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Saiba como usar o Google Analytics para suas estratégias digitais

por | Atualizado em 18 de novembro de 2019 | Notícias

Seja como empresário, seja como profissional liberal, ter uma boa estratégia de marketing faz uma grande diferença, especialmente na era digital. Por isso, ter uma ferramenta que faz uma análise completa dos dados do seu site é fundamental. Mas, principalmente, ter alguém que saiba usar o Google Analytics e consiga, a partir dele, estabelecer estratégias e mensurar resultados.

Ter um planejamento adequado para as suas campanhas afeta diretamente a sua taxa de conversão e, por consequência, a sua rentabilidade. Com o Google Analytics é possível monitorar, em tempo real, o comportamento do seu potencial cliente nas páginas do seu site.

Felizmente, existem várias ferramentas que tornam essa tarefa mais simples. Saber como usar o Google Analytics, por exemplo, é um grande passo para otimizar suas estratégias de marketing.

Caso você ainda não conheça, o Google Analytics é uma ferramenta online usada para captar, acompanhar e analisar dados importantes sobre suas campanhas de marketing, a partir desses dados, apontando ações e elaborando estratégias que contribuam para aumentar seu retorno. Considerando que é bem difícil prender a atenção do público no espaço digital, ter um processo mais eficaz para atrair leads é fundamental para se destacar no mercado.

Quer entender melhor como usar o Google Analytics para incrementar as suas estratégias de marketing digital? Então, acompanhe!

Por que o Google Analytics é importante para a sua estratégia de marketing?

Essa ferramenta foi criada pela Google especificamente para facilitar o trabalho de marketing digital realizado pelos empreendedores. Ela tem dois propósitos principais, que veremos a seguir.

 

Obter dados mais precisos

Hoje em dia, a simples observação não é o suficiente para tomar decisões de negócios. Com um mercado cada vez mais dinâmico e caótico, é necessário ter dados quantitativos e qualitativos sobre o tráfego e outras informações sobre seu site que deem suporte às suas escolhas.

Isso aumenta a sua segurança diante de qualquer adversidade e ajuda a analisar melhor o seu desempenho ao longo do tempo.

Gerar insights com estratégias mais eficazes

Claro que coletar os dados não é a única coisa a ser feita. Essas informações devem ser usadas para criar análises e gerar insights que ajudem na elaboração de estratégias de marketing digital mais eficazes.

Para isso servem algumas funcionalidades, como a emissão de relatórios, em que todos os dados podem ser acompanhados em um gráfico ao longo do tempo e comparados entre si.

Que tipo de informação você consegue com o Google Analytics?

Devido ao seu amplo alcance, o Google Analytics pode prover centenas de informações sobre suas campanhas de marketing digital e sobre seu site. Algumas das principais são:


  • novos visitantes: número de pessoas que estão visitando seu site pela primeira vez. São um bom indicador da sua capacidade de atração;
  • número de páginas por visita: é a quantidade de páginas dentro do site que são visitadas, em média, a cada acesso;
  • taxa de rejeição: número de pessoas que saíram do site Indica quantos não encontraram o que buscavam;
  • visitantes recorrentes: mostra quantas visitas são feitas por leads que já visitaram a página antes. É um bom indicador da sua taxa de fidelização.

Como aplicar os dados obtidos por meio dessa ferramenta?

A aplicação dos dados do Google Analytics no seu dia a dia dependerá bastante dos seus objetivos. Em geral, um desses indicadores é estabelecido como sua métrica de desempenho, ou seja, será a base para avaliar os seus resultados.

A geração de relatórios é outro ponto importante aqui. Por meio deles, você pode fazer análises mais aprofundadas da sua performance, identificando os pontos fortes e fracos da sua organização e descobrindo como corrigi-los.

Comprovamos como o Google Analytics é uma ferramenta online eficiente em seus processos de venda. Analisando os dados, é possível criar estratégias que tragam resultados concretos, tornando sua empresa ainda mais competitiva no mercado.

Agora que você entende melhor como usar o Google Analytics para desenvolver suas estratégias digitais, é hora de aplicá-lo no seu planejamento. Se quiser continuar aprendendo mais, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

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