O que é SEO? O guia completo para você

Todos os dias milhões de pessoas criam conteúdo para sites na Internet. Mesmo assim, nem todos conseguem atingir uma quantidade satisfatória de pessoas, enquanto outros transbordam de acessos. Um dos motivos que evidencia essa diferença é o modo como o conteúdo é publicado, ou seja, as técnicas e estratégias por trás dele.

A principal estratégia utilizada para dar visibilidade a uma página na Internet é saber o que é SEO. Assim, há uma otimização do site para facilitar que as pessoas o encontrem nas buscas. É importantíssimo conhecer esse conceito se você está começando a trabalhar com páginas web! Portanto, vamos continuar explicando o quão importante é a estratégia de SEO para melhorar o alcance e a visibilidade de um site. Acompanhe!

Afinal, o que é SEO?

Como foi dito, SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Ela ocorre por meio de técnicas que visam um bom ranqueamento nos sistemas de busca — gerando tráfego nos sites que utilizam essas boas práticas. Você pode usar essa estratégia em sites, blogs ou qualquer outra página na web.

Utilizando as técnicas de SEO, a probabilidade de que seu site apareça na primeira página de uma pesquisa cresce consideravelmente. Foi comprovado, por exemplo, que 75% dos usuários na Internet nunca clicam em resultados que aparecem depois da primeira página dos resultados de pesquisa. Logo, é melhor fazer de tudo para aparecer no topo das buscas!

Esse tipo de ranqueamento é feito por meio de um rastreamento realizado pelos motores de busca. Ele não passa de uma análise feita acerca de um site ou página para definir algumas questões. São levados em consideração aspectos como o design do site, seu conteúdo e a experiência do usuário.

Quanto mais positiva for a análise do site, ou seja, quanto mais otimizado ele for, mais alto será o seu ranqueamento — e mais no topo das buscas ele vai aparecer. É possível notar isso ao pesquisar por palavras-chave relevantes para o seu conteúdo. Se o seu site começou a aparecer nessas buscas, é um ótimo sinal! Mas, se não, é melhor verificar o que está faltando para atingir esse objetivo.

Saiba mais sobre SEO

Qual a diferença de SEO e SEM?

Para entendermos a importância de SEM e SEO basta analisarmos como conhecemos a maioria das empresas na internet. Costumamos ir à um buscador, como Yahoo e principalmente o Google, e digitar as palavras-chave do que desejamos encontrar. As empresas que têm seus sites…

SEO como otimizar meu site em WordPress para o Google

Como otimizar meu site em WordPress para o Google! O SEO é um termo utilizado para otimização de sites para sites de buscas. O WordPress conta com um plugin excelente para auxiliar no SEO que foi desenvolvido pela Yoast, empresa de referência internacional no que…

Wix convoca batalha Wix SEO entre “Fãs vs Haters”

Você que é profissional de SEO, não perca a oportunidade de mostrar o seu talento nesse desafio lançado pelo Wix. Fãs e Haters prometem travar uma interessante batalha pelos primeiros lugares do Google com a palavra chave “Wix SEO”. Como premiação, a empresa promete…

Plugins SEO: Qual é o melhor para WordPress?

Neste post falaremos um pouco sobre plugins. Vamos ajudar você a escolher o melhor desta ferramenta e principalmente, que facilite seu site ser encontrado de forma eficiente no Google. A internet é um mundo incrível, cheio de possibilidades e de um alcance…

Qual a importância do SEO em sua estratégia de marketing digital?

O SEO é muito importante para quem trabalha com marketing digital, sobretudo o marketing de conteúdo. Isso porque é por meio dessa estratégia que você consegue atrair usuários para seu conteúdo digital. Várias empresas e pessoas que publicam conteúdo na Internet ignoram essa questão, tanto pela falta de conhecimento quanto por achar que não é necessário. Mas uma boa estratégia de SEO pode fazer a diferença nos seus resultados.

A importância do SEO é tão grande para o marketing digital que esse termo faz parte de outra estratégia conhecida como SEM ou Search Engine Marketing. Muitas pessoas confundem os termos SEO e SEM, mas a verdade é que um não é possível sem o outro. O SEM busca adquirir um funil de vendas a partir de estratégias aplicadas aos motores de busca. A principal estratégia é o SEO, por isso, você não deve deixá-lo de lado na hora de produzir conteúdo para a Internet.

Quais são as melhores práticas de SEO?

A estratégia de SEO conta com um conjunto de boas práticas para melhorar a funcionalidade de um site ou de qualquer outra página na web. Logo, é interessante conhecer algumas delas para começar a aplicá-las no seu negócio. Nesse sentido, vamos listar a partir de agora algumas das melhores práticas de SEO para você não ter mais dúvidas de como otimizar site e conquistar ótimos resultados. Confira!

Fazer boas escolhas de palavras-chave

Um dos elementos principais no SEO é a palavra-chave. Em geral, ela pode ser apenas uma palavra ou um pequeno termo que resume o conteúdo de uma página. Por isso é importante escolher palavras-chave com as quais os usuários estejam familiarizados e que sejam relevantes para o seu site. Assim, quando os usuários pesquisarem por ela, sua página estará no topo das pesquisas.

Tendo em mente uma palavra-chave, você pode criar todo um conteúdo em torno dela, melhorando as chances da sua página ser encontrada imediatamente. O Google oferece uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave chamada Google Ads — antes conhecida como Google AdWords. É interessante utilizá-la tanto para melhorar os resultados com anúncios quanto para a organização do ranqueamento em sites de pesquisa.

Criar títulos e descrições atraentes

Quando uma busca é feita no Google, os resultados que aparecem mostram apenas o título da página e uma breve descrição sobre ela. São esses elementos que levarão uma pessoa a clicar no link para seu site, então, melhor trabalhar neles. O título é chamado de SEO Title e há algumas dicas importantes para criá-lo.

Por exemplo, recomenda-se usar em torno de 55 caracteres. Desse modo, quando a pesquisa mostrar o seu título, ele vai aparecer completamente. Outra dica é sempre usar a palavra-chave, tanto no título quanto na descrição, ressaltando que, no SEO Title a ela deve ficar à esquerda. Além disso, sempre mantenha a objetividade ao escrever um título e uma descrição para a sua página.

Garantir a responsividade da página

Hoje as pessoas muitas vezes acessam a Internet pelos seus dispositivos móveis com mais frequência do que pelo computador ou notebook. Mas por que essa informação deve ser importante para você? Porque não basta ter um site incrível se ele não se encaixa bem na tela, na hora de abri-lo pelo celular, por exemplo. E, mais importante ainda, sites que não são mobile friendly perdem muitas posições no ranking das buscas.

Produzir bons conteúdos

O mais importante de tudo, entretanto, é manter uma alta qualidade na produção de conteúdo do seu site. Sem esses materiais, afinal, os usuários até serão atraídos, mas logo deixarão a página pela baixa qualidade ou falta de atração. Além do mais, bons conteúdos são perceptíveis nas análises dos motores de busca, então, investir em qualidade aumenta a chance do seu site subir no ranking.

Evitar conteúdo duplicado

Se um conteúdo já foi publicado várias e várias vezes da mesma forma, por que os sites de pesquisa deveriam mostrar todos eles? Essa lógica é aplicada na prática para evitar repetição de conteúdo. Você já deve ter visto quando o Google diz que omitiu resultados semelhantes aos apresentados na pesquisa. Assim, ele mantém os conteúdos mais relevantes aparecendo.

Caso você tenha algum conteúdo duplicado, a chance dele aparecer diminui graças a essa política dos motores de busca. Isso é uma enorme desvantagem diante de outros sites, pois os usuários não serão sequer atingidos. Nesse caso, então, é importantíssimo criar conteúdos originais sobre qualquer assunto!

Quais são as principais ferramentas de SEO e como elas funcionam?

A estratégia de SEO parece uma ideia ótima para aplicar em seu site, não é mesmo? Para isso, você pode contar com a ajuda de alguns softwares e ferramentas a fim de facilitar a aplicação das melhores práticas. Conheça algumas delas!

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita importantíssima para quem está começando a utilizar as técnicas de SEO. Por meio dela é possível compreender melhor o comportamento dos usuários que chegam ao seu site. Além disso, ela trabalha muito bem junto ao Google Analytics, proporcionando uma análise mais rica de uma página web.

Essa ferramenta apresenta algumas funcionalidades bem interessantes, como a de rastreamento e de tráfego de pesquisa. O rastreamento verifica a dificuldade para encontrar conteúdo relevante numa página utilizando robôs do Google. Já o tráfego de pesquisa analisa quais são as pesquisas realizadas pelos usuários que resultam ou não em visitas a um site.

Há várias outras funcionalidades disponíveis no Google Search Console. Por exemplo, a aparência de pesquisa verifica como o Google lê cada parte de uma página. Ele também detecta problemas de segurança, notificando quando há falhas na segurança do site. Por fim, há o índice do Google, que mostra o desempenho da busca para indexar as páginas do seu site e identificar a frequência de uma palavras-chave.

SEMrush

O SEMrush, ou Search Engine Marketing, como diz o o início do nome, é uma ferramenta de marketing de busca. Ao contrário do Google Search Console, é uma ferramenta paga — mas isso não deve ser visto como um prejuízo e sim com um investimento! Sua funcionalidade mais famosa é a de análise de concorrência. Essa funcionalidade exibe as palavras-chave que mais atraem o tráfego de usuários para um site.

A ferramenta também traz um quadro de monitoramento de posições em que você pode conferir o desempenho individual de cada palavra-chave cadastrada. Também é possível ver a taxa de melhora de posicionamento geral e utilizar um filtro por data, podendo, assim, ver seu histórico. Além disso, ela também gera relatórios analíticos, monitora redes sociais, entre outras coisas.

RD Station Marketing

Outra ferramenta paga de SEO é o RD Station Marketing, uma plataforma completa de SEO. Inclusive, ela tem uma funcionalidade de SEO propriamente dita para otimização de sites. Essa funcionalidade gera um relatório que avalia se as páginas do site estão bem qualificadas de acordo com as técnicas de otimização. A partir disso, o relatório emite uma nota de acordo com as características observadas.

Com a nota definida, o relatório de otimização mostra quais aspectos interferiram positivamente ou negativamente no resultado e onde pode haver melhora. Ademais, você pode cadastrar palavras-chave e acompanhar seu desempenho no ranking do Google, gerar relatórios de tráfego, leads, vendas, entre outras coisas.

Apesar de ser paga, é possível realizar um teste gratuito nessa plataforma ou até mesmo conversar com um consultor de marketing digital para conhecer os benefícios da ferramenta em seu site. O RD Station Marketing também possibilita uma forte automação de marketing, ajudando a otimizar ainda mais suas páginas. Valer muito a pena investir na qualidade de suas páginas na web!

Yoast SEO

Se você usa WordPress, vai gostar de saber que existem plugins SEO para essa plataforma também. Um deles é o Yoast SEO, o mais baixado para otimização de sites. O melhor é que há uma versão gratuita, permitindo economizar os recursos da empresa. Apesar de apenas uma versão estar disponível gratuitamente, esse plugin é muito completo, apresentando diversas funcionalidades.

O Yoast SEO permite criar sitemaps, configurar templates com padrões para title, description e URLs das páginas, além de otimizar essas informações individualmente, entre outros aspectos. Ele está disponível na biblioteca de plugins do WordPress gratuitamente — está esperando o que para usar?

All in One SEO Pack

Outro plugin SEO para WordPress é o All in One SEO Pack, uma ferramenta muito útil tanto sozinha quanto combinada ao Yoast SEO. Ela traz uma API incorporada — Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicativos —, é traduzida em 57 idiomas e gera metatags automaticamente, tudo isso e muito mais na versão gratuita. Já a versão PRO tem mais algumas funcionalidades e benefícios diferenciados.

A versão paga do All in One SEO Pack tem, por exemplo, suporte avançado para Woo Commerce, técnicas SEO para categorias e tags, além de acesso ao pacote de suporte Premium e ao centro de conhecimento. Já quando combinado com o Yoast SEO, pode-se receber dicas úteis de SEO para seu site, bloquear indexação de sessões específicas do WordPress, fazer redirecionamentos 301, entre outros.

Quais são os benefícios de aplicar técnicas de SEO no conteúdo?

O principal benefício de aplicar uma estratégia de SEO no conteúdo de suas páginas é a visibilidade que elas podem ganhar ao subir no ranqueamento dos sites de pesquisa. Quanto mais alto no ranqueamento, mais o seu site vai transparecer autoridade no assunto, aumentando a confiança dos usuários ao acessá-lo. Com isso, seus acessos e leads aumentam e, consequentemente, seus lucros.

Outra vantagem é a organização. Quando uma estratégia de SEO é aplicada, torna-se mais fácil adaptar seu site para mudanças que devam ser feitas posteriormente. Além disso, é mais fácil monitorar os acessos e verificar o retorno que o site está oferecendo. Mais um ponto positivo é a facilidade com que os usuários vão navegar pelo site, garantindo acesso qualificado a diversas páginas dele.

Viu só como o SEO é interessante? Conhecendo a estratégia e entendendo o que é SEO fica bem mais fácil estruturar seu site e torná-lo amigável para os motores de busca. Assim, mais pessoas encontrarão suas páginas na Internet e você levará conteúdo de qualidade para elas. Não deixe de aplicar as técnicas e melhores práticas em seus empreendimentos pela rede.

O que achou deste conteúdo? Se você se interessa por marketing digital e quer saber mais sobre SEO e outras técnicas para melhorar a visibilidade do seu site, assine nossa newsletter e receba mais informações!

Posts relacionados

WhatsApp chat