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Web Stories Google: o que é, como funciona e como utilizar?

por | Atualizado em 31 de maio de 2021 | Notícias

Todo mundo já está familiarizado com publicações em formato de story. Hoje em dia, há tantos recursos para produzir esse tipo de conteúdo, que é até difícil encontrar alguém que ainda não se aventurou nas redes sociais! Esse formato de vídeos curtos facilita a criação de conteúdos dinâmicos e interativos. Foi pensando nisso que o Google lançou o Web Stories Google.

Na atual era de consumo, cada vez mais os internautas preferem conteúdos envolventes audiovisuais e que trazem experiências imersivas. O Web Stories Google é mais uma ferramenta, entre as disponibilizadas pelo Google, que deve compor a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa.

O que é Web Stories Google?

Assim como o nome sugere, Web Stories é uma versão web para os stories já conhecidos. Este formato combina imagem, texto, vídeos e animações para criar uma experiência mais dinâmica de consumo.

Em 2018, o Google já havia implementado stories com o AMP Stories que estava inserido no projeto AMP (Accelerated Mobile Pages), pensado para otimizar o carregamento de páginas com conteúdo multimídia. As publicações em formato story ganharam uma nova versão em outubro de 2020 e um novo nome: Web Stories Google.

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Web Stories Google

Como funciona?

O Web Stories Google é acessado pelo aplicativo do Google e agora está disponível para Android e iOS no Brasil, nos EUA e na Índia. Os stories ficam disponíveis na aba Discover, que mostra conteúdos de acordo com os interesses e perfis dos usuários.

A experiência funciona de maneira semelhante a outras plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp e Tiktok. Em Discover o usuário é apresentado a diversos conteúdos em formato carrossel.

Web Stories Google - Celular

Dicas para produzir conteúdo para o Web Stories Google?

Para produzir conteúdo, é importante que, antes de tudo, você defina a persona do seu negócio. Saber para quem o conteúdo será direcionado e o que essas pessoas querem ver é muito importante para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Acompanhe algumas dicas para criar histórias envolventes.

Como criar histórias envolventes?

Prefira os vídeos
Mídias em vídeo são as mais indicadas para os stories porque geram mais engajamento quando comparamos as métricas de textos e imagens.

Seja breve
Escreva de forma objetiva e evite colocar muito texto na publicação. A dica é escrever apenas aquilo que for essencial e mesclar fontes diferentes para produzir uma experiência em lettering e chamar a atenção dos usuários.

Boa legibilidade
É importante que o texto da sua publicação seja legível. Então pense em contrastes harmoniosos na hora de combinar cores de fundos e cores de letra. Além disso, observe o tamanho da fonte, se ela estiver muito pequena ou muito grande, isso com certeza vai prejudicar a experiência dos visitantes.

Perspectiva pessoal
As pessoas tendem a gostar mais de stories interativos e humanizados, por isso se aproximar da sua audiência é tão importante. Uma opção para dar perspectiva pessoal para seu conteúdo é aparecer na frente das câmeras e interagir com a sua audiência.

Dicas de stories

Narrativa
A forma como a narrativa é construída faz toda a diferença em uma história envolvente. Um bom storytelling vai gerar maior identificação dos consumidores com a sua marca, produto ou serviço.

Dicas de stories

Histórias ainda mais envolventes

Utilize animações
O visual do conteúdo impacta diretamente na experiência dos internautas. As animações vão deixar suas histórias mais interessantes e chamativas.

Capriche no estilo
Para que sua audiência identifique a sua empresa facilmente, é muito importante que a identidade da sua marca seja bem definida. Escolha estilos de animações que estejam alinhados à estética da sua marca.

Utilize incorporações
De maneira estratégica, utilize incorporações para compartilhar links externos e que façam sentido ao seu público.

Histórias envolventes

Como otimizar o seu Web Stories para o Google?

Colocar legendas
Há momentos em que não dá para assistir aos web stories com som, então sempre coloque legenda para melhorar o engajamento do conteúdo.

Validar AMP
Todas as Web Stories precisam ter validade AMP. Para evitar problemas, utilize a ferramenta de validade AMP para corrigir erros de codificação.

SEO
Como em qualquer página, o Google vai avaliar se você produz conteúdo relevante no Web Stories, por isso, é essencial aplicar boas práticas de SEO. Entre as práticas, o Google recomenda que os títulos tenham até 90 caracteres e que haja um texto alternativo nas imagens.

Metadados
Outra forma de otimizar o Web Stories no Google é informar os metadados. Isso é fundamental para que o mecanismo de busca exiba o seu conteúdo como resultados de pesquisa. O Google recomenda consultar a lista de metadados que devem ser registrados e depois verificar se o Web Story aparece corretamente na ferramenta de teste.

Segundo o Google, os campos publisher-logo-src, poster-portrait-src, title e publisher, são obrigatórios em todas as Web Stories.

Metadados

Ferramentas autônomas para criar Web Stories

Newsroom AI

Mesmo que você não tenha conhecimentos em design, existem ferramentas que facilitam na hora de produzir conteúdo para web stories. Uma delas é a Newsroom AI, que vem com templates prontos para facilitar na hora de montar o design. Publishers como Forbes e Vice utilizam essa ferramenta.

Newsroom AI
Make Stories

Make Stories

Outra ferramenta autônoma para criar web stories é a Make Stories, que também é bem prática e intuitiva. A plataforma permite a criação de Web Stories apenas arrastando e soltando elementos e não precisa entender de programação para fazer Web Stories.

Make Stories

Como criar Web Stories Google no WordPress?

Entre os diversos plugins para otimizar projetos no WordPress, está o plugin de Web Stories, que já está disponível para download.

Para utilizar a ferramenta, faça login como administrador no WordPress e depois visite a opção Plugins > Adicionar Novo. Em seguida, pesquise por Web Stories, instale e ative o plugin Web Stories. Após a instalação, você pode acessar a criação de Web Stories na barra lateral da página. A ferramenta é muito intuitiva e fácil de usar.

Web Stories Google no WordPress

Soluções para o Google Web Stories

Ficou animado para começar a usar o Google Web Stories? A Link Nacional tem uma equipe especializada em produção de conteúdo no formato Web Stories e presta assessoria para inserir esse recurso no seu site WordPress. Entre em contato e faça um orçamento.

Nós temos a solução!
Redação: Mariane Souza
Cientista da informação pela USP, encontrou na redação um jeito de levar conteúdo relevante para as pessoas. Atua como redatora na Link Nacional.
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