FB

Quem Somos

Especialista em criação e manutenção de site em WordPress. Nossa história é marcada pela excelência e sucesso na execução de projetos.

Domínio Grátis

O que é persona e como criar uma para a sua empresa?

por | 23/02/23 09:10 | Notícias

O termo persona tem dominado o vocabulário dos profissionais de marketing digital não à toa. Esse personagem fictício tão queridinho pelos estrategistas de vendas e de comunicação passou a assumir um papel preponderante nas empresas: representar o cliente ideal, aquele para quem todas as estratégias serão criadas e direcionadas. Se o seu negócio precisa de uma, continue no nosso artigo e saiba como esse personagem pode dar uma reviravolta na sua trama de vendas.

Em tempos de concorrência acirrada no Inbound Marketing, saber exatamente quem alcançar com o seu conteúdo pode ser determinante para a sobrevivência da sua empresa. Então, comece a considerar a persona, também conhecida como buyer persona, na sua estratégia de comunicação.

Essa nova ferramenta de segmentação de mercado tem ajudado os gestores de marca a conhecerem melhor os seus consumidores, antecipando suas necessidades e comportamentos, e oferecendo soluções para determinados problemas. O resultado? Um planejamento em sintonia com o perfil do cliente.

O que é persona e como criar uma

O que é persona?

No marketing digital, por trás de uma boa venda está uma boa persona. Esse novo personagem dos palcos virtuais de vendas foi incorporada ao roteiro de muitas empresas como uma forma de definir estratégias reais e muito específicas acerca do perfil e do comportamento do seu cliente na jornada de compra.

Ao representar o comprador ideal da empresa, ela fornece o spoiler do que podem ser as principais características dos clientes em potencial, como, por exemplo, renda mensal, formação profissional e hábitos, as quais ajudam as empresas na criação e no direcionamento de estratégias mais claras na comunicação de um determinado produto.

Brand persona

Paralelamente e também com o objetivo de criar e reforçar o relacionamento com o seu público, está outro termo importante: brand persona, que nada mais é do que a criação de personagens com os valores da marca.

Estudo do comportamento

O estudo do comportamento não é de hoje. No início do século 20, quando o marketing era sinônimo de venda no balcão, alguns psicanalistas passaram a estudar a psicologia humana por meio da observação das suas ações a partir da influência do meio, o Behaviorismo.

Quase no final daquele século, mais precisamente em 1983, o designer e programador norte-americano Alan Cooper direcionou os estudos sobre comportamento a partir de uma metodologia de design de interação envolvendo a experiência do usuário(UX). A ideia de persona foi então gestada em um gargalo identificado por Cooper: “Como os usuários interagem com isso?”.

O que hoje parece ser uma hipótese óbvia de trabalho, naquela altura foi uma Eureka! Afinal, faz toda a diferença considerar essa análise comportamental ao se criar um processo mais focado e também projetado para atender às necessidades dos usuários a partir das suas próprias experiências.

Quem é a persona?

O design de interação de Cooper, na década vintage de 1980, hoje é a nossa persona no marketing digital. No entanto, em tempos de acirrada concorrência no mercado digital, em meio a tantos clientes e expectativas de compra, entender esse comportamento não é fácil e exige uma rigorosa pesquisa de mercado.

Antes dessa decisão, é preciso que a sua empresa faça uma autoavaliação, buscando entender quais são os seus próprios objetivos. Por exemplo: quem desejo/preciso alcançar e converter em leads? E quanto à persona, lembre-se do jargão do Globo Repórter ao sintetizar o perfil do seu cliente: “quem são, onde vivem, o que fazem, quais são as suas maiores necessidades?”.

Por mais ficcional que pareça ser, ao construir uma persona, as perguntas são reais, e as necessidades e dúvidas também. Ao senti-las e identificá-las, tem-se o pulo do gato do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo: entender o que o cliente precisa, logo, elaborar e direcionar o planejamento das estratégias de venda, com uma comunicação mais específica e humanizada (não se esqueça dessa característica!) e alinhada a um público semelhante ao perfil do personagem.

Características persona

Quais as suas características principais?

São muitas e dependem dos objetivos da marca e/ou do produto. Mas há algumas que são essenciais numa persona ou buyer persona. Elencamos algumas que melhor caracterizam aquilo que pode sintetizar as expectativas de compra que são comuns entre os seus consumidores:

  1. Informações demográficas;
  2. Idade, gênero, local de morada;
  3. Detalhes sobre hábitos, interesses e ambições pessoais/profissionais;
  4. Motivações de compra;
  5. Necessidades, dificuldades e dores.
Agora que você entendeu a importância de se recorrer a uma persona para segmentar a sua comunicação e personalizar as suas vendas, a equipe da Link Nacional vai te mostrar o caminho das pedras para a sua criação.

Como criar uma persona para a sua empresa?

Para criar uma persona que represente fielmente o seu cliente ideal, com características comportamentais reais e confiáveis, é preciso seguir algumas regrinhas mais direcionadas, a saber:

  1. Seja detalhista na coleta de dados;
  2. Interpretação dos dados;
  3. Estruturação da sua persona;
  4. Spread the wor(l)d.

#FicaADica da Link: na maioria dos casos, entender esse comportamento não é fácil e exige uma rigorosa pesquisa de mercado. Por isso, para a criação de personas mais robustas, contratar pesquisas que atuam diretamente nesse segmento é o melhor caminho.

Ferramentas para se criar uma persona

Mas há plataformas intuitivas e gratuitas, disponíveis no mercado, que ajudam os iniciantes a realizar os seus próprios projetos de pesquisa para falar diretamente com consumidores reais sobre os próximos passos da sua empresa.

Um bom começo são as plataformas de pesquisas automatizadas, como a Superpersona e a HubSpot, em que é possível criar, de forma dinâmica, formulários e roteiros de questões críveis para serem respondidos pelo seu público-alvo.

Supersona
HubSpot

Principais erros ao criar uma persona

Um dos principais erros dos gestores de marcas e produtos, ao recorrer à criação da persona para segmentar a comunicação, é, por um lado, não se planejar e, por outro, criar vários perfis de clientes ao mesmo tempo.

O processo de criação de uma persona demanda tempo e planejamento rigoroso. Primeiro, é preciso foco e direcionamento. Segundo, ser fiel à identidade da empresa, à comunicação e aos objetivos de venda.

Tenha em mente que a persona não nasce aleatoriamente ou por meio de impressões. Caso o seu negócio ainda não tenha habilidade e estrutura para contratar uma empresa especializada em pesquisa, análise e construção de persona, recorra a algumas ferramentas gratuitas sem perder de vista o rigor na elaboração desse personagem.

Quais as diferenças entre persona e público-alvo?

São muitas as semelhanças, mas há alguns detalhes simples que nos ajudam a diferenciá-las:

* Público-alvo: são informações mais abrangentes sobre o cliente em potencial, baseadas em características comuns na jornada de compras.

* Persona: é rigorosamente específica e humanizada, é com quem a marca deseja interagir. A comunicação é toda trabalhada a partir de um perfil mais detalhado.

A ferramenta persona é importante porque ajuda a empresa a entender como desejos, as necessidades, embates pessoais e dificuldades cotidianas dos seus clientes podem ser transformadas em soluções, ajudando, assim, na resolução de problemas.

Mas o resultado só fará mesmo a diferença se boas experiências de compra, fidelização, leads, compartilhamento e faturamento estiverem em sintonia com a filosofia da sua empresa.

Redação: Link Nacional
A Companhia Link Nacional atua na área de tecnologia da informação (TI). E é especializada em oferecer serviços e soluções para internet. Fundada em 2004 na cidade de Ribeirão Preto/SP, hoje ela expandiu as suas áreas de negócios por todo o Brasil.
5 1 vote
Vote no Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

UnionPay: rede de cartões para pagamentos e doações

Como descobrir o dono de um domínio ?

Como descobrir o dono de um domínio

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Google Ad Grants: anuncie de graça e potencialize doações

Como abrir uma conta bancária no exterior?

Como abrir uma conta bancária no exterior

Cielo checkout: como implementar na sua loja virtual?

Cielo checkout

Entenda o que significa uptime de servidor

Significado de Uptime

Últimas postagens

Como descobrir o dono de um domínio?

Como descobrir o dono de um domínio?

Descobrir o dono por trás de um domínio é muito útil quando se está interessado em comprá-lo ou fazer uma parceria com um site. Por isso, a fim de trazer mais...

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

Cielo Checkout: saiba como ele funciona

O processo de pagamento é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer negócio online, por isso, dispor de ferramentas que funcionem como funciona o Cielo...

O que é uma hospedagem de site?

O que é uma hospedagem de site?

Saber o que é uma hospedagem de sites e como escolher o melhor prestador desse serviço é um conhecimento necessário para quem possui uma empresa que funcione...

Saiba como evitar hackers no celular

Saiba como evitar hackers no celular

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos celulares se tornaram itens valiosos, pois além do seu valor material, os smartphones também possuem grande valor...

Como monetizar canal no YouTube?

Como monetizar canal no YouTube?

O YouTube é uma plataforma de vídeos que permite aos usuários assistir diferentes conteúdos. Além disso, também facilita o envio de vídeos para a internet....

Como funcionam os carros solares?

Como funcionam os carros solares?

Desde o início do século XXI, com o aumento do interesse público em sistemas de energia renovável e sustentável, os carros movidos a energia solar começaram a...

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

O que é uma VPN e qual a sua utilidade?

Nos últimos anos, a sigla VPN tem ganhado popularidade, inclusive entre usuários comuns da internet. Ao mesmo tempo, várias empresas surgiram oferecendo os...

O que é OTA?

O que é OTA?

A popularização da internet é, talvez, o principal acontecimento do século XXI. Pois ela mudou a forma como vivemos e como nos relacionamos. E esse...

Como funciona o WhatsApp Business?

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp foi criado no ano de 2009, revolucionando, desde então, a maneira como nos comunicamos. Em 2014, a ferramenta passou a ser gerenciada pelo...

Como limpar um banco de dados WordPress?

Como limpar um banco de dados WordPress?

Este texto foi pensado para ajudar todos os administradores que precisam limpar o banco de dados do WordPress. Sites criados com o WordPress são excelentes,...

Como configurar o e-mail no iPhone?

Como configurar o e-mail no iPhone?

Este post traz um texto curto, de caráter prático; para ajudar as pessoas que utilizam o sistema iOS em seus smartphones e desejam saber como configurar o...

Altcoins: o que são e como funcionam?

Altcoins: o que são e como funcionam?

As criptomoedas surgiram como a moeda do século XXI. Apesar de ainda não terem alcançado sua plena consolidação, elas já são bastante conhecidas e até mesmo...

Como receber doação na Twitch?

Como receber doação na Twitch?

A Twitch é uma das mais famosas redes de transmissões ao vivo (as Lives) do mundo. Bastante conhecida, sobretudo no universo dos Gamers, o site dá...

Como acessar o DirectAdmin?

Como acessar o DirectAdmin?

Este post é um tutorial a respeito de uma das ferramentas mais importantes em um plano de hospedagem de sites: hoje você vai aprender como acessar o...

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto: mito ou realidade?

Satoshi Nakamoto seria uma lenda ou realmente existe? A pergunta de um milhão de Bitcoins está há pelo menos 13 anos sem resposta definitiva. Durante todo...

Web 3.0: a evolução da Internet

Web 3.0: a evolução da Internet

Sabia que a Web 3.0 é a tecnologia do nosso futuro? Pois é, com sistemas cada vez mais aprimorados, os especialistas preveem um modelo de acesso...

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

A profissão de blogueiro é uma das que mais cresce atualmente e se tornou “coqueluche” entre os jovens e aficionados por tecnologia, moda, design, turismo,...

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Cidadão letrado da era da escrita, c-u-i-d-a-d-o! Você está correndo um enorme risco de se tornar de novo analfabeto ou "analfabyte"! Impossível? Claro que...