Black Friday na Link Nacional - Hospedagem Grátis
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
pesquisar só Blog
Pesquisar no Site
Filtrar por categoria
cPanel
Criar site
Destaque
E-mails
Hospedagem de sites
Notícias
Registro de Domínio

UX: experiência do usuário

por | Atualizado em 11 de novembro de 2020 | Notícias

No marketing digital, um bom comunicador precisa carregar consigo uma premissa fundamental: o cliente tem sempre razão. Esse lema tão popular nos negócios ajuda a desenvolver conteúdos agradáveis, responsivos e intuitivos, criando, assim, uma boa experiência ao usuário. Continue a leitura e conheça o UX ou User Experience.

O que é UX?

O termo UX ou User Experience foi adaptado do idioma inglês, e, como o próprio nome sugere, tem tudo a ver com experiência. O conceito é relativamente novo, mas já faz parte tanto do vocabulário quanto das práticas de desenvolvimento de conteúdo na área de Marketing Digital.
UX - experiência do usuário
Tudo começa pela jornada do cliente quando ele navega pela internet. Antes mesmo de finalizar uma compra e adquirir um produto, há todo um percurso de interação, que envolvem pesquisas mais abrangentes e/ou buscas mais minuciosas acerca do objeto de desejo. Esse envolvimento é o que chamamos de experiência. Daí a importância de se desenvolver um site atrativo, bom de navegação, intuitivo e sem quaisquer obstáculos no caminho. Quando essa experiência flui, constrói-se não apenas uma boa experiência de navegação, mas uma relação de sedução com o cliente. Ou seja: se ele gostou, ele volta!

O que é UX design?

Nessa experiência, toda uma estratégia responsiva é pensada, desenvolvida e constantemente otimizada para entregar ao consumidor a melhor experiência. Um dos precursores nesse processo são as gigantes Netflix, Google e Facebook, que entregam páginas altamente funcionais, organizadas e facílimas de navegar.

Diferenças entre UX design e UI design

E para que essa experiência obtenha êxito, tanto para o usuário como para a empresa, duas ferramentas de design são cruciais: UX design e UI design. Ambas são simples, porém determinantes.

A primeira diz respeito ao funcionamento operacional do site. Toda a cadeia de responsividade, atraindo e mantendo a atenção do cliente e, se possível, obtendo resultados positivos nos negócios, envolve boa velocidade de carregamento, template elegante, navegabilidade, boa visualização e adaptação.

Já o UI design volta-se exclusivamente à interface do usuário, ou seja, da tela de navegação. Tal ferramenta encarrega-se de desenvolver, por meio de wireframes, elementos e estruturas que norteiam e conduzem a navegação para a conclusão de tarefas.

Desenvolvimento de UI design

O que significa UX research

Como o próprio nome indica, envolve pesquisa. Na ferramenta do UX research, os programadores estudam com rigor tudo o que envolve o usuário, a partir de objetivos mais complexos, como entender o seu comportamento na internet e nas mídias digitais de uma forma geral.

A importância da experiência do usuário no desenvolvimento web

Quando uma empresa entende que a experiência do usuário é essencial para a consolidação de um determinado produto ou, até mesmo, da própria marca, tudo muda de figura.

Isso porque a jornada do cliente traz um conjunto de atributos importantes para se otimizar o funcionamento técnico e a organização estrutural das páginas quando se trata da navegação de um site.

Por isso o cliente tem razão: a forma como ele acessa e interage com um site ou com as mídias, seja pelo conteúdo adaptado ao telefone celular ou ao computador, revelam expectativas e índices de satisfação não apenas em relação a uma marca, mas também sobre comportamentos.

Para que toda essa experiência do usuário seja revertida em fidelização e lucro, a web que lute! É necessário, portanto, que as empresas consolidem uma presença digital robusta, coerente com os seus valores e altamente atrativa, adaptando, sempre que possível, os seus fluxos e ferramentas de interação ao comportamento do usuário.

5 Elementos da experiência do usuário

Para que a interação do site seja responsiva ao comportamento do usuário, a equipe da Link elencou algumas características determinantes:
Interatividade

1. Interatividade

Tenha sempre em mente a inclusão de recursos que permitem uma melhor interatividade dos usuários nas páginas e plataformas, como os audiovisuais. Além desse, landing pages, infográficos e ebooks ajudam a atrair a atenção e tornar a navegação mais dinâmica.

Identidade Visual

2. Identidade visual

Boas práticas de design requerem identidade visual bem planejada. Por isso, invista em templates e ferramentas bonitas, elegantes e atrativas. Mas não se esqueça que o design precisa ser responsivo, adaptável e que ofereça a melhor experiência para o usuário.

Conteúdo de Qualidade

3. Conteúdo de qualidade

Pouco adianta ser tudo lindo, navegável e responsivo se o conteúdo não for bem redigido/produzido, interessante, informativo e alinhado à proposta da marca e/ou do produto. Investir em conteúdo de qualidade é o melhor caminho para atingir os primeiros lugares nos buscadores.

Identificação - Proximidade

4. Identificação – proximidade

Inovar também significa aproximar-se. Em outros termos: para cativar e impulsionar o engajamento do usuário, é preciso conectá-lo de maneira singular e especial. Para isso, busque desenvolver conteúdos que despertem alguma sintonia emocional com o seu público, incentivando-o a fazer parte de um objetivo que supera a experiência de compra.
Objetividade

5. Objetividade

Boas práticas de identificação e de interação só funcionam se o conteúdo for objetivo e assertivo. Então, organize todas as suas informações de maneira que a responsividade caminhe em paralelo com o poder de síntese e o conteúdo esteja disponibilizado de maneira simples – esse mecanismo também facilita a “encontrabilidade”.

Detalhe importante e que não pode passar despercebido: para que tudo isso seja responsivo, é preciso que o conteúdo da marca ou do produto esteja adaptado para sites e telefonia móvel.

Conclusão

Na arquitetura da informação de um site, como blogs e e-commerce, absolutamente tudo é importante quando se trata da experiência do usuário. Ao atrair o cliente, a jornada do cliente que se inicia traz uma série de desafios, dentre eles, o de mantê-lo.

Para não errar na mão nesse processo, recorra aos profissionais da Link Nacional, um time que domina o leme a estibordo quando o assunto é navegabilidade baseada em comportamento de compra dos clientes.

Solicitar criação de site

Compartilhar

5 2 votes
Vote no Artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas postagens

O que é VisaNet?

O que é VisaNet?

VisaNet é uma rede de pagamentos eletrônicos que atua no mundo inteiro conectando pessoas, empresas e Governos.

ler mais
WhatsApp chat