Afinal, a experiência do usuário não se resume apenas em consumir bons conteúdos, já que a lentidão pode impedir que os visitantes recebam as informações desejadas. Com base nesse contexto, preparamos este artigo sobre como criar um site rápido. Continue a leitura para conferir!
Criar um site rápido

As 3 melhores ferramentas de SEO para o seu blog
As ferramentas de SEO têm um papel fundamental na estratégia de marketing digital das empresas. São usadas para pesquisar palavras-chave, providenciar ajustes nas páginas… Saiba Mais
Plano Site Pronto: O seu negócio na internet
Plano Site Pronto: O seu negócio na internetO Plano Site Pronto é uma maneira fácil, rápida e econômica de colocar o seu site na internet. Assim, o seu negócio vai funcionar 24… Saiba Mais
Marketing de conteúdo: veja como funciona
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo promover o engajamento com o seu público alvo. Oferecer conteúdo de qualidade e propiciar um ambiente… Saiba Mais
Como otimizar o site para ficar mais rápido?
Existem inúmeras práticas que podem ser aplicadas para melhorar a velocidade de um site. Entre elas, reduzir o tamanho do código — eliminando os espaços em branco — é uma medida que contribui para que o carregamento das páginas seja mais rápido. Ou seja, manter o código limpo, evitando códigos desnecessários ajuda a deixar os arquivos mais leves e gera menos trabalho para o servidor.
Lembrando de que existem programas ou sites específicos, como o PageSpeedy, não apenas para testar a velocidade do site, mas também para remover determinados trechos que “sobraram” após a criação do código do site, como Javascript, HTML, arquivos de estilo (CSS), espaços em branco e outros.

Como otimizar as imagens para melhorar o carregamento das páginas?
Os arquivos de imagem costumam ser os mais pesados em um site, por isso, é tão importante se preocupar com eles no momento de fazer a otimização. Uma opção é minimizar ao máximo o uso de imagem, já que quanto maior a quantidade, mais dados precisarão ser carregados.
No caso de sites nos quais o uso de imagens é indispensável, recomendamos o uso de compactadores para reduzir o tamanho dos arquivos. Outra alternativa é utilizar o CSS Sprites — uma metodologia em CSS que permite o agrupamento de diversas imagens em um único arquivo para que, posteriormente, seja manipulado com código. Dessa forma, os servidores só deve carregar uma imagem, em vez de várias e o resultado é um site muito mais rápido.
Plugins para otimização de imagens
Os plugins de otimização de imagens podem ser um grande aliado para melhorar a velocidade de carregamento do site. Com eles é possível redimensionar imagens, compactá-las e até mesmo alterar o seu formato, para um mais adequado para a web. Normalmente, subir imagens muito grandes para o servidor, é um dos principais erros que causam a lentidão no carregamento do site.

Otimização de imagens com o Imagify
O Imagify é um dos plugins de otimização de imagens mais utilizados no WordPress. Nele é possível compactar imagens em lote com apenas um clique. Você pode optar por três tipos de compactação: normal, agressiva e ultra. O plugin também permite visualizar o percentual de redução do tamanho das imagens.

Otimizar imagens com o plugin Imsanity
O Imsanity é um poderos plugin de otimização de imagens do WordPress. Nele é possível redimensionar as imagens, definir a qualidade da imagem em .jpg e converter formatos de arquivo. Um dos seus recursos mais utilizados é a otimização de imagens em lote. Clicando no botão “search images” é possível escolher as imagens que deseja otimizar ou aplicar a otimização para todas as imagens.
Quais plugins utilizar?
Criar um site rápido deve considerar um CMS que permita a instalação de plugins que possam melhorar a velocidade. Dito isso, o WordPress é uma ótima plataforma, pois além de ser altamente personalizável, conta com inúmeros recursos para otimizar a experiência de navegação.
Dado o contexto, podemos afirmar que a CDN da Cloudfare pode proporcionar uma entrega rápida de conteúdo aos usuários, já que seus servidores são geograficamente bem distribuídos. O Cloudfare reduz a largura de banda do servidor por meio de seu armazenamento em cache de recursos estáticos, sem custos adicionais por picos de largura de banda.
Como deixar o site mobile mais rápido?
Por fim, é preciso saber como criar um site rápido também no formato mobile, isto é, uma página responsiva para os usuários que utilizam dispositivos móveis — geralmente em conexões mais lentas do que via desktop — também possam usufruir de uma experiência de navegação positiva. Para isso, é importante seguir as seguintes recomendações:
- Teste a velocidade do site — utilize um testador de velocidade capaz de analisar os principais elementos do site: primeira exibição do conteúdo, tempo para interação, índice de velocidade, first CPU Idle, primeira exibição importante e latência estimada de entrada;
- Aperfeiçoe o design do site mobile — ter um site responsivo adiciona vantagem ao SEO da sua página;
- Minifique o código do site;
- Mantenha o site leve;
- Reduza os direcionamentos;
- Carregue acima da borda;
Ainda tem dúvidas sobre como criar um site rápido ou algo relacionado ao assunto que abordamos no artigo? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar com a gente? Então, deixe o seu comentário!