Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Criar Site
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Hospedagem de site grátis

Clique aqui e garanta a sua

Você está preparado para o home office?

por | Atualizado em 31 de março de 2020 | Notícias

Trabalhar em casa parece um sonho, entretanto, muitas vezes a teoria é bem diferente da realidade. Como tudo na vida trabalhar em casa não seria diferente, tem suas vantagens e desvantagens. Muitas coisas irão surgim, na qual você nem tinha previsto, como por exemplo: regras básicas de negócio e o impacto que terá em sua qualidade de vida e trabalho. Preparar e planejar o seu tempo é crucial para obter o melhor resultado do home office.

Trabalhar de casa: freelas x trabalho remoto

Antes de falar sobre o assunto, vamos entender a diferença entre ser um freelancer e ter um trabalho remoto. Freelancers são pessoas autônomas e normalmente trabalham remoto, de sua casa, coworkings, enquanto viajam ou provavelmente até dentro da própria empresa na qual foi contratado.

Trabalho remoto podem ser freelances ou até mesmo trabalham por período integral ou meio período para empresas. Nesse post iremos falar sobre trabalho de freelances ou trabalho remoto (home office)

Como criar um home office dentro de casa?

Quando o trabalho é dentro de casa, é muito importante separar a vida do trabalho. Ter um espaço dentro de casa para o seu trabalho é ótimo e ajuda você encarar que está dentro de um escritório. Se você tiver sorte em ter um espaço vazio para criar esse ambiente, esse processo será muito mais simples para você. Mas, se vive em um espaço pequeno e mora com outras pessoas, talvez seja necessário você encontrar um espaço que seja apenas para o seu trabalho.

Outra dica muito importante para o home office é vista-se como se fosse trabalhar, crie rotinas e horários para iniciar o seu trabalho dentro de casa.

Planos para Site Pronto

Conheça os planos disponíveis para criação de site. Entregamos um site pronto em até 5 dias úteis.

O que é necessário para um home office?

O quanto você precisa dentro do seu home office depende muito do tipo de trabalho que irá executar. Por exemplo: se for um redator é possível ter um espaço minimalístico para atender sua demanda. Mas no geral, você irá precisar dos seguintes itens:

  • Mesa e Cadeira: No início é possível trabalhar da cama ou sofá, mas isso não será suficiente para o seu corpo. Será necessário uma mesa e uma cadeira ergométrica para melhorar o seu foco no trabalho, rendimento e reduzir os danos em seu corpo.
  • Computador: Se for necessário sair do home office leve em consideração ter um notebook ao invés de um PC de mesa. Um item muito prático e útil é um segundo monitor isso ajudará no seu trabalho em casa.
  • Luz: Tenha em mente que a luminosidade deixará seu trabalho mais fácil, evitar dor de cabeça e seus olhos irão agradecer.
  • Telefone: Leve em consideração ter uma linha fixa pois a chamada é mais limpa. Uma dica é utilizar um sistema VOIP, no qual é possível levar o número fixo junto com você com facilidade.
  • Filtro de linha: Parece um item simples mas de uma necessidade gigantesca, ele facilita e garante tomada para os esquipamentos que serão necessários ligar na energia elétrica.
  • Caneta e papel: Parece retrô, mas a caneta e papel são as melhores formas para anotar um recado ou deixar aquela ideia fixada em um local.
  • Temperatura: Tente estar em um local confortável, seja com um aquecedor, ventilador ou ar condicionado.
  • Itens de conforto: Evite ter que sair do seu local de trabalho para buscar itens essenciais para o seu bem estar tais como: um lixinho, lenços de papel, fones de ouvido e água ao alcance do braço .

Itens não essenciais, mas que vão equipar o seu home office também é bacana:

  • Impressora: Apesar de tudo ser digital, ter uma impressa, scanner ou copiadora pode ser muito útil dentro do seu home office.
  • Post Its: Anotações rápidas e lembretes com “post its” pra mim são infalíveis para evitar um esquecimento de itens importantes.
  • Estante e armários: Na hora de organizar a papelada ou suas referências bibliográficas sempre são úteis.

Ter um espaço de trabalho organizado facilita e evita saídas no meio do horário do serviço para executar ações básicas dentro de um escritório.

Qual o sentimento de se fazer home office?

Trabalhar em casa exige muito foco, disciplina e autocuidado. Ser responsável por planejar o seu próprio tempo é uma tarefa muito difícil.

No início o silêncio dentro de casa é um alívio, mas aos poucos irá sentir falta do calor humano e isso pode lhe trazer um problema muito sério, a solidão.

Tente planejar períodos de folga, e nesse período saia de casa, tente encontrar as pessoas, se isso não for possível, como em caso de pandemia, tente se comunicar com pessoas online. Não é o ideal uma interação online, mas provavelmente isso pode te dar uma sensação de não estar tão isolado.

Como descansar se o trabalho está dentro de casa?

Muitas pessoas acreditam que trabalhar em casa a jornada de trabalho será reduzida. Para evitar o workaholic ou jornadas extensas dentro do home office, mantenha as coisas pessoais fora do espaço de trabalho. Ao final do dia no home office, desligue seu computador, desative seu telefone comercial, como se estivesse fechando um escritório de verdade.

Como administrar o negócio dentro de casa?

Quando se é autônomo ou freelancer, há muito o que cuidar sozinho, além da carga de trabalho regular. O autônomo não possui departamentos como de cobrança, área de TI para auxiliar. Abaixo segue uma lista necessária para manter o serviço de um freelancer (autônomo):

  • Disponibilidade: deixe claro quais horários e dias estará disponível para atender os clientes.
  • Comunicação: Facilite a forma como os clientes poderão entrar em contato contigo, evitar ter apenas uma única opção.
  • Seguro: Se previna contra incidentes ou imprevistos que podem ocorrer no meio do caminho. Tenha sempre um contrato com os clientes, um seguro em caso de acidente e não se esqueça da previdência social.
  • Despesas e Impostos: Mantenha as contas em dia, tenha uma planilha e anote todas as despesas, pagamentos e recebimentos, deixe o mais transparente possível seus ganhos e suas receitas.

Mantenha uma rotina no home office

Tente evitar acordar e já ir direto para o seu home office. Tente se organizar para ter uma rotina antes de iniciar seu trabalho. Como por exemplo: tomar um bom café, regar as plantas, tomar um banho e se arrumar para um dia de trabalho. Exercitar antes do home office é algo que poderá transformar o seu dia.

O segredo do home office: concentração

Essa parte é mais difícil de um trabalho em casa, mas ainda se não mora sozinho. Seu cérebro irá se cansar rapidamente com distrações frequentes. As notificações de novos emails, rede sociais e WhatsApp podem afetar seu foco e sua energia. Trabalhar em casa precisa de foco!

É muito importante ter um horário de início e de término, trabalhe em casa como se fosse um trabalho tradicional. Ao chegar o horário de inicio, pare tudo que está fazendo e inicie seu home office. Deixe todas as outra obrigações de dentro de casa para serem executadas após o seu expediente.

Trabalhos administrativos são intermináveis, não se ocupe todo o dia apenas com eles, determine um certo tempo para executar esse tipo de trabalho, consequentemente, isso irá evitar atrasos em seus projetos.

Home office e estilo de vida saudável

Trabalhar em casa não irá lhe trazer uma vida saudável. Cuide da sua saúde e boa forma independente de como é o seu ritmo de trabalho, isso fará que você se sinta melhor.

Durante o período do trabalho, se alimente adequadamente com alimentos que forneçam energia. Isso manterá a sua resistência e o foco no trabalho.

Muitos amigos que trabalham remoto acreditam que uma sessão de caminhada ou treino antes, durante ou depois da jornada de trabalho auxiliam muito na produtividade. O exercício irá lhe auxiliar e lembrar que o trabalho não é a única prioridade da sua vida.

Aplicativos essências para o home office

A utilização de aplicativos para gerenciamento de trabalho remoto é muito importante para manter os projetos em dia.

  • Google Hangout ou Zoom: Ambos aplicativos são excelente para reuniões e treinamento online.
  • Trello: é um espaço compartilhado onde os times podem colaborar, se comunicar e gerenciar informações com segurança.
  • Armazenamento: local para compartilhar e armazenar arquivos na nuvem.
  • WhatsApp: o comunicador é muito prático para trocar informações rapidamente.
  • Contas de E-mail Profissional: ter um endereço de email próprio irá personalizar o seu negócio.
  • Pagamento online: facilite os pagamentos para os seus clientes através de cartão de crédito, débito, visa checkout, master pass ou boleto direto por link de pagamento.

Trabalhar em casa possui vários benefícios, mas disciplina é fundamental para o sucesso do seu negócio.

0 0 vote
Vote no Artigo

Comentários

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Criar um site para restaurante: confira algumas dicas!

Criar um site para restaurante: confira algumas dicas!

As medidas de isolamento social desencadeadas pela pandemia do novo Coronavírus destacaram a importância de ter um endereço na web, principalmente nos setores de culinária e alimentação. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que não há como criar um site para...

ler mais
Como criar um botão de doação do PagSeguro

Como criar um botão de doação do PagSeguro

Atualmente, muitas entidades assistenciais e do terceiro setor estão em busca de soluções de pagamento para receber doações, seja para integrar no seu site ou para enviar links de pagamento para seus doadores. Uma solução rápida e de fácil implementação é o botão de...

ler mais
Saiba como aumentar o tráfego orgânico do seu site

Saiba como aumentar o tráfego orgânico do seu site

Qual é o segredo dos sites, blogs e lojas virtuais mais famosas da internet? É que eles sabem — e muito bem — como aumentar o tráfego orgânico do seu site! Embora os anúncios patrocinados sejam muito eficientes, os acessos orgânicos, aqueles que chegam espontaneamente...

ler mais
Afinal, o que é preciso para criar um site?

Afinal, o que é preciso para criar um site?

Já foi o tempo em que o desenvolvimento de páginas na web exigia que profissionais experientes se debruçassem sobre códigos por horas a fio. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet tem tudo o que é preciso para criar um site, mesmo que não conte com nenhum...

ler mais
Link de pagamento: venda online pelas redes sociais e WhatsApp

Link de pagamento: venda online pelas redes sociais e WhatsApp

Saiba como o link de pagamento pode ser uma importante ferramenta para alavancar as suas vendas pela internet. Sem a necessidade de loja virtual ou maquininha de cartão. O comércio eletrônico a cada dia aumenta a sua abrangência na sociedade, não só como uma forma de...

ler mais
0
Escrever um comentário ou uma dúvida.x
()
x

Compartilhar

Compartilhe com sua rede.

WhatsApp chat