Link Nacional

10 tendências de tecnologia para 2021

por | Atualizado em 3 de agosto de 2021 | Notícias

Para além da tão sonhada vacina contra a Covid-19, são muitas as novidades esperadas para 2021, principalmente quando se trata de tecnologia. São dezenas de tendências que prometem tornar o nosso dia a dia mais ágil e seguro. Confira 10 tendências de tecnologia para 2021 que a equipe da Link Nacional separou para você:

1. Cibersegurança

O mercado de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus se reconfigurou e trouxe alguns modelos de atuação que vieram para ficar. Quer um bom exemplo? O home office, que deixou mais exposto o conteúdo das empresas e, com isso, a necessidade de se investir em segurança de dados.

Continue lendo

Tecnologia 2021
Mas a segurança de rede limitada não se restringe a funcionários descuidados, práticas de senha inadequadas ou a navegação em sites e aplicativos não autorizados ou pouco seguros. Cibersegurança tem uma dimensão muito mais complexa e em 2021 podemos esperar investimentos e atualizações bilionárias nessa área.

Além de um home office menos vulnerável, governo e instituições financeiras estão investindo maciçamente em Cibersegurança na tentativa de minimizar fugas de dados importantíssimos, inclusive no quesito segurança nacional.

2. Realidade virtual e realidade aumentada

Esse tema é mais antiguinho do que se imagina. Se você viu os óculos em 3D estrearem nas décadas de 80 e 90, então é um dos precursores do que seria alguma realidade virtual. Mas a que hoje conhecemos é uma tecnologia avançada e que opera, basicamente, entre o usuário e o computador.

As interações da realidade virtual acompanham um ambiente 3D pensado para ser o mais próximo possível da realidade do utilizador. Efeitos visuais, sonoros e táteis são sentidos com o uso de capacete, óculos ou luvas.

Já a realidade aumentada faz a conexão entre um ambiente virtual e o físico com a ajuda de objetos virtuais especialmente criados por computador, e a sua tecnologia funciona em tempo real.

A importância dessa tecnologia é tamanha que, em 2020, esse mercado faturou US $100 bilhões. Inclusive, 2021 prepara experiências mais imersivas para o consumidor.

Cloud serviços

3. Serviços em Cloud

Os provedores de plataformas (PaaS), infraestrutura (IaaS) ou softwares (SaaS) permitem que os usuários acessem os serviços em nuvens, certo? Basta um computador e uma conexão de rede com internet para utilizadores comuns ou programadores e webmasters mais experientes se esbaldarem.

Depois de um 2020 profícuo, com investimentos nos serviços de nuvem pública na ordem de US $257,5 bilhões, a revolução das clouds promete nada mais, nada menos do que 18,4% em 2021. Em números, isso significa, exponencialmente, muito mais do que o investimento no item anterior: US $304,9 bilhões.

4. Internet das coisas (IoT)

Esse tema é o mais procurado não à toa. Afinal, muitas das nossas ações circunscritas no ambiente doméstico estão amplamente vinculadas à internet das coisas. São dispositivos de formatos e proporções dos mais diversos tipos e funções, como eletrodomésticos, sistemas de segurança, entretenimento/jogos e até bonecas.

Diante do seu protagonismo, que ganhou ainda mais visibilidade com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, os gurus da tecnologia preveem uma ascensão ainda maior, sobretudo nos próximos três anos.

Só para se ter uma ideia, a previsão é que em 2021 cerca de 25 bilhões de “coisas” estejam conectadas mundão afora, de acordo com pesquisa realizada pelo “Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023”.

5. Redes de dados 5G

Embora o Brasil ainda esteja numa significativa desvantagem em relação a muitos outros países nesse quesito, a tecnologia 5G veio para ficar e, claro, mudar as nossas vidas para sempre.

Essa irreversibilidade da quinta geração deve-se, sobretudo, ao alcance da sua conexão e às funções a perder de vista. Com velocidade de 1Gbps e até 10Gbps, e segurança ampliada, olha só o que nos espera:

  • Chamadas de voz, serviço de mensagem SMS, transmissão de fotos e vídeos em tempo real;
  • Acesso a serviços de streaming, geolocalização e mapas;
  • Mensagens de e-mail grandes;
  • Mais capacidade para videoconferências;
  • Suporte para aplicativos móveis, jogos 3D;
  • Jogos de vídeo de alta definição;
  • Streaming de TV e TV móvel;
  • Realidade aumentada e realidade virtual;
  • Internet das coisas: conexão da internet com objetos do cotidiano (eletrodomésticos, veículos, prédios, robôs, máquinas operadoras).

Fonte: Agência Senado

Online 5g

6. Biotecnologia

Tecnologia inteligente não se restringe ao uso doméstico ou pessoal. O desenvolvimento em pesquisas científicas e medicamentos também acompanha a alta demanda e as tendências de investimento nas principais economias do mundo.

A biotecnologia vem para desmistificar de vez quaisquer entendimentos obtusos em torno dos riscos de tecnologias especialmente voltadas à medicina. A integração de dispositivos nessa área tem permitido abordagens e diagnósticos mais precisos, aparelhos mais avançados e medicamentos mais eficazes.

Essa área promete realmente ser uma das tendências de tecnologia para 2021!

Biotecnologia
Analytics data

7. Data e analytics

Nunca utilizamos tanto os computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Imagine só a amplitude de armazenamento e de análise de dados que se faz necessária nessa altura do campeonato?

Com esse volume todo, é preciso investimento em operação para que o processamento seja cada vez mais rápido, eficiente e responsável. Por isso, em 2021, podemos esperar uma simbiose maior entre data analytics e inteligência artificial: novas arquiteturas de chips, novos algoritmos e soluções mais escaláveis.

O resultado? Soluções mais escaláveis e maior impacto nos negócios.

8. Computação de borda

Já ouviu falar em computação de borda? Se a resposta for não, fica a dica: busque se informar porque essa tendência veio para ficar.

Mais conhecida como edge computing, essa tecnologia torna cada vez menor a distância entre as demandas corporativas e o local de produção dos seus dados (onde as decisões das empresas são tomadas).

Essa aproximação permite então que os dados sejam trabalhados e processados coladinhos na fonte, de forma ainda eficiente e reduzindo significativamente o consumo de internet. Assim, uma das tendências de tecnologia para 2021 é um investimento na gestão dessa tecnologia, diminuindo a sua complexidade, custo e risco adicionais.

9. Blockchain

Esse termo tem tudo a ver com finanças, e a sua tecnologia funciona como se fosse o livro contábil da empresa para registro de transações de moeda virtual, popularmente conhecida como Bitcoin.

Um cenário de desenvolvimento como esse sugere que as empresas que lidam concretamente com Bitcoin incrementem a sua transformação digital e acelerem as mudanças necessárias, tais como segurança e eficiência no processamento de dados.

Imagine só a importância desse registro fiscal quando se considera todo o vai e vem virtual de Bitcoin, e, com isso, do nível de segurança a ser praticado. Por isso, para 2021, prevê-se um brutal crescimento do mercado global de Blockchain.

Block Chain

10. Hiper Automação

Como o próprio nome sugere, dá autonomia a algumas tecnologias no nosso dia a dia. Em outras palavras: trazer os robôs para a nossa vida cotidiana.

Quando a automação ganha status de hiper é porque o nível de evolução tecnológica é maior do que se previa. Com ela, agrega-se à inteligência artificial processos operacionalizados por robôs.

A transformação digital das empresas abriu caminho para o que hoje chamam de RAAS (Robot as a Service), que permite a robotização das atividades de ponta a ponta, unindo diversas funcionalidades de aprendizado de máquina, automação e o tal de software empacotado.

Para 2021, podemos esperar procedimentos ainda mais automatizados e robôs ainda mais integrados às empresas, fábricas e, inclusive, varejo – com a IA, são inúmeras as marcas que já aderiram a um sistema de compras online interativo, mas cada vez mais personalizado.

Conclusão

Talvez nem nos sonhos mais remotos de Steven Spielberg a velocidade com que hoje as mudanças na nossa vida cotidiana estão acontecendo se configuraria dessa maneira. Roteiro nenhum daria conta de tantos avanços e experiências.

Para cada ano, uma tendência que se sobrepõe à anterior de tal maneira que o obsoletismo das máquinas e das tecnologias torna-se uma realidade premente. Por isso, adaptar-se às tendências é um grande desafio, mas um movimento necessário nos dias de hoje. Fique atento!

Nós temos a solução!
Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 2 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens