Ter a presença da sua empresa no Google é fundamental nos dias de hoje, já que a maioria das pessoas recorre a esse mecanismo de busca para encontrar produtos e serviços.
Neste guia, vamos explorar o passo a passo para colocar sua empresa no Google de maneira eficaz, destacando diferentes formas de alcançar visibilidade online, incluindo o uso do Google Meu Negócio e do Google Maps. Acompanhe!
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Como o Google funciona?
Antes de tudo, para conseguir promover sua empresa no Google é preciso entender como o mecanismo de busca funciona.
O mecanismo de busca do Google opera de forma complexa e altamente eficiente para fornecer resultados relevantes aos usuários. Resumidamente, ele funciona assim:
- Rastreamento da web: o Google utiliza bots de rastreamento para percorrer a web e encontrar páginas da web. Esses bots seguem links de uma página para outra para descobrir novos conteúdos;
- Indexação: uma vez que o Googlebot encontra uma página, o conteúdo dela é indexado em um imenso banco de dados. Isso envolve a análise do texto, imagens, links e outros elementos da página
- Classificação: quando um usuário faz uma pesquisa no Google, o mecanismo de busca precisa determinar quais páginas indexadas são mais relevantes para a sua consulta. Para fazer isso, ele utiliza algoritmos de classificação complexos que consideram uma variedade de fatores, como a qualidade do conteúdo, a relevância das palavras-chave e a autoridade do site.
Como colocar uma empresa no Google?
Como vimos anteriormente, para um site aparecer no mecanismo de busca, é preciso que ele seja encontrado e indexado pelo Google. Para que o site da sua empresa seja encontrado com mais facilidade pelo Google, existem algumas práticas que podem ser adotadas. Uma delas é cadastrar o site no Google Search Console e no Add URL.
- Google Search Console: esta é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite aos webmasters monitorar e gerenciar a presença de seu site nos resultados de pesquisa. Ao cadastrar seu site no Google Search Console, você pode verificar se o Google está rastreando e indexando suas páginas corretamente.
- Add URL do Google: embora o Google geralmente descubra e rastreie sites automaticamente, você também pode usar a ferramenta Add URL do Google para solicitar que uma página específica seja rastreada e indexada mais rapidamente. Basta acessar a página Add URL e inserir o endereço da página que deseja indexar e seguir as instruções fornecidas.
Como o site irá aparecer no Google?
Uma vez que seu site seja indexado pelo Google, ele poderá aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Isso acontecerá tanto quaQuando alguém buscar diretamente pelo nome da sua empresa, o Google geralmente exibirá informações específicas sobre sua empresa, como o nome, o endereço, o número de telefone e até mesmo um mapa com a localização, se você tiver uma ficha de empresa no Google Meu Negócio.
A presença nos resultados de pesquisa é determinada pela relevância do conteúdo do seu site para as consultas de pesquisa dos usuários.
Quando alguém buscar diretamente pelo nome da sua empresa, o Google geralmente exibirá informações específicas sobre sua empresa, como o nome, o endereço, o número de telefone e até mesmo um mapa com a localização, se você tiver uma ficha de empresa no Google Meu Negócio.
Por outro lado, quando os usuários pesquisam por termos relacionados aos seus produtos ou serviços, o Google tenta corresponder a essas consultas com as páginas do seu site que são mais relevantes. Isso é onde a otimização de mecanismos de busca (SEO) desempenha um papel fundamental, pois ajuda a aumentar a probabilidade de suas páginas serem consideradas relevantes para as consultas dos usuários.
Como colocar minha empresa em primeiro lugar no Google?
Para rankear o seu site em primeiro lugar em diversas pesquisas no Google é preciso seguir alguns passos:
- Pesquisa de palavras-chave: comece identificando palavras-chave relevantes para o seu negócio, ou seja, termos que as pessoas usam ao pesquisar produtos ou serviços como os que sua empresa oferece. Por exemplo, se você tem uma padaria, as palavras-chave podem incluir pão fresco ou bolos caseiros. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Ubersuggest, para encontrar termos populares.
- Otimização do conteúdo: crie conteúdo de alta qualidade em seu site, como postagens de blog, páginas de produtos e descrições. Certifique-se de incluir as palavras-chave relevantes no conteúdo, mas faça isso de forma natural e útil para os visitantes, evitando exageros;
- Acompanhamento e ajustes: monitore o desempenho do seu site e o progresso das suas estratégias de SEO. Use ferramentas analíticas, como o Google Analytics, para entender o comportamento dos visitantes e fazer ajustes quando necessário.
- Otimização técnica: garanta que seu site seja amigável para mecanismos de busca, o que inclui otimizar a estrutura do site, o tempo de carregamento das páginas, os títulos, as meta descrições e os cabeçalhos. Isso pode exigir a ajuda de um web designer ou desenvolvedor;
- Link Building: construa uma rede de links de qualidade para o seu site. Isso inclui a obtenção de links de outros sites respeitáveis e relevantes para o seu nicho. Isso ajuda a aumentar a autoridade do seu site aos olhos do Google;
Como colocar uma empresa no Google Meu Negócio?
Uma boa estratégia de Marketing Digital envolve uma série de ferramentas e técnicas, desde a criação de sites à adoção de estratégias de SEO. No entanto, existe uma maneira mais simples de aparecer no famoso buscador que, embora não dispense as práticas citadas, ajuda a obter resultados mais rápidos.
Estamos falando do Google Meu Negócio, a plataforma de negócios do Google que coloca sua empresa no mapa dos aplicativos e no topo das pesquisas de um jeito simples e fácil. Confira a seguir o passo a passo para cadastrar o seu negócio!
1. Acesse o Google Meu Negócio
Para colocar uma empresa no Google a primeira coisa a fazer é acessar a plataforma Google Meu Negócio e iniciar o seu cadastro. Basta acessar o site e clicar em “Fazer login”.
Vale ressaltar que você precisa de uma conta Google para continuar o cadastro. Pode ser o seu endereço de e-mail pessoal, mas o ideal é usar uma conta exclusiva do seu negócio.
2. Insira o nome da sua empresa
Após logar, a primeira informação solicitada é o nome da empresa. Muitas vezes as organizações são cadastradas parcialmente por outros usuários — consumidores, por exemplo — mas diversas funcionalidades permanecem bloqueadas até o proprietário assumir a gerência do conteúdo. Se for o seu caso, basta selecionar a sua empresa na lista que surgir.
Outra situação comum é quando mais de uma empresa utiliza o mesmo nome para diferentes marcas. Assim, seja cuidadoso ao verificar os endereços listados. Se as empresas não estiverem na mesma região, não há problema algum.
3. Especifique o tipo de atendimento
Nessa etapa você deve esclarecer a maneira como presta seu atendimento, ou seja, se atende apenas em um estabelecimento fixo — como um restaurante ou escritório — ou se é um profissional ou empresa que atua dentro de uma região — como um consultor ou técnico residencial.
4. Forneça os dados de localização
Na etapa seguinte você deve informar seus dados de localização. Preencha e verifique os dados com cuidado, pois são essas informações que serão usadas pelo buscador para inserir a sua empresa no Google Maps e exibir seu endereço nas buscas realizadas em sua região.
Se você atua em diferentes locais ou dentro de uma área específica, em seguida terá a oportunidade de informar esses dados na plataforma.
5. Escolha a categoria do seu negócio
A categoria ajuda o Google a entender quando a sua empresa deve ser exibida nos resultados de pesquisa e em que grupo ela se insere dentro dos serviços locais do seu mapa. Selecione, portanto, a categoria que melhor descreve seu negócio ou sua profissão.
6. Preencha os dados de contato
Além do seu endereço, também são solicitados seus canais de contato remotos, tais como telefone, siteou página em redes sociais. Todas essas informações ficarão disponíveis para os usuários, portanto, informe apenas dados comerciais.
7. Conclua seu cadastro
Após preencher algumas outras opções do Google, você pode concluir o seu cadastro e, em seguida, selecionar um método de confirmação. Na maioria das vezes, é enviada uma correspondência com um código de ativação para o endereço comercial cadastrado.
Após a confirmação, você pode adicionar descrições e fotos ao seu perfil e também responder os consumidores que fornecem avaliações à sua empresa. Sendo assim, não basta saber como colocar a empresa no Google, é fundamental manter seus dados atualizados e aproveitar esse recurso para caprichar no seu atendimento!
Este conteúdo o ajudou? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Seus amigos também vão querer saber como é simples colocar um negócio no Google!
Como colocar a empresa no Google Maps grátis?
Além de aparecer no mecanismo de busca do Google, também há a possibilidade de exibir a sua empresa no Google Maps, e o melhor: gratuitamente.
Para cadastrar seu negócio no Google Maps siga este tutorial:
- Acesse o Google Maps;
- No canto superior esquerdo, clique no ícone de menu (três linhas horizontais);
- Clique em Adicionar sua empresa;
- Preencha as informações da sua empresa, como nome, endereço e categoria;
- Siga as instruções exibidas na tela para concluir a inscrição no Perfil da Empresa.
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