Link Nacional
Nós criamos

seu site

de advocacia,de doação,de vendas,de empresa,de projeto,de portfólio

Tecnologia AMP: veja como acelerar o seu site em dispositivos móveis

por | Atualizado em 29 de julho de 2021 | Notícias

A rapidez com que as informações circulam no meio digital faz com que os usuários tenham expectativas em relação à forma com que acessam e consomem conteúdo na internet. Na era em que tudo é acessível na palma da mão com os smartphones, as pessoas procuram por experiências significativas, relevantes e, principalmente, rápidas. Por isso, a velocidade de carregamento do seu site é um fator determinante entre conversão e engajamento ou perda de um cliente. Para superar as expectativas dos usuários, você pode usar a tecnologia AMP no seu site.

Os sites criados com recursos AMP têm um indicador de raio no resultado da pesquisa, se lembra dele? Provavelmente você já deve ter clicado em uma dessas páginas sem se dar conta, mas notou como ela carregou imediatamente após o clique. A proposta desse recurso tecnológico é otimizar o carregamento dos sites para trazer experiências satisfatórias aos usuários. Acompanhe este post para descobrir como realizar essa mágica na sua página!

O que significa AMP?

A sigla vem da expressão inglesa Accelerated Mobile Pages, que em português significa Páginas Móveis Aceleradas. A tecnologia permite a otimização de sites, tornando-os mais leves para oferecer, aos usuários de dispositivos móveis, uma experiência extremamente rápida e confortável.

Continue lendo

Tecnologia AMP

O que é a tecnologia AMP?

AMP é uma estrutura HTML de código aberto de iniciativa do Google para garantir que as páginas da internet carreguem rapidamente. O desenvolvimento da tecnologia foi motivado pela necessidade de criar experiências otimizadas e totalmente integradas aos usuários.

O lançamento do AMP veio para concorrer com outros projetos de otimização de páginas, como os artigos instantâneos do Facebook, capazes de hospedar e renderizar o conteúdo de sites diretamente no feed de notícias, tornando o processo de visualização do conteúdo mais rápido do que abrir a página no navegador.

Com uma proposta estrutural mais simples, o AMP foi projetado para que os desenvolvedores possam evitar problemas e falhas de codificações comuns que tornam o carregamento lento. O AMP elimina os códigos em JavaScript, plugins, CSS desnecessário, código de terceiros e outros elementos que são prejudiciais ao carregamento da página.

Como funciona o AMP?

A tecnologia AMP se integra a uma variedade de produtos do Google e sites como LinkedIn, Pinterest e Twitter. Por meio da manipulação de códigos HTML, o AMP permite que, ao clicar em uma página, ela carregue em uma versão mais leve, com menos elementos.

O funcionamento se dá dentro de um padrão de página que consiste em título, resumo, texto e imagens, deixando de carregar elementos extras que são considerados desnecessários pela tecnologia e que acabam deixando o carregamento mais lento. Assim, um site que utiliza os recursos AMP, permite que as pessoas iniciem a leitura de uma página sem que ela tenha sido completamente carregada.

amp

Vantagens da tecnologia AMP

Criar páginas no formato AMP traz vantagens como:

Maior desempenho: as páginas são carregadas quase instantaneamente, oferecendo aos usuários uma experiência tranquila e mais envolvente em seus celulares.

Mais engajamento: como as páginas carregam mais rápido, o Google vai entender que seu site é relevante, melhorando o ranqueamento nas buscas.

Mais conversões: ter um site otimizado vai melhorar seus índices de conversões, por exemplo, as pessoas que visitam seu site ficarão mais motivadas a consumir produtos, realizando compras.

Otimização na hospedagem: redução na carga dos servidores de hospedagem, o que ajudará a melhorar o desempenho do site.

Como utilizar o AMP no site WordPress?

Otimizar o desempenho do seu site com a tecnologia AMP é muito simples, ainda mais se ele tiver sido criado no WordPress. Há uma infinidade de plugins que podem ser instalados para automatizar o processo de otimização do site nessa plataforma. Para te guiar no momento da escolha, listamos os melhores, plugins:

Plugins AMP para WordPress

AMP for WP

Com mais de 200 mil instalações ativas, o AMP for WP adiciona automaticamente a funcionalidade AMP no seu site WordPress. Ele é um dos plugins mais populares por, além de ser fácil de instalar, possuir suporte prioritário, compatibilidade com outros plugins de otimização como Yoast SEO, e permitir que desenvolvedores customizem o layout da página AMP.

AMP

O AMP é o plugin oficial com suporte do time do Projeto AMP. Com mais de 500 mil instalações ativas no WordPress, o plugin se integra com o fluxo normal de publicação e permite o uso de temas e outros plugins instalados anteriormente. Entre as facilidades deste plugin, está o oferecimento de ferramentas para validações AMP, suporte a desenvolvedores e facilidade de instalação.

Easy AMP

Assim como as opções anteriores, o Easy AMP habilita a otimização das páginas para dispositivos móveis. Esse plugin utiliza certificado SSL que torna a navegação segura e utiliza o rastreamento do Google Analytics para que você possa analisar métricas..

amp

Como aumentar a velocidade do site com o AMP?

Se você tem um site lento, isso pode estar afetando o sucesso do seu negócio e a melhor opção é fazer uma otimização AMP. A primeira etapa para acelerar seu site é fazer um teste de velocidade e desempenho, você pode fazer isso usando a ferramenta de teste do Google. Depois de obter um relatório de desempenho, você receberá uma lista de recomendações para acelerar seu site.

Como aumentar o page speed do site com AMP?

O Google oferece uma ferramenta para medir a rapidez do seu site. Quanto mais a pontuação estiver próxima a 100, significa que seu site tem um bom desempenho. Além disso, o Google dá preferência a páginas com uma pontuação relevante, colocando-as no topo do ranking do resultado de buscas.

Usando AMP, o tempo de carregamento da sua página pode ser otimizado entre 15 a 85% nas versões móveis e isso aumenta o page speed do seu site.

Como as páginas AMPs aparecem nas pesquisas do Google?

Se você notou o símbolo de um pequeno raio no navegador, isso é um indicador de que a página é uma AMP. Para o Google, a página ter tecnologia AMP não é em si um fator de classificação, mas a velocidade de carregamento sim. O ícone de raio ajuda os usuários a identificar quais são as páginas otimizadas.

O Google mostra os resultados de pesquisa em diversos formatos como carrossel de notícias, lista dos links com as melhores avaliações e web stories. Veja alguns exemplos:

Google Amp
amp

AMP e o SEO

Existem alguns critérios que o Google prioriza para exibir seu site nos primeiros links de resultado de pesquisa. Por isso, boas práticas de SEO como conteúdos relevantes, palavras-chave, site responsivo para celulares, uso de palavras-chave e rapidez no carregamento devem fazer parte da sua estratégia.

Um site que está em conformidade com os padrões AMP tem a chance de aparecer no carrossel na parte superior dos resultados de pesquisa do Google para celular, o que pode melhorar muito a exposição e visibilidade do seu site.

Tecnologia AMP no seu site

Ter uma página web otimizada para dispositivos móveis é essencial no sucesso da presença on-line da sua empresa ou instituição. Com um time especializado, a Link Nacional te ajuda a configurar a tecnologia AMP para otimizar seu site. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas.

Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
4.5 2 votes
Vote no Artigo
guest
Por favor entre com seu nome completo
Digite um endereço de email válido para uma possível notificação de retorno.
Número de whatsApp para eventual notificação de resposta.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Os novos “ANALFABYTES”

Os novos “ANALFABYTES”

Os analfabytes são os analfabetos digitais que estão à margem da evolução tecnológica, dos benefícios da internet, da cibercultura e do ciberespaço.