Mautic: automação de marketing gratuita

Guia completo do Mautic para você gerenciar as suas campanhas de marketing, gerar leads e aumentar as conversões de venda.

Mautic: automação de marketing gratuita
O que é o Mautic
Painel de controle do Mautic
Empresas
Campanhas
Estágios
Como instalar o Mautic
Calendário
Segmentos
Canais
Relatórios
Como utilizar o Mautic
Contatos
Componentes
Pontos

Automação de marketing 

Conheça o Mautic

Você já ouviu falar em Mautic? Sabe como funciona a automação de marketing? está precisando aumentar as conversões do seu site? Então leia esse guia completo e veja como instalar essa ferramenta, segmentar o seu público e utilizar as campanhas de marketing para aumentar as suas vendas.

Para quem está se familiarizando agora com o termo automação de marketing, ela é responsável por monitorar, identificar, gerir e automatizar envios e interações por meio de e-mail marketing, notificação web, WhatsApp e outras formas de comunicação digital. Ou seja, a maioria dos sites que entramos possui alguma ferramenta de automação de marketing, que monitora o seu comportamento e, de acordo com o seu perfil, te envia alguma comunicação específica com o objetivo de vender algum produto ou serviço.

Mautic

Mas como isso é possível? Por meio de um pequeno elemento de imagem chamado “pixel”, que é inserido nos sites de forma invisível, mas que traz contigo um código de rastreamento capaz de monitorar, simplesmente tudo o que os usuários fazem naquele site. Assim funciona o Google Analytics, e serve para enviar estatísticas em tempo real para os desenvolvedores e administradores dos sites.

O Mautic também parte do mesmo método de rastreamento para oferecer dados e informações para os administradores do site. Dessa forma, eles podem identificar contatos, quais os seus interesses e quais as páginas que ele visitou, por exemplo. Também é possível identificar o estágio que aquele usuário se encontra no funil de vendas e buscar a conversão.

Pixel

O que é pixel e como ele funciona

No mundo digital o comportamento das pessoas é monitorado a todo tempo, seja para identificar tendências de consumo ou aumentar o engajamento com uma marca, por exemplo. Saiba que todo usuário de internet não está livre de ter a sua navegação monitorada por elementos que chamamos de “pixel”, que nada mais é que um código, inserido nos sites, para rastrear e monitorar simplesmente tudo o que você faz no ambiente virtual.

Empresas como o Google e o Facebook desenvolveram pixels de rastreamento para nutrir os seus bancos de dados com informações do maior número de consumidores possível. Dessa forma, essas empresas conseguem um número incrível de informações e podem comercializá-las com outras empresas que estão interessadas em anunciar em uma dessas gigantes da Internet.

Marketing de conteúdo

O que é o Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing, de código aberto (open source) e gratuita. Foi criado em agosto de 2013 por David Hurley com o objetivo de democratizar e igualar o acesso às ferramentas de automação, como ele próprio disse “um software feito pelo povo e para o povo”. Esse é o principal diferencial do Mautic, além de ser uma ferramenta gratuita, ela permite que programadores e desenvolvedores do mundo contribuam para a plataforma e também personalizem os seus projetos de acordo com suas necessidades.

Todo o sucesso da ferramenta de automação de marketing Mautic despertou o interesse de grandes corporações, como a Acquia, que adquiriu a plataforma em 2019 e desde então está investindo e apostando alto nessa plataforma open source que promete desbancar todos os concorrentes. 

É importante frisar que a Acquia manteve os idealizadores do Mautic, David Hurley e Dries Buytaert, no comando do projeto. Dessa forma, o objetivo de se manter como um projeto de código aberto e com colaboração de uma vasta comunidade, continua. É claro que outros produtos como Mautic Clou Pro não são gratuitos, mas também se destinam a outros tipos de clientes que procuram uma ferramenta sem a preocupação de manutenção e gerenciamento do software.

Como instalar o Mautic

Para instalar o Mautic é necessário ter conhecimento em hospedagem de sites, painel de controle cPanel, banco de dados MySQL e gerenciamento de arquivos. Mas se você não está seguro em fazer esse procedimento sozinho, não tem problema, a equipe de especialistas da Link Nacional pode te auxiliar para a execução desse processo.

Os arquivos para o download do Mautic estão disponíveis no site de forma gratuita, basta fazer um cadastro com nome, e-mail, função, empresa e o país. Após o preenchimento do cadastro clique no botão “baixar” e salve o arquivo compactado no seu computador.

O próximo passo é acessar a sua conta de hospedagem e o respectivo painel de controle, que no nosso caso é o Cpanel, e acessar o gerenciador de arquivos. Nele é necessário criar uma pasta específica para o Mautic, que também pode ser acessada por meio de um subdomínio. Faça o upload dos arquivos e descompacte na pasta escolhida. Pronto, agora basta acessar o subdomínio do mautic para iniciar a instalação.

Para iniciar a instalação é necessário acessar www.mautic.seudominio.com.br e você verá a mensagem “ready to start”, clique no botão next step para prosseguir com a instalação.

Primeira etapa:   

Nessa etapa você irá configurar as informações do banco de dados como nome do banco de dados, host, usuário e senha. Lembre-se que antes de preencher esses dados é necessário criar um banco de dados pelo cPanel e guardar as informações que serão utilizadas nessa etapa. 

Configurar as informações do banco de dados
Configurar os dados do administrador do sistema

Segunda etapa:

Essa etapa serve para configurar os dados do administrador do sistema ou usuário administrador. Essas informações serão utilizadas para realizar o login no Mautic após a instalação estiver completa. Os dados a serem preenchidos são: usuário, senha, primeiro nome, sobrenome e endereço de e-mail.

Terceira etapa:

Para finalizar a instalação é necessário configurar as configurações de e-mail como nome de exibição do e-mail, o e-mail da conta de hospedagem que você deseja fazer os envios, selecione enviar o e-mail imediatamente e, por último, configure o serviço de entrega de e-mail.

Configurar as configurações de e-mail

Como fazer login no Mautic

Feito as 3 etapas de configuração da instalação do Mautic o seu sistema já está instalado e pronto para fazer o seu primeiro login. Acesse o endereço www.mautic.seudominio.com.br/login/ e preencha com o nome de usuário e a senha definidos anteriormente.

Como utilizar o Mautic

Agora que o Mautic já está instalado e configurado no seu site, chegou a hora de mostrar as suas incríveis ferramentas e inúmeros recursos embarcados nesse software de código aberto. Claro que antes de começar a falar dessa ferramenta é necessário explicar o que ele faz e qual o seu objetivo dentro de uma campanha de marketing digital.

Para que serve

Como já falamos anteriormente, o Mautic é utilizado como ferramenta de automação de marketing e serve para automatizar processos de envio de e-mail marketing, notificação web, mensagens SMS, WhatsApp e outros tipos de comunicação digital. Esses disparos são baseados em campanhas e formulários que são configurados de acordo com o objetivo comercial de cada site.

Qual o objetivo do Mautic   

O seu principal objetivo é tornar todas essas operações automatizadas de acordo com os gatilhos iniciados pelo próprio usuário. Ou seja, se o usuário preenche um formulário, por exemplo, ele receberá toda uma comunicação, pré-definida, de acordo com os campos que ele preencheu. Isso faz com que as ações de comunicação entre o administrador do site e os usuários se tornem automatizadas, o que poupa tempo, recursos, pessoal e aumenta as conversões em vendas.

Painel de controle do Mautic

A primeira tela que vamos apresentar no Mautic é o seu painel de controle, como o próprio nome diz, é nele que estarão todas as informações gerais do funcionamento do sistema como contatos criados, número de contatos por segmento, contatos por geolocalização, visitantes, e-mail abertos e outros dados que vamos falar mais abaixo.

O painel de controle é responsável por expressar em gráficos todas as estatísticas geradas pelo sistema, ou seja, nele é possível mensurar a eficiência das campanhas, verificar o aumento do número de leads e monitorar o número de contatos por segmento.

Uma das vantagens do painel de controle do Mautic é que você mesmo pode montar o seu painel personalizado, inserindo e excluindo gráficos de acordo com o seu interesse. Para isso, basta ir até o topo da página e clicar na seta ao lado do botão salvar, nele você terá a opção de importar, exportar e adicionar ferramenta. As ferramentas são de diversos tipos, como downloads em tempo real ou atividades recentes e você pode determinar a altura e a largura para se encaixar no layout do painel.

Painel de controle do Mautic

Calendário

O Mautic possui uma forma muito bacana de você acompanhar os eventos disparados, que é o calendário. Nele é possível verificar dia a dia todos os eventos que serão disparados para os contatos como e-mail marketing e notificação web. Também é possível verificar o disparo de gatilhos de mudança de estágio de funil ou mudança de segmento.

Calendário

Contatos

Nessa aba encontramos uma lista com todos os contatos capturados por meio dos formulários do Mautic ou inseridos no sistema em massa. Informações relevantes como nome, e-mail, localização, estágio do funil, pontos, última atividade e o ID estão listados de forma simples e fácil de localizar. 

Também é possível adicionar um contato manualmente por meio do botão “adicionar rapidamente”, basta colocar as informações de contato e clicar no botão salvar. Para fazer o cadastro completo de um contato você precisa clicar no botão “novo” e será direcionado para uma página com diversos campos a serem preenchidos sobre essa pessoa. Para incluir contatos em massa é possível importar uma lista de contatos em uma lista em formato CSV.

Contatos

Empresas

Também é possível inserir o contato de empresas com informações da companhia como endereço, telefone, site e e-mail. Você também pode preencher informações como número de colaboradores, área de atuação e o responsável pela empresa.

Empresas

Segmentos

A configuração dos segmentos de contato são de vital importância para o bom funcionamento da sua estratégia de marketing digital dentro do Mautic. É por meio deles que você pode filtrar e separar os contatos de acordo com categorias, fases do funil, número de interações com o site, contatos cadastrados ou não e outras formas de segmentação. 

Para ter uma segmentação de sucesso que facilite a criação de campanhas futuramente é necessário estabelecer uma ordenação de segmentos, com um fluxo bem definido e que os contatos se movimentem entre eles. Ou seja, o contato vai ser inserido no segmento 1, por exemplo, mas conforme ele vai passando pelas campanhas de automação ele poderá estar no segmento 6 que correspondem aos clientes. 

A dica é criar segmentos de acordo com a jornada no funil, começar com aquele contato “fantasma” que você tem pouquíssimas informações sobre ele, que está no topo do funil. Com o tempo, tentar conseguir o seu e-mail, telefone e saber mais informações sobre o seu comportamento, assim ele vai passando pelo meio do funil até chegar no segmento de fundo de funil, na qual ele está pronto a se tornar um cliente.

Segmentos

Como segmentar contatos no Mautic

Estabelecido uma estratégia de segmentação é necessário utilizar os filtros disponíveis para separar os contatos entre os segmentos criados. Para isso, é preciso conhecer um pouco dos diversos filtros disponíveis. Um filtro que considero muito interessante e que pode ilustrar o nosso exemplo é o filtro “contagem de url visitada”, que você pode determinar quantas url’s o contato precisa visitar para mudar de segmento, por exemplo.

Outro filtro que é muito útil é o filtro de e-mail, basta configurar ele como vazio para separar os contatos que possuem e-mail cadastrado dos contatos que não possuem. Dessa forma, você já pode destinar campanhas de e-mail marketing para esse segmento que possui e-mail cadastrado.

Você também pode segmentar os contatos de acordo com os pontos que ele possui no sistema, quanto ao estágio no funil de vendas, por geolocalização, por ação em determinado formulário, por etiqueta e outras possibilidades.

Como segmentar contatos no Mautic

Componentes

Os componentes são elementos importantes na montagem de uma estratégia no Mautic, eles são responsáveis por capturar os dados do contato, seja por meio de um formulário ou por meio de um ativo como um e-book, por exemplo. Esses componentes estão presentes nas páginas e posts do site com o objetivo de oferecer um material rico ou uma informação importante em troca dos contatos do usuário como nome, e-mail e telefone.

A partir dessa captura de dados, as campanhas são acionadas e são iniciadas toda a estratégia de automação de marketing por meio de envios de e-mails, notificação web ou mensagens de texto. Nessa fase, a cada ação do usuário podemos definir uma forma de interação com ele afim dele progredir na estratégia do funil de vendas e se tornar um cliente.

Veja abaixo alguns dos elementos que são criados pelo Mautic e como cada um funciona dentro de uma estratégia de automação de marketing.

Componentes

Ativos

Os ativos são arquivos que podem estar alocados na sua conta de hospedagem ou armazenados remotamente em outros servidores ou serviços de cloud, como o Google Drive ou o Dropbox. Esses arquivos sempre oferecem informações úteis e valiosas para os visitantes, por isso são chamados de “material rico”. Como se trata de um material elaborado e com grande cobiça por meio dos visitantes, eles são oferecidos mediante um cadastro normalmente feito por formulário.

Existem diversos formatos e tipos de ativos que podem ser utilizados no Mautic. Um dos preferidos é o famoso e útil e-book, que nada mais é que um livro digital com textos e imagens que abordam mais profundamente um assunto específico.

Mas também podem ser considerados como um ativo um arquivo em PDF; um vídeo disponível para download; um arquivo ou software; imagens em alta qualidade; ou qualquer outro arquivo de qualquer formato que podem ser baixados via download.

Formulários

Os formulários podem ser considerados a peça fundamental do funcionamento do Mautic, além deles serem responsáveis pela captura dos dados dos leads, é por meio deles que as campanhas são ativadas e iniciam todo o processo de automação de marketing.

A partir do momento que um usuário preenche um formulário com os seus dados, o sistema já consegue inseri-lo em um segmento específico, em uma campanha e enviar as comunicações previamente configuradas. Ou seja, esse lead já está pronto para ser trabalhado dentro do Mautic até se tornar um cliente.

Formulários

Como criar um formulário no Mautic

Uma das primeiras coisas a serem feitas no Mautic é a criação de um formulário de captura de contatos. Ele pode ser desde um formulário simples, até um formulário complexo com diversas perguntas e opções de preenchimento. Mas o importante, no início, é criar um formulário simples, com os dados básicos, para que tenha uma alta taxa de captura de leads.

Para criar um novo formulário basta clicar na opção ativos > formulários e clicar no botão “+novo”. A primeira dúvida que aparecerá é se o formulário vai ser destinado a uma campanha específica ou será um formulário autônomo.

Os formulários de campanha são específicos de uma campanha, ou seja, todas as ações após o seu preenchimento vão ser coordenadas com as configurações feitas nessa campanha. Por exemplo, se o usuário preencher o formulário, posso enviar um e-mail de boas vindas ou agradecer o seu cadastro.

Já o formulário autônomo pode ter as suas informações utilizadas por diversas campanhas e normalmente são utilizados para capturas de leads de forma geral. Os contatos adquiridos por ele são filtrados por segmentos e depois destinados para as campanhas de acordo com o seu comportamento ou perfil.

Escolhido o tipo de formulário teremos três abas para preencher:

Como criar um formulário no Mautic
Detalhes:

Nessa aba é necessário preencher o nome do formulário, a descrição, escolher a ação no caso de envio com sucesso e a URL de redirecionamento, que normalmente é uma página de sucesso. 

Campos:

Essa aba do formulário é onde escolhemos quais as informações que vamos capturar do usuário como: nome, e-mail, telefone, endereço e etc. Também é possível fazer perguntas com respostas de múltipla escolha ou verdadeiro e falso, dessa forma você consegue verificar o comportamento ou os gostos de cada pessoa. Uma opção muito utilizada nos formulários é o campo de comentários que no Mautic chama “área de texto”. 

Ações:

Nessa aba vamos definir as ações que serão realizadas ao usuário clicar no botão “enviar” do formulário. É possível definir uma mudança de segmento do contato, enviar um e-mail para o usuário, baixar um ativo e outras opções.

Landing pages

A landing page é uma página específica de um site que tem por objetivo de converter visitantes em leads. Nela há elementos atrativos que podem convidar o internauta a saber mais sobre um determinado assunto ou oferecer um material rico por meio de download, por exemplo. Outra característica de uma landing page é o seu visual atrativo, um título convidativo e não pode faltar um formulário gerado por alguma ferramenta de automação de marketing, que no nosso caso, é o Mautic. 

Landing pages

Como criar uma landing page no Mautic

Para criar uma landing page no Mautic é necessário ir até o item do menu componentes > landing pages e depois clicar no botão “+Novo”. Não é necessário criar uma landing page do zero, o Mautic oferece algumas opções de temas que podem te ajudar na hora de definir um layout. É possível criar uma landing page por meio de código puramente, criar do zero a partir de uma página em branco ou optar por um dos temas disponíveis.

Se você for utilizar um formulário de captura de leads na sua landing page é importante criá-lo anteriormente e depois inserir na sua página. Também não esqueça de inserir a logo da sua empresa, uma descrição e uma imagem chamativa. A dica é ser bem claro no que você pretende com essa landing page, ter apenas um botão de conversão e ter uma comunicação clara e direta com o seu visitante.

Veja na imagem abaixo as opções de tema que o Mautic disponibiliza para a criação de sua landing page:

Opções de do Mautic para criar sua landing page

As ferramentas de edição da landing page funcionam em um esquema de blocos, na qual você pode inserir ou editar primeiro o header, depois o conteúdo e no final o footer. Elementos como texto, imagem, botão, compartilhar nas redes sociais podem ser facilmente inseridos clicando e arrastando. Depois de inseridos é possível editar esses blocos e personalizar de acordo com a sua temática.

Não esqueça de inserir o seu formulário na landing page, é possível fazer a inserção por meio do ícone “insert token”.

Campanhas

As campanhas são as responsáveis em fazer funcionar toda a estratégia de automação de marketing que você criou para o seu site. É nela que os formulários criados, a landing pags, o e-mail marketing  e outros convertem para um objetivo comum, que é a conversão de leads em clientes. Você pode criar diversas campanhas no Mautic e definir um objetivo diferente para cada ela. A nossa dica é utilizar uma campanha específica para cada segmento criado e também campanhas específicas para formulários e landing pages. 

Dessa forma, você poderá gerenciar independentemente as ações de cada momento desses de captura de leads, também vai facilitar a identificação de qual fase do funil de vendas ele se encontra e terá um funcionamento mais simples e direto, sem emaranhados de ações que mais confundem do que convertem.

Campanhas

Como criar uma campanha de automação de marketing no Mautic

Para criar uma campanha é necessário já ter passado por algumas fases, como a segmentação dos contatos, a criação de formulários e a criação de e-mail, que explicaremos mais abaixo. Como a campanha será o gatilho de disparo de todo esse funcionamento do Mautic, provavelmente será a última a ser criada e necessita de que todos os elementos que você for utilizar já estejam criados. 

Uma nova campanha pode ser criada indo até o menu e clicando no item campanhas e depois no botão “+novo”.  Uma tela para o preenchimento das informações básicas da campanha se abrirá. Você precisa preencher o nome da campanha, a descrição, a categoria e se ela será publicada ou não. Feito essa parte vamos para a parte mais importante que é o construtor de campanhas. 

Clique no botão “abrir construtor de campanha” e aparecerá a tela para você definir os passos da sua campanha.

Criar uma campanha de automação de marketing no Mautic

1º passo:

Escolha a fonte de contato de sua campanha, escolha se será um segmento de contato ou um formulário de campanha. Nessa etapa você pode definir mais de um segmento de contato para participar dessa campanha.

2º passo:

Defina se a campanha vai ser iniciada por uma decisão, ação ou uma condição. Dependendo da sua escolha a campanha, pode ter um gatilho direto, no caso de uma ação ou decisão ou um gatilho condicionante, quando depende de alguma ação para funcionar. Vamos explicar melhor como isso funciona abaixo:

Mautic: decisão, ação, condição

Decisão

A decisão é definida ou configurada de acordo com alguma ação tomada pelo contato no Mautic. Por exemplo: se um contato abrir um determinado e-mail você pode atribuir pontos para esse contato ou mudá-lo de segmento. Também é possível definir essa decisão quando ele baixa um ativo, envia um formulário ou visita uma página.

Ação 

A ação é algum fato ou algum ato a ser realizado pelo Mautic de imediato. Por exemplo: enviar um e-mail para um contato, mudar de estágio o contato ou alterar o segmento. Todas essas ações podem ser configuradas como e quando vão ocorrer. É possível agendar o disparo de um e-mail marketing com dia e horário específico e também pontuar imediatamente o contato a cada ação realizada.

Condição

Como o próprio nome diz a condição está atrelada a alguma ação por parte do contato ou alguma informação específica que ele colocou nos campos de formulário. Por exemplo: você pode definir que se o contato preencher o campo telefone ele receberá imediatamente uma mensagem de texto oferecendo algum produto ou serviço.

Canais

Os canais são os meios pelos quais você vai se comunicar com o seu contato através do Mautic. Ou seja, toda vez que for enviada uma comunicação para o contato será necessário criar algum canal para que isso aconteça.

Eles podem ser criados por meio de uma mensagem de marketing, por um e-mail, por uma notificação web ou por focus. Não se preocupe em entender esses termos agora, porque vamos explica-los detalhadamente abaixo:

Mensagens de marketing

As mensagens de marketing são utilizadas para enviar qualquer tipo de informação para os contatos, podem ser desde uma sudação, um convite, um cupom de desconto e até mesmo uma promoção. Elas podem ser criadas no formato de e-mail, notificação web ou notificação push para dispositivos móveis. 

Para enviar as mensagens de marketing é necessário que elas estejam no planejamento de suas campanhas e que os gatilhos criados as acionem no momento que você deseja. É possível mensurar as estatísticas geradas pelo envio dessas mensagens de marketing, como quantidade de envios, taxa de abertura e etc.

Canais

E-mail marketing

O e-mail marketing é a forma mais comum de comunicação nas plataformas de automação de marketing. Embora para alguns digam que ele é uma forma de comunicação ultrapassada, devido ao surgimento dos aplicativos de comunicação instantânea, as estatísticas estão aí para comprovar que ele ainda é um meio muito utilizado e eficaz na conversão de leads.

E-mail marketing

Como criar um e-mail marketing no Mautic

Para criar um e-mail marketing basta clicar no botão “+novo” e escolher se o e-mail será destinado para campanhas ou para um segmento em específico. Feito isso, está na hora de elaborar o seu e-mail marketing. Assim como as landing pages, o Mautic dispõe de temas para a criação dos e-mails, você pode escolher o modelo que mais lhe agrada e partir para as configurações. 

É importante preencher todos os campos com cuidado, colocar o nome, o assunto, categoria, idioma, centro de preferências e formulário de desinscrição. Você também pode adicionar as tags UTM do Google Analytics para acompanhar as estatísticas de forma mais precisa. 

Na aba avançado, você precisa preencher o nome do remetente o e-mail, e-mail para respostas e no campo versão em texto simples você pode gerar automaticamente a partir do texto do seu e-mail marketing. 

Escolhido o tema você pode clicar no botão construtor e, assim como na landing page, você terá diversas opções de blocos para clicar e arrastar de acordo com a formatação e o conteúdo do seu e-mail. É possível inserir imagens, fundos coloridos, textos, separadores e colunas. Lembre-se de deixar o seu e-mail marketing mais atraente possível, faça um bom título e coloque sempre um botão para conversões. 

Notificação web

Muitas pessoas não sabem, mas a notificação web são aquelas mensagens e avisos que aparecem na tela do seu computador ou smartphone. Elas são disparadas por ferramentas de automação de marketing e podem vir de algum site que você visitou ou de algum aplicativo que você tem instalado no seu celular. Essas notificações se tornaram uma importante forma de comunicação por ser direta, simples e rápida.

Normalmente você só recebe notificações web de sites que você autorizou quando clicou em aceitar. Dessa forma, você concordou em receber mensagens de marketing deste site. Funciona quase como uma assinatura de newsletter, mas de forma mais fácil e rápida.

Notificação web

Focus

O focus é uma opção muito utilizada pelos desenvolvedores para capturar contatos no site. Normalmente eles aparecem no formato de pop-up e podem ser configurados se apareceram no início da página, ao tentar fechar uma janela ou imediatamente. No seu conteúdo é comum ter mensagens diretas para assinar a newsletter, por exemplo ou algum outro formulário. O diferencial do focus é que ele não precisa estar atrelado a nenhuma campanha e pode aparecer para todos os visitantes do site.

Para criar um focus basta ir até o item do menu canais > focus e clicar no botão “+novo”, preencha as informações básicas como nome, descrição e categoria  e clique no botão construtor. São diversos tipos e formatos de focus que estão disponíveis no Mautic, explicaremos um pouco deles abaixo.

Defina um objetivo

Primeiro você precisa definir um objetivo, se ele vai coletar dados, exibir uma notificação ou enfatizar um link. Depois você pode escolher o estilo que vai ser utilizado: se será uma barra no canto da tela; se será um modal que exibe um pop-up no meio da página; uma notificação no canto inferior da tela; ou uma página cheia.

Para finalizar você pode escolher as cores do focus, tanto do texto, fundo e botão e definir o conteúdo que aparecerá na sua janela de focus. O Mautic disponibiliza um preview do seu focus assim que você vai editando cada etapa e mostra exatamente como ele vai ser apresentado para o visitante.

Focus

Pontos

Os pontos são de vital importância para classificar os contatos de acordo com as etapas do funil de vendas, quanto mais pontos ele possui, mais próximo do fundo do funil ele estará. Você pode atribuir pontos ao contato de diversas formas, pode ser ao visitar uma página, ao preencher um formulário ou quando ele abre um e-mail.

Pontos

Gerenciar ações por pontos no Mautic

Uma das opções para atribuir pontos aos contatos é utilizando a opção gerenciar ações, com ela é possível determinar quantos pontos o contato vai ganhar de acordo com a ação executada no seu site. Abaixo segue a lista de ações que são possíveis de atribuir pontuação:

  • E-mail
  • Ativos
  • Formulário
  • Landing page

Você pode atribuir uma pontuação diferente para cada uma dessas ações de acordo com o seu peso na sua estratégia de automação de marketing.

Como gerenciar gatilhos de pontos no Mautic

Os gatilhos de pontos são utilizados para mudança de segmentos ou etapas do funil de vendas. Ou seja, se um contato alcançar uma determinada pontuação ele pode progredir de segmento ou dentro do funil. Mas outros eventos também podem ser executados quando um contato atinge uma pontuação, veja  a lista abaixo: 

  • Alterar etiquetas do contato
  • Alterar segmento do contato
  • Enviar e-mail para o usuário
  • Enviar lead para integração
  • Modificar campanhas de contato 

Com esse gerenciamento configurado os contatos irão acionar os gatilhos de acordo com o seu comportamento de forma automatizada, mudaram de segmento, receberão e-mails e sem precisar de uma intervenção manual.

Estágios

Como já falamos anteriormente os estágios servem para definir em qual etapa do funil de vendas o contato se encontra. A quantidade de estágios e os seus nomes podem ser definidos pelo administrador do Mautic, mas, o mais comum, é utilizar de 3 a 5 estágios que vão desde o topo até o fundo do funil. 

Para criar um novo estágio basta ir até o item no menu estágios e clicar no botão “+novo” e definir o nome, a descrição, o peso e a categoria do estágio.

Estágios do funil de vendas

Relatórios

Toda ferramenta de automação de marketing possui uma área específica para relatórios, afinal em algum momento o seu chefe ou o dono da empresa vai pedir uma relação detalhada de tudo o que está acontecendo no site. É nessa área que você pode mensurar resultados e fazer correções de acordo com os números obtidos. Diferente do painel de controle, que traz gráficos e tabelas, nesta seção você verá informações em forma de listas com filtros por colunas. 

É possível verificar estatísticas das páginas visitadas, formulários enviados, leads e pontos, downloads e e-mails. Todas essas informações precisam ser interpretadas e utilizadas para o aperfeiçoamento das campanhas e da estratégia de automação de marketing.

Relatórios
Mautic

Como fazer automação de marketing com o Mautic no seu site

A Link Nacional já é reconhecida no mercado nacional e internacional como uma companhia de referência quando o assunto é criar sites no WordPress, também possui know how nos serviços de hospedagem de sites, registro de domínio e sistemas de pagamento. Mas não paramos por aí, estamos em franca expansão e aumentamos o leque de serviços oferecidos aos clientes. A automação de marketing por meio do Mautic é uma dessas novidades.

Acreditamos que não basta ter um site, é preciso investir em ferramentas que explorem o seu potencial e que gere valor para a empresa. Por isso, nossos especialistas recomendam o Mautic como a melhor ferramenta de automação de marketing do mercado. Além de ser gratuita, possibilita uma série de implementações e integrações. 

Se você pretende integrar o Mautic no seu site, entre em contato conosco, temos uma equipe preparada para dar todo o suporte técnico, desde a instalação até a mensuração de resultados. Então não perca tempo, porque automatizar é a solução!