Black Friday na Link Nacional - Hospedagem Grátis
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

O que é VisaNet?

por | Atualizado em 19 de novembro de 2020 | Notícias

Algumas dúvidas e confusões são comuns quando falamos sobre o que é VisaNet, seja para entender o posicionamento da marca e suas mudanças durante o tempo ou para diferenciar os diversos serviços que utilizam esse naming como marca registrada. Para esclarecer todas essas dúvidas, uma vez por todas, fizemos esse post com esclarecimentos e explicações acerca do nome e dos serviços do VisaNet.

A principal confusão se deve à nomenclatura VisaNet, que já foi utilizada, em outros tempos, por uma empresa chamada VisaNet Brasil, que em 2010 passou a se chamar Cielo. Desde então, o nome VisaNet é atribuído apenas à gigante mundial Visa que utiliza a denominação de Rede VisaNet para seus serviços de gerenciamento global de pagamentos.

Continue lendo

Pagamento com VisaNet

VisaNet Brasil

A VisaNet Brasil foi criada no dia 29 de novembro de 1995 após a formação de uma Joint Venture com a Visa International, o Banco do Brasil, Bradesco, Banco Real e o extinto Banco Nacional. Essa empresa também era conhecida como Companhia Brasileira de Meios de Pagamentos. A Visanet Brasil foi criada com o objetivo de unificar as operações financeiras, de compensação e processamento entre as instituições que utilizavam a bandeira Visa.

A empresa foi responsável pelo lançamento dos serviços do Visa Electron e do Visa Vale e ampliou a sua rede de atendimento em todo o Brasil.

Mas em 2009, a partir de uma decisão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), do Senado Federal, junto com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), determinou o fim da exclusividade que a VisaNet Brasil e a Redecard detinham sobre as bandeiras Visa e Mastercard respectivamente. Essa ação foi motivada para aumentar a concorrência no setor e a entrada de outros players no mercado.

Criação da Cielo

Com isso, já em novembro de 2009, a marca VisaNet Brasil deixa de existir e dá lugar à Cielo, que diante dessa recente mudança no mercado, muda a sua estratégia de negócios e passa a buscar parceiros para o início do processamento de pagamentos de outras bandeiras. Também em 2009, a empresa já tinha iniciado a venda de suas ações na Bolsa de Valores.

Nesse momento o Banco Santander deixa a composição acionária da empresa, que passa a ser controlada apenas pelo Bradesco e o Banco do Brasil com 28,65% de participação cada um.

Cielo

VisaNet Brasil agora é Cielo

Há dez anos, a mudança de branding da VisaNet Brasil, que passou a ser chamada de Cielo, abalaria as estruturas de bancos e financiadoras do Brasil e traria um um novo conceito de open banking. Desde então, muita coisa mudou na sua vida e na de milhões de outros utilizadores.

Para um usuário comum de serviços financeiros, que se preocupa apenas com o pagamento do boleto do cartão de crédito ao final do mês, parece não haver, nessa integração de marca, grandes novidades. Afinal, a marca Cielo já é bem conhecida entre os utilizadores da famosa maquininha de cartão e aplicativo de doações.

Então, o que essa mudança de branding e fusão de longa projeção significaram? Para começar, um novo posicionamento da Cielo, ainda mais expansivo, frente à sua principal concorrente, a Redecard: ser também (re)conhecida como credenciadora multibandeira.

Significa também, por outro lado, um posicionamento mais atento e cauteloso por parte das próprias instituições financeiras diante das mudanças de comportamento dos consumidores, que reinventam tendências e experiências de e-commerce na jornada diária de compra, potencializada pelas facilidades de pagamento, como via WhatsApp e redes sociais.

Outro ponto importante a ser considerado nessa estratégia audaciosa de rebranding de VisaNet Brasil para Cielo foi o fim do vínculo contratual e de exclusividade com a bandeira Visa, que tem permitido, entre outros movimentos, a possibilidade de se credenciar e operacionalizar outras bandeiras financeiras, como American Express e Mastercard.

Essa abertura tem permitido à Cielo atender outras demandas além da viabilização de meios de pagamento. Na verdade, esses meios tornaram-se ainda mais inteligentes e personalizadas ao disponibilizar o acesso a diversas soluções tecnológicas para as vendas no e-commerce, ainda mais personalizadas.

Pagamento com Cielo

Rede de pagamentos VisaNet

Como funciona?

Diferentemente do que muita gente pensa, Rede VisaNet não tem vínculo com a VisaNet Brasil, agora Cielo. A primeira é um serviço internacional da Visa e permite pagamentos eletrônicos das mais diversas naturezas, no mundo todo, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

VisaNet em números e capacidade de processamento

Quando se trata da marca global Visa, a sua capacidade de atendimento e de processamento pode ser traduzida em números impressionantes:

  • Conecta mais de 3 bilhões de portadores de cartões a 44 milhões de estabelecimentos comerciais e 16.300 instituições emissoras de cartões, em 200 países e territórios.
  • Em cada canto (aparentemente) remoto, a Rede Visa autoriza até 65.000 transações por segundo, em 160 moedas diferentes.

Soluções de pagamento digital Cielo

Se não for pra causar, nem muda de nome! Foi com esse espírito de ruptura que a Cielo propôs o modelo digital não mais como novidade, mas como modus operandi, lançando mão de soluções personalizadas de maneira que os negócios sejam cada vez mais rápidos e funcionais.

Hoje, mais do que viabilizar transações financeiras e pagamentos digitais, a proposta da Cielo é empoderar os seus clientes no e-commerce, já que eles respondem a 50% dos negócios online. Para isso, desenvolveu um sistema de inteligência artificial que, entre outros, acolhe as dores dos empreendedores.

A equipe da Link Nacional selecionou os mais famosos e funcionais:

Checkout Cielo

Aqui, a proposta é dar entrada às principais soluções de pagamento da Cielo: o vendedor conecta a sua loja online a qualquer modalidade (crédito, débito ou boleto) e recebe diretamente na sua conta (corrente ou poupança) – tendo acesso, inclusive, à funcionalidade da venda em uma única página de pagamento e o cálculo de frete.

Outra vantagem, bem útil aos programadores e desenvolvedores, é o serviço das chaves de produção do Visa Checkout, em que é possível enviar para adquirentes como CIELO ou ERede para iniciar as transações com o Visa Checkout.

API e-commerce Cielo

Essa solução, totalmente digital, conta com recursos mais robustos para quem está empenhado em fazer do e-commerce uma modalidade cada vez mais profissional, já que a capacidade e suporte de transações que apresenta é bem maior do que a convencional, sobretudo em momentos de pico de vendas.

Pagamento com VisaNet

Diferenças entre Rede VisaNet e VisaNet Brasil

Até a mudança de branding e de operações para o nome Cielo, a VisaNet Brasil funcionava como uma rede de serviços financeiros com um objetivo muito “simples”: facilitar o processo de transação e de pagamento com cartões de crédito e débito.

Mas com a quebra da exclusividade, em 2009, das operações com as bandeiras Visa e Mastercard, outros players entraram no mercado de processamento de pagamentos e mudaram a geografia de todo o sistema.

A principal mudança foi a alteração de nome da VisaNet Brasil que passou a se chamar Cielo, que com a união de outros parceiros começou a operacionalizar transações multibandeira e a lançar inúmeros produtos no mercado.

Já a Visa Inc. também ampliou a sua rede de parceiros para oferecer uma gama de serviços como o Visa Checkout, cartões de crédito e débito, benefícios pelo Programa Vai de Visa e tecnologias de pagamento. Atualmente a Rede VisaNet é considerada a maior rede de pagamentos do mundo, conectando pessoas, empresas e governos nas duas pontas de uma operação de pagamento.

Consolidação da Rede VisaNet

Quando se compara a antiga VisaNet Brasil com a Rede VisaNet, tem-se uma diferença crucial: estrutura de uma gigante internacional.

Para viabilizar a realização de transações financeiras das mais diversas ordens, em toda a linha de produção de um sistema de pagamento via cartão, conectando milhões de portadores de cartões VisaNet a milhares de estabelecimentos comerciais, é necessário um baita suporte tecnológico para hospedar, atender e processar centenas de aplicações de pagamento.

Visa
Cielo

Mas há também semelhanças: a necessidade de se rever a mudança de tecnologia e a experiência digital dos clientes a partir de novos modelos de negócios, ainda mais inteligentes, englobando estratégias de proteção de dados, mas também de crescimento econômico, inclusive do pequeno empreendedor.

Diferenças entre VisaNet e Visa Checkout

Ao final da jornada de compra, quanto maior a facilidade no pagamento, melhor para o cliente, certo? Pensando nisso, a rede de pagamentos desenvolveu a conveniência do Visa Checkout, que permite “pular” o passo do cadastro de endereço e de cartões nas compras online.

O Visa Checkout se tornou uma das soluções de pagamento mais utilizadas nas transações online realizadas em ambientes web. Esse serviço veio para simplificar o processo de conclusão das operações financeiras em ambientes virtuais como lojas online, marketplaces e websites. Em apenas 3 passos é possível: 1º se inscrever, 2º adicionar os dados e 3º efetuar o pagamento. Tudo isso de forma flexível, conveniente e segura.

Basta que o comprador se inscreva, adicione os dados do cartão e o endereço uma única vez, e autoriza o pagamento. A diferença dessa modalidade para a da VisaNet está na flexibilidade, já que esta última ainda requer todo esse passo a passo para cada processo de compra.

Como contratar serviço de pagamento online?

Tão importante quanto saber vender é saber receber. Para o e-commerce, é fundamental ter um sistema operacional rápido, intuitivo, sem queda e seguro. Daí a importância de se contratar um sistema de pagamento eficiente e diversificado.

Para receber os pagamentos, há quatro modalidades:

Intermediador de pagamento
1. Intermediador de pagamentos;
Gateway de pagamento

2. Gateways de pagamento;

Integração direta
3. Integração direta;
PagSeguro
4. PagSeguro;
PayPal

5. PayPal.

Como as novidades não param de chegar, pesquise antes de decidir pela modalidade de pagamento sempre tendo em conta o perfil e a necessidade do seu negócio. O rebranding da Visanet, agora Cielo, é um exemplo ilustrativo de como o cliente, com seus gostos e comportamentos, pode ter sempre razão!

Nós temos a solução!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

WhatsApp chat