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O que é SEO? O guia completo para você

por | 05/06/23 12:06 | Notícias

Todos os dias milhões de pessoas criam conteúdo para sites na Internet. Mesmo assim, nem todos conseguem atingir uma quantidade satisfatória de pessoas, enquanto outros transbordam de acessos. Um dos motivos que evidencia essa diferença é o modo como o conteúdo é publicado, ou seja, as técnicas e estratégias por trás dele.

A principal estratégia utilizada para dar visibilidade a uma página na Internet é saber o que é SEO. Assim, há uma otimização do site para facilitar que as pessoas o encontrem nas buscas. É importantíssimo conhecer esse conceito se você está começando a trabalhar com páginas web! Portanto, vamos continuar explicando o quão importante é a estratégia de SEO para melhorar o alcance e a visibilidade de um site. Acompanhe!

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O que é SEO

Afinal, o que é SEO?

Como foi dito, SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Ela ocorre por meio de técnicas que visam um bom ranqueamento nos sistemas de busca — gerando tráfego nos sites que utilizam essas boas práticas. Você pode usar essa estratégia em sites, blogs ou qualquer outra página na web.

Utilizando as técnicas de SEO, a probabilidade de que seu site apareça na primeira página de uma pesquisa cresce consideravelmente. Foi comprovado, por exemplo, que 75% dos usuários na Internet nunca clicam em resultados que aparecem depois da primeira página dos resultados de pesquisa. Logo, é melhor fazer de tudo para aparecer no topo das buscas!

Esse tipo de ranqueamento é feito por meio de um rastreamento realizado pelos motores de busca. Ele não passa de uma análise feita acerca de um site ou página para definir algumas questões. São levados em consideração aspectos como o design do site, seu conteúdo e a experiência do usuário.

Quanto mais positiva for a análise do site, ou seja, quanto mais otimizado ele for, mais alto será o seu ranqueamento — e mais no topo das buscas ele vai aparecer. É possível notar isso ao pesquisar por palavras-chave relevantes para o seu conteúdo. Se o seu site começou a aparecer nessas buscas, é um ótimo sinal! Mas, se não, é melhor verificar o que está faltando para atingir esse objetivo.

Como o Google funciona?

Resumidamente, o Google é um mecanismo de busca que funciona através de um algoritmo complexo responsável por classificar e exibir conteúdos, em ordem de importância e qualidade, frutos das pesquisas dos usuários. Para exibir os resultados aos usuários, o navegador funciona em três etapas: rastreamento, indexação e exibição de resultados.

O rastreamento é o processo pelo qual o Google coleta informações sobre as páginas da web. Ele usa crawlers automatizados (robôs), também conhecidos como spiders, para percorrer a web e encontrar páginas. Esses crawlers seguem os links entre as páginas e coletam informações sobre o conteúdo e estrutura das páginas, incluindo o texto, as imagens e os links.

Depois de coletar as informações, o Google armazena as páginas em seu índice, que é uma espécie de catálogo de páginas da web. O processo de armazenamento de páginas no índice é chamado de indexação. Durante a indexação, o Google analisa o conteúdo da página e os links que ela contém e os armazena em seu índice para que possam ser exibidos nos resultados de pesquisa.

Por fim, quando um usuário faz uma pesquisa, o Google usa seus algoritmos de classificação para encontrar as páginas mais relevantes e de maior autoridade dentro do tema da busca feita. Ele então exibe essas páginas na em sua página de resultados em ordem de relevância.

É importante frisar que o Google não indexa todas as páginas da web, mas sim as que ele considera relevantes e de qualidade suficiente para serem exibidas. Além disso, o processo de rastreamento e indexação não é imediato, e pode levar algum tempo para que as páginas sejam indexadas e apresentadas nas páginas de resultados do buscador.

SEO

Fatores de rankeamento

Existem muitos fatores de rankeamento que o Google considera ao classificar as páginas nos resultados da pesquisa. Alguns dos principais critérios são:
  • Relevância: o conteúdo da página deve ser importante para o tema pesquisado. Isso significa que a página deve conter informações que correspondam às palavras-chave ou aos termos de pesquisa usados pelo usuário;
  • Autoridade: o Google avalia a autoridade de uma página com base em vários fatores, como a qualidade e relevância dos links que apontam para a página, a idade do domínio e a qualidade geral do conteúdo;
  • Qualidade do conteúdo: diz respeito a fatores como a originalidade, o valor e atualidade do conteúdo, a presença de informações precisas e úteis, além da qualidade da escrita e do design;
  • Experiência do usuário: fatores como a velocidade de carregamento da página, a compatibilidade com dispositivos móveis, a facilidade de uso e a acessibilidade, também são considerados pelo Google;
  • Compatibilidade com HTTPS: por último, o Google considera a segurança das páginas ao classificá-las nos resultados da pesquisa. As páginas que usam HTTPS (Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto) são consideradas mais seguras e podem ter uma classificação mais alta.

Como o SEO funciona?

O SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Motores de Busca) funciona através da otimização de diversos fatores que afetam o ranking de uma página nos resultados de busca. Existem dois tipos principais de SEO: o SEO On-Page e o SEO Off-Page. Confira nos próximos tópicos como cada um deles funciona!

SEO On-Page

SEO On-Page refere-se ao trabalho com os elementos internos das páginas de um site para melhorar o seu ranqueamento nos resultados de pesquisa. Isso que os profissionais de SEO chamam de “elementos internos” são algumas partes importantes da página e do seu conteúdo, e que os algoritmos dos motores de busca sempre levam em consideração na hora de classificar uma página ou um post como mais ou menos relevantes. Os mais conhecidos são o título da página, as tags de cabeçalho, as meta descrições, as URLs, as imagens, o texto e os links internos.

O trabalho com as palavras-chave é, talvez, o mais importante do SEO On-Page, pois envolve a escolha cuidadosa de palavras-chave relevantes e a inclusão delas no conteúdo da página, bem como em outras partes como o título e as tags de cabeçalho.

Outros aspectos importantes do SEO On-Page incluem a otimização da estrutura do site para facilitar a navegação e a acessibilidade, a criação de conteúdo original e de alta qualidade que forneça informações úteis e relevantes para os usuários, e a otimização de imagens e outros elementos de mídia para garantir que eles carreguem rapidamente e não prejudiquem a experiência do usuário.

SEO página

SEO Off-Page

SEO Off-Page refere-se à otimização de fatores externos ao site que podem afetar o seu ranqueamento nos resultados de pesquisa. Isso inclui a otimização de fatores como backlinks, menções em mídias sociais, comentários em blogs e outros indicadores de autoridade e relevância.

Os backlinks são um dos fatores mais importantes do SEO Off-Page. Fazer backlink significa usar estratégias para que os links das suas páginas ou dos seus posts sejam usados por outros sites (de outras empresas). Os links de entrada são considerados votos de confiança para o seu site, e podem ajudar a aumentar a autoridade e a relevância do site aos olhos dos motores de busca.

Outros fatores importantes do SEO Off-Page incluem a presença nas mídias sociais, a criação de conteúdo de alta qualidade e a participação em fóruns e comunidades online relevantes.

O que é e como funciona o SEO técnico?

O SEO técnico refere-se à otimização de elementos técnicos em um site para melhorar a sua posição em motores de busca. Isso inclui a otimização de pontos como a estrutura do site, a velocidade de carregamento, a indexação do site, a segurança do site, a otimização para dispositivos móveis e a implementação correta de tags e marcações. Veja abaixo como esses itens auxiliam na experiência do usuário e no ranqueamento de páginas:
  • Velocidade de carregamento do site: o tempo que o site leva para carregar pode afetar a experiência do usuário e a classificação nos resultados de pesquisa;
  • Indexação do site: é importante garantir que as páginas do site sejam indexadas corretamente pelos motores de busca para que sejam encontradas pelos usuários;
  • Segurança do site: a implementação de medidas de segurança, como certificados SSL, pode melhorar a segurança do site e a confiança dos usuários;
  • Otimização para dispositivos móveis: é importante garantir que o site seja fácil de usar em dispositivos móveis, já que um número crescente de usuários está acessando a internet por meio de seus smartphones e tablets;
  • Marcações corretas: a implementação correta de tags e marcações, como as tags de título e descrição, pode ajudar os motores de busca a entender melhor o conteúdo do site e exibi-lo corretamente nos resultados de pesquisa.

O que é SEO local?

SEO local é uma estratégia de otimização de sites para melhorar o ranqueamento nas pesquisas locais, ou seja, para quando os usuários procuram por produtos ou serviços específicos em sua área geográfica. Seu objetivo é aumentar a visibilidade local de um negócio e, assim, atrair mais clientes.

Algumas das estratégias utilizadas no SEO local incluem a otimização de palavras-chave com referência à localização, a criação de páginas de destino para cada localização física do negócio, a inclusão de informações precisas e atualizadas sobre o negócio nas plataformas de diretórios locais, como Google Meu Negócio, Yelp e outros, além da obtenção de avaliações positivas dos clientes nas plataformas locais.

O SEO local é particularmente importante para pequenas empresas que atendem clientes em uma área geográfica limitada. Por meio do SEO local, essas empresas podem competir com empresas maiores e estabelecidas, melhorando a visibilidade do negócio nos resultados de pesquisa e aumentando a chance de conversão dos usuários em clientes.

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Qual a importância do SEO em sua estratégia de marketing digital?

O SEO é muito importante para quem trabalha com marketing digital, sobretudo o marketing de conteúdo. Isso porque é por meio dessa estratégia que você consegue atrair usuários para seu conteúdo digital. Várias empresas e pessoas que publicam conteúdo na Internet ignoram essa questão, tanto pela falta de conhecimento quanto por achar que não é necessário. Mas uma boa estratégia de SEO pode fazer a diferença nos seus resultados.

A importância do SEO é tão grande para o marketing digital que esse termo faz parte de outra estratégia conhecida como SEM ou Search Engine Marketing. Muitas pessoas confundem os termos SEO e SEM, mas a verdade é que um não é possível sem o outro. O SEM busca adquirir um funil de vendas a partir de estratégias aplicadas aos motores de busca. A principal estratégia é o SEO, por isso, você não deve deixá-lo de lado na hora de produzir conteúdo para a Internet.

Quais são as melhores práticas de SEO?

A estratégia de SEO conta com um conjunto de boas práticas para melhorar a funcionalidade de um site ou de qualquer outra página na web. Logo, é interessante conhecer algumas delas para começar a aplicá-las no seu negócio. Nesse sentido, vamos listar a partir de agora algumas das melhores práticas de SEO para você não ter mais dúvidas de como otimizar site e conquistar ótimos resultados. Confira!

Fazer boas escolhas de palavras-chave

Um dos elementos principais no SEO é a palavra-chave. Em geral, ela pode ser apenas uma palavra ou um pequeno termo que resume o conteúdo de uma página. Por isso é importante escolher palavras-chave com as quais os usuários estejam familiarizados e que sejam relevantes para o seu site. Assim, quando os usuários pesquisarem por ela, sua página estará no topo das pesquisas.

Tendo em mente uma palavra-chave, você pode criar todo um conteúdo em torno dela, melhorando as chances da sua página ser encontrada imediatamente. O Google oferece uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave chamada Google Ads — antes conhecida como Google AdWords. É interessante utilizá-la tanto para melhorar os resultados com anúncios quanto para a organização do ranqueamento em sites de pesquisa.

Criar títulos e descrições atraentes

Quando uma busca é feita no Google, os resultados que aparecem mostram apenas o título da página e uma breve descrição sobre ela. São esses elementos que levarão uma pessoa a clicar no link para seu site, então, melhor trabalhar neles. O título é chamado de SEO Title e há algumas dicas importantes para criá-lo.

Por exemplo, recomenda-se usar em torno de 55 caracteres. Desse modo, quando a pesquisa mostrar o seu título, ele vai aparecer completamente. Outra dica é sempre usar a palavra-chave, tanto no título quanto na descrição, ressaltando que, no SEO Title a ela deve ficar à esquerda. Além disso, sempre mantenha a objetividade ao escrever um título e uma descrição para a sua página.

Garantir a responsividade da página

Hoje as pessoas muitas vezes acessam a Internet pelos seus dispositivos móveis com mais frequência do que pelo computador ou notebook. Mas por que essa informação deve ser importante para você? Porque não basta ter um site incrível se ele não se encaixa bem na tela, na hora de abri-lo pelo celular, por exemplo. E, mais importante ainda, sites que não são mobile friendly perdem muitas posições no ranking das buscas.

Produzir bons conteúdos

O mais importante de tudo, entretanto, é manter uma alta qualidade na produção de conteúdo do seu site. Sem esses materiais, afinal, os usuários até serão atraídos, mas logo deixarão a página pela baixa qualidade ou falta de atração. Além do mais, bons conteúdos são perceptíveis nas análises dos motores de busca, então, investir em qualidade aumenta a chance do seu site subir no ranking.

Evitar conteúdo duplicado

Se um conteúdo já foi publicado várias e várias vezes da mesma forma, por que os sites de pesquisa deveriam mostrar todos eles? Essa lógica é aplicada na prática para evitar repetição de conteúdo. Você já deve ter visto quando o Google diz que omitiu resultados semelhantes aos apresentados na pesquisa. Assim, ele mantém os conteúdos mais relevantes aparecendo.

Caso você tenha algum conteúdo duplicado, a chance dele aparecer diminui graças a essa política dos motores de busca. Isso é uma enorme desvantagem diante de outros sites, pois os usuários não serão sequer atingidos. Nesse caso, então, é importantíssimo criar conteúdos originais sobre qualquer assunto!

Como criar uma estratégia de SEO

Além de conhecer como o SEO funciona e quais aspectos devem ser otimizados em um site, também é muito importante compreender como criar uma estratégia de SEO. Esse processo envolve várias etapas importantes, abaixo estão alguns passos que podem ser seguidos:
  • Defina seus objetivos: o que você espera alcançar com sua estratégia de SEO? Quer aumentar o tráfego orgânico do seu site? Aumentar a taxa de conversão? Ou aumentar a visibilidade da sua marca nos motores de busca? É importante ter clareza sobre seus objetivos para que possa medir o sucesso da sua estratégia;
  • Faça uma análise do seu site e da concorrência: analisar seu site e a concorrência é fundamental para entender quais são os pontos fortes e fracos da sua estratégia atual de SEO. Isso inclui analisar a estrutura do seu site, a qualidade do conteúdo, as palavras-chave que você está segmentando e como você está fazendo em comparação com seus concorrentes;
  • Realize pesquisa de palavras-chave: a pesquisa de palavras-chave serve para identificar as palavras e frases-chave que seus clientes em potencial estão usando para pesquisar seus produtos ou serviços. Isso permite que você otimize seu site para essas palavras, aumentando a relevância do seu site para essas pesquisas;
  • Crie um plano de conteúdo: o conteúdo é a espinha dorsal de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Criar um plano de conteúdo que seja relevante para seus clientes em potencial e que incorpore as palavras-chave é fundamental para a sua estratégia de SEO;
  • Otimização On-Page: inclui a otimização de elementos como título, descrição, URL, tags de cabeçalho e tags alt de imagens;
  • Otimização Off-page: inclui a criação de backlinks de qualidade e a promoção do seu site em redes sociais e outras plataformas;
  • Monitore o desempenho: é importante monitorar o desempenho do seu site regularmente para saber se sua estratégia de SEO está funcionando. Utilize ferramentas de análise para medir o tráfego do site, taxa de conversão, classificação de palavras-chave e outros indicadores-chave.

Métricas de SEO

Monitorar as métricas corretas é essencial para avaliar o desempenho de uma estratégia de SEO e fazer ajustes para melhorar os resultados. Algumas das métricas que devem ser monitoradas em SEO são:
  • Tráfego orgânico: é a quantidade de visitantes que chegam ao seu site por meio de resultados de pesquisa orgânica;
  • Palavras-chave: trata-se do desempenho das palavras-chave em que você está segmentando. Acompanhe o ranking das palavras-chave, o volume de pesquisas, a dificuldade de classificação e a taxa de cliques;
  • Taxa de conversão: é a porcentagem de visitantes do site que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário ou efetuar uma compra;
  • Taxa de rejeição: é a porcentagem de visitantes que saem do site imediatamente após acessá-lo. Uma alta taxa de rejeição pode ser um sinal de que o conteúdo ou a experiência do usuário precisam ser melhorados;
  • Backlinks: é importante monitorar a quantidade e a qualidade dos backlinks que apontam para o seu site. Backlinks de alta qualidade ajudam a aumentar a autoridade do site e melhoram o ranking nos resultados de pesquisa;
  • Tempo de carregamento da página: o tempo de carregamento da página é um fator importante para a experiência do usuário e também pode afetar o ranking do site nos resultados de pesquisa;
  • Comportamento do usuário: as métricas de comportamento do usuário, como o tempo gasto no site e as páginas visitadas podem ajudar a identificar problemas de usabilidade e a melhorar a experiência do usuário;
  • Compartilhamento em mídias sociais: é importante monitorar o compartilhamento do seu conteúdo em mídias sociais, pois isso pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu site e melhorar o seu ranking nos resultados de pesquisa.

Quais são as principais ferramentas de SEO e como elas funcionam?

A estratégia de SEO parece uma ideia ótima para aplicar em seu site, não é mesmo? Para isso, você pode contar com a ajuda de alguns softwares e ferramentas a fim de facilitar a aplicação das melhores práticas. Conheça algumas delas!

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita importantíssima para quem está começando a utilizar as técnicas de SEO. Por meio dela é possível compreender melhor o comportamento dos usuários que chegam ao seu site. Além disso, ela trabalha muito bem junto ao Google Analytics, proporcionando uma análise mais rica de uma página web.

Essa ferramenta apresenta algumas funcionalidades bem interessantes, como a de rastreamento e de tráfego de pesquisa. O rastreamento verifica a dificuldade para encontrar conteúdo relevante numa página utilizando robôs do Google. Já o tráfego de pesquisa analisa quais são as pesquisas realizadas pelos usuários que resultam ou não em visitas a um site.

Há várias outras funcionalidades disponíveis no Google Search Console. Por exemplo, a aparência de pesquisa verifica como o Google lê cada parte de uma página. Ele também detecta problemas de segurança, notificando quando há falhas na segurança do site. Por fim, há o índice do Google, que mostra o desempenho da busca para indexar as páginas do seu site e identificar a frequência de uma palavras-chave.

SEMrush

O SEMrush, ou Search Engine Marketing, como diz o o início do nome, é uma ferramenta de marketing de busca. Ao contrário do Google Search Console, é uma ferramenta paga — mas isso não deve ser visto como um prejuízo e sim com um investimento! Sua funcionalidade mais famosa é a de análise de concorrência. Essa funcionalidade exibe as palavras-chave que mais atraem o tráfego de usuários para um site.

A ferramenta também traz um quadro de monitoramento de posições em que você pode conferir o desempenho individual de cada palavra-chave cadastrada. Também é possível ver a taxa de melhora de posicionamento geral e utilizar um filtro por data, podendo, assim, ver seu histórico. Além disso, ela também gera relatórios analíticos, monitora redes sociais, entre outras coisas.

RD Station Marketing

Outra ferramenta paga de SEO é o RD Station Marketing, uma plataforma completa de SEO. Inclusive, ela tem uma funcionalidade de SEO propriamente dita para otimização de sites. Essa funcionalidade gera um relatório que avalia se as páginas do site estão bem qualificadas de acordo com as técnicas de otimização. A partir disso, o relatório emite uma nota de acordo com as características observadas.

Com a nota definida, o relatório de otimização mostra quais aspectos interferiram positivamente ou negativamente no resultado e onde pode haver melhora. Ademais, você pode cadastrar palavras-chave e acompanhar seu desempenho no ranking do Google, gerar relatórios de tráfego, leads, vendas, entre outras coisas.

Apesar de ser paga, é possível realizar um teste gratuito nessa plataforma ou até mesmo conversar com um consultor de marketing digital para conhecer os benefícios da ferramenta em seu site. O RD Station Marketing também possibilita uma forte automação de marketing, ajudando a otimizar ainda mais suas páginas. Valer muito a pena investir na qualidade de suas páginas na web!

Yoast SEO

Se você usa WordPress, vai gostar de saber que existem plugins SEO para essa plataforma também. Um deles é o Yoast SEO, o mais baixado para otimização de sites. O melhor é que há uma versão gratuita, permitindo economizar os recursos da empresa. Apesar de apenas uma versão estar disponível gratuitamente, esse plugin é muito completo, apresentando diversas funcionalidades.

O Yoast SEO permite criar sitemaps, configurar templates com padrões para title, description e URLs das páginas, além de otimizar essas informações individualmente, entre outros aspectos. Ele está disponível na biblioteca de plugins do WordPress gratuitamente — está esperando o que para usar?

All in One SEO Pack

Outro plugin SEO para WordPress é o All in One SEO Pack, uma ferramenta muito útil tanto sozinha quanto combinada ao Yoast SEO. Ela traz uma API incorporada — Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicativos —, é traduzida em 57 idiomas e gera metatags automaticamente, tudo isso e muito mais na versão gratuita. Já a versão PRO tem mais algumas funcionalidades e benefícios diferenciados.

A versão paga do All in One SEO Pack tem, por exemplo, suporte avançado para Woo Commerce, técnicas SEO para categorias e tags, além de acesso ao pacote de suporte Premium e ao centro de conhecimento. Já quando combinado com o Yoast SEO, pode-se receber dicas úteis de SEO para seu site, bloquear indexação de sessões específicas do WordPress, fazer redirecionamentos 301, entre outros.

Além do Google

Embora o Google seja o maior mecanismo de busca do mundo e a maioria das estratégias de SEO sejam voltadas para ele, existem outras plataformas de busca e canais de marketing digital que podem ser otimizados.

Por exemplo, as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter também têm seus próprios algoritmos de busca e oferecem oportunidades de otimização de conteúdo e perfil para melhorar a visibilidade das contas e aumentar o engajamento dos usuários.

Além disso, há outros mecanismos de busca que também podem ser otimizados, como o Bing e o Yahoo. E em relação aos aplicativos, as lojas de aplicativos como a App Store e a Google Play também possuem algoritmos de busca que podem ser otimizados para aumentar a visibilidade dos aplicativos e atrair mais downloads. Nos próximos tópicos daremos algumas dicas de SEO em outras mídias, acompanhe!

SEO nas redes sociais

O SEO nas redes sociais pode ser feito de diversas maneiras, incluindo:
  • Otimização do perfil: certifique-se de que o perfil da sua empresa esteja completo e atualizado. Inclua informações relevantes, como o nome da empresa, a descrição, o endereço e o número de telefone;
  • Uso de palavras-chave: use palavras-chave relevantes em seus posts nas redes sociais, bem como em seus perfis, para serem encontrados com mais facilidade nas buscas;
  • Compartilhamento de conteúdo: compartilhe conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo nas redes sociais. Isso pode incluir fotos, infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdo;
  • Engajamento do público: interaja com o seu público nas redes sociais. Responda a comentários, faça perguntas e incentive a participação;
  • Hashtags: use hashtags relevantes em seus posts para que sejam encontrados com mais facilidade nas buscas;
  • Análise de dados: analise os dados das suas redes sociais para entender o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado.
Em resumo, fazer SEO nas redes sociais envolve otimizar seus perfis, compartilhar conteúdo relevante e engajar o público, bem como analisar os dados para ajustar sua estratégia.

SEO em aplicativos

As técnicas de SEO para os aplicativos são aplicadas, do mesmo modo, com a finalidade de torná-los mais fáceis de serem encontrados nas lojas de aplicativos e, dessa maneira, contribuir para que o número de downloads possa ser o maior possível. Aqui estão algumas dicas para fazer SEO em aplicativos:
  • Escolha o nome certo: o nome do seu aplicativo deve incluir palavras-chave relevantes que descrevem claramente a função do aplicativo;
  • Descrição do aplicativo: certifique-se de que a descrição seja clara, concisa e inclua palavras-chave relevantes. A descrição deve fornecer informações sobre o aplicativo e seus recursos;
  • Imagens e vídeos: inclua imagens e vídeos do aplicativo de alta qualidade, nas lojas. Isso ajudará a atrair a atenção dos usuários e aumentar as chances de downloads;
  • Avaliações e comentários: as avaliações e comentários dos usuários podem afetar a classificação nas lojas de aplicativos. Certifique-se de que os usuários deixem avaliações positivas e responda às avaliações negativas para mostrar que está comprometido em melhorar o aplicativo;
  • Palavras-chave: use palavras-chave relevantes em seus títulos, descrições e tags de aplicativos para que sejam encontrados com mais facilidade nas buscas;
  • Link building: construa links de alta qualidade para o seu aplicativo, como links de sites relevantes e populares, para aumentar a visibilidade do aplicativo e melhorar sua classificação;
  • Otimização do conteúdo interno do aplicativo: certifique-se de que o conteúdo dentro do aplicativo seja relevante e otimizado para as pesquisas nos mecanismos de busca. Use palavras-chave relevantes em títulos, descrições e outros elementos do aplicativo;
  • Atualizações regulares: mantenha o aplicativo atualizado com novos recursos e correções de bugs para manter os usuários engajados e melhorar a classificação do aplicativo nas lojas de aplicativos.

Quais são os benefícios de aplicar técnicas de SEO no conteúdo?

O principal benefício de aplicar uma estratégia de SEO no conteúdo de suas páginas é a visibilidade que elas podem ganhar ao subir no ranqueamento dos sites de pesquisa. Quanto mais alto no ranqueamento, mais o seu site vai transparecer autoridade no assunto, aumentando a confiança dos usuários ao acessá-lo. Com isso, seus acessos e leads aumentam e, consequentemente, seus lucros.

Outra vantagem é a organização. Quando uma estratégia de SEO é aplicada, torna-se mais fácil adaptar seu site para mudanças que devam ser feitas posteriormente. Além disso, é mais fácil monitorar os acessos e verificar o retorno que o site está oferecendo. Mais um ponto positivo é a facilidade com que os usuários vão navegar pelo site, garantindo acesso qualificado a diversas páginas dele.

Viu só como o SEO é interessante? Conhecendo a estratégia e entendendo o que é SEO fica bem mais fácil estruturar seu site e torná-lo amigável para os motores de busca. Assim, mais pessoas encontrarão suas páginas na Internet e você levará conteúdo de qualidade para elas. Não deixe de aplicar as técnicas e melhores práticas em seus empreendimentos pela rede.

O que achou deste conteúdo? Se você se interessa por marketing digital e quer saber mais sobre SEO e outras técnicas para melhorar a visibilidade do seu site, assine nossa newsletter e receba mais informações!

Soluções de produção de conteúdo

Como vimos ao longo do artigo, a produção de conteúdo é essencial para uma boa estratégia de SEO. A Link Nacional conta com uma equipe de profissionais qualificados para produzir conteúdos originais e de relevância para alavancar as visualizações no seu site.

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Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
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