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Criar um site para restaurante: confira algumas dicas!

por | Atualizado em 9 de outubro de 2020 | Notícias

As medidas de isolamento social desencadeadas pela pandemia do novo Coronavírus destacaram a importância de ter um endereço na web, principalmente nos setores de culinária e alimentação. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que não há como criar um site para restaurante sem ter conhecimentos em marketing e programação ― grande engano!

Um website pode contribuir enormemente para a visibilidade e a relevância de qualquer estabelecimento, e isso não se resume a períodos de crise. O melhor de tudo é que colocar um no ar nunca foi tão simples e acessível. Com a ajuda de empresas especializadas, você consegue levar o seu negócio para a web de um jeito rápido e sem complicações.

Criar site para restaurante

Contratar site para restaurante

Neste artigo, reunimos todas as informações necessárias para você construir um site profissional para o seu restaurante utilizando as melhores ferramentas do mercado. Tudo isso de uma forma fácil, sem a necessidade de se aprofundar em detalhes técnicos e sem risco de ter dores de cabeça no futuro.

Continue a leitura para conferir!

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Criar site para restaurante

banner cozinheiro restaurante

Por que criar um site para restaurante?

Se você está começando a conhecer o universo de possibilidades da internet, é provável que ainda esteja apegado a alguns mitos. Ao longo do texto quebraremos todos aqueles que te impediram até agora de criar um site para o seu negócio, começando pela noção de que o mundo online é um espaço que atende apenas empresas de tecnologia e varejistas de grande porte.

Na realidade, as ferramentas da web, dos buscadores às redes sociais, estão cada vez mais focadas no atendimento de negócios locais. O Google, por exemplo, utiliza as informações de geolocalização do usuário para exibir os serviços mais próximos no topo dos resultados das pesquisas e isso inclui bares, restaurantes e lanchonetes.

Os serviços de publicidade online, em especial o Google Ads e o Facebook Ads, permitem que os anunciantes segmentem suas campanhas e restrinjam seus anúncios a uma determinada região.

Observe que os buscadores são uma espécie de “catálogo do mundo moderno” e são neles e nas mídias sociais que as pessoas encontram empresas para qualquer tipo de solução, das mais distantes e complexas às mais simples e acessíveis.

Nesse cenário, ter um site é essencial para ser encontrado pelo público da sua região, divulgar seus pratos e seus serviços, bem como para firmar o nome e a imagem da sua marca entre os empreendimentos da sua cidade.

Como criar uma página no Facebook

O que não pode faltar em um site desse segmento?

Quando falamos em um site para restaurante, logo nos vêm à cabeça os cardápios virtuais e as informações de contato, como endereço e telefone. Essas são os elementos básicos de um website desse segmento, mas as possibilidades são muito maiores.

Tenha em mente que, tal como no seu estabelecimento, os clientes (ou futuros clientes) que visitam o seu site não estão apenas em busca de uma refeição, eles desejam desfrutar uma experiência. Nesse sentido, vários fatores entram em cena como a decoração, os odores do local, a música, o atendimento, as pessoas ao redor e, claro, a comida.

Mas como reproduzir essa experiência dentro de um site, um ambiente no qual o único sentido estimulado é a visão? A saída é explorá-lo da melhor maneira possível destacando as cores da sua marca e escolhendo temas que combinem com o perfil do seu público no momento em que ele procura pelos pratos que você serve.

Lembre-se que todos os recursos visuais, incluindo detalhes, como o design de botões, fontes e menus, influenciam o comportamento das pessoas nas páginas.

Para os gestores que pretendem transformar um site em uma verdadeira ferramenta de negócios com suporte para pedidos e pagamentos online, será necessário investir em ferramentas especializadas. O mais importante nesses casos é contar com uma boa infraestrutura.

O que é e por que investir em uma boa infraestrutura para sites?

Quando acessamos um site, temos a impressão de que ele não passa de uma apresentação de conteúdo abstrata, ou seja, algo de caráter meramente informacional. No entanto, um site só se torna acessível pela internet quando há uma infraestrutura de tecnologia dando o suporte necessário para que esse acesso seja viabilizado.

Vejamos os principais aspectos dessa questão:

Hospedagem

Ao acessarmos um endereço na web, estamos, na realidade, acessando um computador ― na quase totalidade das vezes um servidor, que é o nome dado aos computadores de alto desempenho projetados unicamente para essa função.

Para criar um site, portanto, é preciso contratar um serviço de hospedagem. O contrato funciona como uma espécie de “locação” na qual a sua empresa reserva um desses poderosos servidores (ou parte deles) para instalar o seu site e colocá-lo no ar.

Domínio

Antes de criar o site precisamos escolher um nome para ele, ou melhor, um endereço, que nesse caso é o destino “www” do seu restaurante, o que chamamos de domínio. Esses endereços são gerenciados por uma empresa responsável por direcionar os usuários para o servidor onde seu site se encontra instalado.

Dessa forma, o caminho percorrido pelos visitantes é:

  • buscador: o usuário faz uma pesquisa no Google ou em outro serviço e encontra seu site;
  • gerenciador de domínio: ao clicar no link do seu site, o usuário segue para o servidor da empresa que fornece o seu domínio;
  • servidor hospedado: o gerenciador de domínio, por fim, redireciona o usuário automaticamente para o servidor que você contratou para hospedar o seu site.

Toda essa “volta” tem uma razão. É possível acessar o servidor da sua hospedagem diretamente, mas o endereço é um código enorme e nada atrativo. Por isso, optamos por contratar domínios com nomes fáceis, geralmente com o nome da empresa: para facilitar a indexação nos buscadores e o acesso dos visitantes.

Gerenciador de conteúdo

Se a hospedagem é o terreno, o gerenciador de conteúdo é o edifício no qual o seu site será construído. Esses softwares, chamados de CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo, em português) são os “bastidores” das suas páginas, a central de controle na qual todas as funções do site são adicionadas e configuradas, inclusive seu conteúdo.

Existem vários serviços disponíveis na internet, mas o mais famoso e mais elogiado é o WordPress, sendo essa a opção certeira para quem deseja ter um site seguro, estável e flexível. Suas possibilidades de customização e configuração são incomparáveis e sua enorme comunidade de usuários facilita significativamente a solução de eventuais erros e problemas.

Como escolher o melhor template para um site de restaurante?

Os templates são como a “roupa” do seu site. Seu código não afeta diretamente suas funcionalidades, nem a análise dos robôs que coletam dados para compor os resultados de pesquisa nos buscadores.

Entretanto, esse recurso está diretamente relacionado à experiência do usuário, algo que pode influenciar a decisão de compra, assim como aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos visitantes nas páginas.

Já demos algumas orientações sobre design nos tópicos anteriores e da importância de trabalhar o visual do seu site pensando nos atributos da sua marca e na experiência do seu cliente ideal. Agora, precisamos alertá-lo para algumas recomendações gerais, mas que são igualmente relevantes. Veja.

Jamais use temas piratas

O WordPress oferece um generoso leque de opções de temas para sites e blogs, muito deles, inclusive, desenvolvidos especialmente para restaurantes, hamburguerias e pizzarias.

Boa parte deles é gratuita, mas suas funções geralmente são limitadas, o que motiva os usuários a optarem por temas pagos. Os valores variam, mas é importantes ter em mente que esse investimento é muito importante para o sucesso do seu site.

O que você jamais deve fazer é baixar versões piratas, pois além de prejudicar os profissionais que criam e melhoram esses produtos, você também expõe o seu WordPress à softwares e acessos maliciosos.

Pense na navegação mobile

A maior parte dos acessos à internet, principalmente nas buscas por serviços locais, são realizados a partir de dispositivos móveis. O fator Mobile Friendly, o termo adotado pelo Google para classificar os sites que estão adaptados para celulares, tablets e outros dispositivos mobile, é, inclusive, um critério de rankeamento nas buscas.

Isso significa que ao utilizar um tema não responsivo, ou seja, com layout que não se adapta a diferentes formatos de tela, você prejudica a experiência do seu usuário e também perde posições nos resultados das pesquisas.

criar site restaurante mobile

Verifique as funcionalidades do tema

Como dito, existem vários temas voltados para nichos, principalmente os relacionados à alimentação. A maior vantagem de usá-los é que eles já trazem as funções básicas que um layout dessa categoria exige, como:

  • páginas em estilo de cardápio;
  • fotos em destaque;
  • ícones temáticos;
  • suporte para pedidos online.

Dê preferência aos temas mais completos

Também é possível usar uma ferramenta de customização completa como o Divi, um construtor de sites com mais de 160 templates pré-configurados.

A maior vantagem desse serviço é que torna a criação de sites uma verdadeira brincadeira. Não é necessário realizar nenhum ajuste em códigos ou funções avançadas, basta escolher o visual, os elementos e as ferramentas que mais combinam com o seu negócio diretamente da interface do site.

Quais são os melhores plugins para site de produtos e serviços de alimentação?

Os plugins são pequenos softwares que adicionam funções ao seu gerenciador de conteúdo. Os temas que tratamos no tópico anterior, por exemplo, são um tipo de plugin. Neste tópico, separamos alguns complementos que podem fazer toda a diferença em um site de restaurante. Confira!

woocommerce2

Woocommerce

O Woocommerce é simplesmente a plataforma de e-commerce mais utilizado nas lojas virtuais de todo o mundo. O plugin ― que é apenas a base para diversas extensões ― tem tudo o que você precisa para vender qualquer tipo de produto ou serviço pela internet, além de ser facilmente integrado a vários serviços de pagamento, como PagSeguro e Mercado Pago.

Five Star Restaurant Reservations

Five Star Restaurant Reservations

Esse plugin é voltado para restaurantes que desejam disponibilizar a opção de reservas online. Ele ajuda tanto o usuário que prefere realizar tudo sozinho pelo site quanto o colaborador que gerencia as reservas solicitadas por telefone, além de ter suporte para notificações por e-mail.

WP Restaurant Price List

Esse plugin cria uma apresentação intuitiva para os preços do seu restaurante. É muito simples de configurar e favorece significativamente a navegação do usuário, principalmente aqueles mais ansiosos que desejam conferir os valores rapidamente.

Easy Age Verifier

Como seu nome diz, o Easy Age Verifier permite que você filtre os acessos a determinadas páginas do seu site de acordo com a idade do visitante. Ideal para estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, por exemplo.

Como fazer um cardápio para restaurante com o WordPress?

Se o tema ou ferramenta de e-commerce que você utiliza não oferece a função “menu de restaurante” ou “cardápio”, é possível incorporá-la com outros complementos como:

Foodlify: este plugin é uma extensão para WooCommerce e Shopify que que permite criar um cardápio intuitivo, completo e totalmente responsivo;

Food Menu: como seu nome esclarece, este plugin conta com uma série de opções de customização e configuração, além de ser responsivo e fácil de instalar;

Advanced Menu Manager: as funções desse plugin são igualmente completas e voltadas para todos os nichos, de restaurantes finos à fast-foods.

Como planejar o conteúdo do seu site?

Não há como criar um site para restaurante sem pensar no público que vai acessá-lo. O sucesso de qualquer endereço na web depende dos seus visitas, por isso gerar tráfego é fundamental. Entretanto, não basta apenas ter acessos, é preciso trazer as pessoas certas!

É ai que entra o Marketing de Conteúdo, uma estratégia inteiramente pensada para atrair consumidores qualificados por meio de conteúdos relevantes. Sua operação envolve diversas atividades, sendo as principais:

  • planejamento: no qual são definidos o público, os assuntos e as melhores palavras-chave;
  • produção de conteúdo para blogs e redes sociais: criação de materiais educativos textuais, visuais ou audiovisuais;
  • SEO: as regras, configurações e práticas de otimização para os motores de busca;
  • geração de leads: as práticas para transformar visitantes em contatos de venda;
  • otimização: análise e aprimoramento de resultados por meio de dados e indicadores.

Como obter os melhores resultados na internet?

Um dos maiores benefícios que a internet oferece às empresas é a possibilidade de gerenciar estratégias com precisão cirúrgica. Isso é possível por meio de uma série de ferramentas, como o Google Analytics, que analisam o comportamento dos usuários nas páginas e nos permitem verificar a eficácia de cada ação tomada. Essa é mais uma das razões para você ter um endereço na web.

Como você viu, a criação de um site envolve muitas etapas, mas não é algo tão complexo quanto muitos imaginam. No entanto, é possível simplificar esse processo contratando organizações que fornecem todos os serviços que discutimos ao longo do artigo em só plano ou produto.

A Link Nacional é uma companhia com mais de 15 anos de experiência e é uma das mais importantes provedoras de registro de domínio, hospedagem, desenvolvimento e manutenção de sites da internet. Com uma equipe especializada e ferramentas robustas, nós temos tudo o que seu negócio precisa para ser um sucesso na internet.

Agora que você sabe como criar um site para restaurante, resta apenas escolher o melhor parceiro para dar vida ao seu projeto com a segurança, a qualidade e o profissionalismo que sua empresa merece.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de optar pelos nossos serviços!

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