Como colocar minha empresa no Google? Descubra o passo a passo!

por Atualizado em 13/02/2020Notícias

Muito se fala sobre presença digital e a importância dos mecanismos de busca para os negócios nos dias de hoje, mas nem todo empresário sabe como colocar a empresa no Google — muito menos imagina que esse serviço é gratuito e mais simples do que se imagina.

Uma boa estratégia de Marketing Digital envolve uma série de ferramentas e técnicas, desde a criação de sites à adoção de estratégias de SEO. No entanto, existe uma maneira mais simples de aparecer no famoso buscador que, embora não dispense as práticas citadas, ajuda a obter resultados mais rápidos.

Estamos falando do Google Meu Negócio, a plataforma de negócios do Google que coloca sua empresa no mapa dos aplicativos e no topo das pesquisas de um jeito simples e fácil. Confira a seguir o passo a passo para cadastrar o seu negócio!

1. Acesse o Google Meu Negócio

Para colocar uma empresa no Google a primeira coisa a fazer é acessar a plataforma Google Meu Negócio e iniciar o seu cadastro. Basta acessar o site e clicar em “Fazer login”.

Vale ressaltar que você precisa de uma conta Google para continuar o cadastro. Pode ser o seu endereço de e-mail pessoal, mas o ideal é usar uma conta exclusiva do seu negócio.

2. Insira o nome da sua empresa

Após logar, a primeira informação solicitada é o nome da empresa. Muitas vezes as organizações são cadastradas parcialmente por outros usuários — consumidores, por exemplo — mas diversas funcionalidades permanecem bloqueadas até o proprietário assumir a gerência do conteúdo. Se for o seu caso, basta selecionar a sua empresa na lista que surgir.

Outra situação comum é quando mais de uma empresa utiliza o mesmo nome para diferentes marcas. Assim, seja cuidadoso ao verificar os endereços listados. Se as empresas não estiverem na mesma região, não há problema algum.

Se nenhum resultado surgir, basta cadastrar o novo nome clicando na opção “Criar uma empresa com esse nome”. Em seguida, é preciso confirmar o nome da organização e também concordar com os Termos de Serviço e Política de Privacidade do Google.

3. Especifique o tipo de atendimento

Nessa etapa você deve esclarecer a maneira como presta seu atendimento, ou seja, se atende apenas em um estabelecimento fixo — como um restaurante ou escritório — ou se é um profissional ou empresa que atua dentro de uma região — como um consultor ou técnico residencial.

4. Forneça os dados de localização

Na etapa seguinte você deve informar seus dados de localização. Preencha e verifique os dados com cuidado, pois são essas informações que serão usadas pelo buscador para inserir a sua empresa no Google Maps e exibir seu endereço nas buscas realizadas em sua região.

Se você atua em diferentes locais ou dentro de uma área específica, em seguida terá a oportunidade de informar esses dados na plataforma.

5. Escolha a categoria do seu negócio

A categoria ajuda o Google a entender quando a sua empresa deve ser exibida nos resultados de pesquisa e em que grupo ela se insere dentro dos serviços locais do seu mapa. Selecione, portanto, a categoria que melhor descreve seu negócio ou sua profissão.

6. Preencha os dados de contato

Além do seu endereço, também são solicitados seus canais de contato remotos, tais como telefone, siteou página em redes sociais. Todas essas informações ficarão disponíveis para os usuários, portanto, informe apenas dados comerciais.

7. Conclua seu cadastro

Após preencher algumas outras opções do Google, você pode concluir o seu cadastro e, em seguida, selecionar um método de confirmação. Na maioria das vezes, é enviada uma correspondência com um código de ativação para o endereço comercial cadastrado.

Após a confirmação, você pode adicionar descrições e fotos ao seu perfil e também responder os consumidores que fornecem avaliações à sua empresa. Sendo assim, não basta saber como colocar a empresa no Google, é fundamental manter seus dados atualizados e aproveitar esse recurso para caprichar no seu atendimento!
Este conteúdo o ajudou? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Seus amigos também vão querer saber como é simples colocar um negócio no Google!

Comentários

avatar
WhatsApp chat