Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Instagram Reels: saiba tudo sobre o app

por | Atualizado em 6 de agosto de 2020 | Notícias

Faça a diferença nos seus 15 segundos de fama com o Instagram Reels

Imagine só o que seria o Instagram Reels nos anos 1960 de John Lennon, quando o jovem inglês lacrou a sociedade contracultura de então ao confessar que os Beatles eram mais populares do que Jesus? 

Do outro canto do mundo, o hiper visionário pintor pop norte-americano Andy Warhol, eternizado pelas suas icônicas obras impressionistas e coloridas em grande dimensão – dá uma googlada nos retratos coloridos da Marilyn Monroe e Elvis Presley, ou das latas da Campbell Soups – foi na mesma sintonia e pegada de abalar as estruturas da cultura pós-moderna e previu: “No futuro, todos terão seus quinze minutos de fama”.

Warhol disse isso em 1968, numa década em que as transformações sociodigitais levavam um tempo mais vagaroso para se desenrolar – isso se compararmos com o atual conceito de mudança. De lá pra cá, passaram-se anos, tendências e narrativas, e a forma como nos expomos e nos comunicamos também!

Gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais
Gestão de redes sociais
Instagram Reels
Instagram Reels

Como anunciar no Facebook

O Facebook é uma das maiores e mais diversificadas redes sociais que existem atualmente. Além de propiciar a formação de uma rede de relacionamento, também se tornou um bom lugar… Saiba mais!

Como anunciar no Google?

Saber como anunciar no Google ainda é um mistério para muitas pessoas. Sempre surgem dúvidas sobre como a plataforma funciona, o valor dos anúncios ou até mesmo se existe a… Saiba mais!

Os 4 melhores plugins do Instagram

Sua conta do Instagram é uma ótima forma de compartilhar sua vida, produtos e serviços. Com todo esse excelente conteúdo, por que não exibir sua conta no seu site ou blog?… Saiba mais!

TikTok foi o precursor

O aplicativo de vídeo TikTok, desenvolvido pela chinesa ByteDance (startup mais valiosa do momento), está aí para comprovar. Esse precursor do rolê dos minivídeos pessoais adaptou os quinze minutos de Warhol para os tempos modernos: ser famoso em apenas quinze segundos. As imagens são, em sua maioria, caseiras e qualquer um pode performar como bem entender.

Salvo uma polêmica ou outra em relação à privacidade dos seu usuários, esse esqueminha de captação de vídeos curtos, instantâneos e com tempo de vida previsto e disponível na web de algumas horas fez tanto sucesso que chamou a atenção da gigante Instagram, que recentemente lançou um recurso semelhante.

Como funciona o Instagram Reels

Disponível para Android e iOS, o Instagram Reels veio como uma adaptação ou uma espécie de substituição do modo “Cenas”, que pode ser publicado tanto no Stories do usuário como na sua rede social (opção “Explorar”).

A diferença de nomenclatura se dá “apenas” na ampla gama de opções de compartilhamento de vídeo: dá para publicar nos Stories, no feed, enviá-lo personalizadíssimo via Direct aos amigos ou, pura e simplesmente, compartilhar o bem pela aldeia diretamente na aba “Explorar”.

O Reels, app do Insta, tem muita coisa para ser explorada, principalmente os filtros, cortes de edição e os efeitos. Mas o que tem caído mesmo nas graças dos fãs do recurso, popularizando-se principalmente entre os millennials/adolescentes, é incluir músicas da disco pop e super em sintonia com as tendências do próprio Instagram. O “modo de usar” desse recurso é altamente didático, intuitivo e com passo-a-passo compatível com o seu telefone celular.

Lançamento mundial do Instagram Reels

Depois de algum tempo de teste, o Reels estreou em junho no Brasil e, desde então, tem sido uma linha de produção fordista de microvídeos criativos – afinal, brasileiro tem uma desenvoltura inata de satirizar a vida cotidiana e os próprios comportamentos – e  com desafios de todos os tipos (os populares challenges), desde dublagens a trocas de roupas, makes da moda e estilos instantâneos. Não à toa o Brasil funcionou como um campo de testes; com a receptividade positiva, o Reels será lançado em vários países e, definitivamente, fará frente ao TikTok.

São tantos os recursos criativos do Reels que não há quem não tenha, pelo menos, matado a curiosidade e dado uma stalkeadinha básica nas funções. Então, aceita que dói menos, vai: aprenda a usar as funcionalidades do Reels e desfrute dos seus 15 segundinhos de fama. E vale tudo: dublagens, performances, piadas e até mesmo dar uma forcinha nos negócios. O importante é lacrar na principal rede social. E vamos combinar: o Instagram continua sendo uma ótima forma de compartilhar sua vida, produtos e serviços.

Como instalar

A equipe da Link Nacional é categórica: a instalação do Reels é tão simples e intuitiva quanto a de qualquer outro aplicativo de produção de minivídeos. Primeiro, é preciso confirmar se o recurso está disponível no seu Instagram. Se não estiver, é bem provável que você não tenha a última versão do aplicativo instalada. Ao confirmar essa informação, faça a atualização disponível no Google Play Store para smartphones Android, ou na App Store se o seu celular for um iPhone. 

Como criar e postar vídeos no Reels

Como dissemos linhas acima, os mecanismos de utilização do Reels são super fáceis e intuitivos. Preparado/a para gravar o seu miniclipe ou minivídeo? Cenário ok e figurino ok? Abra a câmara dos Stories, selecione a opção “Reels” e pressione o botão de captura (há também a opção de inserir um vídeo seu, já pronto, da sua galeria). 

Atenção à barra lateral no canto esquerdo da tela. É nela que a mágica acontece: onde você encontra os botões de edição, que te dão autonomia para controlar a velocidade do vídeo, adicionar música e filtros disponíveis no próprio acervo do Insta, além de textos e stickers bem “diferentões”.   

Feito isso, você precisa decidir onde vai publicá-lo: no perfil, pode ser na guia “Reels”, e no compartilhamento do feed (seção “Explorar”) ou nos Stories, podendo, aqui, optar ou pelo grupo geral ou pelos melhores amigos. Por último, só para relembrar: o conteúdo também pode ser enviado via Direct.

TikTok
TikTok

Instagram Reels X TicTok

Quando a gente acha que alguma empresa bem de vanguarda no desenvolvimento em larga escala de aplicativos vem com a farinha, o Instagram chega com o bolo pronto. Isso porque a menina dos olhos do Mark Zuckerberg se profissionaliza e se supera quando precisa driblar a concorrência. E esta filosofia de trabalho não foi muito diferente com o Reels, não. 

Esse recurso do Insta é bem similar ao do seu precursor, o TikTok. A funcionalidade é a mesma: criação de microvídeos com duração de 15 segundos. O bacana no Instagram é que os recursos de edição são bem personalizados e podem ser publicados diretamente nesta que é a rede social mais em voga do momento.

Mas nem tudo está perdido para o império chinês. Os seus desenvolvedores ainda não se sentem tão recalcados assim porque, diferentemente do app do Mark, os vídeos do TikTok podem gerar lucro, para muitos, inclusive, uma fonte de renda. Além de monetizar os vídeos publicados, a secundagem pode ser maior: 60 segundos para os usuários em geral, e até cinco minutos para as estrelas e influenciadores da rede, aqueles com mais de mil fãs no perfil. 

E então, quem vence a batalha? O céu é o limite para esses dois formatos tão especiais de app, e também para quem quer fazer fama e negócios, claro! Você decide.

Com colaboração de Juliana Mello | Primeiro texto da redatora para a Link Nacional

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat