Continue lendo
O que você vai ler
- Conheça o seu público
- Determine o objetivo do seu site
- Estabeleça um cronograma
- Observe os concorrentes para saber como planejar um site
- Defina o tipo de conteúdo explorado
- Pense na arquitetura da informação
- Pense no layout
- Invista no design da interface
- Foque na divulgação
- Invista em uma boa empresa de manutenção de sites
Conheça o seu público
Pense bem: de nada adianta ter um pedaço suculento de carne em mãos se o objetivo é atrair uma girafa, certo? Com sites, é a mesma coisa!Isso significa que é necessário conhecer o seu público para saber o que o atrai. Para isso, analise o comportamento do seu público-alvo e determine as personas do seu negócio (personagem semifictício que representa o comprador ideal). Assim, você tem uma visão ampla sobre as melhores estratégias de linguagem, conteúdo e template.
Determine o objetivo do seu site
Você precisa pensar em qual é a finalidade de a sua empresa ter um site. Isso porque algumas marcas têm uma página institucional para mostrar o horário de atendimento, o endereço e outras informações; já outras pretendem criar um site de venda, e assim sucessivamente. Então, para que o site realmente atenda aos objetivos da sua marca, reflita sobre eles, que podem ser:- apresentar o produto para o consumidor;
- vender mais;
- mostrar onde a loja está localizada;
- conduzir o cliente pela jornada de compra;
- atrair mais leads qualificados;
- atrair mais clientes;
- fidelizar clientes.
Estabeleça um cronograma
Saber como planejar um site exige muito planejamento estratégico. Mais do que isso, é preciso colocar todas as ações a serem feitas na ponta do lápis e criar um cronograma — caso contrário, ele pode demorar até dois anos para sair do papel!Por isso, ao contratar uma empresa para criar um site para você (ou, até mesmo, se você fizer isso sozinho), fique de olho no cronograma, analisando data, ação, responsável, prazo, status e observação.Você pode detalhar os pontos acima em um documento do Excel e alimentar as tabelas de forma manual, sem burocracia. Afinal, o mais importante é identificar o que está sendo feito e o que ainda precisa ser concluído.Observe os concorrentes para saber como planejar um site
Conhecer os concorrentes também é uma atitude inteligente e essencial em qualquer estratégia para atrair pessoas. Logo, observe o site de outras empresas e pense:- O que eu poderia oferecer de diferente?
- O que está legal e o que precisa ser melhorado no site da minha concorrência?
- Os clientes dela interagem com a marca?
- O blog é atualizado?
- O site carrega facilmente?
- Tenho algum problema de navegação?
- Quais são os objetivos da concorrência?
- Como são as cores?
- Qual é a linguagem?
- A empresa investe em uma boa manutenção de site?
Muiito bom este artigo, me ajudou muito