Link Nacional

Criar site com chat online: quais as vantagens e como fazer?

por | Atualizado em 26 de fevereiro de 2021 | Notícias

Não há nenhum segredo para criar site com chat online. Você precisará apenas de um bom gerenciador de conteúdo, como o WordPress, e um serviço que ofereça as funcionalidades necessárias. Gestores geralmente procuram por esse tipo de solução para otimizar o trabalho desempenhado por sua equipe de atendimento. No entanto, o que merece ser destacado é que os chats contribuem enormemente para a experiência do cliente, pois tornam a visita ao site muito semelhante a uma visita presencial. O usuário tem a oportunidade de tirar dúvidas e ser orientado, tornando mais ágil e seguro a sua navegação. Confira, a seguir, as vantagens do chat online, os principais serviços e como integrá-los em seu site!

Quais são as vantagens do chat online?

Os serviços de chat online ganharam popularidade após a chegada dos sistemas de resposta automática — ou chatbots, como são comumente chamados. Ele responde as dúvidas mais comuns do público de maneira automatizada, reduzindo significativamente a demanda sobre os atendentes, que podem se concentrar em chamadas mais importantes. Já a função básica do chat, porém, é expandir as funcionalidades de um site. Ainda que o conteúdo de suas páginas seja bastante completo e sua interface intuitiva, os usuários podem necessitar de algum apoio para encontrar informações, produtos e preços ou desejar negociar diretamente com vendedores ou consultores. A maior vantagem dessa tecnologia, portanto, está na possibilidade de transformar o seu endereço na internet em uma verdadeira sala de visitas, tal como em uma instalação presencial. Nesse caso, todas as partes ganham eficiência e agilidade, seja o cliente, seja o empresário e seus colaboradores.
Criar site chat online
Astronauta

Criar site

Guia completo

  • Empresas
  • ONG´s
  • Loja virtual

Quais são os principais serviços dessa categoria?

Quem desejar criar um site com chat online conta com uma grande oferta de opções de qualidade entre as quais podemos destacar três muito utilizadas atualmente.

JivoChat

Tal como outros serviços da categoria, o JivoChat disponibiliza cadastro gratuito, mas oferece planos pagos com funcionalidades adicionais. Além de ser bastante estável e fácil de utilizar, sua plataforma é totalmente em português e sua equipe de suporte é muito eficiente.
jivochat

Zendesk

O antigo Zopim se tornou Zendesk e agora é uma plataforma CRM (Gerenciador de Relacionamento com o Cliente) completa. É, portanto, a opção ideal para quem procura uma solução de atendimento completa para suporte, vendas e engajamento.
zendesk

Tawk.to

O Tawk.to é também uma ferramenta de chat muito popular. Embora seja em inglês, sua configuração e instalação é bastante simples e o usuário conta com funções avançadas para administrar o atendimento e seus resultados.
tawk-to

Como criar um site com chat online com WhattsApp

Atualmente o WhattsApp já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, seja por sua facilidade de utilização ou por sua gama de recursos. Quando pensamos enviar um áudio ou fazer uma ligação sem gastar nada, é exatamente o WhatsApp a ferramenta preferida. Para conversar com seus clientes e visitantes do site não é diferente, o WhatsApp também é um excelente recurso e a cada dia encontramos ele integrado aos mais diversos sites por aí. Mas você pode estar se perguntando, como eu posso integrar o WhatsApp com o meu site? Abaixo vamos dar uma dica de uma ferramenta incrível e de fácil integração.
Click to chat

Click to Chat: integra o WhasApp com o seu site.

O Click to Chat é um poderoso plugin do WordPress que consegue integrar o WhasApp no seu site de maneira fácil e rápida. Isso mesmo, basta clicar no ícone com o símbolo do WhasApp e começar a interagir com o propietário do site, tirar dúvidas, ou mesmo, fazer negócios. Como todo plugin do WordPress, para instalá-lo basta seguir os passos descritos no post “Como instalar plugins no WordPress“, procurar pelo plugin, instalar e ativar. Nas configurações é necessário inserir o número do seu WhatsApp ou do administrador do site, definir um estilo para desktop e para os dispositivos mobile, escolher um posicionamento no seu site e pronto, agora você já pode conversar pelo WhatsApp também pelo seu site.

Como criar um site com chat online?

Como esses serviços são executados em uma plataforma externa, o primeiro passo em todos eles é o cadastro em seus respectivos sites. Nesse momento, você já poderá definir as principais funções do seu chat antes de incorporá-lo. Finalizada essa etapa, existem dois caminhos para concluir a instalação do serviço.

Opção 1: Inserir código HTML no site

Após ou durante a criação da sua conta, um código será apresentado para que você o insira no “corpo” do seu site. É isso que fará o chat ser executado em suas páginas. Para isso, será preciso acessar o código fonte do site e colar o código após a tag de abertura do <body>. No entanto, caso não tenha conhecimento em desenvolvimento, há uma alternativa mais simples.

Opção 2: Instalar e ativar plugin

Se você usa um site WordPress, a ativação do chat pode ser feita por meio do plugin oficial. Procure pelo link de download no site do serviço ou busque pelo nome do programa em “Adicionar novo” no painel do WordPress. As configurações podem variar de acordo com o fornecedor, mas, de maneira geral, basta ativar o plugin e fazer login na sua conta para ativar o serviço.
Como se vê, embora essa seja uma solução muito importante para os sites corporativos, sua instalação é mais simples do que se imagina. O atendimento é um dos aspectos mais relevantes para a experiência do cliente e as empresas têm muito a ganhar ao utilizar a tecnologia para aprimorar esse serviço. Quer conhecer um jeito prático de criar site com chat online? Confira nossos planos para criar site e descubra o meio mais fácil de obter um site profissional com tudo o que você precisa!
Usuario chat online

Criar site com chat online

0 0 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens