Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Tecnologia 3DS: rapidez e segurança nas transações por cartões

por | Atualizado em 22 de março de 2022 | Notícias

Você já ouviu falar na tecnologia 3DS? Sabe como ela pode tornar as transações com cartões de crédito e de débito mais rápidas e seguras? O avanço das compras pela internet gerou a necessidade de alternativas mais seguras e eficazes para pagamentos, incluindo diferentes perfis de clientes.

A tecnologia 3DS 2.0 é um protocolo que permite muito mais segurança nas transações online, especialmente em relação ao cartão de débito. O quantitativo de clientes que optam por pagamentos nesta modalidade vem crescendo de forma exponencial. Por isso a tecnologia está revolucionando a forma como compramos pela web.

E a Link Nacional, que se mantém ligada nas principais novidades do mundo digital, preparou um post completo sobre a tecnologia 3DS e tudo o que ela pode fazer pelas suas vendas na loja virtual ou suas doações online. Se você quer dar uma guinada nas vendas do seu e-commerce ou atrair mais doações para sua organização, não perca nosso post!

O que é a tecnologia 3DS?

A tecnologia 3DS é um protocolo de segurança voltado para transações financeiras em e-commerces, processo de compras realizadas no mundo virtual. As operações com o 3DS 2.0, a nova versão da tecnologia, iniciaram em 2019 e já trouxeram impactos significativos para clientes e empresas. Por oferecer maior segurança para compras online, a tecnologia trouxe vantagens tanto para a experiência do cliente quanto para as lojas virtuais. O processo de aquisição de produtos se tornou mais rápido e a análise de dados mais ampla reduz a incidência de fraudes nos pagamentos.

Continue lendo

7
Tecnologia 3DS

Como funciona a tecnologia 3DS 2.0?

A autenticação é o processo que confere a identidade entre o titular e o portador do cartão, evitando fraudes. Outra etapa é a autorização, que verifica se o cartão está em condições favoráveis ao fechamento da compra.

Na versão anterior à tecnologia 3DS 2.0, o uso das camadas de autenticação envolvia a bandeira do cartão, o banco e o lojista no processo de identificação do usuário. Já no 3DS 2.0, o provedor de serviços do e-commerce encaminha os dados da compra para o emissor do cartão de pagamento, que analisa a melhor forma de autenticação da compra, pelo uso de senha, token, SMS ou mensagem via e-mail, por exemplo.

Em seguida, o emissor retorna a autenticação para o e-commerce e, em caso afirmativo, a compra é concluída. A diferença essencial é que agora a quantidade de dados disponíveis sobre os clientes é dez vezes maior, o que possibilita aos envolvidos maior agilidade e segurança na validação das compras online.

Quais as vantagens da tecnologia 3DS para o comércio eletrônico?

Redução de fraudes | Tecnologia 3DS

Redução das fraudes

Por meio da tecnologia 3DS 2.0, é possível reduzir significativamente a ocorrência de fraudes. A união entre protocolo seguro e facilidade na autenticação dos clientes possibilita identificar com mais transparência se quem está efetivando a compra é o real portador do cartão de pagamento.

Rapidez

A tecnologia 3DS se tornou sinônimo de rapidez em autenticação e autorização de compras online. Aliada à segurança, a velocidade nas transações em vendas online é outro fator que estimula os clientes a comprarem mais pelo e-commerce. A partir do uso de novas formas de autenticação, como a biometria e token, os clientes não precisam esperar muito, nem responder a perguntas do tipo: “qual o nome da sua primeira professora?” para concluir operações de compra online.

Redução do chargeback

A redução do temido chargeback, o cancelamento de compras já efetuadas, é uma das grandes vantagens proporcionadas pela tecnologia 3DS aos lojistas virtuais. A Visa observou, com a diminuição do chargeback, que houve incremento trimestral de 14% nas vendas via e-commerce na América Latina, depois da implantação da tecnologia. Os dados demonstram maior confiança dos consumidores nos sistemas de pagamentos.

Redução do chargeback | Tecnologia 3DS

Segurança

A segurança é, sem dúvida, a principal vantagem que a tecnologia 3DS traz para lojistas, clientes e bandeiras de cartão. Ao permitir que o sistema de autenticação tenha opções para identificar os clientes, que podem variar a cada processo de compra, os lojistas contam com mais segurança para fechar suas vendas. Os clientes podem se sentir seguros em ter seus dados protegidos contra fraudes e os emissores de cartões garantem mais confiabilidade nas transações em débito e crédito.

Como utilizar a tecnologia 3DS na sua loja virtual?

A sua loja virtual só tem a ganhar com a adesão à tecnologia 3DS. Primeiro, porque a autenticação dos seus clientes é mais segura e não interrompe a operação, o que incomodava o comprador. Em segundo lugar, as transações com cartão de crédito e de débito estão mais seguras, assim os clientes podem contar com mais esta forma de pagamento para compras online.

Antes da tecnologia 3DS 2.0, a autenticação era demorada porque dependia da autenticação bancária e também não funcionava corretamente para pagamentos via mobile, o que ocasionava a desistência. Agora, quando o estabelecimento solicita a autenticação, ela pode ser feita em modo silencioso, sem que o cliente precise passar por várias etapas até concluir o processo de compra. Caso o estabelecimento opte por autenticar a compra junto ao cliente, pode usar meios ágeis, como SMS, notificações em aplicativos, biometria, senha ou token. Veja um esquema que ilustra bem este processo:

  1. O cliente seleciona a forma de pagamento (cartão de crédito ou débito) no site;
  2. O estabelecimento envia o pedido de autenticação ao sistema;
  3. A plataforma de autenticação pode:
    • autenticar o cliente, por meio de senha ou biometria;
    • enviar a URL de Autenticação ao estabelecimento;
    • cliente se autentica junto ao emissor;
    • resultado da autenticação é encaminhado ao 3DS;
    • emissor envia o resultado ao estabelecimento;
    • estabelecimento autoriza (ou não) a transação;
    • autenticar de maneira silenciosa;
    • enviar o resultado da autenticação ao estabelecimento;
    • o estabelecimento autoriza (ou não) a transação.
Nas duas formas, a operação é mais ágil e segura, de acordo com a proposta da tecnologia 3DS 2.0. Clientes e varejistas agora podem ficar muito mais tranquilos com as transações via internet!
Tecnologia 3DS

Como utilizar a tecnologia 3DS no seu sistema de doação online?

O seu sistema de doação online também pode melhorar a segurança do processo de doação, graças à tecnologia 3DS. Por meio da integração com o GiveWP, plugin para WordPress que torna o seu site um verdadeiro sistema de doação, a 3DS versão 2.0 é mais completa e segura, com quantidade de informações muito maior que a versão anterior. Assim, suas doações em cartões de débito e de crédito estão muito mais protegidas, devido ao poder antifraude que a tecnologia oferece.

Qual a diferença das transações nos cartões que utilizam a tecnologia 3DS?

As transações no cartão de débito no Brasil estão em fase de plena expansão, e a tecnologia 3DS tem contribuído para uma nova realidade. O cartão de débito passou a ser mais uma opção de pagamento em e-commerces, incentivando a popularização do seu uso, principalmente para usuários de dispositivos móveis. Além do fator segurança, a 3DS 2.0 possibilita maior conversão das vendas, uma vez que os processos de autenticação e autorização estão mais facilitados e sem a necessidade de digitar a senha a cada transação.

Hoje o débito entrou para o modelo de pagamentos recorrentes, como disponibilizado em compras no cartão de crédito. Isso só foi possível a partir do desenvolvimento de um protocolo com capacidade de garantir a segurança e a confiabilidade dos sistemas de pagamento.

Tecnologia 3DS

Soluções para a tecnologia 3DS

Se a sua loja virtual quer turbinar as vendas, ou a sua organização sem fins lucrativos quer facilitar o recebimento das doações, conheça as soluções em tecnologia 3DS da Link Nacional! Nossos especialistas estão preparados para manter seu sistema de pagamentos ou doação online alinhados com a tecnologia 3DS. E o que é ainda melhor, com transações nos cartões de crédito e de débito muito mais rápidas e seguras. Conheça agora mesmo as soluções que só a Link Nacional oferece!

Doação

Criar Site de Doação Internacional

Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 5 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimos Web Stories

Últimas postagens

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto é um misterioso codinome do criador do Bitcoin, existem muitas especulações sobre a sua identidade, afinal, quem é Satoshi Nakamoto?