Navegando pela internet, você encontra vários anúncios prometendo sites perfeitamente eficientes em pouquíssimos cliques. Porém, mesmo com diversas qualidades, ele acaba não cumprindo seu papel. Isso porque a pressa em ter um site pronto sobrepõe a etapa mais importante da criação: o planejamento.

Ao definir os principais pontos ao se criar sites, como o público-alvo, objetivos, cronograma, entre outros, o desenvolvimento se torna muito mais simples e efetivo. Conhecer a fundo a empresa é o passo mais importante para entender o que o negócio precisa.

Está acompanhando? Neste artigo, aprenderemos o passo a passo de como planejar um site verdadeiramente eficiente. Confira!

Manutenção de sites

A Link Nacional possui uma equipe especializada em manutenção de sites. Cuidamos desde o suporte técnico até as ações de marketing.

Os planos são mensais ou por hora trabalhada, sempre de acordo com a demanda e a necessidade de cada cliente.

Considere seu público e objetivos

Não adianta ter um pedaço suculento de carne em mãos se pretende atrair uma girafa, certo? Com sites é a mesma coisa! É essencial conhecer o seu público para saber o que o atrai de fato e compreender a empresa para entender o que ela tem a dizer. Assim, o site precisa transmitir os objetivos da marca de um jeito que interesse seu público-alvo!

Estabeleça um cronograma

Ao definir um cronograma de entrega, seu cliente sempre ficará a par da situação, por isso, há a necessidade de que o desenvolvedor seja realista nos prazos. É importante que, mesmo com a entrega definida, sempre haja a comunicação com o cliente, para corrigir eventuais falhas, por exemplo.

Defina o tipo de conteúdo explorado

O tipo de conteúdo de um site define o modo como ele se apresentará aos usuários. Por essa razão, esse é um dos pontos mais cruciais no planejamento. A empresa deve ter ideia das imagens, textos, vídeos ou outros modos de transmitir informação disponibilizados na página. Sabendo disso, será possível dispor esse material de forma mais coerente e eficaz.

Pense no layout

Uma das primeiras coisas consideradas ao se pensar em como planejar um site é o seu layout. Agora que você conhece mais sobre a empresa, é hora de pensar no visual. Uma boa estratégia é apostar nos wireframes, que são esboços para exemplificar a disposição dos elementos, transições, botões, entre outros. Baseando-se no layout proposto no wireframe, é possível desenvolver um protótipo mais completo para o cliente.
wireframe

Observe os concorrentes

Conhecer os concorrentes também é uma atitude inteligente e essencial em qualquer estratégia para atrair pessoas. Logo, observe o site de outras empresas e pense: o que eu poderia oferecer de diferente? Esse é um pensamento-chave para encontrar seu lugar no mercado diante da concorrência acirrada.

Foque na divulgação

Um ponto importantíssimo é a divulgação do site. Não adianta ter uma página eficiente e completa se ninguém sabe de sua existência, certo? Você pode apostar em estratégias de Marketing Digital, como as técnicas de SEO, para que os usuários o encontrem mais facilmente. Outras estratégias incluem publicar em redes sociais, anúncios, entre outros. Pronto! Essas são as etapas cruciais que você precisava conhecer para saber como planejar um site para uma empresa ou mesmo uma pessoa. Ao final de tudo isso, lembre-se que é extremamente importante realizar testes antes de tornar o site público, assim será possível verificar a performance, segurança e serviços oferecidos.  Se deseja saber mais sobre publicações e como criar sites, siga nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos relevantes!
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