Link Nacional

Registrar domínio para ONG: qual extensão utilizar?

por | Atualizado em 11 de junho de 2021 | Notícias, Terceiro setor

Você é responsável pela gestão de uma ONG, mas ainda não investiu na criação de um site? Acha importante registrar um domínio para ONG? Apesar disso, não sabe como fazer e o quê precisa ser feito? Tem dúvidas sobre o registro do domínio, bem como qual a melhor extensão a ser utilizada? Vamos te dar dicas úteis para que você consiga criar o seu domínio para ONG da melhor maneira!

Extensões de domínios para ONGs

As extensões são importantes na hora de diferenciar os domínios e aparecem após o primeiro ponto no nome do domínio. Por exemplo, o domínio facasuaparte.org.br tem como extensão a parte “org.br”. Existem várias extensões de domínio relacionadas às organizações não governamentais, mas hoje vamos falar de duas delas: “ong.br” e “org.br”.

A regulamentação dos registros de domínio no Brasil é feita pelo NIC.br, por meio do registro.br e diversos provedores de registro de domínio como a Link Nacional.

Continue lendo

Criar site para ONG

Contratar criação de site para ONG

Registro de domínio para ONG

Extensões de domínios para ONGs Internacionais

As ONGs Internacionais usam a extensão “org”, que não solicita nenhum tipo de documento que comprove a legalização da instituição. Existem também as extensões “ong” e “ngo” para ONGs Internacionais, cujas siglas significam Organização Não Governamental e Non-Governmental Organization.

Ao habilitar o registro de domínio em uma delas, a outra passa automaticamente a ser concedida durante o período de concessão do registro.

Onde registrar um domínio para ONG? 

A Link Nacional te auxilia a registrar o seu domínio com toda segurança e qualidade que a sua organização merece, além de contar com uma equipe super qualificada para atender a sua necessidade. Com a nossa ajuda, criar o seu site para ONG vai ser muito mais rápido!

Como registrar um domínio grátis para ONG?

Como todos nós sabemos não existe almoço grátis, não é verdade? Com o registro de domínio é a mesma coisa. Há milhares de propagandas na internet e redes sociais prometendo o registro de domínio grátis, mas ao ler as letras miúdas, você vai ver que esse serviço está condicionado à contratação de outro serviço, que pode ser uma hospedagem de site ou a criação de um site.

Então fique atento quando se deparar com esse tipo de propaganda, porque na verdade o registro de domínio está incluso no serviço contratado, ou seja, ele não é realmente gratuito. Essa “pegadinha” é muito comum no mercado e muito utilizada pelos profissionais do marketing, então fique atento!

Mas se você quiser contratar um serviço de criação de site para a sua ONG, com o registro de domínio incluso, basta entrar em contato com os profissionais da Link Nacional e faça um site completo para a sua ONG com sistema de doação online internacional.

O que é necessário para registrar um domínio para ONG? 

Para registrar um domínio para ONG, você precisa apresentar um documento que comprove a natureza da instituição, com todas as informações jurídicas da organização não governamental sem fins lucrativos. Se você quiser saber mais sobre a documentação necessária para registrar cada tipo de domínio, pode clicar aqui. Verifique se a documentação está completa e registre o seu domínio com a Link Nacional! 

Qual a melhor extensão para um site de ONG?

As ONGs, pela natureza do serviço que oferecem, precisam associar a extensão do domínio à atividade principal, auxiliando quem acessa o seu domínio na identificação da sua instituição. Mesmo sendo possível associar uma extensão diferente a um domínio de uma ONG, esta prática não é recomendada, pois dependendo do foco da sua organização, os potenciais doadores podem estranhar o domínio e não considerar que se trate de uma ONG, associando a outro tipo de negócio.

Extensões de domínio para ONG

Diferenças das extensões “.ong” e “.org” 

A extensão “org.br” é concedida apenas no território brasileiro através do orgão Registro.br ou de provedores parceiros que se responsabilizam pelo registro de domínios “.br”. Para registrar um domínio, é necessário apresentar a documentação específica, comprovando a natureza da entidade, que se encontra no contrato social ou no estatuto.  Um registro de domínio com a extensão “org.br” confere à instituição o status de formalmente legalizada, gerando credibilidade junto ao público.

Já a extensão “ong.br” surgiu em 2018 e não exige a apresentação de documentos para atestar a natureza da entidade, atendendo aquelas organizações que ainda não se formalizaram. Para efetuar o registro de um domínio “ong.br”, é preciso que ele não seja registrado com a extensão “org.br”, caso contrário, somente o titular pode registrar o domínio com as duas extensões.

A criação do domínio “ong.br” facilitou o registro de domínio para ONGs que não possuem a documentação regularizada e que usavam domínios genéricos de outros países. Assim, criar um site para ONG se tornou mais ágil, facilitando o acesso das instituições sem cadastro formal à internet.

Documentação para registrar um domínio para ONG 

Como já vimos anteriormente, para registrar um domínio para ONG, é necessário apresentar a documentação da entidade com o seu respectivo CNPJ, caso se trate do domínio “org.br”. Por outro lado, se o domínio for “ong.br”, a documentação não é necessária, já que essa extensão é destinada para entidades que ainda não se formalizaram juridicamente. 

Quanto custa registrar um domínio para ONG? 

Registrar um domínio para ONG na modalidade “org.br” ou “ong.br” pode ter um custo a partir de R$ 40 anuais no Registro.br ou em provedores. Mas existem outras empresas especializadas que oferecem o serviço de registro de domínio, como a Link Nacional. A grande vantagem é a praticidade, já que você não precisa entender de termos técnicos como DNS(Domain Name System), por exemplo. 

Para os registros dos domínios internacionais como “ong” ou “org” é necessário consultar os valores aqui já que pode haver variação de preço dependendo da empresa que você contratar o serviço.

Por qual período posso renovar um domínio para ONG? 

É necessário renovar o serviço do domínio todos os anos, caso a ONG opte pelo pagamento anual. Mas é possível selecionar um período de registro que pode chegar até 10 anos. Quanto maior o período de renovação maior será o desconto obtido, que pode chegar até a 10%.

Como criar um site para ONG? 

Criar um site para ONG é fundamental para a instituição divulgar os seus trabalhos sociais e também arrecadar fundos para suas obras assistenciais. Por isso, é fundamental que elas tenham um site na internet funcionando 24 horas por dia e 7 dias na semana, com ferramentas adequadas para que o seu trabalho seja valorizado.

Recursos como o sistema de doação online é de vital importância no planejamento desse projeto, porque ele permite doações de cartões de débito e crédito tanto nacionais como internacionais. Dessa forma, a ONG consegue captar recursos no Brasil e no exterior e que serão importantes para a manutenção e ampliação de seus projetos desenvolvidos.

Como criar site para ONG
Você pode criar o site para a sua ONG com a Link Nacional, nossa equipe vai tirar todas as suas dúvidas e orientar qual o plano mais adequado para a sua ONG. Basta clicar aqui e seguir os passos! 

Como fazer doação Internacional para ONG? 

Muitas ONG´s no Brasil precisam captar recursos no exterior para custear os seus projetos. Para facilitar esse processo, é importante implementar no site um sistema de doação online que permita a doação por meio de cartões de crédito internacionais. Dessa forma, o doador estrangeiro pode inserir os seus dados de pagamento e concluir a transação de forma simples e rápida.

A Link Nacional é uma empresa referência quando o assunto é sistema de doação online, porque conta com know how de dezenas de ONG´s que já contrataram e utilizam esse serviço.

Site de ONG com doação internacional e Visa Checkout 

A principal vantagem de criar o site da sua ONG com a Link Nacional, se refere à possibilidade de receber doações nacionais ou internacionais, assim como já falamos anteriormente. O sistema de doação internacional do Visa Checkout funciona como uma carteira digital que permite receber doações de forma segura e simples, em um processo que agiliza a operação. Atualmente, o serviço Visa Checkout é disponibilizado somente para ONGs com o número de CNPJ ativado.

Para receber efetivamente as doações pelo Visa Checkout, é preciso ainda de um adquirente, que transfere o saldo da carteira digital para a conta bancária da ONG no território brasileiro. Hoje, o único adquirente no Brasil é o Cielo, que utiliza o Cielo Checkout ou E-commerce API 3.0.

Conclusão

Agora que você já tirou todas as dúvidas sobre como registrar um domínio para ONG, aproveite e entre em contato com a gente! A Link Nacional é uma empresa especializada em registrar domínios para ONGs em todo o Brasil. Entre em contato para saber mais!

Com colaboração de Angélica Campos | Primeiro texto da redatora na Link Nacional
Criar site para ONG

Contratar criação de site para ONG

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens