Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

Como fazer networking no LinkedIn

por | Atualizado em 29 de setembro de 2020 | Notícias

O LinkedIn é uma rede social para recolocação profissional, certo? As pessoas entram nesta rede para postar suas conquistas no trabalho e discutir temas de interesse nas suas áreas. Se você acha que é assim que funciona, não está totalmente errado, mas o LinkedIn é muito mais que uma rede social para profissionais, é uma vitrine para as empresas, e se a sua ainda não explora todas as possibilidades oferecidas pela plataforma, “cola” com a Link Nacional que você vai descobrir como fazer networking no LinkedIn!

Conquistar a atenção de clientes e parceiros é um dos principais desafios das empresas atualmente. Sem networking, ou seja, sem uma rede de contatos que traga oportunidades de negócios e parcerias, é mais difícil aumentar a visibilidade da sua empresa, pois hoje todo mundo quer ver e ser visto no LinkedIn!

O pulo do gato é construir uma rede sólida, praticar networking religiosamente, mandar bem na divulgação do seu portfólio, conversar com as pessoas e crescer sua rede de contatos, criar relacionamento, ir em busca de indicações e ter forte senso de engajamento em projetos. Ufa! Venha com a gente nesta maratona e descubra as vantagens do networking no LinkedIn!

Ilustração do Astronauta anunciando o plano site pronto
Estúdio de Criação Facebook Instagram

O que é networking

Vamos começar o aquecimento, para isso nada melhor que falar sobre networking, uma rede de contatos de caráter colaborativo, em que as pessoas interagem e se ajudam entre si, seja indicando um cliente, estabelecendo uma parceria ou mesmo divulgando a sua marca.

O que é e para que serve o LinkedIn

Se o engenheiro escocês John Baird não tivesse construído o primeiro protótipo do que viria a ser a televisão, na década de 20, certamente as relações entre as pessoas seriam diferentes. A televisão abalou as estruturas da comunicação em massa, e a internet fez o mesmo, porém em maior escala. Hoje muitos conseguem sair do anonimato e se tornar influencers ou desenvolver sua marca a partir das redes sociais. No LinkedIn, os usuários podem procurar oportunidades de emprego e até pedir indicação de outros profissionais. Com o crescimento da adesão à rede, logo as empresas descobriram as potencialidades do networking no LinkedIn, tanto construindo parcerias como otimizando vendas. Se a sua empresa ainda não usufrui desta vitrine, siga correndo que vamos mostrar como fazer para gerar excelentes negócios!

Como fazer um bom networking no LinkedIn

Começar a construir uma rede de contatos envolve dedicação. Não adianta adicionar mil contatos e nem dar bola para o que estas pessoas fazem ou em qual área atuam. A ideia por trás do networking é fazer trocas positivas tanto para você como para os seus contatos, é preciso manter seu perfil em atividade constante, fazer conexões com base nas afinidades entre a sua empresa e seus contatos, manter relacionamentos sólidos, participar de grupos e criar posts criativos para aumentar sua audiência.

mulher fazendo networking no linkedin

Mantenha o seu perfil atualizado

Vale inserir tudo o que for mais relevante na sua carreira, filtre os dados principais e mantenha a periodicidade na atualização do seu perfil.

Insira a sua formação acadêmica

A formação acadêmica pode trazer pessoas do seu nicho até você, porque elas possuem interesses em comum e querem saber mais sobre o que você faz.

Coloque as suas experiências profissionais

A teoria não conta muito sem boas práticas, então não deslize na hora de completar seu perfil com as suas experiências profissionais. São a porta de entrada para parcerias, oportunidades de negócios e atração de clientes.

Destaque o seu diferencial

Muitos profissionais possuem experiências relevantes, mas existem talentos que nem todo profissional da sua área desenvolveu. É aí que você deve explorar aquilo que sabe fazer melhor.

Busque conexões de qualidade

Melhor que a quantidade de contatos é a qualidade da sua rede. Faça conexões com bom senso.

Conecte aos seus colegas de formação

Os colegas da faculdade são ótimos contatos para você se conectar, já que vocês possuem vivências no mundo real e isso pode ser estendido para o meio virtual. Também se conecte com as pessoas e estenda os relacionamentos para além das fronteiras da internet.

Conecte aos seus colegas de trabalho e ex-colegas

Assim como é essencial estabelecer conexões com colegas da escola ou faculdade, é bom manter em sua rede os contatos com os colegas de trabalho, sejam atuais ou de experiências anteriores. Vocês podem usar o networking para ampliar as possibilidades de fechar negócios ou parcerias interessantes para os dois lados.

Participe de grupos na área de seu interesse

Os grupos são ótimos canais para oferecer informações relevantes, trocar experiências e abrir caminhos para novas possibilidades na sua área de atuação.

Produza conteúdo

Chegamos ao momento crucial da corrida! A produção de conteúdo faz a sua rede engajar audiência, aumentar conexões quentes e construir uma verdadeira rede de contatos ávida por adquirir conhecimentos. Aqui vale a regra do ver e ser visto como forma de trazer mais público para a sua página, com potencial de se tornar um novo cliente ou um incentivador do seu trabalho no LinkedIn.

Busque recomendações

Manter networking no LinkedIn vai além da busca por um lugar ao sol, envolve também trabalhar pesado para chegar até quem pode ser um grande parceiro, investidor ou mesmo cliente especial. Não durma no ponto e busque o máximo de recomendações ao seu trabalho, sem ser insistente.

Traduzir o seu perfil para outras línguas

Tão fundamental como ampliar a sua rede é ultrapassar as fronteiras do país para atingir mais e mais adeptos, afinal o LinkedIn existe em várias partes ao redor do mundo. Procure investir na tradução do seu perfil para outras línguas, em especial para o inglês e espanhol.

Principais erros na hora de fazer networking no LinkedIn

Assim como é imprescindível manter a boa reputação na rede, mais importante ainda é evitar erros fatais para que o seu networking flua da melhor maneira pelos mares digitais: nunca, mas nunca mesmo, coloque informações falsas no seu perfil, ou insista em conquistar audiência à força, ou tente dar um jeitinho de conseguir resultados antes de estar preparado para isso. E o pior de todos: Não ter um objetivo ao criar a sua rede. Se você não sabe onde quer chegar, o seu trabalho vai por água abaixo.

3 dicas para bombar o seu networking no LinkedIn

Agora vamos dar dicas que vão fazer o seu LinkedIn bombar na rede!

Publicações frequentes

A primeira é manter seu perfil em constante atividade, isso aumenta a sua visibilidade!

Buscar popularidade

Em segundo lugar, seja popular, mas sem forçar as pessoas a nada. A sua imagem pode se manchar em vez de se promover.

Marketing pessoal

E por último, use o marketing pessoal a seu favor e mostre o seu diferencial.
Com a estratégia na dose certa, fazer networking no LinkedIn vai valer muito a pena para a sua empresa!

Como fazer networking no LinkedIn com profissionais

Curtiu maratonar com a gente? Ainda não acabou! A Link Nacional tem muito mais para a sua empresa deslanchar no universo digital! Comece a criar seu networking na rede social do momento com a melhor equipe de especialistas, só a Link Nacional oferece qualidade e eficiência por um preço justo!

Compartilhar

5 1 vote
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

Link Nacional é confiável?

Link Nacional é confiável?

Você já ouviu falar na Link Nacional, mas ainda tem dúvidas se o serviço é confiável? Preparamos este post especialmente para você, mostrando toda a nossa expertise no mercado.

ler mais
WhatsApp chat