Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

O que é filantropia e como ajudar ao próximo?

por | Atualizado em 29 de junho de 2021 | Terceiro setor

Ter sensibilidade e empatia com o próximo é essencial para que tenhamos condições melhores de vida. Esses requisitos estão presentes na definição sobre o que é filantropia. Você já conhece esse conceito? A compreensão da filantropia é tão diversificada quanto os próprios filantropos. Basta pensarmos em alguns como Michael Jordan, Madre Teresa ou Bill Gates, para entendermos essa pluralidade.

Além disso, pesquisadores afirmam que há uma poderosa conexão entre fazer bem às pessoas e o sentimento de satisfação com nossa própria vida. Tamanha é essa satisfação que ficamos mais alegres, saudáveis e leves. Acompanhe o texto para entender o que a filantropia tem a nos ensinar de tão encantador que acaba despertando em nós a vontade de estender a mão ao próximo.

O que é filantropia?

A filantropia está relacionada à empatia pela humanidade e o amor ao próximo. Como diria o escritor alemão Franz Kafka, “a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” e é basicamente essa a linha de pensamento que guia a filantropia. Assim, ações filantrópicas traçam um caminho com perspectivas melhores para aqueles que são menos favorecidos.

Continue lendo

O que é filantropia

O que significa filantropia?

À primeira vista, podemos entender que a filantropia é o mesmo que caridade, mas na verdade, o seu significado é um pouco diferente. Embora as duas práticas objetivam o bem-estar das pessoas, a caridade está mais relacionada à doação com caráter imediatista que muitas vezes aliviam dores pontuais. Já a filantropia tem um foco na transformação social que prevê uma mobilização contínua para a resolução de conflitos sociais, educativos e de saúde.

Qual é a origem da palavra filantropia?

Ajudar o próximo está na essência humana desde sempre, por isso é tão difícil saber quando surgiu e o que deu origem à filantropia, mas a palavra deriva do grego “philos”, que significa amar e “anthropos”, que significa humanidade. Segundo pesquisadores, a palavra filantropia foi utilizada por Aristóteles para descrever o sentimento de amizade entre as pessoas como um vínculo que acontece naturalmente. O vocábulo também está descrito na obra de Platão pelos aspectos saudação, ajuda e hospitalidade.

O que é filantropo?

Aquele que pratica a filantropia é conhecido como filantropo. Esse termo também dá nome ao sentimento que guia toda a filantropia, ou seja, o desejo de ajudar ao próximo sem esperar nada em troca. Ações de generosidade podem ser exercidas por fundações, entidades, ONGs, empresas e qualquer pessoa que pretende se mobilizar para minimizar o sofrimento de seus pares.

Qual a função do filantropo?

Exercer a filantropia pode ser decisivo para mudar a vida de pessoas que se encontram privadas de recursos básicos para a dignidade humana. Desta forma, por menor que possa ser o ato de generosidade, ele pode mudar para sempre a situação de alguém.

O que é um trabalho filantrópico?

De forma geral, os trabalhos filantrópicos se voltam para questões assistenciais, educativas e hospitalares. As atividades pretendem preencher lacunas e dores, relacionados a esses aspectos, de pessoas que vivem à margem da sociedade.
Trabalho filantrópico

O que faz uma instituição filantrópica?

Privadas e sem fins lucrativos, as instituições filantrópicas são dedicadas a ações e projetos assistenciais e de relevância social. Esse tipo de instituição está inserida no terceiro setor, ao lado de ONGs, associações beneficentes e instituições de caridade. Essas entidades desempenham um papel fundamental para diminuir as diferenças sociais e atuam em parceria com a iniciativa pública, privada e os cidadãos.

No campo educacional, instituições filantrópicas têm um importante papel na democratização do acesso aos estudos. Conforme levantamento publicado em 2019 pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), as instituições desse setor possuem mais de 2,4 milhões de alunos, sendo 725 bolsistas no Ensino Superior e Fundamental.

Já na saúde, a pesquisa revela que instituições filantrópicas como hospitais realizaram mais de 260 milhões de procedimentos, o que corresponde a 59% de internações complexas do Sistema Único de Saúde (SUS).

As instituições filantrópicas também oferecem ações assistenciais, por exemplo, atendimento gratuito a famílias, crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Segundo a pesquisa do FONIF, mais de 3,6 milhões de vagas de assistência social foram oferecidas pelas instituições.

O que é filantropia empresarial?

Empresas privadas também podem ajudar instituições filantrópicas. Filantropia empresarial ou corporativa é a participação de empresas em causas sociais voltada para a comunidade, podendo ser realizada por doações em dinheiro ou facilitando a participação de um colaborador.
Participar de ações filantrópicas eleva o senso de responsabilidade social dentro da empresa além de trazer visibilidade positiva para a marca e os serviços, uma vez que hoje os consumidores estão mais atentos ao que consomem e ao ambiente em que estão. Além disso, as empresas podem prezar pela diversidade de raça, gênero, idade na contratação de seus colaboradores e exercer a filantropia.
Filantropia empresarial

BOX: #pratiquefilantropia

Nas redes sociais, você pode acompanhar a hashtag #pratiquefilantropia para ver ações filantrópicas inspiradoras, acompanhar notícias sobre a temática e compartilhar atividades altruístas que você praticou.

Exemplos de filantropia

Toda ação generosa que visa ajudar ou mitigar a dor de alguém está na definição sobre o que é filantropia. Pode ser uma doação em dinheiro, material ou dedicação de tempo a uma causa.

Durante a pandemia, o Brasil se revelou um país de pessoas generosas. Segundo monitoramento da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a quantidade de doações a campanhas de enfrentamento ao coronavírus bateu recordes. No mesmo contexto, as doações de alimentos e bens de consumo nunca foram tão grandes.

Existem centenas de histórias para contar e dezenas de iniciativas filantrópicas, você já participou de alguma? Conta pra gente nos comentários!

Como ajudar com filantropia

Como ajudar ao próximo por meio da filantropia

A grande maioria das organizações filantrópicas dependem de doações para oferecerem suas atividades assistenciais. Uma forma de ajudar ao próximo é colaborando para que as instituições a se mantenham. Neste sentido, diversas instituições têm sites com botões e formulários de doação que facilitam os procedimentos para arrecadar fundos.

Se voluntariar para exercer atividades em instituições filantrópicas ou praticar a filantropia empresarial também são uma ótima forma de ajudar. Além disso, é importante ressaltar que todos nós podemos exercer em pequenos atos do dia a dia.

Dia da filantropia no Brasil

No Brasil, o dia da filantropia é comemorado no dia 20 de outubro. A comemoração propõe dar visibilidade às causas sociais, educacionais e de saúde e enfatizar a importância de ações filantrópicas para a sociedade, além de despertar o princípio de valorização das instituições e colaboradores para sensibilizar aqueles que ainda não sabem o que é filantropia.

Doação, caridade e filantropia

Em um mundo afetado pelo individualismo, agora você sabe o que é filantropia e porque ela é tão importante no desenvolvimento social das pessoas. Que tal ajudar a construir um mundo melhor, mais generoso e altruísta?
Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
4.2 5 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Veja como criar um blog no WordPress em poucos passos e de forma fácil e rápida. Também é possível criar um blog no WordPress grátis.

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Comprar um carro novo ou usado? Veja os prós e contras de cada um

Tanto o carro 0km quanto o seminovo podem ter vantagens e desvantagens; confira neste conteúdo! Hoje em dia, a compra de um veículo é considerada uma das etapas mais importantes na vida das pessoas. Sejam eles carros seminovos ou novos, a escolha de um bem como esse...