Black Friday na Link Nacional - Hospedagem Grátis
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Criar site no WordPress: conheça o passo a passo

por | Atualizado em 3 de junho de 2020 | Criar site

Criar site no WordPress é uma ótima opção para quem pretende divulgar o seu negócio na internet. Ele é uma plataforma para criação de blogs e sites conhecida por ser a mais popular da Internet. Ele foi lançado em 2003, mas está em constante atualização para garantir segurança e funcionalidade para os usuários. Com o WordPress, é possível criar blogs, portfólios, sites de negócios, lojas online, e diversos outros tipos de páginas para web.

Uma de suas maiores vantagens é permitir que pessoas sem  conhecimento em programação possam criar e disponibilizar seus sites. Da mesma forma, quem tem conhecimento avançado também pode aproveitar das facilidades oferecidas pela plataforma.

Interessante, não? Vamos ver mais algumas vantagens de criar site no WordPress antes de partir para a parte prática de verdade!

Suporte gratuito WordPress
Divi visual builder
wordpress e woocommerce
Plugins WordPress

Divi Theme: o melhor tema para WordPress com centenas de templates

Nesse artigo, irei mostrar como utilizar os themes(templates) do Divi Theme para deixar o seu site mais atraente e bonito. O Divi possui mais de 160 templates pré configurados para você utilizar na criação do site… Saiba Mais

Aprenda como criar um site de vendas com WordPress e WooCommerce

É difícil imaginar um empreendedor que, diante das mudanças observadas no mercado nos últimos anos, não tenha pensado em como criar um site de vendas na internet. A boa notícia é… Saiba Mais

Melhores plugins para WordPress: 5 dicas para otimizar seus projetos!

O WordPress é uma plataforma fantástica para criar seu próprio blog, portfólio ou site de comércio eletrônico. Ele inclui ferramentas para ajudar você a criar um site com… Saiba Mais

Astronauta

Criar site

Guia completo

  • Empresas
  • ONG´s
  • Loja virtual

Vantagens de criar site no WordPress

A primeira vantagem do WordPress é que ele é uma ferramenta livre e gratuita, o que chamamos de Open Source (código aberto). Isso quer dizer que qualquer um pode usá-la sem pagar nada e ainda pode desenvolver temas, plugins e outras coisas livremente. Além disso, como foi dito, é uma plataforma muito fácil de ser usada, pois a interface é bem intuitiva.

Outro ponto positivo é a enorme comunidade que o WordPress possui. Isso é muito importante, pois quer dizer que há várias pessoas para ajudar a melhorar a plataforma e até mesmo para sanar alguma dúvida. Você se sentirá acolhido nessa grande comunidade!

O WordPress também tem uma incrível variedade de plugins e temas, deixando você livre para personalizar seu site do jeito que quiser. Além do mais, ele é extremamente seguro graças à sua comunidade que sempre está em busca de melhoras. E se você não é expert em inglês, não se preocupe! Tem muita coisa em português!

Um dos pontos mais importantes sobre o WordPress é como ele é adaptável aos mais diferentes tipos de cenário. Isso quer dizer que, não importa se seu site é para uma empresa ou para uma pessoa só, se é pessoal ou profissional, é possível adaptar as configurações ao que você quiser.

Viu quantas vantagens? Com o tempo você pode encontrar mais algumas, mas agora vamos partir para o passo a passo:

1º passo: registro de domínio

O nome de domínio é extremamente importante, pois é o que vai definir sua marca. Alguns exemplos bem-sucedidos de nomes de domínio são: Netflix, Wikipedia, Facebook, até mesmo o próprio WordPress. Por essa razão, pense bem no nome da sua marca! Escolhido o nome de domínio, algumas opções de registro aparecerão.

Antes de começar o desenvolvimento do seu site, é necessário definir qual o domínio você utiliza-rá para publicar o seu site na internet. Você pode facilmente registrar o seu domínio no site da Link Nacional, existem domínios com extensão .com.br, .com, .org, e outros de acordo com a sua área de atuação, localidade ou tipo de organização.

WordPress.com

Ao criar site pelo WordPress.com, é oferecida a opção gratuita de utilizar um subdomínio do WordPress. Por exemplo, vamos supor que o nome do seu site é Cozinha Mix. Você pode usar o domínio cozinhamix.wordpress.com gratuitamente. No entanto, é melhor para sua marca se seu domínio for independente, ou seja, cozinhamix.com, por exemplo.

WordPress.org

Já no WordPress.org você precisa fazer um registro de domínio pago, mas em alguns casos é possível fazer o seu site com domínio grátis pelo criarsite.online. Porém, você pode encontrar opções mais baratas na Internet, como no site registro.br ou no 100br. Basta verificar se o domínio está disponível e registrar! Depois, é só clicar na opção “Já possui um domínio?” no WordPress e escolher se você deseja transferir seu domínio ou não.

A nossa dica é que você pode registrar um domínio gratuito contratando alguns tipos de hospedagem na Link Nacional. Para isso basta contratar o Plano Marte ou o Plano Urano.

Feito isso, vamos para o próximo passo!

registrar domínio wordpress

2º passo: hospedagem do site

Tão importante quanto ao registro de domínio é a hospedagem do site, ela é responsável por armazenar os arquivos do seu site e oferecer todo um painel de controle responsável por diversas funções na administração da sua conta de hospedagem.

Um dos recursos mais importantes da hospedagem de sites é a hospedagem de contas e-mails, ou seja, os seus e-mails também serão armazenados nesse mesmo serviço. Nem toda conta de hospedagem possui esse serviço, mas na Link Nacional a maioria das hospedagens já possuem o serviço de e-mail incluso. Também é possível contratar apenas o serviço de contas d ee-mail separadamente.

Toda hospedagem de site possui um painel de controle para gerenciamento, nele é possível verificar as estatísticas, gerenciar arquivos, criar um banco de dados, aumentar a segurança do seu site, instalar sistemas administrativos como o WordPress, fazer backups e outros.

É muito importante contratar o servidor adequado para o seu tipo de projeto, existem servidores compartilhados, que são mais baratos e servidores dedicados, que são mais robustos e com maior capacidade de armazenamento e processamento. Também existe os servidores virtuais, chamados de VPS ou Cloude Servers.

hospedagem site pronto

3º passo: defina o conteúdo principal do seu site

O WordPress oferece diversas opções de website para você criar. Nesse ponto, é importante ter em mente o objetivo do seu site. É um blog? Um portfólio? As opções oferecidas pelo WordPress são: blog, negócios, profissional, loja online, sistema de EAD, site one page e outros. Você deve escolher a que mais está relacionada ao conteúdo principal do seu site.

Um blog serve principalmente para compartilhar ideias, criações ou artigos informativos. Muitas pessoas criam blogs para falar de assuntos especializados, os chamados influencers, já as empresas usam blogs para informar seus clientes. É muito importante definir como você mostrará o conteúdo aos usuários, pois cada tipo de site dá resultados diferentes.

A segunda opção é criar um site de negócios. Um site de negócios serve principalmente para divulgar serviços ou produtos, de forma que promova uma empresa ou uma pessoa. A terceira opção é um site profissional, muito recomendado para pessoas que precisam mostrar seu trabalho por meio de portfólio.

Também é possível criar uma loja online. Diferentemente do site de negócios, a loja online serve exclusivamente para vender produtos aos usuários. É o único tipo de website do WordPress onde a compra é obrigatória. Lembrando que é possível alterar seu tipo de site posteriormente.

Após escolher o tipo, é necessário produzir o conteúdo principal do seu site, por isso é tão importante ter uma pessoa ou um profissional para cuidar dos seus textos. Ao escolher, o WordPress mostrará uma sugestão de layouts para o seu site. Não se preocupe! Vamos mostrar como fazer alterações na aparência e no conteúdo da página daqui a pouco. Nessa etapa o editor de site DIVI vai ajudar muito no seu trabalho.

5º passo: instale o WordPress

Com o servidor de hospedagem devidamente escolhido, você terá acesso ao painel. Dependendo de qual serviço você escolheu, é preciso procurar onde fazer a instalação do WordPress. Se o painel administrativo for o cPanel, basta encontrar o ícone “fantástico” ou “softáculos” e realizar a instalação.

Durante o processo de instalação, é importante ter atenção com alguns detalhes. Um dos detalhes importantes é a pasta em que vai instalar o WordPress, se for instalar na raíz ou no public_html deixe o campo em branco, mas se for fazer um blog utilize o caminho/blog/.

Também é importante prestar atenção no login e senha de acesso, sempre utilize uma senha difícil para a segurança do seu site. Depois, escolha a língua desejada para o seu WordPress, senão ele continuará em inglês. Agora você já pode acessar seu site! A área administrativa do site ficará disponível colocando o final “/wp-admin/” no seu domínio.

Tudo certo? Então vamos ao próximo passo!

instalador de aplicativos wordpress
instale agora wordpress

6º passo: escolha um tema

Agora é hora de partir para configurar o site propriamente dito! Neste ponto, você deve escolher um tema para o seu site. Um tema define o layout que você vai utilizar no seu site. Normalmente eles possuem designer para diversos tipos de site, seja de contrução civil, loja de roupas, oficina de carros ou outros. São utilizados para facilitar a vida de quem está começando a criar um site, já que com o layout definido basta aplicar a sua logo e começar a implantar o conteúdo.

Cada tipo de site tem opções próprias de temas para você escolher aquele ideal para o seu propósito. É importante notar que nem todos os temas são gratuitos! Após comprar ou não um tema, é preciso instalar no seu WordPress. Selecione a opção “Temas” no menu “Aparência” e clique para adicionar um novo tema. Em seguida, clique em “Instalar”.

A nossa dica é utilizar o DIVI Themes, ele é ao memso tempo um tema para o WordPress e um construtor de site. dentro deles existem diversos templates para a sua escolha e muitas possibilidades de alteração dos eu layout utilizando módulos

Pronto para continuar? Então é hora de ir para o passo seguinte!

Divi Layout temas WordPress

7º passo: inclua o conteúdo inicial

Mesmo que você ainda não tenha definido bem os conteúdos do seu site, é importante ter um conteúdo inicial ou de teste para ver como as páginas se comportam. Existem dois tipos de conteúdo no WordPress: as páginas e os posts. As páginas são aquelas partes estáticas do site, ou seja, partes que não mudam, como o “Quem somos” ou “Contato”. Já os posts são os artigos ou qualquer outro conteúdo dinâmico do site.

Inicialmente, você pode apenas incluir os títulos para organizar sua mente, entender como pode trabalhar. Inclua também artigos de teste para checar se o visual da página continua interessante.

Se você estiver com dificuldade de produzir os conteúdos para o seu site, é importante contratar um profissional que cuide do marketing de conteúdo para você. Dessa forma, o seu site vai ter um conteúdo mais relevante e de acordo com as melhores técnicas de SEO e será mais fácil de encontrá-lo no Google.

Tudo certo até aqui? Vamos ao próximo passo então!

8º passo: configure o menu

Na aba de aparência tem a opção de configurar o menu de seu site. Essa parte é importantíssima, já que é por meio do menu que os usuários acessarão o restante das páginas do site. Defina qual o nome das páginas e sub-páginas que seu site terá para que todas sejam alcançáveis no menu.

Não se esqueça de posicionar bem o menu para que seja fácil dos seus usuários o encontrarem! Menu posicionado, vamos ao nono passo!

9º passo: instale os plugins

Para deixar o seu site em WordPress com um maior número de possibilidades, é interessante verificar a variedade incrível de plugins, e ver qual deles são necessários para os eu projeto. Esses plugins incrementam seu site com funcionalidades diferenciadas, mas se você acha que não precisará é melhor não instalá-los. Existem plugins muito importantes: para melhorar segurança, melhorar resultados, otimizar as imagens, formuláriod e contato, criação de banners e etc…

Você pode fazer uma busca no Google pelos plugins existentes no WordPress e escolher o que for mais útil para o seu site. Alguns plugins interessantes para se ter instalados são:

  • WooComerce: esse plugin será muito interessante se você estiver criando uma loja online, já que ele oferece funcionalidades específicas para vender seus produtos;
  • W3 Total Cache: esse plugin ajuda seu site a carregar mais rápido para usuários que já o acessaram antes;
  • Google Analytics for WordPress: com esse plugin, seu site é integrado ao Google Analytics, o que possibilita diversas análises para melhorar os resultados do seu site nas pesquisas;
  • WordPress SEO Plugin: plugin para ajudar na gestão do conteúdo do site de forma que ele mantenha uma boa posição nas buscas online;
  • Yoast SEO: outro plugin para gestão de conteúdo do site, porém, ele já faz a integração com o Google Analytics automaticamente, diferentemente do anterior.

Para instalar, basta ir até a aba de plugins no WordPress e clicar para adicionar um novo. Escolha o plugin e siga os passos até a instalação. Depois, só precisa clicar em “Ativar plugin”. Após instalar os plugins necessários, vamos ao próximo passo!

Criar plugins para wordpress

10º passo: complemente o conteúdo

Se você já incluiu o conteúdo inicial, basta complementá-lo. Assim, seu site terá o conteúdo necessário para ser publicado sem problemas. Uma dica importante é usar muitas imagens, então, tire um tempo para pesquisar imagens de qualidade que estejam relacionadas com seu site. A nossa dica é utilizar o banco de imagens do Freepik, nele você vai encontrar muitas imagens com boa qualidade e gratuitas.

Estamos quase lá! Vamos ao décimo primeiro passo.

11º passo: realize os ajustes finais

Com todo o conteúdo pronto e os detalhes escolhidos, é hora de conferir se está tudo certo. Nessa fase o importante é testar o site, teste todas as suas funcionalidades exaustivamente como: links, formulários, área de comentários e compartilhamento nas redes sociais.

Se quiser, você pode contratar alguém para ajudar nessa parte, um web designer ou programador. É sempre bom ter um olhar profissional para o seu site se sair bem no fim.

Depois de tudo testado, está na hora de publicar o site. Não esqueça de instalar o Google Analytics para acompanhar as estatísticas do seu site. 

Ajustes feitos, agora é hora do último passo!

Google Analytics

12º passo: divulgue

Depois de criar seu site, é hora de publicar e divulgar! Deixe seu site visível ao público e comece a falar dele para as pessoas. Adicione-o ao índice do Google para que ele apareça nas buscas. Também faça a divulgação em suas mídias sociais e peça a ajuda de seus amigos!

Tente conseguir um patrocínio de alguém que já esteja consolidado no mercado para divulgar sua marca. É muito importante criar vínculos para fazer a marca crescer. Por fim, divulgue seu site em todos os meios que puder e veja os resultados. Agora, comemore: seu site está publicado!

Viu como criar site no WordPress é simples? Não perca tempo para criar o seu! O WordPress fornece diversos recursos gratuitos ou não para criação, desenvolvimento e publicação de uma página web. Porém, se você procura ainda mais praticidade e rapidez, conheça o Divi, uma plataforma gratuita com diversas funcionalidades para criar site no WordPress.

Gostou de aprender como criar um site no WordPress? Assine a nossa newsletter para ser notificado quando mais conteúdos assim estiverem disponíveis!

Compartilhar

0 0 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat