Link Nacional

Temas WordPress: como escolher o ideal

por | Atualizado em 22 de março de 2021 | Criar site

O “senhor diferencial” para a sua empresa

Hoje em dia, para se estar em evidência da maneira certa, criando e mantendo uma boa reputação, é preciso cuidar da sua imagem. E não só: é preciso um bom conteúdo, de preferência diversificado, heterogêneo, atualizado e com singularidades e particularidades que só você tem.

Essa máxima do mundo moderno se encaixa perfeitamente tanto para um aspirante a influencer como para uma empresa. Se você tem um negócio e pretende investir em vendas online e em um Inbound Marketing funcional e bonito, comece a considerar a utilização do WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular e utilizado do mundo.

Contratar Suporte para WordPress

Treinamentos, resolução de dúvidas, atualizações, instalações, criação de plugins e mais

Engana-se quem pensa que WordPress restringe-se apenas à utilização de blogs pessoais ou, no máximo, portais institucionais. Atualmente, pequenas empresas, profissionais liberais e até gigantes da Bolsa de Valores, como Ford e CNN, exploram ao máximo as funcionalidades do WordPress em suas operações.

Motivos não faltam: esse sistema de gerenciamento de conteúdo, batizado em inglês como CMS (Content Management System), é uma opção economicamente acessível, lindamente personalizável e com layouts de se encher os olhos quando o assunto é um site. Traduzindo: o melhor custo-benefício para se gerir os mais diversos tipos de conteúdo multimídia.

Foto da plataforma de temas wordpress

Criar site em WordPress

Então, se você está decidido a ter um site em WordPress, esse é o caminho. Mas antes de começar a trilhá-lo, é preciso escolher um domínio que traduza o perfil da sua empresa e investir em uma hospedagem compatível com o seu capital de giro.

Uma das vantagens que mais pesa na decisão de se criar um site em WordPress é a funcionalidade visual. Aqui, os templates disponíveis podem ser visualmente muito atrativos, customizáveis, com boa experiência de navegação, além de tipografias diferenciadas e uma paleta de cores super em voga. Há opções para todos os segmentos de mercado: e-commerce/loja virtual, portal de notícias ou revista digital, cartão de visita virtual e portfólio para empresas ou profissionais liberais entre inúmeras outras opções. Basta escolher um tema e criar a identidade visual da sua ideia, da proposta ou do seu negócio.

Quando então chegar o momento de escolher o seu tema (coleção de arquivos que controlam como o conteúdo do seu site será apresentado), é preciso ter conta alguns fatores, muitos deles determinantes, como as ferramentas e funcionalidades que o seu site vai precisar. Um exemplo que pode ilustrar esse reconhecimento de território: se a sua ambição é ter um site e-commerce, será necessário fazer a integração com plugins, como o Woocommerce, que controlam as ações de venda, de estoque, de frete e de gateways de pagamento. Já para negócios em geral ou eventos, uma landing page pode ser uma ótima saída.

PS: Nesse processo de busca identitária, considere, inclusive, templates que abram espaço para as avaliações dos usuários e para as atualizações frequentes e necessárias.

Temas WordPress gratuitos

Para quem quer investir no CMS mais procurada do momento e ainda não tem capital de investimento para tal, há opções gratuitas e que dão conta do recado. São muitos os temas, com as mais diversas possibilidades de uso, com alta funcionalidade em telas de dispositivos móveis e suporte ao WooCommerce (plugin de e-commerce do WordPress projetado para comerciantes online de pequeno a grande porte), designs responsivos, rápidos, leves, painéis de controle intuitivos e customizações fáceis de usar. Basta entender do que você precisa e escolher o recurso, afinal, as vantagens são bem interessantes.

#FicaADica dos desenvolvedores da Link Nacional: por serem muito populares e difundidas, as plataformas de WordPress para sites tornaram-se alvo fácil para hackers e spammers, que diariamente constroem artimanhas e ferramentas de invasão remota para acessar os seus dados. Daí a importância de se investir em segurança, de preferência sob a orientação de profissionais com a expertise necessária para te ajudar com suporte personalizado e funcional.
Em se tratando de WordPress, é importante não perder do seu horizonte que esse sistema de gerenciamento de conteúdo tão popular e utilizado no mundo todo precisa ser constantemente atualizado, contar com um bom serviço de hospedagem e plug-ins que aumentem a sua segurança.

Temas WordPress pagos

Para quem está disposto a investir em Temas WordPress pagos, o céu é o limite. Há uma grande variedade de temas e estilos. Como mencionamos linhas acima, basta uma pesquisa mais afinada e atenta para entender o melhor perfil de tema para os seus objetivos. Lembre-se que a Link Nacional pode te ajudar nessa assessoria!

Nesta gama, os principais desenvolvedores são o Elegant Themes e o Theme Forest. O primeiro deles, empresa especialmente voltada à criação de templates e plug-ins para os usuários de WordPress, atua como uma espécie de facilitador no trabalho dos criadores de blogs e sites em WordPress.

Com ele, as páginas ganham um visual mais clean, elegante e charmoso já que são pré-requisitos são básicos para este desenvolvedor. Outro aliado para quem adere ao Elegant são as funcionalidades pensadas para deixar o site mais intuitivo e fácil de navegar.

Ilustração do Astronauta anunciando o plano site pronto

Theme Forest

O Theme Forest vai tão bem – obrigado – que completou cinco anos de vida e de venda no segmento de WordPress. E o sucesso não vem em vão: são mais de 800 templates criados por designers de alto nível para todos os segmentos de mercado. Outra vantagem que conta (no bolso): os valores são bem acessíveis, variando de $5 a 39 dólares. Além da precificação generosa e do acesso a temas de altíssimo nível, o suporte técnico, por parte da equipe de desenvolvimento, para quem escolhe o Theme Forest, é tão impecável quanto a assistência 24 horas de um bom serviço de guincho.

O pessoal da ThemeForest oferece vários templates, um mais bonito que o outro. Se atente pois cada tipo de template possui sua forma de instalação e configuração.

Veja uma lista de templates para WordPress na ThemeForest.

Theme Divi

Dos temas mencionados e das funcionalidades colocadas à mesa, é (praticamente) consensual entre os desenvolvedores mais experientes, inclusive os da Link Nacional, que o tema mais popular para sites criados na plataforma WordPress é o Divi. Isso porque, segundo especialistas, permite criar ambientes de alta qualidade e performance de uma maneira muito simples.

Vimos aqui que há muitas opções de temas para quem desejar criar um site, inclusive as opções pagas e gratuitas. A diferença do Divi para os demais é se apresentar e atuar como uma espécie de premium, destacando-se tanto pela qualidade de alto nível quanto pela facilidade de instalação, otimizando, assim, o essencial: instalação simples e intuitiva, inclusive desconsiderando o que, eventualmente, poderia prejudicar o site, como a instalação de diversos plug-ins.

Editor de sites Divi

Para quem deseja começar um site e não manja nada desse universo, tampouco do seu glossário cheio de especificidades e dados de programação, o Divi é a melhor opção. A sua estrutura, idealizada justamente nesse sentido, permite que você personalize o seu site, adicionando e/ou removendo elementos como quiser, inclusive se o seu objetivo for o de vender produtos online – o que coloca esse tema em grande vantagem quando comparado com os demais – já que esse editor de sites possui ferramentas para habilitar a venda de produtos em uma seção de compra.

São mais de 40 modelos de customização tanto para iniciantes como para quem busca recursos mais avançados. Aqui na Link Nacional, utilizamos o Divi com diversas opções de temas, atualizados com frequência.
E se a simplicidade é o lema, o Divi traz outras vantagens nesse sentido: instalação, que pode ser feita num piscar de olhos, e também segurança. Nesse último quesito, o sistema da Elegant Themes, idealizadora do Divi, é bem rígido e complexo, possibilitando que não haja falhas de proteção e de rastreamento de possíveis anomalias.

3 dicas para escolher o seu tema ideal

Se você já deu os passos iniciais e fundamentais para a incursão da sua empresa ao escolher o seu domínio, hospedagem e plataforma, tenha em mente cinco pontos importantíssimos quando for optar pelo seu WordPress:

1. Escolha temas responsivos, de fácil personalização e em sintonia com o seu nicho de mercado;
2. O tema deve se adaptar à identidade visual da sua marca;
3. Nunca utilize temas piratas ou faça download fora do site oficial.

Vantagens dos temas WordPress

Uma das vantagens do WordPress são os milhares de temas (templates) disponíveis para o sistema. Existem templates para worpdress com temas gratuitos e pagos (premiuns).

A CriarSite oferece em seus planos um tema gratuito e um editor para WordPress chamado DIVI. Esse editor que é o mais utilizado em sites WordPress. Devido a sua facilidade de uso e versatilidade.

Veja o vídeo abaixo sobre o editor DIVI.

Vídeo sobre instalação de templates para worpdress.

Temas grátis: https://wordpress.org/themes/browse/popular/

Conclusão

Sistema operacional seguro, funcional, intuitivo e com layouts que são a cara da sua empresa. O WordPress é um campo aberto de possibilidades para a criação do seu site. Fale com a equipe de desenvolvedores da Link Nacional e entenda como esse sistema pode fazer da imagem da sua marca o seu melhor negócio.

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
0 0 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens