FB
Grátis domínio, hospedagem e e-mail!

Qual a diferença entre domínio e hospedagem? Aprenda aqui!

por | 09/11/23 16:02 | Notícias

Basicamente, a diferença entre domínio e hospedagem está na etapa do processo de comunicação entre um navegador e um servidor. Do ponto de vista do usuário, o domínio é apenas um endereço “www” e a hospedagem é o banco de dados no qual se encontram os conteúdos de um website.

Em rigor, é possível criar qualquer tipo de plataforma na internet sem registrar um domínio ou contratar um plano de hospedagem, mas você provavelmente não teria nenhum resultado e, certamente, teria de investir muito mais.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa entender é que esses serviços são distintos e essenciais para levar o seu projeto ou negócio para a internet e para ser encontrado por seu público. Quer saber todos os detalhes sobre essas tecnologias? Basta continuar a leitura!

Continue lendo

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Quem está começando a se aprofundar no mundo online, geralmente, apresenta muitas dúvidas nesse sentido, o que é perfeitamente natural. Esses recursos estão relacionados à infraestrutura da internet que conhecemos hoje, ou seja, aos “bastidores” por trás dos inúmeros sites ativos na atualidade.

Dessa forma, para entendermos as diferenças entre domínio e hospedagem, precisamos saber exatamente como cada um desses serviços funciona e sua importância na navegação dos usuários. Confira!

Domínio

A função essencial do domínio é facilitar a identificação e a memorização da localização de computadores na internet. Sem eles, os sites só poderiam ser acessados por meio de uma enorme sequência de números, o que tornaria seu gerenciamento e sua divulgação extremamente difíceis.

Domínio

O segredo por trás do seu funcionamento está na tecnologia DNS (Sistemas de Nomes de Domínio), que nada mais é do que um sistema que realizada a conexão entre os domínios “www” e os servidores para os quais eles apontam.

É um processo semelhante às primeiras redes de telefonia nas quais era preciso informar a uma central o número para o qual desejava ligar para que a ligação fosse completada. A diferença é que, na internet, isso é realizado quase instantaneamente.

Hospedagem

A hospedagem de sites não se difere totalmente de uma hospedagem comum. A diferença é que, no primeiro caso, não alugamos quartos, mas computadores ― especificamente servidores (máquinas de alto desempenho que atendem a uma rede de computadores).

Quando você acessa um site, você está acessando, na realidade, os arquivos de um computador. Dessa forma, para criar um site, você precisará de um local para hospedá-lo ― mas não qualquer um.

Tecnicamente, é possível usar uma máquina pessoal para colocar um site na internet, mas o desempenho seria muito baixo, você não poderia desligá-la e, além disso, precisaria realizar manutenções constantes, pois seu hardware não foi projetado para essa função.

A outra opção seria comprar um servidor próprio, mas o investimento é altíssimo, bem como os custos de operação. Sendo assim, a melhor opção para quem deseja criar um site é contratar um plano de hospedagem de uma empresa especializada.

Hospedagem

Essas organizações detêm grandes centrais de servidores de alta capacidade sendo monitorados por especialistas, o que não só garante um site eficiente, como também o torna muito mais seguro. Os principais planos de hospedagem ofertados no mercado são:

  • hospedagem compartilhada: seu site divide um servidor com outros usuários;
  • hospedagem dedicada: há um servidor exclusivo para o seu site;
  • hospedagem em nuvem: seu site é hospedado em uma rede de servidores interligados.

Como domínio e hospedagem funcionam juntos na criação de sites?

Resumidamente, a diferença entre o domínio e a hospedagem web é que o domínio é o endereço online exclusivo que as pessoas usam para acessar o seu site, enquanto a hospedagem web se refere ao espaço de armazenamento e aos recursos computacionais necessários para manter o conteúdo do site.

Tendo isso em vista, podemos dizer que tanto o seu endereço de IP quanto seu domínio funcionam como um endereço para o site. Já a hospedagem é como uma casa propriamente dita, onde todos os arquivos, conteúdos e informações do site são armazenados, organizados e disponibilizados para os visitantes da web.

O domínio atua como a placa de endereço que direciona as pessoas para essa “casa na web”, que é a hospedagem, onde podem explorar e interagir com o conteúdo do site.

 

Extensão de domínio

Assim como antes de comprar uma casa é necessário saber seu endereço. No desenvolvimento de um site, primeiro é preciso ter um domínio para depois apontá-lo para um provedor de hospedagem. Na prática, o processo para publicar um site funciona da seguinte maneira:

  1. Escolha um domínio e verifique sua disponibilidade;
  2. Muitas empresas, assim como a Link Nacional, oferecem o plano de hospedagem já incluindo o registro de domínio. Desta forma, não há a necessidade de se preocupar em apontar o seu domínio manualmente. Basta procurar por uma empresa e um plano que melhor atenda às suas necessidades e informar qual domínio deseja registrar;
  3. Desenvolva seu site utilizando um construtor de sites ou gerenciador de conteúdos como o WordPress, Joomla, etc;
  4. Personalize as páginas do site como desejar e quando tudo estiver pronto é só publicar.

Tipos de extensões de domínios

Caso você tenha interesse em criar um site e precise escolher um domínio, é interessante saber que um nome domínio consiste em um domínio de segundo nível, que é o nome em si do site e a extensão de domínio (TLD – Top-Level Domain). O nome de domínio é a parte exclusiva e personalizável que você escolhe, enquanto a extensão de domínio é a parte que segue o nome, como .com, .net, .org, .br, etc.

O nome de domínio deve ser único e representar de forma clara e memorável a identidade ou o conteúdo do seu site. Já a extensão de domínio ajuda a definir o propósito ou a natureza do site. Existem diversos tipos de extensões de domínio, cada uma com um significado específico:

Extensão de domínio
  • .com: é a extensão mais popular e amplamente usada, adequada para sites comerciais, blogs pessoais, organizações e muitos outros tipos de conteúdo;
  • .org: originalmente destinada a organizações sem fins lucrativos, mas agora é usada de forma mais ampla;
  • .net: inicialmente concebida para empresas de tecnologia e infraestrutura de rede, mas também usada para várias finalidades;
  • .br: esta é a extensão de domínio de código de país (ccTLD) do Brasil e é apropriada para sites com foco no mercado brasileiro;
  • .edu: reservada para instituições educacionais, como universidades e escolas;
  • .gov: destinada a entidades governamentais.
Extensão de domínios

Além dessas, existem muitas outras extensões de domínio disponíveis, como .app, .blog, guru, .io e muito mais. Cada uma delas pode ser usada para fins específicos ou gerais, e a escolha da extensão depende do tipo de site que você deseja criar e de seu público-alvo.

Portanto, ao selecionar um domínio, leve em consideração a clareza, a memorabilidade, a relevância para o seu conteúdo e a disponibilidade, bem como a extensão de domínio mais adequada para seus objetivos online. Escolher um bom nome de domínio e a extensão certa é fundamental para o sucesso do seu site na web.

Outras diferenças entre domínio e hospedagem

Em casos onde os serviços de hospedagem e registros de domínios são contratados separadamente, existem algumas diferenças na forma como os serviços são ofertados. Veja mais detalhes na tabela abaixo:

Domínio
É um serviço anual. O domínio é registrado por um período de um ano, que pode ser renovado anualmente.
Pode ser comprado em qualquer empresa de registro de domínios. Existem diversas empresas que oferecem serviços de registro de domínios, como a Link Nacional, a GoDaddy e o Registro.br.
É um serviço relativamente barato. O preço de um domínio varia de acordo com a extensão e com o registrador.
Hospedagem
Pode ser mensal ou anual. A hospedagem pode ser contratada por um período mensal ou anual
É oferecido por empresas especializadas em hospedagem de sites e blogs. Existem diversas empresas que oferecem serviços de hospedagem, como a Link Nacional, a HostGator e a Locaweb.
O preço da hospedagem varia de acordo com o plano escolhido. Os planos de hospedagem variam de acordo com o espaço de armazenamento, a largura de banda, os recursos e os serviços oferecidos.

Como escolher esses serviços?

O melhor de tudo isso é que, embora estejamos falando de grandes estruturas de tecnologia da informação, o investimento necessário para desfrutar delas é muito baixo e a maioria das empresas oferece ambos os serviços: registro de domínio e hospedagem.

No entanto, além de escolher uma organização séria e bem referenciada, é fundamental que o serviço contemple alguns benefícios para facilitar a manutenção do seu site, como:

  • suporte especializado (preferencialmente 24 horas);
  • proteção contra ataques;
  • protocolo SSL (HTTPS);
  • backups automáticos;
  • apoio no desenvolvimento do site (ideal WordPress).
Agora, você sabe qual a diferença entre domínio e hospedagem, mas isso é apenas o começo. A vantagem é que, ao contratar bons serviços, a sua infraestrutura de tecnologia fica assegurada para você poder se concentrar no seu negócio.

Quer continuar aprendendo sobre internet? Então, confira agora os 12 tipos de sites que você deve conhecer!

Dúvidas frequentes

Agora, que você já sabe tudo sobre hospedagem de site e registro de domínios, abaixo estão algumas respostas de dúvidas frequentes que podem ajudar você a entender melhor o assunto, confira:

É possível ter o domínio registrado em uma empresa e o plano de hospedagem de outra empresa?

Sim, é possível registrar um domínio em uma empresa e usar um plano de hospedagem de outra empresa. No entanto, será necessário apontar o seu domínio para os servidores de nome (DNS) do provedor de hospedagem.

Isso porque os servidores de nome (DNS) são como “diretórios” da internet que ajudam a encontrar o caminho para o seu site. Quando alguém digita o nome do seu domínio em um navegador, como www.exemplo.com, o sistema de DNS traduz esse nome em um endereço IP, que é um número único associado ao servidor de hospedagem onde o seu site está armazenado. Portanto, o DNS é o que permite que as pessoas encontrem e acessem seu site quando digitam o nome do domínio.

Ao registrar seu domínio em uma empresa e escolher um plano de hospedagem em outra, você está, na verdade, separando essas duas funções essenciais. O registrador de domínio cuida do registro e da manutenção do seu nome de domínio, enquanto o provedor de hospedagem cuida do armazenamento dos arquivos do seu site e de sua disponibilização na internet.

Para que o seu domínio funcione corretamente com o seu serviço de hospedagem, você precisa “dizer” ao sistema de DNS que o nome do domínio deve apontar para os servidores de hospedagem específicos que você está usando. Isso garante que, quando alguém digitar o nome do seu domínio, o sistema de DNS direcione essa pessoa para o servidor de hospedagem correto, onde o seu site está armazenado.

Como transferir um domínio para outra empresa?

Para transferir um domínio para outra empresa, é necessário solicitar a liberação do domínio na empresa atual. Depois que o domínio for liberado, você poderá registrar o domínio na nova empresa.

Como transferir um site para outro plano de hospedagem?

Para transferir um site para outro plano de hospedagem, é necessário fazer um backup do site e recuperá-lo no novo plano de hospedagem.

Soluções para hospedagem de sites

A Link Nacional é especialista em desenvolvimento e hospedagem de sites. Contamos com uma equipe especializada que cuida de todos os detalhes do seu site, incluindo o registro de domínio e hospedagem do site. Clique no banner abaixo para saber mais!

Hospedagem de Site

Cuidamos da infraestrutura para que você possa ficar tranquilo com seu negócio

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 2 votes
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Antonio
Marco Antonio
11 de fevereiro de 2021 14:43

Bem explicado, elucidou algumas dúvidas. Agradeço!

DirectAdmin ou cPanel?

DirectAdmin ou cPanel?

Estratégia de conteúdo

Estratégias de conteúdo: domine as técnicas para crescer

Como evitar Spam no WordPress

Saiba como evitar comentários spam no WordPress
Como acessar um site fora do ar
Saiba como recuperar um site que saiu do ar

Como recuperar Instagram

Como restaurar Instagram hackeado em poucos passos

Como migrar site de hospedagem

Como migrar site de hospedagem

Últimas postagens

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...