Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Negócios digitais: o que são e quais os principais modelos

por | Atualizado em 23 de agosto de 2021 | Notícias

A tecnologia da informação mudou a estrutura e a operação corporativas a partir do momento em que a internet se tornou amplamente disponível para empresas e pessoas. Essa transformação mudou profundamente a maneira como as empresas conduzem suas atividades diárias e oferecem produtos e serviços através de negócios digitais.

A transformação digital de hoje tem um impacto profundo nos negócios, acelerando as atividades e processos para aproveitar plenamente as oportunidades de forma estratégica.

Aliás, aproveitar oportunidades de negócios digitais se tornou padrão até mesmo nos setores mais tradicionais que armazenam e analisam dados para obter vantagens competitivas sobre a concorrência. Acompanhe o post para saber mais sobre negócios digitais e seus principais modelos.

O que são negócios digitais

Negócios digitais usam a tecnologia para vender e otimizar as operações do dia-a-dia. As empresas usam a tecnologia não apenas para automatizar seus processos diários, mas também para criar um novo valor em seus modelos de negócios, experiência do cliente e recursos.

Isso pode incluir oferecer serviços de telemedicina e streaming, fornecer aos clientes experiência de compra virtual e tornar possível o trabalho remoto. Amazon, Netflix e Uber são alguns exemplos de negócios digitais.

Continue lendo

Negócios digitais

Por que investir em negócios digitais

A venda de produtos de forma digital é bem aceita pelo público atualmente. Os consumidores não têm mais resistência a produtos digitais e transações online. Na verdade, muitos deles até preferem esses formatos aos meios tradicionais.

Empreender na internet

O empreendedorismo digital consiste em criar um negócio na internet, vendendo serviços e produtos online, sem a necessidade de investir em espaços físicos. Entre as principais vantagens desse modelo de negócio é que você não precisa investir muito dinheiro para começar, em comparação com o mercado off-line.

Empreender na Internet

Como começar a empreender

Antes de executar suas ideias, analise se há demanda de mercado para seu segmento e trace um plano de negócios. Para te ajudar a iniciar sua jornada como empreendedor em negócios digitais, sugerimos algumas dicas:

Mulher com cartão de crédito

Quais as vantagens de empreender na internet

A internet é um ambiente de trabalho com muitas vantagens, listamos alguns motivos para você investir de negócios digitais:

  • Alcance: A internet proporciona um enorme poder de alcance a clientes e pessoas. Um e-commerce, por exemplo, é capaz de atender os consumidores do mundo todo, enquanto o alcance de uma loja física pode ser mais limitado.
  • Custo menores: Manter lojas, escritórios e locais físicos de trabalho podem requerer altos investimentos, e ter um negócio digital pode reduzir todos os custos.
  • Otimização: A proposta dos negócios digitais é a simplificação de operações. Os processos passam a ser automatizados e nascem soluções computadorizadas de análise de dados e marketing digital.
Negócios digitais

Principais modelos de negócios digitais

E-commerce

As lojas virtuais são uma tendência no mercado comercial e já é o formato de compra preferido de muitos clientes. Vender online pode parecer mais simples do que fisicamente, mas não é bem assim.

Um e-commerce tem suas particularidades e você vai precisar investir na criação de uma loja virtual, com formas de pagamentos integradas e organizar a logística e o sistema de logística. Neste post, listamos algumas dicas para se dar bem ao lançar um e-commerce.

Marketplace

Marketplace é algo que vemos com frequência na internet. Os vendedores usam uma plataforma de terceiros para comercializar seus produtos e serviços. Esse modelo de negócio integra lojas virtuais, como uma espécie de “shopping” online onde em um só lugar os consumidores têm acesso a diversos produtos de várias lojas.

Market place

Prestação de serviços

O mundo digital é um ótimo ambiente para profissionais divulgarem seus trabalhos e prestarem serviços online. Na internet, há uma variedade de profissionais como consultores de marketing, freelancers de diversos segmentos, advogados e contadores.

Se você presta algum tipo de serviço, tente explorar os benefícios da internet para atender os clientes e facilitar o trabalho e a comunicação.

Prestação de serviços

Assinatura

Muitas pessoas já estão familiarizadas com o modelo de assinatura no qual o cliente paga uma quantia regularmente para ter acesso ao produto ou serviço. Nos últimos anos, negócios digitais baseados no modelo de assinatura surgiram e mudaram setores inteiros: em vez da compra única de um DVD, os clientes ganham acesso ilimitado a toda biblioteca de filmes, séries ou música por meio de um pagamento mensal. Os principais exemplos desse modelo são Netflix e Spotify.

Peer-to-peer

Em um modelo peer-to-peer, uma empresa cria uma plataforma onde as pessoas podem negociar entre si. Embora esses mercados também hospedem um grande número de fornecedores comerciais, a ideia original era reunir pessoas comuns para negociar entre si.

Exemplos de sucesso desse tipo de negócio digital são o AirBnB, eBay e Etsy. As plataformas peer-to-peer geram receita ao cobrar uma comissão sobre as vendas. Em troca, eles fornecem a infraestrutura e o marketing para a comercialização.

Futuro dos negócios digitais

Futuro dos negócios digitais com a internet

À medida que as tecnologias digitais oferecem novas maneiras de conectar, colaborar, conduzir negócios e construir pontes entre as pessoas, elas atingem o núcleo de todas as funções de negócios e até mesmo as formas como as organizações são gerenciadas.

Além disso, as empresas foram desafiadas a acelerar suas estratégias para uma transformação digital, com foco na automação de toda a estrutura, de ponta a ponta. Por isso, a tendência é que, cada vez mais, se invista em desenvolvimento de negócios digitais para inserir no mercado novas experiências de consumo.

Soluções para negócios digitais

O setor de negócios digitais é um campo com inúmeras possibilidades de inovação, comercialização e novas experiências aos clientes. A Link Nacional está pronta para te ajudar nessa empreitada tecnológica e desafiadora! São diversas soluções de criação de sites, lojas virtuais, sistemas integrados de pagamentos e segurança digital. Fale com nossa equipe para uma consultoria gratuita.

Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
5 3 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.