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Como criar conteúdo para o Instagram

por | Atualizado em 14 de maio de 2021 | Notícias

É tanta gente usando e abusando do Instagram, inclusive fazendo fortuna, que está mais do que na hora de você se destacar. Por isso, esse post vai mostrar como criar conteúdo para o Instagram utilizando ferramentas profissionais de geração de conteúdo como o Estúdio de Criação (Creator Studio), voltado para Instagram e Facebook.

O Instagram é a rede social que mais vem se destacando no mundo todo graças à sua incrível capacidade de interação, permitindo uma aproximação cada vez maior do público com as marcas nele anunciadas.

O Brasil é o 3º país com mais acessos a essa plataforma, que contabiliza mais de 1 bilhão de seguidores ao redor do planeta. Com tanta gente assim, a quantidade de conteúdo publicado também é gigantesca. Por isso, destacar-se é preciso.

Faça um planejamento de conteúdo para o Instagram

Defina um objetivo

Ter um objetivo bem definido é fundamental pra tudo na vida, inclusive no Instagram. Sem essa clareza, fica difícil avaliar a eficácia das ações de marketing digital nessa rede social.

Antes de começar, estabeleça quais metas devem ser atingidas e em quanto tempo. Um objetivo possível pode ser o de avaliar a reação de fãs de uma determinada marca que deseja alterar seu layout, que já é bem famoso – essa interação com o público pode dar um bom termômetro sobre a percepção dessa mudança.

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Como criar conteúdo para o Instagram

Crie a sua persona

A persona é uma espécie de definição do seu público ideal. Com qual tipo de público você quer conversar? Quais problemas você pretende resolver? Suas publicações são voltadas para uma faixa etária ou socioeconômica específica?

A resposta a essas e outras perguntas permite que você crie a persona ideal, garantindo que suas publicações sejam voltadas para as pessoas certas e fale diretamente com elas, atraindo em cheio sua atenção.

Trace uma estratégia

Ok! Você já definiu um objetivo mensurável e também já construiu a persona ideal para direcionar as suas postagens. Agora, precisa criar uma estratégia para pôr tudo isso em ação.

A estratégia é o caminho que vai levá-lo a alcançar o seu objetivo e inclui, entre outras coisas, um calendário editorial, com as datas em que vão ocorrer as publicações, além da escolha do conteúdo em si (fotos, vídeos e textos) e da linguagem que será empregada nessa comunicação.

Pense na estratégia como quem pensa em um jogo de videogame: em geral, para se chegar ao objetivo final do jogo, é preciso conquistar diversos outros objetivos menores, para que você possa alcançar seu propósito.

Veja os concorrentes

Veja o que os concorrentes estão fazendo

No mundo digital, a prática de espiar (e não plagiar) o que a concorrência está fazendo é quase uma regra de ouro.

Além dos concorrentes diretos na sua área de atuação, há também empresas que são referência de mercado no marketing digital e que, apesar de não disputarem o mesmo cliente, podem dar dicas preciosas que vão te inspirar na criação de conteúdos e estratégias digitais.

É um ganho duplo: aprender com os erros (e evitá-los!) e inspirar-se nas melhores práticas.

Escolha as principais hashtags (#)

As hashtags tornaram-se fundamentais e populares graças às redes sociais. Mas você sabe para o que elas servem? Uma hashtag, cujo símbolo é o popular jogo da velha (#), funciona como uma etiqueta, que classifica os conteúdos publicados por categorias, facilitando, assim, sua busca e segmentação.

Principais hashtags

No Instagram, além de permitir que os usuários localizem o conteúdo que você publicou, elas ainda aumentam as visualizações das suas postagens e promovem um significativo up grade no engajamento dos seus seguidores.

Isso se traduz em melhor percepção do seu perfil na rede, gerando mais visitas, mais curtidas e aumentando as chances de você atingir aquela persona que definiu como seu público-alvo. Nessa hora, pode pintar uma dúvida sobre qual hashtag escolher na hora de publicar um conteúdo.

Embora a criação delas seja livre, vamos elencar algumas dicas sobre as melhores práticas e usos:

Sempre comece com o símbolo # seguido de uma frase ou palavra-chave, sem espaços ou caracteres especiais (%,& ou *). As três hashtags mais utilizadas atualmente no Insta são #love, #instagood e #photooftheday.

Além de procurar uma sugestão de uso diretamente na plataforma, há sites especializados e gratuitos que podem te ajudar nisso, como o Keyhole, Websta e TopHashTags. Ao digitar o tema da sua publicação, esses sites geram opções de tags que tem grande potencial de viralizar na rede.

Quais os tipos de conteúdo para o Instagram

Imagens, fotos e vídeos

Esse é o formato mais básico de uma postagem no Instagram, que compreende dois itens: uma imagem (foto ou vídeo) e uma legenda.

Seja para vender um produto ou gerar mais visualizações no seu perfil, essa combinação precisa ser carregada de criatividade, além de muita assertividade para falar diretamente com o público que você quer alcançar.

Carrossel

Agora vamos sair do básico e dar um plus nas suas postagens: o carrossel do Instagram é um recurso que permite a visualização de até 10 imagens ou vídeos em um mesmo post. Essa técnica aumenta o engajamento dos seguidores e o número de comentários por post.

Graças ao recurso “arraste pro lado para ver mais” e a intrínseca curiosidade instantânea nos usuários, o conteúdo torna-se mais atraente, dinâmico e interativo. O resultado desse feeling de surpresa? Aumento no tráfego.

Lives

Abuse das transmissões ao vivo, pois elas proporcionam um grande aumento no engajamento dos seguidores, além de serem uma excelente oportunidade de aproximar a sua marca do seu público, “humanizando” as relações virtuais.

Se você vai fazer um lançamento de um produto, dar uma palestra ou iniciar uma promoção, não perca a chance de conversar ao vivo com o público, já que o Instagram envia uma notificação aos seus seguidores de que você está ao vivo.
Dependendo das características e do objetivo do evento, dá até pra você responder perguntas dos seguidores no ar. E esse movimento de interação gera um engajamento muito maior.

chat ao vivo

Stories

Formato que permite que um conteúdo fique disponível por apenas 24 horas na rede, os Stories já representam uma mídia de consumo rápido e, por isso mesmo, as postagens, nesse formato, tem grande chance de viralizar.

A abordagem de temas mais suaves, com situações engraçadas do seu dia a dia, são muito bem recebidos pelo público. E o uso dessa ferramenta tem sido tão produtivo que mais de 400 milhões de contas utilizam diariamente o Stories para divulgar seus produtos e serviços.

Dica pra vida da Link: crie enquetes e pesquisas no Stories. Estima-se que essa fonte de pesquisa já tenha ultrapassado o Google Forms, além de reforçar a sensação de intimidade entre público e marca.

Memes

Imagens com frases irreverentes ou vídeos curtinhos e engraçados também estão na lista dos principais conteúdos publicados no Stories.

A criatividade dos memes impressiona pelo profissionalismo: há perfis que disponibilizam centenas deles, como o @igorsaringer. No Insta, procure pelo pacote de memes disponível nos Stories, clique no filtro de sua preferência e acione “Ver Efeito” para escolher o seu favorito e viralizar na rede.

Como criar conteúdo para o Instagram na prática?

Faça um calendário de publicação

Um bom calendário editorial garante a regularidade das publicações, que é um dos fatores que mais pesa para que os algoritmos do Instagram melhorem a classificação do seu perfil na rede, possibilitando:

  • criar a identidade da sua marca, definindo a frequência das postagens;
  • produzir um banco de ideias de longo prazo, para que você tenha tempo hábil de criar os seus conteúdos com calma;
  • identificar os conteúdos de maior engajamento, mensurando os resultados.

Escolha a ferramenta certa para valorizar o seu conteúdo.

Calendário de publicação

Como criar conteúdo para o Feed do Instagram?

Se a própria gerente de marketing de produto do Instagram, Silvia Ramazzoti, admitiu que o “Feed é a porta de entrada, e os Stories o quintal”, supervalorize essa ferramenta.

Para arrasar na sua primeira impressão, a Link Nacional indica o Studio mLabs e o Canva como boas ferramentas de criação e edição de imagens. Com elas, é possível escolher um tema e garantir coesão para seu Feed, além de adicionar efeitos sensacionais que vão dar mais visibilidade à sua vitrine na rede.

Como criar conteúdo para o Stories do Instagram?

Agora que você lacrou nas imagens do seu feed e atraiu a atenção do seu público, explore o Horizon e o Boomerang, duas plataformas que permitem que você crie e edite seus vídeos de 15 segundos para o Stories, sempre alinhado com a mesma linguagem do seu Feed.

Como criar conteúdo para o IGTV do Instagram?

O IGTV é uma solução que permite criar e publicar vídeos de 01 a 60 minutos, para aulas ou tutoriais que necessitam de mais tempo para serem desenvolvidas.

Ferramentas para criação de conteúdo no Instagram

Tem mais dicas da Link por aí. Tenha essas ferramentas de conteúdo como carta na manga:

Imagens: Afterlight, Layout from Instagram e Over.

Vídeos: Quick, Inshot e Magisto.

Descobridor de hashtags: All Hashtags, Tag it, Tag O’ Matic

Filtros para imagens e vídeos: Snapseed, VSCO, Adobe Lightroom

Compartilhamento de posts: Repost for Instagram

Soluções de criação de conteúdo no Instagram

Gostaria que o seu negócio tivesse conteúdo profissional no Instagram? Então você precisa conhecer os serviços de uma agência digital para turbinar suas vendas pelo Insta. Como você pôde ver, a criação de conteúdo profissional, seja ele texto, imagens ou vídeos é fundamental para se relacionar com o seu público e aumentar as vendas. Então não perca tempo, entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Nós temos a solução!
Redação: Juliana Mello
Juliana Mello: Redatora, editora de conteúdo e produtora especializada nas palavras desde 2003. Doutora em Linguagens e Práticas Sociais pela Universidade de Coimbra, em Portugal; jornalista pela Universidade Estadual de Londrina. Atuo paralelamente com escrita criativa, conteúdo web e WordPress, linguagem SEO, mídia digital e publicitária/OFF.
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