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Marketing para o terceiro setor: como funciona a presença digital para ONGs?

por | Atualizado em 29 de julho de 2021 | Notícias, Terceiro setor

A internet é um recurso poderoso para dar visibilidade a causas e projetos de organizações sem fins lucrativos. Estamos em uma era na qual uma parte significativa do marketing que vimos no dia a dia busca chamar a atenção para contextos de crise social, saúde ou ambiental. Neste post, vamos falar sobre marketing para o terceiro setor e porque a presença digital da sua organização é tão importante atualmente.

O marketing é uma estratégia muito potente nas práticas de negócios: implica em construir uma marca, conscientizar o público sobre a proposta de um produto ou serviço e fazer com que a audiência se envolva. Também nas organizações sem fins lucrativos, os princípios de marketing são válidos para levantar recursos, divulgar campanhas e transformar vidas.

Acompanhe a publicação e veja dicas valiosas para sua ONG conseguir receber recursos para sustentar campanhas e crescer no meio digital por meio do marketing.

O que é marketing para o terceiro setor?

As ações que a sua organização realiza para obter potenciais parcerias, financiadores e apoiadores estão relacionadas a estratégias de marketing.

O marketing para o terceiro setor é capaz de aumentar a conscientização sobre seus objetivos e criar uma afinidade com as pessoas, incentivando doações ou participações de eventos para arrecadação de fundos.

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Marketing para o terceiro setor

Conheça o conceito de “marketing societal”

Nos últimos anos, os consumidores começaram a considerar o impacto ambiental e social das empresas antes de comprarem seus produtos ou serviços. Esta tendência motiva o marketing social cujo objetivo é gerar interesse e mudança positiva no comportamento do público para melhorar o bem-estar social.

O marketing societal está dentro do marketing social e sua essência é estabelecer relações satisfatórias entre uma entidade e o seu público, definindo ideias e projetos que beneficiam a sociedade para transformar hábitos, comportamentos e pensamentos.

Neste sentido, o marketing societal coloca a responsabilidade social no centro das organizações que, por meio de técnicas já conhecidas do marketing, procuram dar visibilidade a campanhas filantrópicas e doações em projetos que promovem transformações ambientais e sociais.

Qual a importância do marketing para o terceiro setor?

Para identificar a relação dos brasileiros com as instituições do terceiro setor, Ambev e Ibope lançaram uma pesquisa que apontou que quase 70% dos participantes não sabem citar uma ONG do bairro ou cidade onde moram. O levantamento também identificou que a divulgação das próprias ONGs alcança apenas 26% dos participantes. Esse baixo alcance nas divulgações evidencia a necessidade do marketing para o terceiro setor.

Marketing digital
Quando falamos sobre a estrutura das organizações há alguns departamentos comuns entre elas como o de finanças, recursos humanos e marketing. Este último está relacionado a estratégias com objetivo de divulgar iniciativas para levantar fundos e recursos que garantam o funcionamento da instituição e de projetos.

O marketing pode ser a chave para o sucesso de qualquer organização, ele ajuda a gerar visibilidade, atrair, reter e construir lealdade entre os apoiadores, por isso, podemos dizer que o marketing é necessário para funcionamento e sobrevivência de organizações do terceiro setor.

5 dicas de marketing para o terceiro setor

1. Crie um site para divulgar os seus projetos

Ter um site da sua organização é crucial para dar visibilidade à sua causa e seus projetos. Este espaço permite a divulgação de campanhas de maneira atrativa e rápida, facilitando o acesso a informações. O aumento do acesso das pessoas à internet sinaliza que as organizações do terceiro setor têm um enorme público em potencial para doações, voluntariado e diversos outros tipos de suporte para poder alcançar.

criar conteúdo para site

2. Invista em um sistema de doação online

O uso de tecnologias digitais para apoiar campanhas e projetos estão em constante crescimento no Brasil, por isso, é importante que a sua organização tenha um sistema de doação online. Esse tipo de ferramenta é fundamental para receber doações e organizar todo processo de captação de recursos.

3. Marque presença nas redes sociais

Para garantir o alcance da sua campanha e da sua instituição, esteja presente nas redes sociais. É importante que o público encontre sua organização na internet e que a missão e os valores estejam bem claros na sua comunicação.

4. Faça marketing de conteúdo

Incluir o marketing de conteúdo na estratégia também é fundamental para valorizar suas campanhas e aproximar o público dos objetivos da organização. Além disso, criar conteúdo permite que as pessoas interajam de alguma forma e ajuda no engajamento dos seus projetos.

5. Crie vídeos para o Youtube

Grande parte das pessoas prefere consumir conteúdo na forma de vídeo. Eles são fáceis de acessar, entender e é uma ótima opção para deixar as informações mais interessantes e objetivas. Além de vídeos roteirizados e editados, também é interessante fazer lives e interagir com o público ao vivo.

Time de Marketing

Como obter recursos por meio do marketing para o terceiro setor?

Um dos principais desafios do terceiro setor é a sustentabilidade financeira. Para ter bons resultados na aplicação do marketing para o terceiro setor é necessário traçar uma estratégia com objetivos, planejamento, implementação, avaliações constantes e acompanhamento de KPI (Indicadores-chave de Performance).

Para que seja possível obter recursos online, é fundamental que sua organização implemente no site um sistema de doação. Outra forma de tornar possíveis as ações de uma ONG é receber doações internacionais, que podem ser realizadas de diversas formas como através de site, aplicativo, botões de doação ou plugin do WordPress.

Como investir em marketing digital para ONGs?

Usar estratégias de marketing digital em ONGs fortalece sua causa, atrai pessoas com os mesmos propósitos e outras que passam a entender a importância do seu trabalho depois de conhecê-lo na internet. Veja a seguir algumas dicas que valem a pena investir na sua organização.

Doação para ong internacional

Campanhas de arrecadação de fundos

Reunir pessoas para tornar uma causa possível ficou mais fácil com a internet. Existem muitas plataformas em que as instituições podem montar campanhas para arrecadação. Os formatos que mais se destacam são os de financiamento coletivo e as vaquinhas online.

Além disso, realizar campanhas de arrecadação nas redes sociais pode ser muito eficaz para sua organização. No Facebook, por exemplo, é possível criar campanhas de arrecadação e realizar doações. Após a arrecadação, o dinheiro é repassado pelo Facebook às ONGs.

Marketing digital

Divulgação de projetos

Também é possível executar estratégias de marketing digital na divulgação de projetos. As redes sociais têm um alcance expressivo e, por isso, é importante que a sua organização esteja pelo menos nas principais, como Facebook, Instagram e YouTube.

Busca de parcerias e mantenedores

O marketing para o terceiro setor também pode ser eficiente para buscar parceiros e mantenedores. Invista em blog posts, conteúdos interativos como os stories do Instagram, compartilhe imagens chamativas e que falem sobre seu projeto e participe de comunidades em redes sociais como Facebook, WhatsApp e Telegram. Uma boa comunicação faz toda a diferença na hora de buscar parcerias!

Conteúdo Terceiro Setor

Soluções de marketing para o terceiro setor

Administrar uma instituição do terceiro setor envolve muitas responsabilidades e desafios. A Link Nacional conta com um time especializado para te ajudar nessa empreitada. Fale com um de nossos consultores e saiba quais as melhores soluções e estratégias de marketing para sua organização.

Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
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