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Descubra como criar site para advogado

por | Atualizado em 11 de agosto de 2020 | Notícias

Se você chegou até este artigo enquanto procurava saber como criar site para advogado ou para o seu escritório de advocacia, certamente deve saber que, nos dias atuais, garantir a presença no meio online não é mais considerado como um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade para integrar o mercado, seja ele qual for.

O fato de grande parte das pessoas ter dispositivos móveis com acesso à internet — que permitem pesquisar sobre qualquer produto ou serviço que queiram consumir, não importa a hora ou lugar —, torna altamente necessário investir em mídias digitais e se adaptar às mudanças de comportamento de consumo.

Sendo assim, preparamos este conteúdo especial para que você não apenas saiba como criar um site para advogado, como também entenda por que é tão importante investir nesse tipo de plataforma para que seus clientes possam encontrar seus serviços.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

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Como criar site para advogado?

Hoje em dia, criar um site não é mais tarefa tão complexa e de difícil acesso como era há alguns anos, já que existem diversas plataformas, como o WordPress, que permitem que qualquer pessoa elabore o seu próprio espaço digital. No entanto, há uma grande diferença entre um site amador — que não transmite profissionalismo aos usuários — e um site profissional com alto potencial parar gerar credibilidade e consolidar o seu nome no mercado jurídico.

Nos próximos tópicos, você verá as melhores práticas sobre como criar site para advogado.

Escolha um domínio que transmita confiança

A escolha do domínio é um dos primeiros e mais importantes passos, pois esse elemento pode agregar um diferencial a mais em seu site, destacando-o de seus concorrentes. A Link Nacional conta com o serviço de registro de domínio com uma modalidade de domínios destinados especificamente a advogados, com terminação em .adv.br.

O grande benefício de ter um domínio que tenha essa característica é que os clientes terão muito mais facilidade de identificar que se trata de um site de advogado ou de um escritório de advocacia, além do fato de que essa terminação é muito popular em nosso país.

Outras extensões de domínio também são destinadas a área jurídica, como DEF.BR (Defensorias Públicas), JUS.BR (Instituições do Poder Judiciário) e MP.BR (Instituições do Ministério Público). Mas para utilizar essas extenções é necessário ter DNSSEC (DNS Security Extensions), que é um conjunto de extensões do protocolo DNS.

Invista em um site responsivo

Você sabia que cerca de 76 milhões de pessoas utilizam smartphones para acessar a internet, consumir conteúdos e realizar compras no Brasil? Isso representa em torno de 56% da população do país. Com base nesses dados, não é preciso ser um especialista em marketing digital para saber que o seu site deve se adaptar aos usuários de dispositivos móveis e proporcionar uma experiência de navegação agradável e intuitiva.

Afinal, se o site não apresenta um bom desempenho em telas menores, distorce imagens, tem seu layout afetado, entre outros problemas, significa que uma considerável parcela de seu público será perdida. Quando falamos em layout responsivo, nos referimos à capacidade do site em se ajustar automaticamente ao tamanho da tela do usuário que o acessa, não importa qual seja o dispositivo (mobile ou desktop).

Um ponto importante a ser destacado, neste sentido, é que para que seu site seja bem posicionado nos mecanismos de busca, o uso de AMP(Accelerated Mobile Pages – Páginas Móveis Aceleradas) é considerado como uma boa prática de otimização em SEO. Mais uma vez, o WordPress se mostra como uma plataforma versátil e que se adapta aos diversos tipos de displays e dispositivos. Dessa forma, o seu site vai ficar responsivo e adaptável em qualquer tamanhp de tela.

Dê uma atenção especial à página “Quem Somos”

Tanto para escritórios de advocacia quanto para profissionais de qualquer setor, o fato é que um site corporativo precisa ter a página “Quem Somos” muito bem estrutura e com informações atualizadas. Essa página, depois da “Home” (página inicial), sem dúvida, é a mais importante para o segmento. Você pode pular a parte de “missão, visão e valores”, pois além de ser algo “clichê” e já não impactar mais os usuários de hoje em dia, há outras questões mais importantes para se abordar.

Por exemplo, conte a história de como seu escritório foi fundado, fale como os sócios se conheceram, como você conquistou os primeiros clientes, além de mencionar pontos importantes como prêmios, momentos de destaque e outros acontecimentos. Não esqueça de colocar a área do direito na qual o escritório ou o advogado é especializado.

Também, mantenha disponível nessa página um currículo resumido para cada sócio e profissional de destaque, informando onde e quando cada um se formou, as principais experiências profissionais, os desafios que enfrentaram em sua jornada e quais planos têm para o futuro. Lembrando de que um link para o perfil do LinkedIn pode ser adicionado nessa parte.

Se você quiser, também pode agregar ainda mais valor a essa página com depoimentos de seus clientes. Por fim, também não deixe de inserir informações sobre quais entidades o escritório de advocacia é associado (associações, conselhos, sindicatos) e quais os parceiros de negócios (empresas de tecnologia, escritórios contábeis, consultoria etc).

Site para advogado

Atenda às normas da OAB

Esse é um ponto muito importante que você precisa saber antes mesmo de começar a criar o site para advogado. Diferentemente de outros segmentos de atuação do mercado, o marketing jurídico exige o dobro da atenção na hora de aplicar estratégias para promover a sua página.

O fato é que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) define algumas normas que estabelecem que um site de advocacia não pode vender produtos ou serviços. Isto é, seu foco deve ser em propagar o escritório e captar clientes. Se passar disso, você pode ser penalizado pela OAB.

Em outras palavras, você deve criar um site institucional para apresentar a equipe e disponibilizar conteúdos que o façam ser visto como autoridade no assunto e, por consequência, aumentar a visibilidade e adquirir clientes. Vale a pena conferir o que dizem os artigos 28 a 34 do código de ética da OAB, que aborda publicidade e outros aspectos que podem ser úteis na hora de criar um site para advogado.

Não deixe de informar a sua área de atuação

Quando alguém procura um escritório de advocacia, é muito comum que lide com um problema específico e necessite de uma solução. Em geral, o usuário já define do que se trata no momento de fazer a pesquisa no Google, ou seja, se ele precisa entrar com uma ação trabalhista, cível, tributária, ambiental, empresarial ou de defesa do consumidor. Ou mesmo se defender em uma dessas áreas ou de uma ação penal, por exemplo.

Portanto, é altamente recomendado que o site separe uma página para cada área de atuação do escritório e informe as categorias de problemas e ações que podem ser resolvidas. Sem dúvida, isso influenciará positivamente no SEO do site de seu escritório de advocacia.

Informe os canais de contato

Hoje, há diversas maneiras de entrar em contato com uma empresa e o site facilita essa interação entre advogado e clinte. exatamente porque ele pode oferecer contato via e-mail, telefone, WhattsApp ou redes sociais.

Nessa página, informe os telefones disponíveis, o WhatsApp e as redes sociais, pois muitas pessoas preferem se comunicar por meio do inbox do Facebook ou Instagram. Também, instale um plugin de formulário de contato, pois isso permite que o cliente solicite informações a qualquer hora do dia, para que você entre em contato quando estiver online, além de conseguir capturar um lead.

Vale destacar, ainda, que o mapa com a localização do escritório deve ser adicionado, já que embora o primeiro contato seja feito no ambiente virtual, em algum momento será preciso se encontrar presencialmente com seus clientes. Sendo assim, certifique-se de que o endereço está escrito por extenso, pois muitos usuários têm o costume de procurar por advogados no Google informando o bairro ou cidade, ou seja, mais uma boa prática de SEO para otimizar o site.

Instale plugins que podem ser úteis para sites de advogado

Além de utilizar templates do WordPress com temática jurídica, como foi mencionado alguns tópicos acima, uma das vantagens de utilizar essa plataforma é que ela permite a instalação de plugins que podem ser bastante úteis para agilizar os serviços de um escritório de advocacia. Entre eles, podemos citar:

  • WhatsApp — para que os clientes possam entrar em contato diretamente do site;
  • Agenda — para que os clientes possam checar a sua disponibilidade sem que seja preciso entrar em contato;
  • Reunião Online — ideal para fazer reuniões com os clientes quando não é possível se encontrar presencialmente.

Os plugins para consultas de livros, que podem ser muito úteis tanto para seus clientes quanto para os sócios e profissionais da equipe.

Invista em produção de conteúdo

Como você pôde entender até aqui, não basta saber como criar um site para advogado, é preciso também entender que existem estratégias específicas para que profissionais desse setor possam promover seus serviços sem serem penalizados pela OAB, como o marketing de conteúdo.

Dado o contexto, uma das melhores estratégias para divulgar o escritório de advocacia, aumentar o número de visitas e, consequentemente, conseguir mais clientes é otimizá-lo em SEO. Para isso, criar um blog para produzir conteúdos relevantes para o seu público é uma alternativa que tem sido aderida por empreendedores dos mais diversos nichos do mercado.

Você pode disponibilizar uma página em seu site destinada a publicar artigos sanando dúvidas sobre o setor, vídeos, entrevistas e todo o tipo de material que possa ser de interesse dos usuários. Além de fazer com que seu site se destaque nos mecanismos de busca, essa prática pode tornar seu escritório uma referência no assunto.

Lembrando de que os conteúdos postados devem ser sempre originais — jamais copiar e colar materiais de outros blogs, pois o Google pune esse tipo de ação reduzindo a sua posição nos resultados de pesquisas — relevantes e de qualidade.

Por que é importante criar um site para advogado?

Agora que você já tem uma noção abrangente sobre como criar site para advogado, mostraremos os principais motivos pelos quais é tão importante que profissionais do setor jurídico invistam em sua presença digital.

Entre as razões para ter um site do escritório de advocacia, podemos citar:

  • Permite que os clientes em potencial encontrem você no Google — a maior vantagem de investir em um canal de comunicação digital é o fato de que uma grande parcela de seus possíveis clientes poderão encontrar seus serviços ao realizar pesquisas na internet;
  • Cria credibilidade entre o público e os concorrentes — a presença no meio virtual não é um diferencial competitivo, mas sim um “pré-requisito” para quem pretende ser relevante no mercado. Um bom site de advogado é capaz de mostrar profissionalismo para os clientes e para os concorrentes;
  • Aumenta o alcance das mídias sociais — atualmente, estar presente em mídias como Twitter, Facebook e Instagram é fundamental para qualquer negócio, já que uma fatia considerável do público se conecta por meio dessas redes sociais, o que significa que ter um site é uma ótima maneira de promovê-las;
  • Melhora o marketing digital do seu negócio — a produção de conteúdo relevante para o blog é uma ótima prática para o SEO do site que, além de atrair olhares para seu escritório, fideliza clientes e garante um ótimo ciclo de relacionamento comercial;
  • Oferece um ótimo custo-benefício — investir em um site para advogado gera um custo muito pequeno, principalmente se compararmos com os benefícios que serão retornados ao negócio.

Por que contar com uma empresa especializada para criar um site para advogado?

Para concluirmos este artigo sobre como criar site para advogado, é muito importante destacar que a melhor maneira de garantir a qualidade, a funcionalidade e a eficiência do seu canal de divulgação e comunicação virtual é contar com os serviços de uma equipe de profissionais experientes em criação e desenvolvimento de sites.

Além de ter a certeza de que a página terá um layout atrativo, atenderá às normas exigidas pela OAB para o setor jurídico e será rápida e funcional, uma empresa especializada desenvolverá todo o seu site com base em otimizações em SEO, para que ele tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca e se destaque em meio aos concorrentes.

Como você pôde conferir, existem diversas questões a serem consideradas quando o assunto é saber como criar site para advogado. É preciso ter minuciosidade na hora de preencher as informações de cada página, utilizar um domínio que transmita confiabilidade aos clientes, certificar-se de que as páginas carregam rapidamente e todas as funções correspondem aos comandos dos usuários, além de respeitar as exigências impostas pela OAB.

Quer saber como otimizar o seu site para atrair mais usuários e aumentar as vendas? Então, não deixe de conferir o Plano Sistema Online para garantir que a sua presença digital seja muito mais relevante diante do mercado!

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