Link Nacional

O que é KPI e quais os indicadores de KPI são importantes?

por | Atualizado em 8 de julho de 2021 | Notícias

Acompanhar os resultados das ações estratégicas para verificar o que está funcionando bem e o que precisa ser aperfeiçoado com certeza é uma das chaves do sucesso de várias empresas. Afinal, se você gerar lucro, mas não souber de onde ele está vindo, não dá para saber onde investir, certo? Neste post, vamos explicar o que é KPI (Indicadores-chave de Performance) e porque ele é essencial para medir os resultados da sua empresa e amparar as tomadas de decisão.

Os KPIs ajudam a medir as métricas que mais importam para o seu negócio, para que você possa continuar crescendo. Por meio de números, é possível saber, por exemplo, se sua campanha de marketing tem boa performance e se seus investimentos estão valendo a pena.

O que é KPI?

De forma geral, os KPIs fornecem dados que ajudam na tomada de decisões. De finanças e RH a marketing e vendas, os indicadores de desempenho auxiliam todas as áreas da empresa a avançar no nível estratégico. Por isso, um bom KPI deve ser objetivo, mensurável (possível de ser expressado em números e dados) e de fácil compreensão.

Continue lendo

KPI

Frequentemente o KPI é confundido com métricas, mas há diferenças essenciais entre esses conceitos. As métricas são consideradas informações cruas como as encontradas no Google Analitycs sobre quantidade de visitantes em uma página, por exemplo. Já o KPI é um indicador elaborado a partir das métricas para embasar o desempenho de uma ação com foco estratégico. De todo modo, métricas e KPIs caminham lado a lado e a forma de lidar com esses dados vai depender da estratégia dos seus negócios.

Qual o significado de KPI?

A sigla KPI vem de Key Performance Indicator, que significa indicadores-chave de performance em português. Há diversos tipos de KPI que podem ser aplicados para vários fins. No contexto de uma empresa, por exemplo, usar indicadores-chave de performance é essencial para medir o desempenho de ações e analisar se os resultados atingiram o que era pretendido pela instituição.

Quais os principais exemplos de KPI?

Para definir os KPIs que mais fazem sentido ao seu negócio, é fundamental que você considere o impacto deles no seu projeto e o que você pretende medir. Compilamos alguns bons exemplos para te guiar:
  • Indicadores estratégicos: Esse modelo analisa previamente o ambiente interno e externo da empresa e considera objetivos de médio e longo prazo. Índices como percentual de lucratividade, crescimento mensal e taxas de conversões são alguns dos KPIs estratégicos.
  • Indicadores de produtividade: Estão ligados à gestão dos processos. Os principais exemplos desse tipo de KPI são os índices de capacidade de produção e custo por lead (CPL).
  • Indicadores de capacidade: Medem o potencial produtivo da empresa em geral considerando a atuação dos colaboradores. Alguns exemplos de KPI são a quantidade de itens produzidos por hora ou dia, total de atendimentos no mês e quantidade de envio de correspondências ou e-mails.
  • Indicadores de qualidade: Erros ou imprevistos são tratados por esse tipo de indicador que pretende medir a qualidade dos processos. A quantidade de produtos devolvidos e entregas não realizadas ou atrasadas são exemplos de KPI de qualidade.
KPI

Como utilizar os KPIs no marketing digital?

Agora que você sabe o que é KPI, já notou que ter indicadores de desempenho na sua estratégia de marketing digital é essencial para obter sucesso. Os KPIs desse contexto podem ser definidos para diversos fins como reconhecimento da marca, geração de leads, crescimento de vendas ou otimização SEO. Os dados dos KPIs podem vir de redes sociais, ferramentas de monitoramento como Google Analytics e AdWords ou até mesmo da equipe de vendas.

Graças às novas tecnologias, hoje é possível saber exatamente de onde seus clientes estão vindo, qual o custo médio por lead, quanto custa uma conversão em vendas e quais os esforços do seu plano de marketing funciona melhor.

Quais os KPIs são importantes para uma loja virtual?

Existem muitos KPIs para serem monitorados quando falamos em lojas virtuais, mas quais valem mais a pena acompanhar? Separamos alguns:

  • Quantidade de carrinhos abandonados: Muitas pessoas navegam pelo seu e-commerce, escolhem um produto e não efetivam a compra? Saber essa taxa de conversão é essencial para que você elabore uma estratégia para que os clientes não desistam da compra.
  • Ticket médio: Qual o valor médio das compras realizadas na sua loja? Sabendo essa informação, você vai conseguir mensurar o faturamento médio por consumidor.
  • Custo de aquisição de cliente (CAC): Quanto você investiu para obter um novo cliente? Para calcular esse valor, some o capital aplicado no marketing e divida pelo total de consumidores obtidos na semana, mês ou ano.
  • Retorno sobre investimento (ROI): Qual retorno você está tendo sobre o investimento que realizou na sua loja virtual? Para saber a resposta, subtraia o ganho obtido pelo valor do investimento e dívida pelo investimento. Em seguida, multiplique o resultado por 100.
Vendas Online
Análise de dados

Quais os KPIs de vendas são importantes para serem analisados?

Em relação a vendas, separamos os indicadores que mais valem a pena acompanhar:
  • Taxa de conversão em vendas: Quantos potenciais consumidores você conseguiu converter em compradores? Saber essa taxa de conversão vai te ajudar a melhorar estratégias de vendas e tomar decisões assertivas.
  • Crescimento das vendas: Quanto as suas vendas cresceram? O que deve ser mantido ou reavaliado na sua estratégia é o foco desse indicador.
  • Tempo de vida do cliente: No tempo em que o cliente se relacionou com a sua marca, quanto ele comprou? Para saber, multiplique o valor do ticket médio pelo tempo que o consumidor foi efetivamente um comprador ou usuário de um serviço.
  • Duração do ciclo de vendas: Quanto tempo leva entre a oportunidade de negócios e o fechamento da venda? Analise esse indicador para conseguir reduzir esse tempo para vender mais.
Análise de vendas

Quais as diferenças entre KPI e OKR?

Você já sabe o que é KPI, certo? Mas e OKR, você já ouviu falar? A sigla vem de Objectives and Key Results que em português significa objetivos e resultados-chave. São métricas voltadas para a equipe e os colaboradores da empresa com etapas definidas que devem ser executadas até atingir um objetivo.

Assim, OKR foca em metas que serão alcançadas e como isso será possível. Essas metas são definidas previamente e funcionam como um direcionamento para cada colaborador. Já os KPIs medem a performance dos indicadores-chave e, enquanto o OKR mira em um objetivo futuro, KPI analisa o que foi ou está sendo feito.

KPI e OKR

Como aumentar a performance do seu site de vendas?

O uso de KPI, ao contrário de métricas tradicionais, ajudam a mensurar com mais assertividade todos os pontos estratégicos relacionados ao seu negócio. A Link Nacional possui soluções de otimização SEO, análise de dados e escolha de KPIs para melhorar a performance do seu site e aumentar suas vendas. Entre em contato para saber quais são as melhores soluções para o seu negócio.

Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens