pagamento, sliders, carrossel e outros. Clique aqui e veja os melhores plugins para o WordPress.

Conclusão

Agora que você já sabe como instalar um plugin e deu um upgrade no seu projeto, conte para nós a sua experiência e fale um pouco sobre os plugins que utiliza e quais você recomenda. Aguardamos o seu comentário.

Suporte Para Wordpress com Especialistas da Link Nacional

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat