O Facebook é uma das maiores e mais diversificadas redes sociais que existem atualmente. Além de propiciar a formação de uma rede de relacionamento, também se tornou um bom lugar para fazer negócios. Dessa forma, para impulsionar às suas vendas, é importante saber como anunciar no Facebook.
Nesse post, vamos mostrar como anunciar no Facebook de forma profissional. Você vai aprender como produzir um anúncio, como definir um orçamento, como definir o seu público alvo e traçar uma boa estratégia para atingir o seu objetivo dentro do seu negócio.
O que é necessário para começar a anunciar no Facebook
Para fazer anúncios no Facebook é necessário seguir alguns passos, que vamos mostrar abaixo. Mas antes é necessário que você faça uma conta no Facebook, caso ainda não tenha, depois você precisa fazer um planejamento sobre quais os produtos pretende anunciar, definir preços, separar imagens e produzir uma descrição.
Feito essa etapa de planejamento, vamos para o Facebook dar o primeiro passo:
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O que você vai ler
- O que é necessário para começar a anunciar no Facebook
- Como criar um anúncio no Facebook
- Como anunciar pela Central de Anúncios
- Inserir imagens no anuncio do Facebook
- Fazer uma breve descrição
- Escolher o público-alvo
- Localização
- Duração e orçamento
- Formas de pagamento
- Como anunciar no Facebook pelo celular
- Aprovação do anúncio pelo Facebook
- Como fazer um anúncio profissional no Facebook
Marketing Digital no Facebook
Anúncios no Facebook vão impulsionar suas vendas
Como criar uma página no Facebook
Para anunciar no Facebook é necessário criar uma página para colocar todas as informações do seu negócio. Logo no início você deve definir se a sua página é de Negócio ou Marca e a outra opção é Comunidade ou Figura Pública. Como o objetivo é fazer anúncios para empresas, vamos selecionar a opção Negócio ou Marca e clicar em começar, assim como na figura ilustrativa.
Depois você precisa definir melhor a categoria do seu negócio. Feito isso, você deverá inserir o endereço e o telefone para que as pessoas entrem em contato com você.
Pronto! Agora que a sua nova página no Facebook Já está criada, vamos começar a anunciar.
Como criar um anúncio no Facebook
Com a página do Facebook criada, agora vamos falar sobre as diversas maneiras de como anunciar no Facebook e qual o objetivo e a facilidade de cada uma. É importante você entender bem como funciona cada tipo de anúncio porque você pode fazer anúncios para promover a sua página, promover o seu produto, obter mais cadastros, e outros.
Como anunciar pelo botão promover
O botão promover é uma opção que simplifica a forma como você vai anunciar no Facebook. Ele pode ser encontrado na barra lateral esquerda da tela principal da sua página. Ao clicar, você vai ter 4 opções.
- Obter anúncios automatizados
- Promover a sua página
- Promover o seu negócio localmente
- Obter mais visitantes para o site
- Obter mais cadastros
A opção de anúncios automatizados é utilizada por anunciantes mais experientes ou por agências de publicidade ou de marketing digital. Já as outras opções são utilizadas por anunciantes iniciantes que estão começando a anunciar no Facebook, porque são opções mais simples, intuitivas e que conseguem um resultado mais direto.
Como o nosso post visa explicar como anunciar no Facebook para pessoas iniciantes, vamos utilizar o exemplo de promover a sua página, normalmente é por esse tipo de anúncio que as pessoas começam a divulgar a sua página.
Como anunciar pela Central de Anúncios
A Central de Anúncios é uma seção do Facebook especificamente direcionada para criar, gerenciar e editar todos os anúncios veiculados. Ele funciona como um painel de controle de anúncios, na qual você pode ter acesso às estatísticas, os gastos de cada uma e ter uma visão global de todos os anúncios produzidos para a sua página.
Para anunciar você vai utilizar os mesmos passos do botão promover, dessa forma, basta clicar em um dos botões criar anúncio e iniciar a edição assim como fizemos no tópico anterior.
O grande diferencial da Central de Anúncios é poder visualizar todas as estatísticas ou resultados dos anúncios veiculados, ou mesmo, dos que estão sendo veiculados atualmente. Essa parte é denominada resumo da publicidade e apresenta números sobre o alcance, engajamentos e cliques.
Por meio dessas informações é possível otimizar o seu anúncio para que ele atinja o seu objetivo com o menor gasto possível.
Outras opções da Central de Anúncios são a parte de ferramentas que dá acesso a edição do público e das formas de pagamento. Também é possível verificar a lista de anúncios recentes com todas as suas configurações e desempenho individual.
Inserir imagens no anuncio do Facebook
Para promover a sua página você deve utilizar uma boa imagem, que reflita o seu negócio e que chame atenção do seu público. Uma das novidades dos anúncios do Facebook é poder contar com um banco de imagens gratuito, assim você pode inserir uma imagem profissional sem ter custo por isso. Também é possível inserir um vídeo ou uma apresentação multimídia com até 10 fotos.
Fazer uma breve descrição
É fundamental fazer um bom texto para o seu anúncio no Facebook. Nele você deve chamar atenção do seu público para a sua página, falar de seus objetivos e do diferencial do seu negócio. Faça um texto autêntico, sem erros de português ou digitação e que tenha um apelo publicitário.
Escolher o público-alvo
A escolha do público-alvo é de fundamental importância para o sucesso do seu anúncio no Facebook. É por meio dessa escolha de gênero, idade, localização e interesses que você vai delimitar o seu público e tentar atingir os seus potenciais clientes por meio de uma escolha de perfil ideal do seu consumidor.
Por isso, como em toda campanha de marketing digital, é imprescindível que você defina com detalhes a sua persona. A persona nada mais é do que um cliente fictício, mas com todas as características de perfil dos seus clientes em potencial. Ou seja, você precisa definir uma idade, gênero, características de consumo e de interesses para tentar alcançar, com maior precisão, o seu cliente.
Com essas informações em mãos, vamos criar um público para o seu anúncio no Facebook. A primeira característica a ser definida é o gênero, então se a sua loja for feminina, você escolherá o gênero feminino, mas se for plural, defina todos os gêneros. Depois iremos definir a idade, já que nem todos os produtos são destinados para todas as faixas etárias. Por isso, se o seu produto for para jovens procure colocar um intervalo de idade condizente com o seu público.
Localização
Outra característica muito importante na hora de definir o público é a localização, já que existem negócios que vão vender somente para o local, ou para a região, para o Estado, para o Brasil ou para todo o mundo. Essa delimitação impacta na quantidade de pessoas que poderão ver o seu anúncio, assim, além de delimitar o seu público-alvo, você consegue otimizar o seu gasto atingindo apenas clientes das áreas de seu interesse.
Por último, e talvez a configuração mais importante, é o direcionamento detalhado, que nada mais é do que os interesses que o seu público alvo possui no Facebook. Ou seja, se a sua página quer anunciar um acessório para carros, provavelmente ele já deve ter visitado ou tem interesse por artigos para carros. Nesse campo, basta você digitar os interesses que o Facebook tem o recurso de auto completar. A outra opção é clicar em sugestões, assim o Facebook vai indicar quais os interesses podem ser definidos na sua campanha.
Duração e orçamento
Antes de finalizar o anúncio é necessário definir o tempo de duração do anúncio e o orçamento que vai ser disponibilizado para esse anúncio. O tempo de duração pode ser um intervalo de uma semana ou um mês, por exemplo, ou pode ser contínuo. Ou seja, o anúncio pode ser veiculado até que você deseje interromper com um gasto diário definido.
O valor mínimo de orçamento que você pode definir atualmente é de R$ 5,91, ou seja, se você for veicular um anúncio por 10 dias o seu gasto mínimo será de R$ 59, 10.
Formas de pagamento
Existem diversas maneiras de você realizar os pagamentos dos anúncios do Facebook, é necessário escolher uma delas antes de finalizar o seu anúncio. Talvez a mais prática seja o cartão de crédito, que você já pode deixar configurado e conforme você for anunciando o valor vai ser debitado da sua fatura mensalmente. Mas, outras opções também são possíveis como: boleto bancário, PayPal e cupom de anúncios do Facebook.
Pronto! Agora que você já personalizou o seu anúncio, configurou o seu público-alvo e escolheu a forma de pagamento, basta apenas revisar e clicar no botão promover.
Como anunciar no Facebook pelo celular
A forma mais fácil de anunciar no Facebook pelo celular é por meio do aplicativo “Anúncios do Facebook”, ele está disponível na Play Store para quem utiliza sistema operacional Android e também na App Store para sistema operacional iOS, para quem utiliza iPhone, por exemplo. Basta fazer o download do aplicativo e instalar no seu celular.
Ao inserir os seus dados de conexão com o Facebook, ele vai mostrar os anúncios já existentes e as opções para criar novos anúncios. Todas as configurações de pagamento, público e etc serão integrados entre esse aplicativo e as modificações que você fizer na Central de Anúncios.
Aprovação do anúncio pelo Facebook
Todo anúncio feito no Facebook, antes de ser veiculado, passa por uma aprovação do sistema que pode barrar ou rejeitar caso o seu anúncio não esteja de acordo com a política de publicidade da empresa que deve seguir os “padrões da comunidade”. Abaixo segue algumas regras que que devem ser evitadas pelos anúncios:
- Produtos ou serviços ilegais
- Práticas discriminatórias
- Tabaco e produtos relacionados
- Drogas e produtos relacionados
- Suplementos perigosos
- Armas, munições e explosivos
- Conteúdo adulto
- Conteúdo sensacionalista
- Atributos pessoais
- Desinformação
- Conteúdo controverso
- Marketing em vários níveis
Se o seu anúncio for reprovado, provavelmente ele deve ter infringido alguma dessas regras. Por isso, deve ser revisto e retirado qualquer uma dessas violações do Facebook.
Textos nas imagens dos anúncios do Facebook
Um dos principais motivos de reprovação dos anúncios do Facebook é a inserção de textos e preços nas imagens. Além de ser uma prática não recomendada, já que você pode inserir essas informações no próprio anúncio. Por isso o Facebook recomenda que as imagens tenham pouco texto ou nenhum texto.
Para verificar a quantidade de texto na imagem o Facebook basta acessar o sistema de verificação e imagem clicando aqui, se a sua imagem for aprovada, você já pode inserir no seu anúncio.
Como fazer um anúncio profissional no Facebook
Para aumentar o sucesso dos anúncios do Facebook é importante contar com um profissional da área de marketing ou uma empresa especializada em gestão de redes sociais. A Link Nacional possui uma equipe experiente e capacitada para oferecer todo um planejamento de marketing para às suas redes sociais e especificamente o Facebook.
Então não perca tempo, entre em contato com a Link Nacional e faça um orçamento, sem compromisso, para fazer anúncios profissionais no Facebook.
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