Hospedagem compartilhada: o que é e como funciona?

Quando um site é criado, é comum que fique hospedado em servidores, ou seja, grandes computadores conectados à internet. No entanto, existem diferentes formas de se fazer isso. Há vários tipos de hospedagem, como hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual), hospedagem dedicada e hospedagem compartilhada.

Em geral, as pessoas utilizam a última, mas você sabe o que é? A hospedagem compartilhada nada mais é do que deixar um site num servidor cujos recursos são compartilhados com diversos clientes. Esses recursos são, por exemplo, memória, processamento, espaço em disco, entre outros.

O conceito é bem simples, não é? Vamos ver, agora, como a hospedagem compartilhada funciona com mais detalhes! Boa leitura!

Como funciona a hospedagem compartilhada?

Como foi dito, na hospedagem compartilhada, os recursos do servidor são divididos entre os clientes, mas não pense que isso acontece de qualquer jeito! Cada cliente pode usufruir dos seus recursos de acordo com seu plano de hospedagem, sem se preocupar com o compartilhamento em si. O plano contratado define a quantidade de memória, a largura de banda, entre outros recursos.

Hospedagem Turbo

A hospedagem que vai fazer o seu site virar uma Ferrari.

Veja como contratar clicando no botão abaixo.

Quais as vantagens?

Há várias vantagens ao trabalhar com a hospedagem compartilhada. Vamos citar algumas para mostrar por que aderir a esse tipo de hospedagem.

Preço

Em geral, os preços de hospedagem compartilhada não são muito altos mesmo para planos que oferecem limites maiores. Você pode escolher o plano que mais se enquadra no seu tipo de site por um preço que cabe no bolso tranquilamente. Além do mais, a hospedagem compartilhada é o tipo mais barato na internet!

Segurança

Muitos servidores contam com serviços de segurança, tais como filtros antivírus, firewall, manutenção constante e vários outros. Isso evita que seu site seja contaminado com arquivos maliciosos, evitando também todos os prejuízos inclusos nessas situações. Confira se o servidor de hospedagem tem essa proteção antes de escolhê-lo.

Facilidade de uso

É extremamente simples manter um site hospedado nesse tipo de servidor! Com apenas alguns cliques, você pode realizar diversas ações. Isso é possível graças ao painel de controle disponível nos servidores de hospedagem compartilhada. Esse painel geralmente oferece opções de criar sites, instalar ou desinstalar aplicativos, gerenciar arquivos, entre várias outras.

Quais as desvantagens?

Nem tudo são flores nessa vida! Confira algumas desvantagens da hospedagem compartilhada a seguir.

Sobrecarga

Como os recursos de hospedagem são divididos com outros clientes, é possível que haja momentos em que o servidor se sobrecarrega. Se o servidor de hospedagem for muito usado em uma determinada hora do dia, por exemplo, pode ser que ele fique indisponível. Isso implica a queda dos sites hospedados, o que gera vários problemas para os clientes.

Limite de visitas

Se o tráfego do site for ilimitado, é importante ficar atento à quantidade de visitas que ele recebe durante o dia. É comum que os servidores limitem essa quantidade para cada conta, deixando o site indisponível para alguns usuários.

Limite de armazenamento

É importante considerar que, como há o compartilhamento de recursos do servidor, esses recursos não são ilimitados. Isso vale também para o armazenamento. Por isso, avalie, primeiramente, de quanto de armazenamento seu site precisará, pois pode ser que um plano de hospedagem compartilhada não ofereça o suficiente.

Quando utilizar?

A hospedagem compartilhada é mais recomendada para sites pequenos ou médios que necessitam de poucos recursos para funcionar bem e não têm muitos acessos. Além disso, é muito indicada para quem quer economizar, procura praticidade ou está começando agora. Ademais, quem quiser hospedar mais de um site de uma só vez pode procurar planos com essa opção em apenas uma conta.Os serviços de hospedagem compartilhada são os mais usados atualmente devido às suas facilidades e vantagens. Mesmo assim, não deixe de procurar mais sobre os outros tipos de hospedagem para escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade! A pesquisa é o primeiro passo para uma boa escolha.Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado em mais assuntos como esse! Estamos no YouTube, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!
WhatsApp chat