Aprenda como planejar um site eficiente aqui!

Navegando pela internet, você encontra vários anúncios prometendo sites perfeitamente eficientes em pouquíssimos cliques. Porém, mesmo com diversas qualidades, eles acabam não cumprindo o seu papel. Isso porque a pressa em ter um site pronto sobrepõe a etapa mais importante da criação: o planejamento. Assim, saber como planejar um site é essencial.

Ao definir os principais critérios, tais como: público-alvo, objetivos, cronograma, entre outros, o desenvolvimento se torna muito mais simples e efetivo. Portanto, saiba que conhecer a fundo a empresa é o passo mais importante para entender do que o negócio precisa e para criar uma página que atenda aos objetivos da marca.

Está acompanhando? Neste artigo, aprenderemos um passo a passo de como planejar um site verdadeiramente eficiente. Confira!

Manutenção de sites

A Link Nacional possui uma equipe especializada em manutenção de sites. Cuidamos desde o suporte técnico até as ações de marketing.

Os planos são mensais ou por hora trabalhada, sempre de acordo com a demanda e a necessidade de cada cliente.

Conheça o seu público

Pense bem: de nada adianta ter um pedaço suculento de carne em mãos se o objetivo é atrair uma girafa, certo?
Com sites, é a mesma coisa!

Isso significa que é necessário conhecer o seu público para saber o que o atrai. Para isso, analise o comportamento do seu público-alvo e determine as personas do seu negócio (personagem semifictício que representa o comprador ideal). Assim, você tem uma visão ampla sobre as melhores estratégias de linguagem, conteúdo e template.

Determine o objetivo do seu site

Você precisa pensar em qual é a finalidade de a sua empresa ter um site. Isso porque algumas marcas têm uma página institucional para mostrar o horário de atendimento, o endereço e outras informações; já outras pretendem criar um site de venda, e assim sucessivamente. Então, para que o site realmente atenda aos objetivos da sua marca, reflita sobre eles, que podem ser:

  • apresentar o produto para o consumidor;
  • vender mais;
  • mostrar onde a loja está localizada;
  • conduzir o cliente pela jornada de compra;
  • atrair mais leads qualificados;
  • atrair mais clientes;
  • fidelizar clientes.

Estabeleça um cronograma

Saber como planejar um site exige muito planejamento estratégico. Mais do que isso, é preciso colocar todas as ações a serem feitas na ponta do lápis e criar um cronograma — caso contrário, ele pode demorar até dois anos para sair do papel!

Por isso, ao contratar uma empresa para criar um site para você (ou, até mesmo, se você fizer isso sozinho), fique de olho no cronograma, analisando data, ação, responsável, prazo, status e observação.

Você pode detalhar os pontos acima em um documento do Excel e alimentar as tabelas de forma manual, sem burocracia. Afinal, o mais importante é identificar o que está sendo feito e o que ainda precisa ser concluído.

Observe os concorrentes para saber como planejar um site

Conhecer os concorrentes também é uma atitude inteligente e essencial em qualquer estratégia para atrair pessoas. Logo, observe o site de outras empresas e pense:

 

  • O que eu poderia oferecer de diferente?
  • O que está legal e o que precisa ser melhorado no site da minha concorrência?
  • Os clientes dela interagem com a marca?
  • O blog é atualizado?
  • O site carrega facilmente?
  • Tenho algum problema de navegação?
  • Quais são os objetivos da concorrência?
  • Como são as cores?
  • Qual é a linguagem?
  • A empresa investe em uma boa manutenção de site?

Dica para observar os concorrentes

Conhecer os concorrentes também é uma atitude inteligente e essencial em qualquer estratégia para atrair pessoas. Logo, observe o site de outras empresas e pense: o que eu poderia oferecer de diferente? Esse é um pensamento-chave para encontrar seu lugar no mercado diante da concorrência acirrada.

Defina o tipo de conteúdo explorado

O tipo de conteúdo de um site define o modo como ele se apresentará aos usuários. Por essa razão, esse é um dos pontos mais cruciais no planejamento.

A empresa deve ter ideia das imagens, dos textos, dos vídeos ou de outros modos de transmitir informações disponibilizadas na página. Sabendo disso, será possível dispor desse material de uma maneira mais coerente e eficaz.

Pense na arquitetura da informação

A arquitetura da informação nada mais é do que organizar todas as partes do seu site de uma maneira que seja compreensível para o cliente. Ao projetar uma página na internet, é preciso avaliar onde estará cada menu, cada botão de rede social, cada bloco de texto, cada imagem, e assim sucessivamente. Tudo isso, é claro, com o objetivo de tornar a navegação do usuário intuitiva e automática.

Pense no layout

Quando falamos em como planejar um site, normalmente, a primeira coisa que vem à cabeça é o layout, não é mesmo? No entanto, ele não deve ser a primeira questão a ser concretizada. Existem muitas outras etapas antes dessa que precisam ser concluídas, as quais citamos neste post.

Ao pensar no visual do seu site, uma boa estratégia é apostar nos wireframes, que são esboços para exemplificar a disposição dos elementos, as transições, os botões, entre outros. Baseando-se no layout proposto no wireframe, é possível desenvolver um protótipo muito mais completo.

wireframe

Invista no design da interface

Não adianta ter um site incrível se o seu cliente não consegue encontrar as informações de que precisa ou se ele não atende às suas necessidades básicas de navegação, certo? Para isso, surge o design da interface.

Ele trabalha com a usabilidade, a navegação, a transição das telas e a arquitetura da informação para avaliar se todos os recursos promovem uma boa experiência do usuário.

Foque na divulgação

Um ponto importantíssimo é a divulgação do site. Afinal, não adianta ter uma página eficiente e completa se ninguém sabe de sua existência, certo?

Você pode apostar em estratégias de marketing de conteúdo, como é o caso das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimização para os mecanismos de busca.

Isso significa que os seus clientes encontrarão a sua página com mais facilidade quando digitarem alguma palavra-chave no Google. Além disso, não hesite em criar um bom calendário editorial para divulgar o seu site nas mídias sociais.

Invista em uma boa empresa de manutenção de sites

Depois que o seu site estiver funcionando corretamente, saiba que o trabalho não para por aí! Você precisa investir em uma boa manutenção, afinal, é preciso investir em atualizações periódicas e também em ações preventivas para não perder tudo o que você construiu até aqui.

Sendo assim, uma ótima alternativa é investir em uma empresa expert no assunto: a Link Nacional tem uma equipe especializada em manutenção de sites. Eles cuidam desde o suporte técnico até as ações de marketing. Os planos são mensais ou por hora trabalhada — sempre de acordo com a demanda e a necessidade de cada cliente.

Pronto! Essas são as etapas cruciais que você precisava conhecer para saber como planejar um site para uma empresa ou mesmo para uma pessoa. Ao final de tudo isso, lembre-se de que é extremamente importante realizar testes antes de tornar o site público, assim, será possível verificar a performance, a segurança e os serviços oferecidos. 

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