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Marketing digital:
guia completo para investir

Tenha sucesso na internet com Marketing Digital. Seja com campanhas nas redes sociais, anúncios no Google Ads ou disparos de e-mail marketing, o importante é que a sua empresa precisa fortalecer a presença digital.
Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é um conjunto de atividades na internet com o objetivo, de acordo com o planejamento definido, de atrair novos negócios, criar relacionamentos ou desenvolver uma identidade de marca, por exemplo.

Assim, preparamos este guia completo para que você tire todas as suas dúvidas sobre o marketing digital. Continue a leitura para conhecer as maiores vantagens que ele pode oferecer, quais as ferramentas e estratégias mais eficientes para despertar o interesse do público, quais os erros mais comuns e as tendências mais fortes para 2021. Confira!

Sobre o serviço

A Link Nacional irá executar essas atividades de acordo com o planejamento definido, seja com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos ou desenvolver uma identidade de marca.

Marketing Digital

Quais as vantagens do Marketing Digital

As vantagens em relação ao marketing tradicional é que permite um maior ROI (Retorno Sobre Investimento). No marketing digital as métricas são mais claras, é possível mensurar com mais facilidade e tornou-se essencial para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B, C2C ou B2C. Hoje em dia mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online.

Um dos principais motivos é que temos cada vez mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. Por isso o marketing digital vem crescendo tanto.

A equipe da Link Nacional conta com diversos especialistas em marketing digital e de conteúdo. O serviço pode ser solicitado através de um de nossos pacotes de horas. Nosso grande diferencial é não cobrar taxa sobre o valor investido em anúncios, ou seja, todo o valor investido em anúncio é convertido em crédito nas plataformas. Cobramos o serviço pelo tempo de configuração de cada anúncio ou consultoria.

Conceito sobre marketing digital acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital

Contratar Serviço de Marketing de Conteúdo

Sua empresa é encontrada com mais facilidade

O processo de compra está nas mãos do consumidor moderno e isso se deve, principalmente, ao fato de que as informações estão cada vez mais acessíveis a qualquer pessoa que tenha um smartphone e internet. Dado o contexto, uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele ajuda a posicionar melhor a marca em meio à concorrência, gerando visibilidade e credibilidade diante da perspectiva do público-alvo.

Os resultados são analisados com mais precisão

Saber, em tempo real, a forma como as ações são recebidas pelos usuários é, sem dúvida alguma, um dos maiores benefícios que o marketing digital pode proporcionar. Graças às suas ferramentas de automação, estatísticas e dados relevantes sobre o desempenho de cada decisão podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.

As estratégias são segmentadas com base no público-alvo

Diferentemente de como era antigamente em estratégias de formato tradicional, o marketing digital permite que suas campanhas sejam segmentadas com base nas preferências e características comportamentais do público de sua marca. O que é muito mais viável pelo ponto de vista financeiro, pois aumenta as chances de retorno sobre o investimento (ROI).

Os investimentos podem ser feitos com base em seu orçamento

Enquanto o marketing offline se tornou oneroso com o decorrer do tempo, o marketing digital ficou muito mais acessível a qualquer empresa, independentemente de qual seja o seu porte ou setor de atuação. Ele exige o mínimo de investimento se comparado a outras mídias.

Email Marketing Mailchimp

E-mail Marketing

E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos. Analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas. Executamos todo o serviço, criação de conteúdo e layout, disparo do e-mail marketing pela plataforma do Mailchimp ou Mautic.O tempo para cada e-mail marketing em média são de 3 horas técnicas de serviço.Para solicitar o serviço basta entrar em contato com a gente pelo atendimento.

Teste A/B

Relatório detalhado

Agendamento de disparo

Editor Online da Mensagem

Automação de Marketing

Integração com as principais plataformas

Quais estratégias de marketing digital podem ajudar a aumentar as vendas?

Há uma infinidade de táticas utilizadas por profissionais de marketing para cativar o público, gerar engajamento e, consequentemente, aumentar o índice de vendas. A seguir você conhecerá algumas das estratégias mais utilizadas!

Criação de conteúdo (tráfego orgânico)

Uma das premissas do marketing digital é a criação de conteúdo de qualidade e relevante para o público de uma determinada marca. Isso com o objetivo de atrair, educar e conduzir o cliente em potencial pelas etapas do funil de vendas.

Outro motivo pelo qual a criação de conteúdo é considerada a “pedra angular” do marketing digital é que materiais ricos, produzidos com base em palavras-chave relacionadas a interesses e dúvidas dos usuários, contribuem com o posicionamento orgânico da marca nos mecanismos de busca. Isto é, otimizam os canais de comunicação da marca com SEO.

Materiais ricos

Ainda no quesito criação de conteúdo, a produção de materiais ricos é uma das estratégias de maior relevância do marketing digital, pois além de posicionarem melhor a marca nas pesquisas, ajudam a construir um relacionamento positivo com o público. Afinal, consistem em divulgar a marca oferecendo algo significativo e de interessante para os usuários, em vez de agir de forma invasiva como muitas estratégias tradicionais.

E-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta simples se comparada às tecnologias modernas de análise de resultados e gestão de relacionamento com o cliente, usadas em estratégias avançadas de marketing digital. Contudo, ele é considerado um dos principais canais de comunicação com o público, além de oferecer um ótimo retorno sobre o investimento.

Muitas campanhas de marketing digital são baseadas em e-mail marketing, pois ajuda a propagar os conteúdos produzidos de acordo com o interesse das personas e permite que os usuários interajam com a marca de forma simples e intuitiva. Ainda, proporcionam dados relevantes para as análises de resultados.

Presença nas redes sociais

Não é preciso ser especialista para saber que as redes sociais são uma das fontes de informação e entretenimento mais acessadas da atualidade. O fato delas serem muito populares e democráticas permite que empresas, de qualquer porte ou segmento do mercado, se posicionem sem precisar investir quantias significativas, como acontece nas mídias tradicionais (televisão, revistas, jornais etc).

Anúncios pagos

Para alavancar as propostas da empresa e garantir que elas cheguem até os usuários com alto potencial de se tornarem clientes da marca, os anúncios pagos são uma parte fundamental das estratégias de marketing digital. Afinal, alcançam pessoas que já estão certas do que precisam — ou seja, fizeram comparações em relação às soluções e sabem o que precisam.

Os anúncios pagos, como o Google Ads ou o Facebook Ads, são ferramentas ideias para alcançar clientes potenciais no momento da decisão de compra e, é claro, para aumentar o índice de vendas do seu negócio. Vale mencionar, ainda, que eles podem ser direcionados especificamente aos públicos que você deseja, o que também aumenta as chances de conversão.

Anúncios Online

Facebook Ads

A maior rede social da web oferece uma forma simples e eficaz para divulgar seu site seja no Facebook ou Instagram. Tornando essencial para divulgação e relacionamento com seus clientes. Embora possa parecer simples, na realidade exige muita estratégia e técnica para o melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis.
Saiba mais…
Duração do serviço: à partir de 2 horas

Google Ads

Renomeado para Google Ads, é o principal serviço de publicidade do Google e utiliza o sistema de Custo por Clique (CPC). Os anúncios do Google Ads são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google, em sites de pesquisa e de conteúdo no Youtube.
Saiba mais…
Duração do serviço: à partir de 2 horas.

Quais ferramentas de marketing digital para intensificar os resultados?

O marketing digital consiste no conjunto de ações e estratégias realizadas no ambiente virtual, a fim de gerar visibilidade para uma marca e atrair a atenção dos usuários. Sendo assim, quando o assunto é tecnologia, ele não poupa esforços e é exatamente sobre isso que falaremos neste tópico.

Veja, a seguir, algumas das principais ferramentas de marketing digital para intensificar os resultados!

SEMRush

Sua finalidade é realizar análises e diagnósticos de sites, para que os profissionais responsáveis pelas estratégias tenham acesso a dados minuciosos sobre o comportamento dos usuários em relação às ações realizadas no ambiente digital.Dito isso, o SEMRush traz uma grande variedade de dados importantes sobre assuntos relacionados ao SEO, fazendo comparações com o site de uma marca e os sites de seus concorrentes. Com ela, é possível obter informações como:
  • principais páginas que têm links para os sites dos concorrentes (backlinks);
  • posicionamentos dos concorrentes nos resultados pagos e orgânicos para as principais palavras-chave;
  • palavras-chave que os concorrentes utilizam;
  • qual é o histórico do volume de buscas orgânicas do site de sua marca e de seus concorrentes.
semrush

Google Analytics

Certamente, você já ouviu falar dessa ferramenta, já que ela é uma das bases do marketing digital. De forma simplificada, o Google Analytics é um recurso gratuito que apresenta relatórios e métricas indispensáveis a respeito do seu blog ou site. Ele permite análises detalhadas sobre quais estratégias funcionam e quais precisam de ajustes, quais canais de comunicação geram um ROI mais significativo, entre muitos outros dados relevantes sobre o desempenho de suas mídias digitais.

google analytics

Google Search Console

Outra ferramenta de marketing digital do Google que ajuda a monitorar a performance das campanhas e a posicionar melhor o seu site nos resultados de buscas dos usuários. Uma das vantagens é que ele não exige que o site seja inscrito no Google Search Console para que seja indexado nos mecanismos de pesquisa. Entretanto, realizar a inscrição facilita o entendimento sobre como os algoritmos leem a sua página, o que é muito útil para melhorar o desempenho do site.

Essa ferramenta traz diversas informações importantes, inclusive, se existem possíveis erros no site que possam afetar os resultados. Portanto, é crucial olhar periodicamente o Search Console para evitar situações que gerem impactos negativos na presença orgânica no Google.

Buffer

Sua principal função é ajudar na gestão das redes sociais e isso é indispensável em uma estratégia de marketing digital. No Buffer, é possível programar postagens para serem publicadas nos melhores horários, de acordo com o perfil do público-alvo, o que é muito útil para poupar tempo da equipe envolvida no gerenciamento dos canais sociais.

Outra funcionalidade interessante é que ela oferece um recurso destinado a gerar relatórios sobre o desempenho das estratégias, fornecendo dados sobre a interação dos usuários, como número de comentários, curtidas, compartilhamentos, retweets e menções, tudo em único ambiente.

Slack

Ideal para otimizar a comunicação entre os profissionais de marketing, o Slack oferece uma vasta gama de recursos para gestão de equipes e desenvolvimento de projetos. Suas aplicações não se limitam apenas ao marketing digital e podem proporcionar vantagens para as mais diversas necessidades da empresa.

Mautic

Automação de Marketing | Mautic

O Mautic é uma plataforma de automação de marketing digital, que pode ser utilizada para disparo de e-mails, sms, notificações web, mobile e monitoramento de redes sociais.

A ferramenta open source (código aberto) hoje em dia, é uma das soluções mais utilizadas. Utilizado para capturar novos leads.

A Link Nacional faz todo o serviço de instalação da ferramenta, criação de campanhas e mensuração de resultados. Também oferecemos treinamento para a utilização do Mautic.

Quer saber como funciona esse poderosa ferramenta de automação de marketing? Clique no botão abaixo e veja como uma automação de marketing pode contribuir para o seu negócio.

Quais são os erros mais comuns de marketing digital que devem ser evitados?

Agora que você já conhece algumas das estratégias e ferramentas mais utilizadas no marketing digital, mostraremos uma série de erros que devem ser evitados para que suas campanhas não apresentem resultados insatisfatórios.

Não produzir conteúdo

Como você pôde entender até aqui, a produção de conteúdo é um dos fundamentos do marketing digital. Ignorar essa tática é simplesmente o mesmo que inviabilizar toda a estrutura de suas campanhas. Na verdade, não há como elaborar ações de marketing digital sem produzir materiais ricos e trazer informações úteis para o público de sua marca, já que a geração de leads está diretamente ligada a esse fator.

Afinal, conteúdo é:

  • relevante porque gera links e otimiza o site para os mecanismos de busca;
  • munição para os usuários das mídias sociais;
  • uma ferramenta fundamental para que a marca se torne referência no mercado;
  • material para “trocar” por dados de seus clientes potenciais;
  • um mecanismo utilizado para conduzir o cliente potencial por cada etapa do funil de vendas.
erros comuns

Não gerar leads

Muitas empresas pecam nesse sentido, pois apesar de criarem um bom site, conteúdo rico e informativo, páginas nas redes sociais e, até mesmo, investirem em links patrocinados e otimização em SEO, ignoram a geração de leads. Sem eles, nenhum dos esforços citados terá validade e o site não será capaz de gerar oportunidades de negócio.

O comportamento de consumo mudou, assim como o tradicional ciclo de vendas. Isso significa que não é mais o vendedor que controla o processo de vendas, mas sim o cliente, devido principalmente ao fato de que há uma quantidade massiva de informações disponíveis na internet.

O que queremos dizer é que o consumidor moderno estuda melhor as suas opções e, sem gerar leads, a empresa não obtém dados cruciais para segmentar suas estratégias de marketing digital e, dessa forma, estabelecer um relacionamento promissor com as oportunidades.

Não ter grandes ofertas e landing pages otimizadas

Seja por falta de experiência, seja por não enxergar o potencial dessa ferramenta, muitas marcas não investem em landing pages e acabam por perder vendas para a concorrência. Não basta inserir um botão “Fale Conosco” e esperar que isso gere resultados do dia para a noite.

A questão é que os usuários só entrarão em contato se notarem que a marca pode solucionar seus problemas ou que o produto oferecido é realmente o que eles precisam. Sendo assim, as ofertas precisam ter relevância para os desafios que seus consumidores potenciais enfrentam.

Listas de e-mails compradas

Durante muito tempo, principalmente quando a internet dava seus primeiros passos, não eram poucas as empresas que investiam em listas de e-mail compradas. Essa prática, além de ser invasiva porque é baseada em enviar propostas comerciais a pessoas que não demonstraram qualquer interesse pela marca, é ineficiente e não gera um retorno positivo sobre o investimento.Na verdade, listas de e-mail compradas sequer podem ser consideradas como uma ferramenta que integra o universo do marketing digital, pois não fornecem dados relevantes acerca do público-alvo do negócio. Além de ter uma taxa de rejeição muito alta, o que é bastante prejudicial para o SEO e para a imagem da empresa.

Não mensurar os resultados com as métricas certas

Há quem se impressione quando uma página tem um número relativamente alto de seguidores ou quando uma postagem recebe muitas curtidas e interações. Contudo, isso não é o suficiente para saber se a estratégia gera impactos significativos no que realmente importa: vender mais. Sendo assim, um erro comumente cometido no marketing digital é não utilizar as métricas corretas para mensurar os resultados das ações e das campanhas nos canais de comunicação da empresa.

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Quais as tendências mais fortes de marketing digital para 2021?

Para finalizarmos, agora que você já tem um entendimento muito mais abrangente sobre marketing digital, mostraremos algumas das tendências mais promissoras do setor para 2021.

Inteligência artificial

A tecnologia, que já é aplicada em chatbots, se tornará cada vez mais presente na análise de comportamentos e geração de dados relevantes para estratégias focadas no âmbito digital;

Personalização da experiência

As redes sociais têm focado em promover anúncios segmentados com base na experiência dos usuários, isto é, apenas os assuntos que tenham realmente relevância devem chegar até os potenciais clientes;

Expansão da busca virtual

Um recurso muito frequente em mecanismos de busca, permite que o usuário possa realizar pesquisas a partir de imagens ou até mesmo printscreens;

Conteúdo em áudio

Esse é um elemento que ganha espaço entre os usuários e popularidade no marketing digital. Pesquisas por voz, podcasts e outros recursos de áudio chegam com tudo e a tendência é que façam parte do novo comportamento de consumo;

Análise do sentimento

Mais uma vez a inteligência artificial se mostra como uma aliada do marketing digital. Ao combinar machine learning e processamento de linguagem natural (PLN), sistemas inovadores são capazes de atribuir pontuações de sentimentos a reações e frases de usuários na internet.

Conclusão

Como você pôde conferir, o marketing digital é bastante amplo e democrático. Suas ferramentas e estratégias atendem aos mais diversos perfis empresariais, de modo que qualquer marca pode melhorar a sua presença no ambiente virtual sem demandar investimentos exorbitantes, como acontece nas mídias tradicionais.

As informações abordadas foram úteis para a sua estratégia? Então, entre em contato com a equipe de especialistas da Link Nacional e faça um planejamento de marketing digital de sua empresa!