Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

O que é streaming? Como ele revolucionou a TV e o rádio?

por | Atualizado em 8 de julho de 2021 | Notícias

Muito provavelmente você já sabe o que é streaming, também deve acessar algum tipo de mídia por meio da internet. Mas você sabe quando surgiu e como ele revolucionou o consumo de conteúdo na TV e no rádio?

Tudo começou nos anos 20 do século passado, quando George Squier criou um sistema de transmissão de sinais por meio de linhas elétricas. Foi assim que a Muzak desenvolveu uma tecnologia de transmissão de músicas sem rádio durante os anos 40. De lá para cá, muita coisa mudou e hoje o streaming oferece uma gama de serviços com acesso na internet, desde áudios e vídeos até jogos.

A Link Nacional vai levar você para conhecer como o streaming pode ser uma alternativa interessante para criar uma rádio online no seu site, com funcionamento 24 horas durante todos os dias. Vamos conhecer ainda os principais serviços da atualidade e as modalidades de uso que você pode oferecer aos seus clientes.

Você vai saber quais são as perspectivas futuras do streaming, que não para de crescer e ainda tem muito fôlego pela frente! Vem com a gente que hoje a conversa vai ser longa! Fique à vontade, nosso tour está apenas começando!

Continue lendo

Nós temos a solução!
O que é Streaming

O que é streaming?

O Streaming é uma tecnologia com a qual podemos acessar mídias digitais, tais como filmes, e músicas, sem ter que fazer o download. Sua lógica de funcionamento consiste em consumir vídeos ou áudios por meio de transmissão online. Assim, você não precisa ocupar espaço de memória física no seu computador ou no seu celular, além de não deixar de assistir o trailer do filme que você estava aguardando, ou mesmo de ouvir o último lançamento da sua banda preferida.

No ano de 1993, a banda Severe Tire Damage realizou a primeira apresentação ao vivo pela internet, sendo considerada o início do streaming como conhecemos atualmente. Com o passar do tempo, empresas, como a Netflix, que iniciou seu serviço em 2007, se tornaram especialistas na transmissão de mídias pela internet. Hoje não conseguimos mais viver sem acessar mídias em streaming, já que o serviço se popularizou e é possível acessar vários conteúdos sem ter que desembolsar grandes somas em dinheiro.

O que significa streaming?

O significado do nome “streaming”, quando aplicado ao contexto da tecnologia, quer dizer “fluxo de dados”. É exatamente esta ideia que está por trás do consumo das mídias online: acesso rápido, fácil e gratuito ou de baixo custo, em fluxo contínuo. E as previsões indicam que este fluxo não deve parar de crescer. Em 2020, as assinaturas do serviço de streaming atingiram a marca de 232 milhões de novas contas, conforme relatório publicado pela Motion Pictures Association – MPA. Além disso, o aumento no uso de smartphones tem promovido uma verdadeira revolução no acesso oa serviço, já que o usuário não precisa estar diante do computador ou da TV para assistir ao vídeo da sua série favorita.

Streaming celular

Quais os tipos de streaming?

Existem dois tipos de streaming, cada um com características diferentes em relação ao modo de transmissão e de consumo pelos usuários. Veja a seguir qual deles atende melhor à sua demanda.

On demand

On Demand é o serviço de streaming com transmissão a partir de um acervo de vídeos, em que o usuário acessa o conteúdo sob demanda sem ter que baixar um arquivo. O serviço fica à disposição 24 horas por dia, com acesso ilimitado, dependendo do plano assinado pelo cliente.

Live streaming

O Live Streaming é o serviço em que as transmissões acontecem ao vivo, por isso o usuário deve acessar o serviço em horário específico. O Live Streaming tem sido bastante usado nas redes sociais, como o Facebook e o Youtube. Graças à popularização do streaming, cada vez mais pessoas vêm aderindo a esta modalidade.

Quais os principais serviços de streaming?

Para ouvir música

Apple Music

O Apple Music oferece um catálogo exclusivo, por meio de parcerias com grandes gravadoras. Além disso, no aplicativo você acessa as estações e listas de reprodução assinadas por DJs e músicos. O serviço funciona em iPhone, Mac e no Android.

apple music
Deezer

Deezer

O Deezer é um aplicativo para streaming com mais de 73 milhões de faixas. Com ele, você pode criar playlists para ouvir suas músicas favoritas, sempre que quiser. Ao assinar o Deezer Premium, você vai baixar músicas e acessar em todos os momentos, mesmo se a internet estiver indisponível.

Deezer

Spotify

O Spotify permite o acesso às suas músicas favoritas por meio de plano gratuito ou pago. Na versão grátis, o usuário precisa passar pelos anúncios para chegar a ouvir suas músicas prediletas. Já na versão paga, o serviço pode ser acessado em modo offline. Conta ainda com catálogo variado e um acervo de podcasts.

Spotify

Para assistir filme

Prime Video

Amazon Prime

O Amazon Prime Video é um serviço que oferece tanto lista de produções próprias quanto parcerias com estúdios. Funciona em inúmeros dispositivos e o preço da assinatura é único, sem distinção da qualidade da transmissão.

Prime Video

Disney +

O Disney Plus é o serviço de streaming por meio de assinatura pertencente ao grupo The Walt Disney Company, um dos mais famosos no setor de entretenimento do mundo. O serviço inclui filmes e séries de televisão tanto de produção própria quanto de outras produtoras. Funciona em Apple e Android, e você ainda tem a opção de baixar seu filme ou série preferida. Com o Disney +, a diversão é garantida!

Disney plus
Netflix

Netflix

A Netflix foi um dos primeiros serviços de streaming a serem criados. Hoje o serviço encontra-se disponível em quase todo o mundo e possui um catálogo que inclui filmes, séries, animações e documentários. O acesso pode ser feito tanto em computadores e smartphones quanto tablets e consoles de videogame.

Netflix

Serviços de streaming gratuito

Se você prefere usar os serviços de streaming na modalidade gratuita, não tem problema! Existem opções tanto para aplicativos de música quanto de filmes. Confira a lista que separamos para você:

Onde ouvir música grátis ( Pode incluir outros serviços)

Ouvir Música

Ouvir música

O Ouvir Música é um serviço de streaming que oferece milhares de músicas gratuitamente. Ele possui um interessante cardápio de bandas e de músicos que podem ser acessados facilmente. A maioria das músicas são compiladas por meio do Youtube e tem uma grande variedade de clipes também.

Ouvir Música

Shazam

O Shazam é ​​o aplicativo móvel para acessar músicas e TV grátis. Ele capta o sinal da música que você estiver ouvindo em um algum lugar e em poucos instantes você acessa tudo sobre aquela faixa no app. A rede Shazam vem crescendo vertiginosamente, e agora, além da loja Apple, você acessa o aplicativo em Android.

Shazam

Onde assistir filme grátis

Imagine assistir aos filmes mais incríveis com acesso grátis. Agora veja como isso é possível:

Sony Crackle

Sony Crackle

O Sony Crackle foi lançado no Brasil no ano de 2012 e chegou a fazer sucesso ao oferecer streaming de filmes e séries de modo gratuito. Em 2019, o serviço da Sony acabou sendo descontinuado, devido ao quantitativo de assinantes insuficiente. Mas não desanime: a CSS Entertainment deve reativar o serviço em breve, com o nome de Crackle Plus, com a oferta de filmes e programas de TV da Sony Pictures.

Sony Crackle

PopCornFlix

O PopCornflix é um site que oferece o serviço de vídeo gratuitamente, já que tem suporte de anúncios. Foi criado em 2010 e lançado em março de 2011. A maioria das produções são filmes independentes, além de séries da web. Para acessar, basta entra no site e fazer o cadastro. Depois, é só preparar a pipoca e curtir a sessão!

Popcornflix

Qual o futuro do streaming?

Quando falamos em futuro do streaming, a maior tendência é o aumento do seu uso por meio do smartphone. Cada dia mais usuários conhecem esses serviços através de aparelhos mobile, o que deve impulsionar o mercado, que ainda tem campo para crescer, especialmente entre o público jovem. Outra expectativa se refere ao aumento do uso da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada em vídeos de streaming.

Estas tecnologias permitem maior interação do usuário com as mídias, criando espaços virtuais que dão a sensação de realidade. Uma das tendências que vêm ganhando cada vez mais espaço é a popularização do acesso a conteúdos produzidos pelos próprios usuários das redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Nesta profusão de mídias, plataformas como o TikTok e o Kwai também ajudam a alavancar o uso do streaming em vídeos curtos e divertidos. Já deu para ver que o universo streaming ainda tem muito mais a nos oferecer!

Tiktok streaming

Como inserir o serviço de streaming no meu site?

Se você acha que para fazer o serviço de streaming no seu site é muito caro, confira os planos que a Link Nacional oferece e se surpreenda!
Ao contratar o streaming de sua rádio, você vai ter acesso a:

  • sua rádio tocando em computadores, tablets e celulares;
  • rádio FM ao vivo ou com programação automática;
  • disponível para o mundo inteiro;
  • sistema de e-mails para comunicação direta com seus clientes;
  • listas de reprodução para programação automática;
  • player em HTML5.
Tudo isso por um preço especial, que cabe no seu bolso. A Link Nacional leva seu streaming de rádio até onde você deseja, a qualquer hora!

Como criar um site de streaming?

Para criar um site de streaming, você não precisa ser um gênio da lâmpada. Com o avanço da tecnologia, existem serviços de publicação de conteúdo que facilitam a tarefa de editar e publicar mídias nesta modalidade.

Um dos mais usados é o Amazon CloudFront, que funciona por meio de protocolos no HTTP. São duas opções de uso disponíveis para você: sob demanda de conteúdo, ou serviço ao vivo e em canais de transmissão. No streaming sob demanda, inicialmente o conteúdo em vídeo é armazenado no Amazon Simple Storage Service, ou Amazon S3, para depois ser liberado para acesso pelo usuário. Nesta modalidade, o Amazon CloudFront fica a cargo da entrega do vídeo.

A escalabilidade garante a distribuição do conteúdo certo na medida certa. Já no serviço ao vivo ou em canais de transmissão é necessário usar o MediaConvert para gerar o arquivo de vídeo em HLS, protocolo de streaming com maior amplitude de suporte. Dessa forma, o vídeo é dividido em segmentos menores e gera um arquivo do tipo manifesto. Após esta etapa, basta distribuir o Amazon CloudFront para o manifesto.

Para reproduzir ao vivo, a URL do manifesto deve ser acrescentada aos reprodutores dos usuários, que poderão acessar conteúdos tanto ao vivo quanto em canais online 24 horas. Com poucos passos, seu conteúdo em streaming se torna acessível para o mundo inteiro!

Laptop

Conclusão

Agora que você já viu como o streaming pode ser uma boa alternativa para o seu site, venha conhecer as soluções em tecnologia e marketing digital que a Link Nacional oferece! Contamos com profissionais antenados com as principais tendências do mercado de streaming, que vão turbinar as mídias da sua empresa. Venha criar a sua rádio online com a gente! Fale já com um dos nossos consultores e conheça nossos planos!

Nós temos a solução!
Redação: Angélica Campos
Angélica é redatora web e produtora de conteúdo. Formada em Letras pela UFMG com especialização em Gestão Pública pela UCDB. Atualmente escreve sobre tecnologia, educação, arte e cultura, mas também se interessa por temas como filosofia, cultura italiana e mídias digitais.
5 1 vote
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Veja como criar um blog no WordPress em poucos passos e de forma fácil e rápida. Também é possível criar um blog no WordPress grátis.

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Tanto o carro 0km quanto o seminovo podem ter vantagens e desvantagens; confira neste conteúdo! Hoje em dia, a compra de um veículo é considerada uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. Sejam eles carros seminovos ou novos, a escolha de um bem como esse...