Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Afinal como criar um site rápido? Aprenda aqui!

por | Atualizado em 4 de agosto de 2020 | Notícias

Se você chegou até este post procurando por informações sobre como criar um site rápido, provavelmente deve saber que a velocidade é um dos elementos mais significativos em SEO, já que os mecanismos de busca consideram o tempo de carregamento como um fator relevante para posicionamento da página.

Afinal, a experiência do usuário não se resume apenas em consumir bons conteúdos, já que a lentidão pode impedir que os visitantes recebam as informações desejadas. Com base nesse contexto, preparamos este artigo sobre como criar um site rápido. Continue a leitura para conferir!

Criar um site rápido

Como criar um site rápido
3 ferramentas de seo

As 3 melhores ferramentas de SEO para o seu blog

As ferramentas de SEO têm um papel fundamental na estratégia de marketing digital das empresas. São usadas para pesquisar palavras-chave, providenciar ajustes nas páginas… Saiba Mais

Plano Site Pronto

Plano Site Pronto: O seu negócio na internet

Plano Site Pronto: O seu negócio na internetO Plano Site Pronto é uma maneira fácil, rápida e econômica de colocar o seu site na internet. Assim, o seu negócio vai funcionar 24… Saiba Mais

Sobre Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo: veja como funciona

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo promover o engajamento com o seu público alvo. Oferecer conteúdo de qualidade e propiciar um ambiente… Saiba Mais

Está precisando vender os seus produtos pela internet?

Crie uma loja virtual agora!

Como otimizar o site para ficar mais rápido?

Existem inúmeras práticas que podem ser aplicadas para melhorar a velocidade de um site. Entre elas, reduzir o tamanho do código — eliminando os espaços em branco — é uma medida que contribui para que o carregamento das páginas seja mais rápido. Ou seja, manter o código limpo, evitando códigos desnecessários ajuda a deixar os arquivos mais leves e gera menos trabalho para o servidor.

Lembrando de que existem programas ou sites específicos, como o PageSpeedy, não apenas para testar a velocidade do site, mas também para remover determinados trechos que “sobraram” após a criação do código do site, como Javascript, HTML, arquivos de estilo (CSS), espaços em branco e outros.

Carregamento do site

Como otimizar as imagens para melhorar o carregamento das páginas?

Os arquivos de imagem costumam ser os mais pesados em um site, por isso, é tão importante se preocupar com eles no momento de fazer a otimização. Uma opção é minimizar ao máximo o uso de imagem, já que quanto maior a quantidade, mais dados precisarão ser carregados.

No caso de sites nos quais o uso de imagens é indispensável, recomendamos o uso de compactadores para reduzir o tamanho dos arquivos. Outra alternativa é utilizar o CSS Sprites — uma metodologia em CSS que permite o agrupamento de diversas imagens em um único arquivo para que, posteriormente, seja manipulado com código. Dessa forma, os servidores só deve carregar uma imagem, em vez de várias e o resultado é um site muito mais rápido.

Plugins para otimização de imagens

Os plugins de otimização de imagens podem ser um grande aliado para melhorar a velocidade de carregamento do site. Com eles é possível redimensionar imagens, compactá-las e até mesmo alterar o seu formato, para um mais adequado para a web. Normalmente, subir imagens muito grandes para o servidor, é um dos principais erros que causam a lentidão no carregamento do site.

 plugin Imagify WordPress

Otimização de imagens com o Imagify

O Imagify é um dos plugins de otimização de imagens mais utilizados no WordPress. Nele é possível compactar imagens em lote com apenas um clique. Você pode optar por três tipos de compactação: normal, agressiva e ultra. O plugin também permite visualizar o percentual de redução do tamanho das imagens.

Plugin WordPress Imsanity

Otimizar imagens com o plugin Imsanity

O Imsanity é um poderos plugin de otimização de imagens do WordPress. Nele é possível redimensionar as imagens, definir a qualidade da imagem em .jpg e converter formatos de arquivo. Um dos seus recursos mais utilizados é a otimização de imagens em lote. Clicando no botão “search images” é possível escolher as imagens que deseja otimizar ou aplicar a otimização para todas as imagens.

Quais plugins utilizar?

Criar um site rápido deve considerar um CMS que permita a instalação de plugins que possam melhorar a velocidade. Dito isso, o WordPress é uma ótima plataforma, pois além de ser altamente personalizável, conta com inúmeros recursos para otimizar a experiência de navegação.

Dado o contexto, podemos afirmar que a CDN da Cloudfare pode proporcionar uma entrega rápida de conteúdo aos usuários, já que seus servidores são geograficamente bem distribuídos. O Cloudfare reduz a largura de banda do servidor por meio de seu armazenamento em cache de recursos estáticos, sem custos adicionais por picos de largura de banda.

Como deixar o site mobile mais rápido?

Por fim, é preciso saber como criar um site rápido também no formato mobile, isto é, uma página responsiva para os usuários que utilizam dispositivos móveis — geralmente em conexões mais lentas do que via desktop — também possam usufruir de uma experiência de navegação positiva. Para isso, é importante seguir as seguintes recomendações:

  • Teste a velocidade do site — utilize um testador de velocidade capaz de analisar os principais elementos do site: primeira exibição do conteúdo, tempo para interação, índice de velocidade, first CPU Idle, primeira exibição importante e latência estimada de entrada;
  • Aperfeiçoe o design do site mobile — ter um site responsivo adiciona vantagem ao SEO da sua página;
  • Minifique o código do site;
  • Mantenha o site leve;
  • Reduza os direcionamentos;
  • Carregue acima da borda;
Para concluirmos este post sobre como criar um site rápido, é importante destacar que ter um bom índice de velocidade no Page Speedy — ferramenta do Google que analisa e pontua o desempenho de rapidez e tempo de carregamento dos sites — é um dos fatores que mais contribuem com o SEO, fazendo com que o site garanta posicionamento nos mecanismos de busca.

Ainda tem dúvidas sobre como criar um site rápido ou algo relacionado ao assunto que abordamos no artigo? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar com a gente? Então, deixe o seu comentário!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat