O fato de grande parte das pessoas ter dispositivos móveis com acesso à internet — que permitem pesquisar sobre qualquer produto ou serviço que queiram consumir, não importa a hora ou lugar —, torna altamente necessário investir em mídias digitais e se adaptar às mudanças de comportamento de consumo.
Sendo assim, preparamos este conteúdo especial para que você não apenas saiba como criar um site para advogado, como também entenda por que é tão importante investir nesse tipo de plataforma para que seus clientes possam encontrar seus serviços.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
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O que você vai ler
- Como criar site para advogado?
- Escolha um domínio que transmita confiança
- Invista em um site responsivo
- Dê uma atenção especial à página “Quem Somos”
- Atenda às normas da OAB
- Não deixe de informar a sua área de atuação
- Informe os canais de contato
- Instale plugins que podem ser úteis para sites de advogado
- Invista em produção de conteúdo
- Por que é importante criar um site para advogado?
- Por que contar com uma empresa especializada para criar um site para advogado?
Contratar criação de site para advogado
Garantir a presença online é necessário para se integrar no mercado

O que é um escritório de advocacia virtual?
Um escritório de advocacia virtual é o nome dado a qualquer empresa deste ramo (advocacia) cuja atuação se dê também, ou apenas, através da internet, ou seja, uma empresa que ofereça os seus serviços jurídicos de maneira online.
Uma das ferramentas que os advogados podem usar para se comunicar na web é um site. Um site é um dos meios pelos quais um advogado pode ser encontrado facilmente na internet.
Além disso, uma presença online proporciona:
- Maior visibilidade;
- Atração de mais clientes;
- Credibilidade e confiança;
- Produção de conteúdo através artigos, blog posts ou FAQs;
- Maior facilidade de contato entre os clientes e o profissional.

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Como criar site para advogado?
Hoje em dia, criar um site não é mais tarefa tão complexa e de difícil acesso como era há alguns anos, já que existem diversas plataformas, como o WordPress, que permitem que qualquer pessoa elabore o seu próprio espaço digital. No entanto, há uma grande diferença entre um site amador — que não transmite profissionalismo aos usuários — e um site profissional com alto potencial parar gerar credibilidade e consolidar o seu nome no mercado jurídico.
Nos próximos tópicos, você verá as melhores práticas sobre como criar site para advogado.
Escolha um domínio que transmita confiança
A escolha do domínio é um dos primeiros e mais importantes passos, pois esse elemento pode agregar um diferencial a mais em seu site, destacando-o de seus concorrentes. A Link Nacional conta com o serviço de registro de domínio com uma modalidade de domínios destinados especificamente a advogados, com terminação em .adv.br.
O grande benefício de ter um domínio que tenha essa característica é que os clientes terão muito mais facilidade de identificar que se trata de um site de advogado ou de um escritório de advocacia, além do fato de que essa terminação é muito popular em nosso país.
Outras extensões de domínio também são destinadas a área jurídica, como DEF.BR (Defensorias Públicas), JUS.BR (Instituições do Poder Judiciário) e MP.BR (Instituições do Ministério Público). Mas para utilizar essas extenções é necessário ter DNSSEC (DNS Security Extensions), que é um conjunto de extensões do protocolo DNS.
Invista em um site responsivo
Você sabia que cerca de 76 milhões de pessoas utilizam smartphones para acessar a internet, consumir conteúdos e realizar compras no Brasil? Isso representa em torno de 56% da população do país. Com base nesses dados, não é preciso ser um especialista em marketing digital para saber que o seu site deve se adaptar aos usuários de dispositivos móveis e proporcionar uma experiência de navegação agradável e intuitiva.
Afinal, se o site não apresenta um bom desempenho em telas menores, distorce imagens, tem seu layout afetado, entre outros problemas, significa que uma considerável parcela de seu público será perdida. Quando falamos em layout responsivo, nos referimos à capacidade do site em se ajustar automaticamente ao tamanho da tela do usuário que o acessa, não importa qual seja o dispositivo (mobile ou desktop).
Um ponto importante a ser destacado, neste sentido, é que para que seu site seja bem posicionado nos mecanismos de busca, o uso de AMP(Accelerated Mobile Pages – Páginas Móveis Aceleradas) é considerado como uma boa prática de otimização em SEO. Mais uma vez, o WordPress se mostra como uma plataforma versátil e que se adapta aos diversos tipos de displays e dispositivos. Dessa forma, o seu site vai ficar responsivo e adaptável em qualquer tamanhp de tela.
Dê uma atenção especial à página “Quem Somos”
Tanto para escritórios de advocacia quanto para profissionais de qualquer setor, o fato é que um site corporativo precisa ter a página “Quem Somos” muito bem estrutura e com informações atualizadas. Essa página, depois da “Home” (página inicial), sem dúvida, é a mais importante para o segmento. Você pode pular a parte de “missão, visão e valores”, pois além de ser algo “clichê” e já não impactar mais os usuários de hoje em dia, há outras questões mais importantes para se abordar.
Por exemplo, conte a história de como seu escritório foi fundado, fale como os sócios se conheceram, como você conquistou os primeiros clientes, além de mencionar pontos importantes como prêmios, momentos de destaque e outros acontecimentos. Não esqueça de colocar a área do direito na qual o escritório ou o advogado é especializado.
Também, mantenha disponível nessa página um currículo resumido para cada sócio e profissional de destaque, informando onde e quando cada um se formou, as principais experiências profissionais, os desafios que enfrentaram em sua jornada e quais planos têm para o futuro. Lembrando de que um link para o perfil do LinkedIn pode ser adicionado nessa parte.
Se você quiser, também pode agregar ainda mais valor a essa página com depoimentos de seus clientes. Por fim, também não deixe de inserir informações sobre quais entidades o escritório de advocacia é associado (associações, conselhos, sindicatos) e quais os parceiros de negócios (empresas de tecnologia, escritórios contábeis, consultoria etc).

Atenda às normas da OAB
Esse é um ponto muito importante que você precisa saber antes mesmo de começar a criar o site para advogado. Diferentemente de outros segmentos de atuação do mercado, o marketing jurídico exige o dobro da atenção na hora de aplicar estratégias para promover a sua página.
O fato é que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) define algumas normas que estabelecem que um site de advocacia não pode vender produtos ou serviços. Isto é, seu foco deve ser em propagar o escritório e captar clientes. Se passar disso, você pode ser penalizado pela OAB.
Em outras palavras, você deve criar um site institucional para apresentar a equipe e disponibilizar conteúdos que o façam ser visto como autoridade no assunto e, por consequência, aumentar a visibilidade e adquirir clientes. Vale a pena conferir o que dizem os artigos 28 a 34 do código de ética da OAB, que aborda publicidade e outros aspectos que podem ser úteis na hora de criar um site para advogado.
Não deixe de informar a sua área de atuação
Quando alguém procura um escritório de advocacia, é muito comum que lide com um problema específico e necessite de uma solução. Em geral, o usuário já define do que se trata no momento de fazer a pesquisa no Google, ou seja, se ele precisa entrar com uma ação trabalhista, cível, tributária, ambiental, empresarial ou de defesa do consumidor. Ou mesmo se defender em uma dessas áreas ou de uma ação penal, por exemplo.
Portanto, é altamente recomendado que o site separe uma página para cada área de atuação do escritório e informe as categorias de problemas e ações que podem ser resolvidas. Sem dúvida, isso influenciará positivamente no SEO do site de seu escritório de advocacia.
Informe os canais de contato
Hoje, há diversas maneiras de entrar em contato com uma empresa e o site facilita essa interação entre advogado e clinte. exatamente porque ele pode oferecer contato via e-mail, telefone, WhattsApp ou redes sociais.
Nessa página, informe os telefones disponíveis, o WhatsApp e as redes sociais, pois muitas pessoas preferem se comunicar por meio do inbox do Facebook ou Instagram. Também, instale um plugin de formulário de contato, pois isso permite que o cliente solicite informações a qualquer hora do dia, para que você entre em contato quando estiver online, além de conseguir capturar um lead.
Vale destacar, ainda, que o mapa com a localização do escritório deve ser adicionado, já que embora o primeiro contato seja feito no ambiente virtual, em algum momento será preciso se encontrar presencialmente com seus clientes. Sendo assim, certifique-se de que o endereço está escrito por extenso, pois muitos usuários têm o costume de procurar por advogados no Google informando o bairro ou cidade, ou seja, mais uma boa prática de SEO para otimizar o site.
Instale plugins que podem ser úteis para sites de advogado
Além de utilizar templates do WordPress com temática jurídica, como foi mencionado alguns tópicos acima, uma das vantagens de utilizar essa plataforma é que ela permite a instalação de plugins que podem ser bastante úteis para agilizar os serviços de um escritório de advocacia. Entre eles, podemos citar:
- WhatsApp — para que os clientes possam entrar em contato diretamente do site;
- Agenda — para que os clientes possam checar a sua disponibilidade sem que seja preciso entrar em contato;
- Reunião Online — ideal para fazer reuniões com os clientes quando não é possível se encontrar presencialmente.
Os plugins para consultas de livros, que podem ser muito úteis tanto para seus clientes quanto para os sócios e profissionais da equipe.
Invista em produção de conteúdo
Como você pôde entender até aqui, não basta saber como criar um site para advogado, é preciso também entender que existem estratégias específicas para que profissionais desse setor possam promover seus serviços sem serem penalizados pela OAB, como o marketing de conteúdo.
Dado o contexto, uma das melhores estratégias para divulgar o escritório de advocacia, aumentar o número de visitas e, consequentemente, conseguir mais clientes é otimizá-lo em SEO. Para isso, criar um blog para produzir conteúdos relevantes para o seu público é uma alternativa que tem sido aderida por empreendedores dos mais diversos nichos do mercado.
Você pode disponibilizar uma página em seu site destinada a publicar artigos sanando dúvidas sobre o setor, vídeos, entrevistas e todo o tipo de material que possa ser de interesse dos usuários. Além de fazer com que seu site se destaque nos mecanismos de busca, essa prática pode tornar seu escritório uma referência no assunto.
Lembrando de que os conteúdos postados devem ser sempre originais — jamais copiar e colar materiais de outros blogs, pois o Google pune esse tipo de ação reduzindo a sua posição nos resultados de pesquisas — relevantes e de qualidade.
Como colocar o site no Google?
Veja neste vídeo como mudar a senha de usuário do site WordPress pelo banco de dados.
Através do phpMyAdmin é possível entrar no banco de dados do site, acessar a tabela de usuários e trocar a senha de uma conta determinada. Aprenda agora como fazer.
Atualmente, a melhor forma de ser encontrado na web é por meio do Google, pois ele é um dos navegadores mais utilizados no Brasil e no mundo.
Portanto, todo o trabalho consiste em fazer com que o seu site apareça quando, por exemplo, um usuário buscar por um advogado criminal.
Para isso, é preciso seguir algumas etapas:
- Verifique a indexação: certifique-se de que o Google tenha indexado o seu site. Você pode fazer isso pesquisando site:seudominio.com no Google. Se o seu site aparecer nos resultados, significa que foi indexado. Caso contrário, você precisará enviar seu site para indexação por meio do Google Search Console.
- Crie um sitemap: um sitemap é um arquivo que lista todas as páginas do seu site e ajuda os mecanismos de busca a entender sua estrutura. Crie um sitemap e envie-o para o Google Search Console para ajudar na indexação e no rastreamento do seu site;
- Crie um arquivo robots.txt: o arquivo robots.txt é um arquivo de texto que deve ser colocado na pasta raiz do site. Nele deve conter quais são as páginas do seu site que os robôs do Google, Bing ou outros navegadores não devem acessar. Além disso, também é possível informar onde estão os sitemaps. Certifique-se de que seu arquivo robots.txt esteja configurado corretamente para permitir ao Google acessar e indexar todo o seu site;
- Otimize seu site para os mecanismos de busca: certifique-se de que seu site esteja otimizado para os motores de busca. Isso inclui a criação de títulos e descrições de página relevantes, o uso de palavras-chave em seu conteúdo e a criação de URLs amigáveis. Além disso, é bom que seu site seja responsivo e rápido, pois isso também influencia o posicionamento nos resultados de pesquisa;
- Use o Google Search Console: o Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite monitorar o desempenho do site nos resultados de pesquisa. Registre-se no Search Console, adicione o seu site e verifique a propriedade. A partir daí, você pode receber informações sobre erros de indexação, tráfego de pesquisa e muito mais;
Lembre-se de que o processo de indexação e classificação nos mecanismos de busca leva tempo. Portanto, tenha paciência e continue otimizando seu site para melhorar sua visibilidade no Google.
Google Meu Negócio para advogados
Além do navegador principal do Google, há outras extensões da plataforma como o Google Meu Negócio. O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite que empresas e profissionais autônomos criem um perfil comercial online. Essa ferramenta é especialmente útil para empresas locais, pois ajuda a aumentar a visibilidade do negócio nos resultados de pesquisa e no Google Maps.
Ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você pode fornecer informações importantes sobre sua empresa, como nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e website. Além disso, você pode adicionar fotos, responder a avaliações de clientes, compartilhar atualizações e promover eventos ou ofertas especiais.
Dessa forma, um escritório de advocacia com perfil cadastrado no Google Meu Negócio usufrui de vantagens como interação facilitada com os clientes, credibilidade diante das avaliações e ainda pode contar com estatísticas e insights sobre o desempenho do perfil, como o número de visualizações, cliques e chamadas recebidas.
Google Ads para advogados
Outra ferramenta bacana do Google é o Google Ads, trata-se de uma plataforma de publicidade online. Ela permite que empresas e profissionais promovam seus produtos e serviços por meio de anúncios exibidos nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e em vídeos do YouTube.
Ao utilizar o Google Ads, os advogados podem definir seu orçamento de publicidade e escolher palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação para direcionar seus anúncios para um público específico. Isso ajuda a alcançar pessoas que estão buscando ativamente por serviços jurídicos na região em que o advogado atua.
Ademais, o Google Ads permite segmentar a publicidade com base em critérios demográficos, localização geográfica e interesses do público-alvo. Isso ajuda a direcionar os anúncios para as pessoas certas, aumentando as chances de atrair clientes relevantes.
A plataforma também oferece métricas e análises detalhadas para acompanhar o desempenho das campanhas, como número de impressões, cliques e conversões. Isso permite que os advogados avaliem a eficácia de suas campanhas e façam ajustes para otimizar os resultados
Marketing jurídico: como promover seu site e trabalho
Como dito anteriormente, o código de ética da OAB não permite que os advogados façam propaganda, mas isso não significa que um escritório de advocacia não possa divulgar seu trabalho de forma nenhuma.
O marketing jurídico serve exatamente para isso, trata-se de estratégias utilizadas para fortalecer a imagem de advogados e escritórios sem ferir o código de ética da profissão. Conforme diz o capítulo VIII do código de ética, “a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade”.
Portanto, um escritório ou um advogado pode utilizar materiais informativos e educativos para atrair atenção do público e com isso construir uma relevância e autoridade na área. Os passos para desenvolver um bom marketing são:
- Definir o público-alvo e objetivos: identifique o público que você deseja alcançar e estabeleça seus objetivos como atrair novos clientes, fortalecer a reputação ou educar o público sobre determinadas áreas do direito;
- Criar uma estratégia de conteúdo: desenvolva uma estratégia de conteúdo que inclua a identificação de tópicos relevantes para o seu público, a definição dos formatos de conteúdo a serem utilizados (como artigos, vídeos ou infográficos) e um calendário de publicações;
- Produzir conteúdo relevante e de qualidade: crie conteúdo informativo, útil e original que seja relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir artigos, guias, vídeos explicativos, podcasts, entre outros formatos;
- Otimizar o conteúdo para mecanismos de busca: utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar o seu conteúdo e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Isso inclui o uso de palavras-chave relevantes, meta descrições, tags adequadas e links internos;
- Promover o conteúdo: divulgue o seu conteúdo por meio de diferentes canais, como redes sociais, newsletters, parcerias com outros profissionais ou veículos de mídia especializados. Isso ajudará a alcançar um público maior e direcionado;
- Acompanhar e analisar os resultados: monitore o seu desempenho por meio de métricas relevantes como número de visualizações, engajamento, taxa de conversão e feedback dos clientes. Isso permitirá que você faça ajustes e melhore continuamente suas estratégias.
Quanto é o investimento para ter um site?
O valor de investimento em um site depende de vários fatores como o tipo de site (institucional, blog pessoal, e-commerce, etc.), o número de páginas, a tecnologia utilizada, etc.
É possível construir um site totalmente gratuito, porém dificilmente ele ficará com uma cara profissional, pois há limitações no design, domínio, etc.
Em média, os preços variam bastante, pois além do próprio desenvolvimento das páginas, o serviço envolve outros fatores, tais como:
- Registro de domínio: o registro de um domínio, que é o endereço do seu site na internet, geralmente envolve um pagamento anual. Os preços podem variar dependendo da extensão do domínio (.com, .com.br, .net, etc.) e da popularidade do nome de domínio desejado;
- Hospedagem: o serviço de hospedagem é necessário para armazenar os arquivos do seu site e torná-lo acessível na internet. Os preços de hospedagem variam de acordo com os recursos oferecidos, como espaço de armazenamento, largura de banda, suporte técnico e segurança. Existem várias opções de hospedagem disponíveis, desde hospedagem compartilhada até servidores dedicados, cada uma com seus próprios custos;
- Design e desenvolvimento: se você não tem habilidades em design e desenvolvimento de sites, pode ser necessário contratar um profissional ou uma empresa para criar o site para você. Os custos de design e desenvolvimento podem variar dependendo da complexidade do site e das necessidades específicas. Geralmente, você pode optar por contratar um web designer/programador por hora ou escolher um pacote fixo de design e desenvolvimento;
- Manutenção e atualizações: após o lançamento do site, pode ser necessário fazer atualizações regulares, como adicionar conteúdo, corrigir bugs ou implementar novos recursos. Essas tarefas podem exigir manutenção contínua. Você pode optar por contratar um profissional para realizar essas atividades ou fazer você mesmo, se tiver conhecimentos técnicos.
Na Link Nacional, você encontra o melhor serviço de criação de sites do país. Receba o site do seu escritório de advocacia em até 9 dias úteis.
Por que é importante criar um site para advogado?
Agora que você já tem uma noção abrangente sobre como criar site para advogado, mostraremos os principais motivos pelos quais é tão importante que profissionais do setor jurídico invistam em sua presença digital.
Entre as razões para ter um site do escritório de advocacia, podemos citar:
- Permite que os clientes em potencial encontrem você no Google — a maior vantagem de investir em um canal de comunicação digital é o fato de que uma grande parcela de seus possíveis clientes poderão encontrar seus serviços ao realizar pesquisas na internet;
- Cria credibilidade entre o público e os concorrentes — a presença no meio virtual não é um diferencial competitivo, mas sim um “pré-requisito” para quem pretende ser relevante no mercado. Um bom site de advogado é capaz de mostrar profissionalismo para os clientes e para os concorrentes;
- Aumenta o alcance das mídias sociais — atualmente, estar presente em mídias como Twitter, Facebook e Instagram é fundamental para qualquer negócio, já que uma fatia considerável do público se conecta por meio dessas redes sociais, o que significa que ter um site é uma ótima maneira de promovê-las;
- Melhora o marketing digital do seu negócio — a produção de conteúdo relevante para o blog é uma ótima prática para o SEO do site que, além de atrair olhares para seu escritório, fideliza clientes e garante um ótimo ciclo de relacionamento comercial;
- Oferece um ótimo custo-benefício — investir em um site para advogado gera um custo muito pequeno, principalmente se compararmos com os benefícios que serão retornados ao negócio.
Por que contar com uma empresa especializada para criar um site para advogado?
Para concluirmos este artigo sobre como criar site para advogado, é muito importante destacar que a melhor maneira de garantir a qualidade, a funcionalidade e a eficiência do seu canal de divulgação e comunicação virtual é contar com os serviços de uma equipe de profissionais experientes em criação e desenvolvimento de sites.
Além de ter a certeza de que a página terá um layout atrativo, atenderá às normas exigidas pela OAB para o setor jurídico e será rápida e funcional, uma empresa especializada desenvolverá todo o seu site com base em otimizações em SEO, para que ele tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca e se destaque em meio aos concorrentes.
Como você pôde conferir, existem diversas questões a serem consideradas quando o assunto é saber como criar site para advogado. É preciso ter minuciosidade na hora de preencher as informações de cada página, utilizar um domínio que transmita confiabilidade aos clientes, certificar-se de que as páginas carregam rapidamente e todas as funções correspondem aos comandos dos usuários, além de respeitar as exigências impostas pela OAB.
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Soluções para site de advocacia
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