Ter um planejamento adequado para as suas campanhas afeta diretamente a sua taxa de conversão e, por consequência, a sua rentabilidade. Com o Google Analytics é possível monitorar, em tempo real, o comportamento do seu potencial cliente nas páginas do seu site.
Felizmente, existem várias ferramentas que tornam essa tarefa mais simples. Saber como usar o Google Analytics, por exemplo, é um grande passo para otimizar suas estratégias de marketing.
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Quer entender melhor como usar o Google Analytics para incrementar as suas estratégias de marketing digital? Então, acompanhe!
Por que o Google Analytics é importante para a sua estratégia de marketing?
Essa ferramenta foi criada pela Google especificamente para facilitar o trabalho de marketing digital realizado pelos empreendedores. Ela tem dois propósitos principais, que veremos a seguir.
Obter dados mais precisos
Hoje em dia, a simples observação não é o suficiente para tomar decisões de negócios. Com um mercado cada vez mais dinâmico e caótico, é necessário ter dados quantitativos e qualitativos sobre o tráfego e outras informações sobre seu site que deem suporte às suas escolhas.
Isso aumenta a sua segurança diante de qualquer adversidade e ajuda a analisar melhor o seu desempenho ao longo do tempo.
Gerar insights com estratégias mais eficazes
Claro que coletar os dados não é a única coisa a ser feita. Essas informações devem ser usadas para criar análises e gerar insights que ajudem na elaboração de estratégias de marketing digital mais eficazes.
Para isso servem algumas funcionalidades, como a emissão de relatórios, em que todos os dados podem ser acompanhados em um gráfico ao longo do tempo e comparados entre si.
Que tipo de informação você consegue com o Google Analytics?
Devido ao seu amplo alcance, o Google Analytics pode prover centenas de informações sobre suas campanhas de marketing digital e sobre seu site. Algumas das principais são:
- novos visitantes: número de pessoas que estão visitando seu site pela primeira vez. São um bom indicador da sua capacidade de atração;
- número de páginas por visita: é a quantidade de páginas dentro do site que são visitadas, em média, a cada acesso;
- taxa de rejeição: número de pessoas que saíram do site Indica quantos não encontraram o que buscavam;
- visitantes recorrentes: mostra quantas visitas são feitas por leads que já visitaram a página antes. É um bom indicador da sua taxa de fidelização.
Como aplicar os dados obtidos por meio dessa ferramenta?
A aplicação dos dados do Google Analytics no seu dia a dia dependerá bastante dos seus objetivos. Em geral, um desses indicadores é estabelecido como sua métrica de desempenho, ou seja, será a base para avaliar os seus resultados.
A geração de relatórios é outro ponto importante aqui. Por meio deles, você pode fazer análises mais aprofundadas da sua performance, identificando os pontos fortes e fracos da sua organização e descobrindo como corrigi-los.
Comprovamos como o Google Analytics é uma ferramenta online eficiente em seus processos de venda. Analisando os dados, é possível criar estratégias que tragam resultados concretos, tornando sua empresa ainda mais competitiva no mercado.
Agora que você entende melhor como usar o Google Analytics para desenvolver suas estratégias digitais, é hora de aplicá-lo no seu planejamento. Se quiser continuar aprendendo mais, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.
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