Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Descubra como criar site com domínio próprio e se vale a pena!

por | Atualizado em 3 de setembro de 2020 | Notícias

Gerar autoridade na internet é uma das melhores estratégias para ampliar a visibilidade da sua marca. Entre as práticas mais importantes, destacamos criar um site com domínio próprio. Talvez você pense que o investimento seja muito alto ou, ainda, que o processo seja muito complexo para aprender, mas acredite, a relação custo-benefício é ótima e a aquisição de um domínio pode até ser menos complicada do que a alocação de um espaço físico.

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre a criação de sites com domínio próprio. Descubra se realmente vale a pena e aprenda o processo de criação. Veja!

Plano Site Pronto

Ilustração de pessoas criando o foguete
Como criar site com domínio próprio
Como criar site com domínio próprio

Como criar um sistema de cursos online

O plugin para curso online do WordPress é espetacular permite criar cursos online rapidamente dentro do WordPress. Seja vendendo ou compartilhando o conhecimento, esse plugin te… Saiba mais!

Como criar site de classificados

Se você está pensando em criar site de classificados, é importante saber que esse tipo de página é muito promissor, principalmente pelo fato de que cada vez mais pessoas passam a… Saiba mais!

Como criar um site de marketplace

As plataformas de marketplace são vistas por muitas pessoas como sistemas altamente complexos que requerem grandes estruturas de TI, o que não é verdade. Neste artigo, ensinamos… Saiba mais!

O que é domínio de site e para que serve?

Um domínio próprio é nada menos que o seu nome ou de sua marca registrado na internet. Por exemplo: www.seunome.com. Você pode escolher o nome que quiser, verificar a disponibilidade e explorar a sua infraestrutura digital toda em cima dessa nomenclatura. A partir disso, você poderá administrar a comunicação por meio de e-mail próprio, realizar e-commerces, montar um blog profissional, criar um site de vendas, comercializar serviços e uma série de outras funcionalidades.

Você terá o que chamamos de site institucional, que será a “sua casa” na grande rede. Lembrando de que somente a presença em redes sociais limita bastante a estratégia digital, já que esses canais têm algoritmos programados para não enviar as postagens a todos os seus contatos. Por isso, com uma a infraestrutura própria, o dono tem liberdade irrestrita de se comunicar com a totalidade de seu público e explorar as estratégias mais personalizadas para o seu negócio.

Qual a diferença entre domínio próprio e grátis?

No mercado, há a chance de aquisição de domínios gratuitos. Algumas empresas disponibilizam essa forma para conquistar mais clientes. Contudo, a verdade é que esses planos são sempre limitados em funcionalidades e nomenclatura.

Ao comprar um domínio, você é livre para escolher qualquer nome e com qualquer extensão (.com; .com.br; .net; e outras). Já em domínios grátis, você levará o nome da empresa de hospedagem no seu site. Por exemplo, se você contrata um domínio em uma empresa X, seu endereço será www.seunome.empresax.com

Entre outras desvantagens de um plano gratuito, você deverá obedecer às regras e configurações do provedor escolhido. Além disso, não poderá personalizar o seu e-mail e perderá bastante visibilidade e credibilidade na internet. Descubra as principais desvantagens de hospedagens gratuitas:

  • identidade digital prejudicada;
  • menor visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google;
  • impossibilidade de criação de e-mails personalizados;
  • ausência de recursos para criação e personalização de subdomínios (trecho da nomenclatura que vem antes do nome do site); entre outras.

Como criar um site com domínio próprio?

O processo de criação de sites com domínio próprio é relativamente simples. Você pode registrar o seu domínio com uma empresa especializada, como a Link Nacional, que conta, também, com um sistema de hospedagem profissional. Por meio de uma taxa única, você terá o registro por um ou dois anos. Como veremos em seguida, algumas considerações são fundamentais para uma criação bem-sucedida. Aprenda agora como registrar domínio da forma certa com estes passos fundamentais.

Escolha o nome

Antes de qualquer coisa, escolha um nome único e que esteja disponível para cadastro. Essa parte pode ser um pouco mais chata se a sua organização tem um nome mais comum, por exemplo, “advocaciadigital“, “engenhariadigital”, dentre outros.

Um nome de site deve ser curto, inteligível e único. Não são recomendados nomes muito técnicos ou demasiadamente longos. Lembre-se de que o seu cliente deverá acessar facilmente a sua página. Também evite registrar domínios que contenham acentuação ou o cedilha(ç). 

  • www.advocaciadigitalinteligenteaoseualcance.com (excessivamente longo);
  • www.abolitiocriminis.com.br (termo muito técnico);
  • www.lojadeconstrução (evite acentuação e cedilha).

Em vez disso, busque inspiração e criatividade para criar um nome com, no máximo, 3 palavras fáceis de memorizar e digitar. Outra dica extra é que esse nome também esteja disponível para cadastro empresarial e nas redes sociais, evitando que você tenha que escolher um nome diferente para cada canal.

Entenda sobre hospedagem de sites

O próximo passo é estudar as opções para hospedagem do seu site. Enquanto o pagamento do registro é feito por taxa única, o serviço de hospedagem é cobrado mensalmente. A hospedagem se refere ao seu espaço de armazenamento na internet. Ao criar o seu site, você precisará gerenciar arquivos como imagens, vídeos, artigos e outros. Todos esses conteúdos precisam ficar disponíveis 24 horas e 7 dias por semana, para que o seu cliente tenha acesso direto ao site.

Você precisará contratar um plano de hospedagem adequado às suas expectativas. O preço varia de acordo com o tamanho do seu site e as funcionalidades que você precisa. Por exemplo, se você fosse alugar um espaço físico, logicamente que um andar inteiro custaria mais caro que apenas uma sala, só para citar um dos fatores de consideração.

Conte com uma empresa especializada

Nesse caminho, contar com uma empresa profissional e especializada, como a Link Nacional, é fundamental. Os planos de hospedagem podem oferecer funcionalidades específicas que facilitarão a criação e manutenção do seu site, como compatibilidade com WordPress, loja virtual, suporte e treinamento, entre outras. Além disso, o próprio processo de criação do registro pode ser integrado à aquisição do plano de hospedagem, tornando o serviço muito mais completo e fácil de controlar.

Defina o tipo de hospedagem

O tipo de hospedagem também influenciará o preço e a funcionalidade do seu site. Há planos gratuitos e pagos, mas ressaltamos novamente que os de graça são sempre limitados. Dessa forma, o ideal é que você escolha uma opção com as características mais adequadas às suas necessidades. Veja agora os principais tipos de hospedagem:

  • compartilhada: ideal para quem está no começo. Você compartilhará recursos com outros usuários e terá custos menores. É um serviço simples e de fácil administração;
  • VPS (Virtual Private Server): em português, servidor virtual privado, também trabalha de forma compartilhada, mas não em um mesmo computador servidor. Cada um terá componentes dedicados em uma mesma máquina;
  • dedicada: tipo de hospedagem na qual o usuário tem um servidor físico inteiro à sua disposição. Ou seja, todos os componentes daquela máquina serão reservados ao site do cliente que contratar;
  • cloud server: cloud computing ou computação em nuvem é uma tendência para a digitalização de negócios. Nesse modelo, o cliente usufrui de um servidor virtual que funciona como um cluster, substituível em caso de inatividade.

O que considerar ao escolher uma empresa de hospedagem?

Há alguns fatores essenciais a se considerar na escolha de uma empresa de hospedagem. É claro que o custo-benefício conta em todos os casos, mas algumas características podem influenciar bastante no sucesso do seu projeto. Veja agora o que avaliar.

Hospedagem com domínio próprio
Hospedagem com domínio próprio

Facilidade de uso

Como a hospedagem de sites é um serviço fundamental para a administração do seu site, é essencial que você considere um sistema fácil de instalar, administrar e atualizar. Outro fator é possibilidade de migração para um plano superior, o que pode cobrir eventuais subidas repentinas de audiência ou disponibilidade de capacidade. Então, contar com uma empresa que ofereça desde planos básicos até os mais avançados é essencial para não perder em evolução do site.

Capacidade de armazenamento

Mais um fator de importância, não adianta escolher um plano gratuito ou mais barato se ele não contempla a armazenagem necessária para os seus arquivos do site. A ideia de espaço ilimitado não é totalmente verdadeira, já que o armazenamento sempre apresentará certo limite, por maior que seja. Lembrando de que você precisará guardar arquivos multimídia, bancos de dados, contas de e-mails e diversos materiais para formar o conteúdo do seu site.

Controle de tráfego

O controle de tráfego é fundamental para comportar o número de acessos ao site, ou seja, uma homepage com 100 acessos diários exige menos suporte que um endereço com 1.000.000 de acessos, entende?

Nesse ponto, o ideal é que você já tenha uma noção sobre o total de clientes até o momento, quanto você pretende atingir e em quanto tempo. Por exemplo, se você tem 500 clientes atualmente e pretende chegar a 2.000 em até 3 meses após a implementação do seu site, é importante que você já considere o maior número.

Funcionalidades

Sites com plataforma para e-commerce geralmente são diferentes de blogs, que, por sua vez, são distintos de endereços para comercialização de serviços. Em cada caso, é preciso observar o conjunto de funcionalidades ideal. Há empresas que já oferecem planos personalizados para determinados modelos de site. Se você pretende criar um site para realizar marketplace, por exemplo, você pode considerar empresas que já disponibilizam suporte para essa funcionalidade.

Outros pontos são:

  • segurança;
  • backup de arquivos;
  • CMS;
  • compatibilidade com plataformas como o WordPress e PHP; dentre outros.

Suporte 24 horas

Como o seu site ficará disponível 24 horas, é muito importante que você conte com assistência em tempo real a qualquer momento. É normal surgir instabilidades na internet, ataques hacker e outras situações, como incompatibilidade.

Nesse caso, o ideal é que você conte com um serviço de prontidão para esse atendimento e que solucione de forma rápida o seu problema. Além disso, contar com uma equipe que possa orientar sobre boas práticas, esclarecer dúvidas mais técnicas e fornecer materiais de autoajuda também contribui bastante para a boa manutenção do seu site.

Quais são as vantagens de ter um domínio próprio?

A partir de agora, listaremos algumas das principais vantagens da estratégia de escolha de domínio próprio. No caminho contrário, uma opção por um plano gratuito pode sair até mais custoso no fim das contas, ou seja, aquela velha máxima de que “o barato pode sair caro”. Veja agora as vantagens do domínio próprio.

Personalização

Ao optar por criar um site com domínio próprio, você ampliará significativamente as possibilidades de personalização. Você poderá explorar a estrutura de texto do site, realizar e-mail marketing com endereços personalizados e explorar novas funcionalidades de acordo com suas necessidades.

SEO otimizado

SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em português. Parece apenas mais um conceito técnico, porém, é de suma importância que seja aplicável ao seu site. Como sempre, os domínios gratuitos são limitados em configurações e com essa funcionalidade não é diferente.

Não adianta criar um site e não buscar um ranqueamento nas primeiras páginas do Google, caso contrário, o tráfego ficará limitado apenas ao seu público. O domínio próprio é melhor ranqueado pelo sistema. Ainda, suporta mais atualizações e configurações em ferramentas como o Google Analytics, que permite uma avaliação bem completa sobre o tráfego do seu site.

SEO Otimizado

Maior credibilidade

Como discorremos anteriormente, um nome personalizado na internet gera mais empatia e identidade com o seu público. Além disso, passa uma imagem mais profissional e gera confiança para estabelecer relacionamentos e gerar decisões de comprar com a marca. Essa credibilidade impacta naturalmente no resultado de vendas, pois a identidade digital é um fator de suma importância para que o cliente confie no produto ou serviço comercializado pela empresa.

Criação de subdomínios

Subdomínios são muito interessantes para explorar novos acessos dentro da estrutura própria. Você pode criar um nome diferente antes do domínio principal e obter diversas possibilidades para a criação de páginas. Um subdomínio gerará uma área separada do site principal e poderá até ser hierarquizado em categorias e subcategorias, ou seja, você poderá adicionar subníveis aos subdomínios.

Veja, agora, alguns exemplos fictícios de aplicação dessa funcionalidade:

  • cursos.meusite.com.br (para a divulgação de cursos);
  • cursos.basicos.meusite.com.br (hierarquização da categoria cursos);
  • serviços.meusite.com.br (para a comercialização de serviços).

As empresas de hospedagem facilitam muito essa criação, com painéis mais simples de configuração. O gerenciamento desses endereços também é uma vantagem para domínios próprios e a contratação de serviços profissionais de hospedagem.

Importância de criar site com domínio próprio

Percebeu o valor do domínio próprio para a construção da autoridade da marca? A identidade digital é um dos atributos observados pelos usuários antes de estabelecer um relacionamento e realizar compras. Dessa forma, é fundamental criar um site com domínio próprio e aproveitar toda a visibilidade que ele gera para a organização. Assim, neste artigo, você descobriu que a criação de um site com o seu nome é fundamental para uma estratégia de sucesso.

Se ainda assim você considera esse processo longo ou difícil, nós oferecemos o Plano Site Pronto, que contempla todas as questões técnicas e de programação do seu domínio!

Compartilhar

5 2 votes
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat